1)Em relação a chegada da idade moderna, pode-se dizer que esta se apresenta como uma revolução em muitos campos. Qual das alternativas abaixo está INCORRETA?
Alternativas:
- a)Político, afinal as relações de poder se alternam e se modificam nessa época da nossa história e o ponto central dessa revolução foi o nascimento do estado Moderno, que é um Estado centralizado, controlado pelo rei em todas as suas funções. O Estado Absolutista
- b)Econômico, pois desaparece o sistema econômico baseado na agricultura e nasce o capitalismo, uma economia de intercambio baseada na mercadoria e no dinheiro
- c)Geográfica, afinal o mar mediterrâneo deixa de ser o centro do mundo para ser substituído pelo oceano atlântico, o grande oceano das navegações.
- d)Intelectual porque abandona conceitos e verdades trazidos da idade média e até da antiguidade e renova-os substancialmente
- e)Social, pois promove a formação e afirmação de uma nova classe: a burguesia, que nasce nos centros urbanos e promove um novo processo econômico – o capitalismo – assim como determina uma nova concepção de mundo e novas relações de poder.
2)Na Modernidade a pedagogia e a educação vão sofrer grandes renovações. Por que isso acontece?
Alternativas:
- a)Porque a formação do homem vai acompanhar novos caminhos sociais, o que significa dizer, que será necessário mudar-se os fins da educação. Este novo homem será formado para ser ativo e produtivo na sociedade e não mais para ser um bom cristão. Mudam-se também os meios educativos e a escola se torna um elemento central para o desenvolvimento da sociedade moderna.
- b)Porque com a criação das universidades e a organização dos colégios, tanto a pedagogia como ciência, como a educação dela resultante, vão passar por transformações de ordem conceituais para que esta educação esteja apta a promover no individuo o autocontrole e a autodisciplina tão necessários na nova sociedade.
- c)Para que os novos modelos educacionais promovam a competição entre os alunos e a premiação pública como incentivos à aprendizagem e ao estabelecimento de relações civilizadas entre mestres e alunos.
- d)Nenhuma das anteriores.
- e)Porque era necessário alterar a dinâmica do sistema de ensino então vigente.
3)Diz-se que uma unanimidade em torno de propostas educacionais na idade moderna era impossível, sobretudo pela diversidade social que se constituiu nesse período. Contudo, pode-se identificar algumas predominâncias. Quais foram elas?
Alternativas:
- a)A crise nas universidades, os colégios e a pedagogia humanista.
- b)Os colégios protestantes e o humanismo.
- c)A ampliação dos currículos.
- d)Os colégios jesuítas e os colégios protestantes, a pedagogia humanista, a crise nas universidades e os poucos empreendimentos em favor da educação dos pobres.
- e)A e D estão corretas.
4)Quais foram os principais agentes da educação na época colonial e por quê?
Alternativas:
- a)Os franciscanos, afinal foram eles a rezar a primeira missa no Brasil.
- b)Os jesuítas. A associação entre a colonização portuguesa e as iniciativas missionárias da Igreja, serviu tanto aos interesses econômicos e políticos de Portugal quanto as estratégias do Vaticano para impedir a propagação do protestantismo no novo mundo. Os jesuítas foram o mais importante grupo religioso na manutenção dos princípios da reação católica ao protestantismo e isso, evidentemente incluía a educação.
- c)As irmandades, pois além de ensinarem uma profissão, muitas vezes também eram centros de educação e cultura.
- d)As famílias, como células da sociedade e detentoras do direito natural sobre a criança.
- e)As escolas isoladas.
5)A necessidade de consolidar e tornar obrigatório o ensino elementar, ainda no império, evidencia que relações historicamente construídas?
Alternativas:
- a)As relações entre os processos de estruturação do Estado e a educação escolar.
- b)Evidencia a relevância da escola como elemento principal na construção do Estado, assim como aconteceu na Europa.
- c)Todas as alternativas estão corretas
- d)O estabelecimento de normas e regulamentos deixa claro o caráter compulsório da alfabetização e suas relações com a construção do Estado Nação.
- e)A partir da presença estatal, a proliferação de debates sobre a validade ou não de se escolarizar crianças, negros, índios, mulheres, quando se procurava afirmar a necessidade da escola como agente civilizadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário