Corpo de criança de 9 anos fi encontrado em um canal no bairro Antônio Cassimiro (Foto: Luana Benardes / TV Grande Rio)
Foi encontrado morto no final da tarde desta quarta-feira (14), o corpo de Wallison Pedro Souza de Sá, de 9 anos, que estava desaparecido desde a última segunda-feira (12). O corpo foi localizado por populares, que acionaram a polícia. Ele estava em um canal no bairro Antônio Cassimiro, Zona Norte de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Segundo informações da família, Wallison Pedro sumiu enquanto brincava de skate, em frente a casa da avó, no bairro Vila Mocó, Zona Central da cidade. O pai do garoto, o gesseiro José Ricardo Pereira de Sá de 43 anos, disse que ele foi visto pela última brincando próximo ao Colégio João Barracão que fica no mesmo bairro.
A queixa do desaparecimento foi prestada pela mãe do menino, Maria dos Anjos, na 213ª Delegacia de Polícia Civil, depois que o garoto não voltou para casa. Ele vestia apenas um short preto quando sumiu. Mesma roupa com que foi encontrado pelos policiais.
José Ricardo, pai de Wallison, chegou no local antes do IML e manteve a esperança até o último momento. "Pelas características, está batendo com as dele. O short, o cabelo, o jeito, parece que é ele. Mas, vamos esperar virar o corpo para a gente ver", disse.
Assim que os familiares reconheceram o corpo, o pai desabafou. "Vamos achar quem fez isso. Judiaram dele. Tenho nem palavra. Não sei nem o que falar. Tinha tanta gente procurando todos esses dias. Não sei como alguém é capaz de fazer uma maldade dessas", comentou.
De acordo com o Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina, tudo indica que o garoto foi morto por asfixia e jogado no canal. Pelas características do corpo, o IML acredita que o menino estava morto há dois ou três dias.
A delegada responsável pelo caso, Polyanna Nery, disse que até o momento não é possível divulgar nome de suspeito, mas que a Polícia Civil (PC) está trabalhando no caso. A polícia aguarda ainda o resultado da perícia que vai confirmar a causa da morte do garoto.
Mais de dez bairros de Petrolina ficarão sem água nesta quinta-feira (15) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa), o abastecimento será interrompido a partir das 7h, devido à uma intervenção em um condomínio da cidade para a implantação da rede coletora de esgoto.
Entre os bairros que devem ficar sem água estão Vila Vitória, Pedra do Bode, Jatobá, Cidade Universitária, Novo Horizonte, Henrique Leite, Fernando Idalino, Loteamento Rio Jordão,Loteamento Giovana, Loteamento Eco Spa, Terras Alpha, Vila dos Imbiras, Carneiros e Condomínios: Água Viva e Portal das Águas.
A previsão é que o sistema seja religado na sexta-feira (16), às 17h. O abastecimento deve ser retomado gradativamente, pois é necessário um prazo de 48h para que todas as pressões sejam regularizadas.
Joana Kelly Antunes da Cruz, 31 anos, deu entrada na madrugada do ultimo sábado (10) em um hospital particular de Juazeiro com fortes dores de cabeça e vômitos frequentes. Ela estava no oitavo mês de gestação da primeira filha, Ana Júlia Antunes da Cruz. Os médicos verificaram a pressão arterial da gestante e por constatarem valores elevados optaram por realizar o parto de emergência. Infelizmente Kelly teve sérias complicações, um aneurisma e AVC hemorrágico e por volta das 20h do domingo (11) não resistiu e faleceu. Já a criança recuperou-se rapidamente e logo saiu da UTI neonatal passou para o berçário e em breve terá alta médica.
Mesmo consternado com a perda da esposa, o pai de Ana Júlia, Marcelo Pedro da Cruz iniciou uma campanha nas redes sociais para arrecadação de leite materno, buscando para a filha a melhor fonte de nutrição existente. Abaixo a carta divulgada em sua página do Facebook:
“Meu Anjo de Luz, Kelly, virou estrela no céu. ⭐ Partiu para ficar ao lado do senhor Deus, que é onde os Anjos devem estar. Apesar da imensurável dor e da tristeza profunda pela sua partida, sou grato a Kelly, que no mais lindo ato de generosidade, deixou antes de partir, o meu Anjinho de luz: Ana Julia. Ela viveu até o último momento para que a nossa filhinha pudesse sobreviver. Mas agora Ana Julia e outras crianças precisam da sua ajuda para terem a chance de serem amamentadas com leite materno. Portanto peço a todos que conhecem alguma Mãe que tem a possibilidade de doar um pouco do seu leite, e com ele o seu amor, que entrem em contato comigo ou procurem o BIAMA no Hospital Dom Malan, para que possam praticar esse ato de amor.
No caso de irem direto ao BIAMA, é necessário levar o seu cartão da gestante e responder a algumas poucas questões. Lá uma parte do leite deverá ser direcionada para ANA JULIA ANTUNES DA CRUZ e outra parte será utilizada para abastecer o banco de leite, que nesse momento encontra-se escasso.
No caso de querer falar comigo diretamente, entre em contato pelos números (74) 98835-4354 / 99197-2744 / 99912-8805, que eu farei o possível para ir até onde a doadora estiver.
Obrigado pelas orações e pelas palavras de conforto.
Marcelo Pedro e Ana Julia”.
Quem quiser mais informações sobre como doar pode entrar em contato através do telefone do Biama, 87 3866-4667. O Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama) fica no Hospital Dom Malan, ao lado da entrada de emergência.
"Sim,
isso (a traição) aconteceu. Mas eu pedi perdão. Foi em outubro do ano
passado quando ela pegou uma mensagem no meu celular. Eu volto a pedir
perdão para meu público, para meus filhos, pra ela", contou o músico.
Em um áudio liberado na Internet. O próprio guitarrista assume a traição. "Eu fiquei realmente com aquela
moça, tive um caso com aquela menina. Eu não queria contar porque eu
tava protegendo ela, para não colocar a vida dela em risco", disse ele.
Procurado pelo Purepeople, o gerenciador de crise contratado por
Chimbinha, logo que começaram os rumores de infidelidade, confirmou a
veracidade do áudio.
Músico acredita que Joelma tomou decisão da separação por causa de guia espiritual
Joelma
e Chimbinha se declaram evangélicos, mas o guitarrista contou ao
"Fantástico" que a ex-mulher é muito influenciada por seus guias
espirituais. "No começo, ela me perdoou, mas depois disse que não queria
mais viver comigo. Ela tem alguns guias e sofre uma grande influência
deles. Quando Joelma sai com uma das guias dela, volta diferente",
contou o músico.
Segundo
Chimbinha, há alguns meses, ele passou a receber ameaças através de
mensagens de celular. O artista foi à polícia e o delegado fez uma
investigação, na qua descobriu que o número que enviava as mensagens era
da guia espiritual de Joelma.
Chimbinha nega agressão à ex-mulher
Chimbinha
afirmou que está muito magoado com Joelma por ela ter declarado que foi
agredido por ele. "Não, jamais. Eu sempre a protegi como uma princesa.
Ela é a mãe dos meus filhos", afirmou ela. Segundo o músico, a cantora
quer prejudicá-lo. "Joelma quer acabar com minha imagem". Para
Chimbinha, o maior castigo que Joelma pode aplicar a ele é proibi-lo de
ver o filho, Yago Mendes. "Ela poderia fazer qualquer coisa, menos
isso", disse ele.
Após a separação, a Justiça do Pará determinou, baseado na lei Maria da Penha, que Chimbinha não poderia se aproximar de Joelma.
Isto porque a cantora disse se sentir ameaçada pelo ex-marido em
depoimento na delegacia de Ananindeua. No entanto, o músico conseguiu
voltar a chegar perto da ex-mulher após uma decisão judicial e se apresentou com ela em um show em Teresina, no começo do mês.
'Calypso vai continuar', afirma o músico
Para
tristeza dos fãs, Chimbinha não vai mais subir mais ao palco com
Joelma. Mas esta tem sido uma decisão difícil para ele. Segundo o
músico, toda vez que o grupo se apresenta sem sua presença, ele passa
mal. "Eu adoeço. Tenho febre, vômito, muitas coisas. Eu me desestruturo.
É um trabalho que eu amo", declarou ele.
