quinta-feira, 18 de abril de 2019

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL - OS ÓRGÃOS DO SENTIDO

Objetivos


  •        Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo;
  •         Explorar as partes do corpo, através dos movimentos exigidos na música;
  •        Reconhecer os órgãos dos sentidos através da música de forma lúdica.

Conteúdo


  • ·         Os órgãos dos sentidos

Tempo Estimado


  • ·         Quatro aulas

Metodologia

Primeiro momento:
 É interessante que esse momento aconteça na rodinha, com a música Eu conheço um Jacaré (anexos)  previamente gravada em CD ou Pen drive,apresentá-la para os alunos realizando a coreografia cantada na própria  música.Em seguida levantar questionamentos sobre os órgãos dos sentidos se eles já param pra pensar sobre  a função de cada órgão trabalhado na música.

Segundo momento:

Novamente cartar e dançar com a turma, em seguida com a música escrita em um cartaz explorando as palavras chaves olhos (visão), ouvido ( audição), nariz (olfato),boquinha (paladar) e mãozinha (tato),letra inicial,mediana,final e número de letras.
Não esqueça de relacionar a palavra chave ao órgão correspondente.
 Atividade dirigida (anexos).

Terceiro momento:

Cantar a música realizando a coreografia novamente,logo apos retomar  as palavras chaves  chamando a atenção para o órgão correspondente, para certificar-se de que o conteúdo esta sendo compreendido.
 De forma lúdica realizar a brincadeira do dado (anexo), uma criança lança o dado, de acordo com a figura revelada a criança revela qual a função do órgão,se ela não souber, os colegas podem ajuda-la.
 Posteriormente forme pequenos grupos para  pesquisar e recortar em revistas imagens dos órgãos trabalhados na música.


Quarto momento:

Cada criança devera desenhar uma cabeça se preferir use a imagem dos anexos e em seguida montar com os órgãos pesquisados no momento anterior. 
Concluindo o trabalho eles deverão apresentá-los para os coleguinhas.
Para finalizar distribua o jogo da memória dos órgãos dos sentidos.

Recursos:

·         Cartaz com a música escrita;
·         Revistas;
·         Cola;
·         Tesoura;
·         Atividades dirigida;
      CD ou Pen drive com a música.



Avaliação

Os alunos participaram da atividade? 
Compreenderam a função os órgãos dos sentidos?
Em qual momento se envolveram mais?
O que foi mais desafiador para cada criança? E para o grupo?

Anexos






OBS: Se você fez, conta aqui como foi sua experiencia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário