segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Confira o cardápio completo para perder peso com saúde:

Café da Manhã:
Opção 1: 01 fatia de bolo de milho, 01 copo de requeijão de iogurte integral de frutas.
Opção 2: 06 unid de bolacha cream craker, ½ col sopa de margarina, 01 fatia de queijo minas.
Opção 3: 01 unid pão doce, 01 col sobremesa manteiga, 01 copo americano de leite desnatado.
Opção 4: 05 unid bolacha água e sal, 01 col sobremesa geleia de frutas, 100mL de leite integral.

Lanche da Manhã:
Opção 1: 01 unid pêra.
Opção 2: 01 unid maçã.
Opção 3: 01 unid banana prata.
Opção 4: 50g acerola.

Almoço:
Opção 1: 02 col sopa de arroz integral cozido, 01 col sopa de feijão cozido, 01 unid espetinho de carne, 01 col sopa de farofa de mandioca, 2 ½ col sopa de chuchu 
cozido.
Opção 2: 02 col sopa arroz branco cozido, 01 col sopa feijão cozido, 01 unid bife grelhado, 03 ramos rúcula, 11/2 col sopa de jiló cozido.
Opção 3: 02 col sopa arroz branco cozido, 01 col sopa de feijão cozido, 01 pedaço grande de frango assado.
Opção 4: 02 col sopa arroz branco cozido, 01 col sopa feijão cozido, 02 pedaços de carne porco, 01 col sopa maionese, 02 pés alface.
Café da Tarde:
Opção 1: 01 copo americano de vitamina de leite com frutas.
Opção 2: 02 col sopa de abacate amassado.
Opção 3: 01 unid pão francês, 01 fatia pequena queijo Minas Frescal.
Opção 4: 05unid biscoito amanteigados,01 col sobremesa margarina vegetal.

Jantar:
Opção 1: 01 unid pão de batata, 01 fatia de presunto, 01 fatia de mussarela.
Opção 2: 02 col sopa arroz integral cozido, 01 col servir soja cozida, 02 col sopa carne moída, 2 ½ unidades couve de Bruxelas.
Opção 3: 30g panqueca, 200mL de suco de manga.
Opção 4: ½ unid pão francês, 01 ovo cozido.

Ceia:
Opção 1: 02 unid de biscoito tipo “Cookies”.
Opção 2: 02 col sopa nozes trituradas.
Opção 3: 01 unid iogurte natural.
Opção 4: 01 pote de 50mL de gelatina diet.

SOLUÇO

Resumo sobre solução

O soluço é um espasmo breve e momentâneo devido a movimentos incontroláveis do diafragma. É normalmente acompanhado por um ruído emitido pela boca. Os soluços podem ser benignos, persistentes ou refratários. Eles podem ter causas diversas, como mudança brusca de temperatura, irritação do nervo vago, e sintomas de outras doenças como a de Parkinson.

Os sintomas são fáceis de serem identificados e o médico normalmente faz o diagnóstico por exames simples. Em casos de soluços crônicos, exames de sangue ou imagem são necessários.

O soluço se cura naturalmente, mas em alguns casos pode persistir e provocar problemas de alimentação e fala, além de perturbar o sono.

O tratamento pode ser feito adotando técnicas simples, como beber água e prender a respiração. Algumas vezes, medicamentos são necessários para tratar a doença causadora do soluço.

Algumas plantas têm mostrado efeitos curativos para o soluço, como o ginseng, endro e suco de limão.

Se você tem soluços com frequência ou que te impedem de beber e alimentar-se, procure um médico. Evite comer rápido demais, escolha alimentos de fácil digestão e, para bebês, use mamadeiras anti-soluço.

Definição 

Soluços ou mioclonias frênicas são reações do corpo devido a contrações breves, involuntárias e incontroláveis do diafragma. O soluço é um espasmo muscular inspiratório que acompanha um fechamento repentino da glote. Assim, aentrada de ar é bloqueada pela constrição glotal e faz com que a vibração das cordas vocais provoque um som particular: oruído glotal.

Causas

soluço causasSoluços geralmente aparecem sem causa aparente. Há três categorias de acordo com sua origem: soluços benignos, soluços persistentes e soluços refratários.A distensão do estômago provoca na maioria das vezes soluços benignos, devido à irritação dos nervos do diafragma, que causa perturbação dos movimentos.A dilatação gástrica ocorre mais frequentemente após uma refeição ou após a ingestão de bebidas alcoólicas ou gaseificadas. Além disso, comer rápido pode fazer você engolir ar e aumentar o aparecimento de soluços.


A irritação do nervo vago é também uma fonte de soluços. 
Estes são os nervos cranianos que passam perto do diafragma e desempenham um papel importante na digestão, frequência cardíaca e fonação.A exposição a mudanças bruscas de temperatura pode também provocar soluços benignos. Este caso ocorre quando a pessoa sai de um ambiente quente para um ambiente frio, ou vice-versa. É o mesmo para a ingestão de comida ou bebida muito fria ou muito quente. Tabaco, tosse, estresse, emoções, riso e choro são todos fatores que podem causar soluços.

Soluços refratários e persistentes mostram a existência de determinadas condições, como problemas no esôfago, estômago, duodeno, intestino ou pâncreas. Eles também podem aparecer na presença de alguns tumores benignos ou câncer, diabetes, alcoolismo e problemas renais. Em alguns casos, estes tipos de soluços acompanham gripes, infecções respiratórias ou meningite, ou ocorrem durante o problemas no sistema cardiovascular e nervoso, tais como a doença de Parkinson. Alguns pacientes que tomam medicamentos como tranquilizantes, esteroides ou medicações para o câncer podem ter o soluço como efeitos secundário.


Sintomas


soluço sintomasSoluços se manifestam por um determinado ruído emitido pela bocaEle geralmente ocorre durante a inspiração com um sentimento de contração súbito dentro do abdome. O início é breve e repentino.Quando ele aparece, você não pode controlá-lo.

O espasmo em pacientes com soluços benigno pode ser repetidos até uma vez por segundo e recupera-se espontaneamente num curto espaço de tempo, em alguns minutosEste é o tipo mais frequentemente na vida cotidiana, especialmente em bebês.

A duração do evento de soluços persistentes é maior que 48 horascom recorrências frequentesQuanto a soluçosrefratários, eles podem persistir por meses ou anos e resultam em distúrbios do sono e perda de peso do pacienteEstes dois últimos geralmente afetam as pessoas mais velhas, especialmente a partir dos cinquenta anos de idadeEles podem ser acompanhados por outros sintomas que podem revelar a doença causal.

Diagnóstico

soluço diagnósticoAssim como o paciente, o médico identifica os soluços simplesmente por encontrar sinais característicosEle pode conduzir a investigação sobre as causas através de questionários e exames.Às vezes, o profissional de saúde discute o diagnóstico somente após os resultados dos exames de sangue, amostras, endoscopia, fluoroscopia ou exames de imagem.

Complicações

Soluços geralmente desaparecem espontaneamente ou após tratamento.

Os únicos inconvenientes causados por soluços benignos são dor de garganta, bem como distúrbios da deglutição e fala. Apesar de sua natureza benigna, um médico é essencial no caso do soluço se tornar mais frequente e reaparecer.

Soluços crônicos podem gerar distúrbios do sono, dor abdominal ou no tórax e problemas na comunicação. Na ausência detratamento adequado, a doença pode ser fatal, uma vez que pode levar à desnutrição e desidratação progressiva.

Quando consultar um médico ?

Você deve consultar o seu médico se:

- O problema é incapacitante e persiste por vários dias, apesar do tratamento.

- O sintoma reaparece com mais frequência.

- É acompanhado por outras anormalidades, como dor no peito, sensação de queimação no estômago ou dificuldade de engolir.

Tratamentos

soluço tratamentoDois métodos são usados ​​para aliviar soluços: o método físico e o método médico.

- O método físico é feito em casa. Consiste-se de várias técnicas, como beber água, apertar os olhos, massagear o plexo cervical localizado ao lado do pomo de Adão ou não respirar pelo maior tempo possível.

- Se necessário, o médico pode prescrever medicamentos para pacientes com espasmos digestivos, convulsões ou crises nervosas.

Para o bebêsoluços geralmente desaparece sem problema. Leva apenas alguns minutos se você balançar o bebê gentilmente. Alternativamente, você pode lhe dar água e fazê-lo relaxar.

Como parte soluços crônicos são geralmente causados por alguma outra doença, o tratamento é a causa da doença.

É importante citar que o atraso no tratamento do soluços torna sua cura mais difícil e promove o seu reaparecimento.

Fitoterapia

soluço ginseng- O mais simples e mais fácil de preparar é o suco de limão. Tome uma colher de chá para aliviar o soluço.

