1)De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal". Nesse sentido, é incorreto afirmar que:
Alternativas:
- a)Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil.
- b)O objetivo da educação das crianças de 0 a 5 anos consiste na promoção da autonomia
- c)A autonomia pode ser uma referência nas tarefas de cuidar, educar e acolher.
- d)A criança autônoma possui a capacidade de seguir suas próprias orientações na execução de uma tarefa.
- e)Autonomia é a possibilidade de decidir e saber por que realizar determinada ação.
2)A fase em que a criança apresenta ausência total de regras denomina-se:
Alternativas:
- a)Autonomia
- b)Anomia
- c)Sincretismo subjetivo
- d)Heteronomia
- e)Sistema simbólico
3)Sobre a autonomia e a educação de crianças de 0 a 3 anos é incorreto afirmar que:
Alternativas:
- a)Explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem.
- b)O objetivo é que as crianças se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.
- c)É desejável que os bebês ganhem independência progressiva para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem, quanto para o cuidado com a higiene e a alimentação.
- d)O caminho privilegiado para conseguir esse desenvolvimento são as atividades de interação, que possibilitam a criação de vínculos afetivos e o aprendizado das regras para a vida em sociedade.
- e)A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia.
4)Piaget (1999) indica-nos três conceitos fundamentais para a construção da moralidade infantil, são eles:
Alternativas:
- a)anomia, heteronomia e sistema simbólico.
- b)Sincretismo subjetivo, heteronomia e autonomia.
- c)anomia, heteronomia e autonomia.
- d)interacionismo, heteronomia e autonomia.
- e)anomia, heteronomia e dependência.
5)A roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar seus pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas torna-se uma atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa. Seu trabalho requer, exceto:
Alternativas:
- a)Intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante.
- b)É importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador e participante, atribuindo sentido as mesmas.
- c)O professor deve ter um real interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo desde as mais simples enunciações.
- d)A Roda da Conversa deve ser muito demorada e a criança deve exercer uma liderança sutil.
- e)Por meio da roda de conversa as crianças contam suas atividades cotidianas de sua casa, dividem seus sentimentos, elaboram regras e tomam decisões que afetam suas vidas nas salas de aula, entre outros objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário