sexta-feira, 1 de maio de 2015

Ben E. King, intérprete de 'Stand by me', morre aos 76 anos

O cantor Ben E. King chega à cerimônia do 11º Grammy Latino em novembro de 2010, em Las Vegas, Nevada (Foto: Ethan Miller/Getty Images/AFP)


O cantor de soul e R&B Ben E. King, que ficou famoso por interpretar a canção "Stand by me", morreu aos 76 anos. As informações são do site da BBC.
O músico Gary U.S. Bonds lamentou a morte no Facebook, dizendo que ele era "uma das mais doces, gentis e talentosas almas que tive o privilégio de conhecer e chamar de meu amigo por mais de 50 anos".
King começou sua carreira no fim da década de 1950 com o grupo The Drifters, cantando hits como "There Goes My Baby" e "Save The Last Dance For Me". A música "Stand by me" está no álbum "Don't Play That Song", lançado em 1962 pela gravadora Atco Records, e foi o que levou Ben E. King ao sucesso da carreira solo.
A lenda do soul teve seis músicas no top 40 da Billboard americana entre 1961 e 1975. Ele retornou às paradas na década de 1980 por conta da inclusão de "Stand by me" na trilha sonora do filme de mesmo nome de 1986.
Outros sucessos de Ben E. King são "Spanish Harlem", "Don't Play That Song (You Lied)" e "Supernatural Thing - Part I".
Em 1998, gravou um álbum infantil intitulado "I Have Songs In My Pocket", escrito e produzido por Bobby Susser. Em 2007, King apresentou "Stand by me" no programa "Late Show with David Letterman"

Violência na Turquia e protestos: veja como está o 1º de Maio no mundo

Manifestantes tentam se proteger de jatos de água e bombas de gás lacrimogêneo durante confrontos em Istambul, na Turquia. Os ativistas fizeram uma marcha de 1º de Maio desafiando a proibição de percorrer a praça Taksim, no centro da cidade (Foto: Emrah Gurel/AP)

A polícia turca dispersou com gás lacrimogêneo e jatos de água quase mil manifestantes na Praça Taksim de Istambul, em um 1º de Maio tenso no país, ao mesmo tempo que ativistas defendem ao redor do mundo os direitos trabalhistas em uma era de austeridade.

As forças de segurança provocaram o recuo dos manifestantes no distrito de Besiktas, em Istambul, e buscavam pessoas que atiraram pedras, garrafas e coqueteis molotov nos policiais. Os trabalhadores foram convocados por sindicatos e partidos políticos da oposição.
O governo conservador-islâmico proibiu as manifestações na emblemática praça Taksim, centro nervoso das várias semanas de protestos contra o governo em 2013 do então primeiro-ministro e agora presidente Recep Tayyip Erdogan. As autoridades temem qualquer manifestação pública antes das eleições legislativas de 7 de junho.
As ruas do centro de Istambul estavam bloqueadas e as estações de metrô próximas da Praça Taksim estavam fechadas. O governo suspendeu o serviço de balsas entre as áreas europeia e asiática do país e os helicópteros privados foram proibidos de circular, para permitir o deslocamento dos aparelhos da polícia.
Policial coleta granada de fumaça em frente ao palácio presidencial em Taipei, Taiwan, durante as marchas de Primeiro de Maio (Foto: Patrick Lin/Reuters)
Taksim é cenário de confrontos no Dia do Trabalho desde que dezenas de pessoas morreram no 1º de Maio de 1977, um dos períodos mais conturbados da Turquia moderna. "Em 1977 aconteceu um massacre. Simplesmente queremos estar lá para recordar o dia. Não podemos fazer de outra forma, é muito simbólico para nós", disse Umar Karatepe, líder da confederação sindical DISK.
"O presidente, este homem que usurpa todos os nossos direitos, não pode nos dizer que não podemos celebrar o 1º de Maio, é inaceitável", completou.
A imprensa turca informou que 20.000 policiais foram mobilizados em Istambul, com 62 caminhões com jatos de água.
Este é o primeiro Dia do Trabalho no país desde a aprovação no Parlamento de uma polêmica lei que concede à polícia mais poderes para reprimir os protestos.
Manifestações na Europa e na Ásia
Em Teerã, milhares de operários saíram às ruas para exigir melhores condições de trabalho e a preferência nacional na contratação, informou a agência Ilna. Esta é a primeira vez nos últimos anos que o Irã tem uma manifestação nestas características no Dia do Trabalho.

Na Coreia do Sul, dezenas de milhares de trabalhadores participaram nas manifestações, com a ameaça de uma greve geral se o governo prosseguir com o plano de reforma do mercado de trabalho.
Na Grécia, que tem o maior índice de desemprego da Eurozona (25,7%), milhares de pessoas lotaram o centro de Atenas para protestar contra as medidas de austeridade impostas pela União Europeia desde a crise da dívida.
Criança participa de marcha organizada pelo partido comunista libanês no Dia do Trabalho (Foto: Aziz Taher/Reuters)
Na Espanha, com desemprego de 23%, os dois principais sindicatos convocaram manifestações em 80 cidades para protestar contra os cortes, o alto desemprego e a redução dos salários.
Em Moscou, 140.000 trabalhadores e estudantes compareceram à Praça Vermelha, com bandeiras e balões, em um evento que lembra o período soviético.
O partido governista Rússia Unida espera 2,5 milhões de pessoas nas ruas em todo o país por ocasião do Dia do Trabalho.
Em Milão, milhares de pessoas eram esperadas para protestar contra a inauguração da Expo-2015 na capital financeira da Itália.
Os críticos do projeto acusam as autoridades de gastar dinheiro público com um evento que permanecerá aberto até outubro, em um momento no qual o governo defende a austeridade, que afeta os trabalhadores.
Cuba e Venezuela
Os presidentes de Cuba e Venezuela, Raúl Castro e Nicolás Maduro, presidiram em Havana o desfile de 1º de Maio, marcado por pedidos de unidade pelo "socialismo".

Castro e Maduro saudaram milhares de pessoas durante o desfile, que durou uma hora.
"Unidos na construção do socialismo" foi o tema da manifestação, que aconteceu em Havana e outras províncias.

Os Novos contratos do FIES são prorrogados por determinação da justiça

A Justiça Federal de Mato Grosso determinou nesta quinta-feira (30) que o prazo de inscrição do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) do Governo Federal seja prorrogado por tempo indeterminado para os alunos que tentavam ingressar no programa pela primeira vez. Antes dessa decisão, a data havia sido encerrada para novas inscrições na quinta-feira. O Ministério da Educação (MEC) informou que ainda não foi notificado sobre a decisão. Porém, afirmou que deve recorrer à Advocacia-Geral da União (AGU).
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que a Justiça havia adiado a inscrição para novos contratos até o dia 29 de maio. Na verdade, o prazo foi prorrogado por tempo indeterminado. O erro foi corrigido às 10h17).
A decisão, válida para todo o país, é do juiz Rafael de Almeida Carvalho, que atendeu a um pedido de liminar da Defensoria Pública da União em Mato Grosso.
A Defensoria havia entrado com uma ação civil pública para que os problemas no sistema fossem solucionados ou que o prazo da inscrição fosse prorrogado para novos contratos até o dia 29 de maio. O órgão alegou que os estudantes tiveram os direitos violados, já que não conseguiam ingressar no programa. O Ministério da Educação havia prorrogado as inscrições apenas para os casos de aditamento e não para novas contratações.
O juiz deferiu o pedido em parte e determinou a prorrogação do prazo de inscrição para novos contratos pelo Fies em todo o território nacional por tempo indeterminado. Ainda, a Justiça ordenou que o sistema do programa seja corrigido para que as novas contratações sejam feitas, ou que o governo disponibilize um outro meio para o ingresso no Fies.
Na avaliação do magistrado, os alunos que não conseguiram se inscrever podem ter prejuízos para conseguir entrar em um curso superior e até eventuais constrangimentos nas instituições de ensino.
Por fim, o juiz Rafael de Almeida Carvalho determinou multa diária de R$ 20 mil reais por descumprimento, caso o governo não prorrogue o prazo de inscrição. “O prazo para os novos contratos foi prorrogado até uma nova decisão judicial. A União e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação devem garantir que essas novas contratações possam ser realizadas porque o direito dos alunos à educação não pode ser sanado por falhas no sistema do Fies”, explicou Luciana Tieme Koga, defensora da União.

Encontro de Fuscas e Carros Antigos expõe variados modelos em Petrolina

Carros antigos fazem parte de encontro em Petrolina, PE (Foto: Istefânio Carlos/ Arquivo pessoal)
Nos dias 1 e 2 de maio será realizado o '4º Encontro de fuscas e Carros Antigos', na Concha Acústica da Praça Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento que faz parte também do' Circuito Nordestino do Antigo Mobilismo', vai reunir mais de 200 carros entre fuscas e modelos antigos. A entrada será a doação de 2kg de alimentos.
De acordo com um dos organizadores, Mário Martins, já estão confirmadas a participação de cerca de 30 clubes do nordeste brasileiro. “A exposição maior será dos fuscas, que em 1959 começou a ser fabricado no Brasil. Na época, a maioria dos carros eram importados e o fusca passou a ser o primeiro carro da família brasileira. Por isso temos aquela paixão. O carro nasceu na Alemanha em 1932 e foi fabricado em todos os países”, conta.
Segundo Martins, a expectativa é que visitem o evento um público de 8 mil pessoas que são admiradores e colecionadores automobilísticos. A novidade nesta edição é a participação de um carro 'famoso'. “ Teremos um 'Ford deluxe 1946' que participou das filmagens do filme 'Gonzaga de Pai pra Filho', drama brasileiro de 2012”, ressalta.
O encontro é uma realização do 'Fusqueteiros do Vale', um grupo de amigos que já existe desde 2007 em Petrolina , e que reúne 78 associados com fusca e outros 50 com carros antigos.
A doação dos alimentos será feita para uma instituição filantrópica da cidade, que será sorteada no último dia do evento.
Serviço:
4º Encontro de fuscas e Carros antigos
Local: Concha Acústica da Praça Dom Malan, Centro, Petrolina
Datas: 1 e 2 de maio
Horários:  1/5 - 17h às 0h
                  2/5 -  8h às 0h

Veículo capota na BR-428 em Orocó, PE, e motorista fica em estado grave


Um motorista, de 29 anos, ficou estado grave após um acidente na BR-428, rodovia que passa pelo município do Sertão pernambucano de Orocó. Ele conduzia uma caminhonete e capotou por diversas vezes.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não há confirmação sobre o que teria feito com que o carro saísse da pista. A vítima foi socorrida, em estado grave, para o Hospital de Orocó e transferido em seguida para o Hospital Universitário de Petrolina, também no Sertão do estado.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

AV2 - PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIVERSIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (unopar) 3º Semestre


Questão 1

Nota: Não gerada
Leia a seguinte notícia sobre uma escola: "Já no quesito estrutura física, as salas de aula não são forradas, possuem goteiras, e as infiltrações e mofos tomam conta dos espaços. Até mesmo pombos invadiram os ambientes. No ano passado, as aulas de informática tiveram de ser suspensas diante da infestação de piolhos das aves. A vigilância sanitária chegou a ser acionada, mas não tomou iniciativa porque o município não dispõe de condições para comprar repelentes. Os banheiros também não são adaptados dentro das normas de acessibilidade, e o pátio está cheio de entulhos, além da ausência de área recreativa." (POCONET. Justiça manda prefeitura de Rosário Oeste ampliar repasses a Apae, 13 de mar. de 2015. Disponível em: http://www.poconet.com.br/noticia/justica-manda-pr.... Acesso em 14 mar. 2015)
Diante de notícias como essa, podemos concluir que:

Alternativas

  • 1 -
    há inclusão nos espaços escolares e ela já foi plenamente realizada, por isso o edifício da escola citada no texto está sem manutenção.
  • 2 -
    existe uma grande diferença entre o discurso sobre a inclusão e a efetiva prática dessa inclusão nas escolas.
  • 3 -
    há escolas especializadas em inclusão e as demais não devem aceitar alunos que precisam de atendimento especializado.
  • 4 -
    existe uma reação de completa aceitação da inclusão nas escolas públicas, por isso as instituições especializadas como as Apaes deveriam ser fechadas.

Sua resposta

2 -
existe uma grande diferença entre o discurso sobre a inclusão e a efetiva prática dessa inclusão nas escolas.

Questão 2

Nota: Não gerada
Observe a imagem:
Imagem: escadas de uma escola pública com mais de 50 anos. Fonte: autor.
A existência de tantas escadas em uma escola pública pode ser, em parte, explicada pelo fato de:

Alternativas

  • 1 -
    as escadas serem muito mais acessíveis do que outros meios.
  • 2 -
    os professores preferirem escadas no lugar de elevadores.
  • 3 -
    o Estado ter uma grande preocupação com a inclusão desde muito antigamente.
  • 4 -
    a escola brasileira não ter sido, ao longo da história, pensada para incluir.

Sua resposta

4 -
a escola brasileira não ter sido, ao longo da história, pensada para incluir.

Questão 3

Nota: Não gerada
Observe:
Diversity means understanding that each individual is DIFFERENT in some way shape or form, but at the end of the day EVERYBODY is human. Diversity means understanding that each individual is DIFFERENT in some way shape or form, but at the end of the day EVERYBODY is human.

Imagem: Todo mundo é diferente. Todo mundo é humano. Fonte:https://www.pinterest.com/pin/336362665893706616/
A respeito da mensagem transmitida pela imagem, podemos afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    o autor da imagem pretende afirmar que a sociedade é heterogênea.
  • 2 -
    o autor defende a desigualdade social.
  • 3 -
    a imagem representa a superioridade branca.
  • 4 -
    a imagem demonstra a impossibilidade de convivência na sociedade.

Sua resposta

1 -
o autor da imagem pretende afirmar que a sociedade é heterogênea.

Questão 4

Nota: Não gerada
Observe:
Imagem: Olhe para além dos estereótipos. Fonte: https://www.pinterest.com/pin/53972895505144974/[adaptado].
Sobre os estereótipos sociais podemos afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    devem ser utilizados para classificar apropriadamente os indivíduos e grupos.
  • 2 -
    podem ser usados, desde que seja para outros povos que não àquele ao qual pertencemos.
  • 3 -
    são construídos a partir de rótulos pré-definidos, pelos quais julgamos os indivíduos ou grupos.
  • 4 -
    representam uma classificação científica e cultural dos grupos humanos e, deste ponto de vista, são justos.

Sua resposta

3 -
são construídos a partir de rótulos pré-definidos, pelos quais julgamos os indivíduos ou grupos.

Questão 5

Nota: Não gerada
Observe:
Imagem: Tentando comunicar-se. Fonte: https://www.pinterest.com/pin/461830136759758745/
Sobre a importância da comunicação nas relações humanas, podemos afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    o preconceito decorre do excesso de conhecimento que temos do outro.
  • 2 -
    a comunicação intensifica os estereótipos e o preconceito.
  • 3 -
    o preconceito somente pode ser combatido pelo isolamento dos diferentes.
  • 4 -
    a comunicação deve promover o conhecimento mútuo, diminuindo o preconceito.

Sua resposta

4 -
a comunicação deve promover o conhecimento mútuo, diminuindo o preconceito.
Enviado sem erros



AV1 - PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIVERSIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (Unopar) 3º SEMESTRE

Questão 1

Nota: Não gerada
O que podemos entender sobre o conceito de representação?

Alternativas

  • 1 -
    são imagens que temos a respeito das situações cotidianas;
  • 2 -
    são os estudos sobre o desenvolvimento das percepções sociais;
  • 3 -
    são estruturas mentais que nos permitem ler o mundo;
  • 4 -
    são momentos de definição dos conceitos que fundamentam as relações sociais;

Sua resposta

3 -
são estruturas mentais que nos permitem ler o mundo;

Questão 2

Nota: Não gerada
Nós seres humanos damos importância a determinados aspectos e não a outros. A cor da pele é algo que nos interessa e também é elemento para a construção do preconceito. Desta forma podemos entender que o preconceito é:

Alternativas

  • 1 -
    legado da civilização da idade média;
  • 2 -
    constituído a partir da diferença entre as raças;
  • 3 -
    organizado apenas pelas populações brancas;
  • 4 -
    fruto das representações sociais;

Sua resposta

4 -
fruto das representações sociais;

Questão 3

Nota: Não gerada
Qual é o papel do pedagogo na escola?

Alternativas

  • 1 -
    promover a inclusão verdadeira das diferenças, inclusive entre os professores, não permitindo que o preconceito continue a ser transmitido.
  • 2 -
    desenvolver atitudes de combate ao racismo e ao preconceito através de estudos sobre as diferenças raciais;
  • 3 -
    concretizar o desenvolvimento de atitudes positivas em relação ao racismo;
  • 4 -
    priorizar o desenvolvimento de expressões que tenham como base as representações negativas sobre os alunos;

Sua resposta

1 -
promover a inclusão verdadeira das diferenças, inclusive entre os professores, não permitindo que o preconceito continue a ser transmitido.

Questão 4

Nota: Não gerada
O que significa incluir quando na realidade temos apenas propostas de inclusão que atentam ao mercado de trabalho?

Alternativas

  • 1 -
    Significa inserir todos os alunos, ricos e pobres, na sala de aula;
  • 2 -
    significa fornecer aos indivíduos as condições de serem livres, de serem cidadãos reais;
  • 3 -
    Significa inserir alunos com dificuldades de aprendizagem e alunos normais na mesma sala de aula;
  • 4 -
    significa proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos do ensino básico;

Sua resposta

2 -
significa fornecer aos indivíduos as condições de serem livres, de serem cidadãos reais;

Questão 5

Nota: Não gerada
A inclusão escolar, processo ainda objeto de preocupações a respeito do seu significado e do modo de torná-la uma realidade em nossos sistemas educacionais, pressupõe que:

Alternativas

  • 1 -
    a realização de adaptações físicas nas escolas é suficiente para atender às exigências da educação inclusiva.
  • 2 -
    a educação inclusiva deve acolher a todos, sem exceção, porque o ensino escolar comum é um direito fundamental humano.
  • 3 -
    a educação inclusiva tem como enfoque estudantes com deficiências físicas, comprometimento mental e superdotados.
  • 4 -
    educação inclusiva e educação especial são termos diferentes para um mesmo processo educacional.

Sua resposta

2 -
a educação inclusiva deve acolher a todos, sem exceção, porque o ensino escolar comum é um direito fundamental humano.



Enviado sem nenhum erro (deu certo)