- Outro método é lentamente saborear duas gotas de óleo essencial de tangerina misturado com umacolher de chá de mel.

- Uma gota de óleo essencial de estragão tomadas debaixo da língua também ajuda a aliviar soluços.

- Ginseng também tem provado ser eficaz no alívio de espasmos de soluços.

- Recomenda-se, algumas vezes, endro contra soluços.
 

Dicas

Alguns remédios (ver também acima) ou métodos podem ser eficazes contra os soluços, como tomar uma colher de chá de açúcar ou um gargarejo de água gelada.
Também é aconselhável segurar a respiração ou respirar em um saco de papel.


Prevenção

soluço dicas
Dicas para prevenir o soluço:
- tome o tempo necessário para desfrutar as refeições, evite excessos.
- prefira alimentos de fácil digestão.
- evite beber bebidas alcoólicas e refrigerantes em grandes quantidades.
- administre o estresse
- evite mudanças de temperatura muito drásticas.
Finalmente, para o bebê:

- Use mamadeiras anti-soluços.

- Pare de alimentar momentaneamente em caso de soluços.

- Dê tapinhas suaves nas costas para expulsar os gases.


Como tratar o soluço refratário? 

O tratamento de soluços refratários compreende vários aspectos. Em primeiro lugar, pare o uso de tabaco e álcool.
Os centros especializados muitas vezes utilizam a estimulação galvânica, o que consiste em estimular o nervo frênico através de dois eletrodos colocados na base do pescoço. Além disso, vários medicamentos são indicados no tratamento desta doença, tais como fenobarbital, baclofeno ou metoclopramida.
É essencial encontrar a origem deste sintoma, ou seja, uma doença digestiva, diabetes, insuficiência renal ... Se a causa não é identificada, é necessário consultar um médico.

Av2 - Serviço Social - Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I - UNOPAR

1)
A questão social no Brasil na contemporaneidade:
I. É um elemento central na relação entre profissão e realidade, pois evidencia a questão da divisão da sociedade em classes, em que a apropriação da riqueza socialmente gerada é extremamente desigual.
II.Traz como resultantes a pobreza e a exclusão social que permeiam a vida das classes subalternas na sociedade e com as quais o serviço social se defronta na sua prática cotidiana.
III.Precisa ser abordada pelo serviço social como desafio de construir e reinventar mediações capazes de articular a vida social das classes subalternas com o mundo público dos direitos e da cidadania.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Somente a alternativa I está correta;
  • b)
    As alternativas II e III estão corretas
  • c)
    As alternativas I e III estão corretas
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas;
     Alternativa assinalada
2)
Na obra Relações Sociais e Serviço Social no Brasil, de Iamamoto, pontua: O trabalho alienado não representa, portanto, a satisfação, mas é simplesmente um meio para satisfazer necessidades estranhas a ele. A que tipo de trabalho a afirmação se refere?

Alternativas:
  • a)
    Trabalho escravo.
  • b)
    Trabalho assalariado.
  • c)
    Trabalho explorado.
     Alternativa assinalada
  • d)
    Trabalho voluntário
3)
A legitimação da profissão de Assistente Social na "divisão social e técnica do trabalho" no Brasil ocorre quando:

Alternativas:
  • a)
    As escolas de Serviço Social estavam com um contingente grande de profissionais que precisavam ser lançados no mercado de trabalho.
  • b)
    O Estado brasileiro começou a abrir espaço para a inclusão de Assistentes Sociais no funcionalismo público.
     Alternativa assinalada
  • c)
    A Igreja Católica precisava de Assistentes Sociais, pois as damas de caridade já não absorviam a demanda de problemas sociais.
  • d)
    As empresas privadas estavam contratando cada vez mais o serviço dos Assistentes Sociais.
4)
A ausência de identidade profissional e a fragilidade profissional da consequência social da categoria profissional impediram-na de ingressar no universo da ""classe em si"" e da ""classe para si"" do movimento operário. Não reunindo condições para realizar o percurso em direção a uma consequência critica política, a profissão não conseguiu, até mesmo por seus limites corporativos, participar historicamente da prática política da classe operária, tendo sido absorvida pela teocracia da sociedade do capital". (Maria Lucia Martinelli, 2005).
Em relação à história do Serviço Social considere as afirmativas a seguir:
I.A história de toda a sociedade até nossos dias é a história de lutas de classes. Uma religião é um sistema de crenças e de praticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas e incessíveis. No Serviço Social são os agentes que consolidaram estes valores para as classes subalternas.
II.Institucionalizou-se na sociedade capitalista como ação interventiva, respondendo a interesses da classe operaria em luta permanente pelos seus direitos.
III.Constitui-se como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas aos movimentos burgueses.
IV.A adesão dos movimentos responsáveis pela transformação da sociedade objetivaram os agentes profissionais a assessorar na participação coletivas dos sujeitos envolvidos.
V.Aderindo firmemente a prática como um verdadeiro objeto sobrenatural, penetrou através dos flancos abertos pela fragilidade política da categoria profissional, passando a substituir a consciência de sua insubstituível tarefa de indicar a direção da caminhada, de definir as perspectivas de prática dos agentes, tendo por referência o projeto mais amplo da própria sociedade.
Estão corretas:

Alternativas:
  • a)
    I e II
  • b)
    III
     Alternativa assinalada
  • c)
    Todas
  • d)
    Nenhuma
5)
Assinale a alternativa que melhor se preenche a lacuna.
O Serviço Social tem na ___________________ a base de sua fundamentação como especialização do trabalho.

Alternativas:
  • a)
     instrumentalidade
  • b)
    cidadania
  • c)
    globalização
  • d)
    questão social
     Alternativa assinalada

AV1 - SERVIÇO SOCIAL - Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I - UNOPAR

1. (Puccamp) "O duque de Bridgewater censurava os seus homens por terem voltado tarde depois do almoço; estes se desculparam dizendo que não tinham ouvido a badalada da 1 hora, então o duque modificou o relógio, fazendo-o bater 13 badaladas."
Este texto revela um dos aspectos das mudanças oriundas do processo industrial inglês no final do século XVIII e início do século XIX. A partir do conhecimento histórico, pode-se afirmar que

Alternativas:
  • a)
     Os trabalhadores foram beneficiados com a diminuição da jornada de trabalho em relação à época anterior à revolução industrial.
  • b)
    A racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura.
     Alternativa assinalada
  • c)
    Os empresários de Londres controlavam com mais rigor os horários dos trabalhadores, mas como compensação forneciam remuneração por produtividade para os pontuais.
  • d)
    As fábricas, de modo em geral, tinham pouco controle sobre o horário de trabalho dos operários, haja vista as dificuldades de registro e a imprecisão dos relógios naquele contexto.
2)
(Puccamp) "O duque de Bridgewater censurava os seus homens por terem voltado tarde depois do almoço; estes se desculparam dizendo que não tinham ouvido a badalada da 1 hora, então o duque modificou o relógio, fazendo-o bater 13 badaladas."
Este texto revela um dos aspectos das mudanças oriundas do processo industrial inglês no final do século XVIII e início do século XIX. A partir do conhecimento histórico, pode-se afirmar que

Alternativas:
  • a)
     Os trabalhadores foram beneficiados com a diminuição da jornada de trabalho em relação à época anterior à revolução industrial.
  • b)
    A racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura.
     Alternativa assinalada
  • c)
    Os empresários de Londres controlavam com mais rigor os horários dos trabalhadores, mas como compensação forneciam remuneração por produtividade para os pontuais.
  • d)
    As fábricas, de modo em geral, tinham pouco controle sobre o horário de trabalho dos operários, haja vista as dificuldades de registro e a imprecisão dos relógios naquele contexto.
3)
Para Martinelli "o fetiche da prática, fortemente impregnado na estrutura da sociedade, se apossou das assistentes sociais, insuflando-lhes um sentido de urgência e uma prontidão para a ação que roubaram qualquer possibilidade de reflexão e de crítica". Neste trecho podemos dizer que os Assistentes Sociais imprimiram à profissão:

Alternativas:
  • a)
    Práticas à longo prazo que se traduziam em atender os interesses dos trabalhadores.
  • b)
    Práticas limitantes estabelecidas pela população.
  • c)
    Práticas que expressavam e reproduziram os interesses da classe dominante.
     Alternativa assinalada
  • d)
    Práticas do agir imediato e da ação espontânea que expressam e reproduziam os interesses da classe média.
4)
Em relação ao paradigma marxista que referenciam a pratica do assistente social, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo:
( ) Segundo Marx a sociedade capitalista está dividida em duas classes fundamentais: burguesia e proletariado.
( ) O modo de pensar dominante legitima a divisão da sociedade capitalista em duas: servos e senhores.
( ) A pobreza é natural e o bem-estar individual maximiza o bem-estar coletivo.
( ) O processo de produção capitalista é um processo de relações sociais entre classes.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de letras, de cima para baixo.