Mas
de uma coisa ele está certo: a Calypso não vai acabar. Ele garante que
vai procurar uma nova vocalista para o grupo. "A banda vai continuar
comigo. A minha guitarra não vai se calar agora. Eu tenho certeza que
Deus vai mandar uma pessoa para continuar esse projeto comigo", afirmou
ele. O músico já havia declarado que não abandonaria o grupo após a
separação. Após o show em Teresina, quando ele deixou o palco antes do
programado, Chimbinha ficou longe do grupo por algumas apresentações. Isso fez até com o empresário da banda, Cláudio Melo, abandonasse o posto.
Mais um acidente acontece na rodovia que liga Jutaí a Ouricuri na tarde deste sábado (10) resultou na morte de um casal.
Um Ford Ka colidiu de frente com uma Carreta carregada de madeira ocasionando a morte do condutor identificado como Jorge Fernandes e sua esposa Fabiana Lopes Fernandes. Jorge Fernandes era professor do IF SERTÂO Petrolina e provavelmente estaria em direção de Cajazeira já que o mesmo é natural de lá.
No veículo ainda ia seu filho de apenas 03 anos de idade que foi socorrido para o Hospital Universitário de Petrolina e o condutor da Carreta para o Hospital de Ouricuri.(CUBAPE)
O condutor da Carreta é natural de Minas Gerais e segundo informações o seu estado de saúde inspira cuidados já que um dos braços foi bastante machucado
O filho do casal encontra internado, as informações anteriores que Jorge Júnior teria vindo a óbito, mas não foi esclarecido essa informação. Assim, que obtivermos mais informações, esclarecemos ao nosso público leitor.
Um jovem de 18 anos foi preso no pátio de eventos da 'Vinhuva Fest', em Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a 7º Companhia Independênte de Polícia Militar (7º CIPM), o jovem foi detido após se envolver em uma briga com outro rapaz, que fugiu logo após a confusão. Ele portava um revólver de calibre 22 e tinha duas munições intactas.
Ainda de acordo com polícia, ele confessou que usaria a arma para matar o rival. Ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Lagoa Grande, juntamente com o material apreendido. Como não pagou a fiança, foi encaminhado para o Presídio Dr. Edvaldo Gomes em Petrolina, também no Sertão.
Um sargento da 14º Batalhão da Polícia Militar de Serra Talhada foi morto a tiros, próximo as obras de transposição em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar de Cabrobó, o sargento e outro policial militar seguiam de carro, na pista que vai de Terra Nova a Cabrobó, quando cerca de cinco homens armados bloquearam a via com um caminhão. Os criminosos simularam um assalto e houve uma troca de tiros.
O policial militar sofreu vários tiros e veio a óbito no local. Já o outro militar foi atingido por um tiro de raspão e passa bem. Os criminosos fugiram e a polícia está realizando um levantamento para dar início as buscas. O sargento tinha 49 anos e é natural de Bom Conselho, no agreste do estado.
pois estou sem tempo de fazer a triagem das questões inéditas se alguém puder será bem vindo.
Abraços e bons estudos.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
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1. A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional.
· Para que isso se efetive é necessário que ela apresente algumas características ou atributos. A seguir estão listadas quatro dessas características, mas apenas três são coerentes com a afirmativa inicial. Leia com atenção as quatro características da avaliação.
I. Ser comprometida com a emancipação social. II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna. III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão. IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar.
Assinale a alternativa que indica o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão.
· II, III e IV.
· I, III e IV.
· I, II e IV.
· I, II e III.
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2. A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.
· Os alunos precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa proposta educativa?
· As fichas de observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.
· Os testes de aproveitamento escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.
· As provas escolares e as fichas cumulativas, com uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas famílias possam investir na qualidade da aprendizagem.
· Os boletins de notas e as fichas cumulativas, com o objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar, destacando seus erros.
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3. Uma ideia central da avaliação formativa é que ela deve ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar.
· A concepção de aprendizagem norteadora dessa proposta nos informa que
· a aprendizagem é construída por ensaios, tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços; um indivíduo aprenderá melhor se o seu meio envolvente for capaz de lhe dar respostas e regulações sobre diversas formas.
· a aprendizagem é linear, e o significado que os professores dão ao seu ensino deve ser priorizado no processo de aprendizagem dos seus alunos.
· o ensino e a aprendizagem são os objetivos mais importantes da escola, cabendo aos educadores corrigir os erros dos alunos para que estes possam ser aprovados ou reprovados com justiça.