Alternativas:
  • a)
    ( ) V – V –V – V
  • b)
    ( ) V - V - F - F 
  • c)
    ( ) F – V – F – V
  • d)
    ( ) V – F – F – V
     Alternativa assinalada
5)
Sobre a industrialização, analise as afirmativas abaixo:
I.O conceito de industrialização implica uma série de elementos específicos, como: as descobertas científicas e seu emprego nas atividades produtivas; uma combinação entre as atividades de produção e de consumo; o mercado; o contrato; a moeda como instituições que norteiam a troca entre produtores e consumidores, etc.
II.A industrialização se caracteriza pela produção em larga escala, localizada em estabelecimentos fabris, com uso de maquinaria e grande quantidade de mão de obra, com o objetivo de atingir um mercado consumidor.
III.A industrialização é um processo, nesse sentido se relacionam as etapas anteriores de produção, como nas manufaturas dos séculos XV, XVI e XVII, nas quais já era possível notar algumas das características da industrialização.
IV. A Inglaterra é considerada uma das nações pioneiras no processo de industrialização.
Estão corretas:

Alternativas:
  • a)
    Apenas I
  • b)
    I e II
  • c)
    II, III e IV
  • d)
    Todas estão corretas
     Alternativa assinalada

Av2 - Pedagogia - Organização e Didática na Educação Infantil - UNOPAR

1. A avaliação é um momento de coleta e análise dos dados, na Educação Infantil se realiza por meio de:

Alternativas:
  • a)
    Do acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção.
  • b)
    De provas simples, de acordo com o desenvolvimento da criança.
  • c)
    De testes orais individuais.
  • d)
    De trabalhos escritos em grupo.
2)
A avaliação da aprendizagem compreende três modalidades, a formativa, a somativa e a diagnóstica. A avaliação formativa é a mais indicada para a Educação Infantil porque:
I – é entendida como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças.
II – confere às produções das crianças notas, conceitos, estrelas, carimbos com desenhos de caras tristes ou alegres, conforme o julgamento do professor.
III – é processual e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem.
IV – tem como função acompanhar, orientar e redirecionar o processo ensino-aprendizagem como um todo.
São corretas as alternativas

Alternativas:
  • a)
    I, III e IV.
  • b)
     I, II e III.
  • c)
     II e III.
  • d)
    a) II, III e IV.
3)
O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais.Analise as afirmativas abaixo:
I, O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere.
II. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor;
III, Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, temos que agir só com base no improviso.
São corretas as alternativas:

Alternativas:
  • a)
    I e III
  • b)
    II e III
  • c)
    I e II
  • d)
    I, II e III.
4)
O uso de portfólios ou dossiês de aprendizagem dá relevância e visibilidade ao processo formativo de aquisição e desenvolvimento de competências. Seu caráter compreensivo, de registro longitudinal, permite detectar dificuldades e agir em tempo hábil, ajudando o aluno a melhorar. Possibilita, ainda, a compreensão tanto da complexidade como das dinâmicas de crescimento do saber pessoal, proporcionando ao professor a ressignificação contínua de sua prática. Analise as alternativas abaixo:
I.Vale ressaltar que o portfólio ou dossiê torna-se significativo em razão das intenções de quem o organiza, pois não faz sentido coletar trabalhos dos alunos para mostrá-los aos pais somente como instrumento burocrático.
II.O portfólio está voltado para a modalidade somativa, pois visa aspectos quantitativos.
III.Essa ferramenta precisa constituir-se em um conjunto de dados que expressem avanços, mudanças conceituais, novas formas de pensar e de fazer alusão ao progresso do estudante.
São corretas as alternativas:

Alternativas:
  • a)
    I e II
  • b)
    II e III
  • c)
    I e III
  • d)
    I, II e III.
5)
Sobre a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, é incorreto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Para a avaliação o professor deve-se utilizar de diversos registros como relatórios, fichas de observação, as produções das crianças.
  • b)
    Conforme o resultado da avaliação, a criança deve ser retida na educação infantil.
  • c)
    Oferecer à família a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição e pelas crianças
  • d)
    Realizar um acompanhamento crítico e criativo das atividades, das brincadeiras e das interações das crianças no cotidiano.

SUGESTÃO DE RESPOSTAS:

1 - A
2 - A
3 - C
4 - C
5 - B