· o ensino e a aprendizagem são processos complexos e contínuos, que devem ser realizados em parceria, para o professor ressaltar os resultados finais de seus alunos e promover a qualidade do ensino.
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4. Leia abaixo:
· Abaixo, encontram-se afirmativas que estão relacionadas à abordagem objetivista da avaliação e outras que dizem respeito à visão crítica da avaliação e anunciam uma perspectiva emancipadora. Com relação à abordagem emancipatória de avaliação, analise as afirmativas a seguir.
I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais. II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração. III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.
Das afirmativas acima, somente
· I e III estão corretas.
· I e II estão corretas.
· III está correta.
· II está correta.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
4. Nas décadas de 1960 e 1970, predominou no Brasil uma concepção de avaliação integrada à proposta curricular.
·Os professores deveriam elaborar, com clareza e precisão, os objetivos do ensino, estabelecendo uma estreita relação entre os objetivos comportamentais, os processos de ensino e a sistemática de avaliação. Essa abordagem foi denominada de avaliação por
· atitudes.
· testes.
· habilidades.
· objetivos.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
4. Podemos destacar entre os principais objetivos do Saeb, na visão do MEC/INEP:
I. apoiar os municípios, os Estados e a União na formulação de políticas que visem à melhoria da qualidade do ensino. II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras. III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.
Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
I e II estão corretas.
II e III estão corretas.
III está correta.
I, II e III estão corretas.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.
Os alunos precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa proposta educativa?
As fichas de observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.
Os boletins de notas e as fichas cumulativas, com o objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar, destacando seus erros.
Os testes de aproveitamento escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.
As provas escolares e as fichas cumulativas, com uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas famílias possam investir na qualidade da aprendizagem.
2. Observe abaixo:
Referindo-se à herança norte-americana que predominou durante muitos anos na educação brasileira, Ana Maria Saul fala que, na avaliação, temos que enfatizar dois principais itens do rendimento escolar. Escolha, entre as alternativas, quais são eles.
Testagem e avaliação.
Avaliação qualitativa e avaliação quantitativa.
Prova e avaliação por objetivos.
Arguição oral e diagnose.
3. Leia abaixo:
A lógica objetivista, que vem predominando nos sistemas de avaliação adotados por diferentes países e, em especial no Brasil, tem revelado, predominantemente, preocupações crescentes com a qualidade do ensino e com a adoção de sistemas de medida de qualidade que permitem uma melhor aplicação de recursos. Na visão dos educadores críticos, isso significa
restringir o conceito de qualidade da educação à aplicação de recursos em detrimento de uma concepção de qualidade comprometida com a cidadania e democratização social.
exigir da comunidade acadêmica e dos profissionais de educação que coloquem a avaliação no centro dos debates sobre educação e mercado de trabalho.
valorizar uma concepção de avaliação comprometida com a democratização social, garantindo uma adequada distribuição de recursos.
vincular a alocação dos recursos aos resultados dos alunos, considerando a avaliação qualitativa como indispensável à realização da proposta da escola.
4. Leia com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória.
A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de _______________________, __________________ e ____________________ visando transformá-la. A sua destinação é a avaliação de programas educacionais ou sociais. A vertente em que está situada é a político-pedagógica, cujo interesse primordial é emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas. (Ana Maria Saul, 1988.)
Assinale a alternativa que contém as palavras que melhor completam o sentido do texto.
visão de mundo, participação, afirmação da realidade.
conhecimento, compreensão, aplicação da realidade.
descrição, análise, crítica da realidade.
interpretação, registro, crítica da realidade.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Almerindo Janela Afonso e muitos outros autores fazem críticas às ações do estado avaliador, levantando várias questões.
·Entre elas temos:
I. São iniciativas de avaliação centradas na eficiência e na produtividade sob o controle do estado. II. Permitem a responsabilização individual por resultados. III. Foram criadas no século XVIII, sob a influência do paradigma tradicional de educação. IV. Desvalorizam a avaliação de processo.
Pode-se afirmar que estão corretas
·I, II e III
·apenas I e IV.
·I, II e IV.(correta)
·I, II, III e IV.
2. Podemos destacar entre os principais objetivos do Saeb, na visão do MEC/INEP:
·I. apoiar os municípios, os Estados e a União na formulação de políticas que visem à melhoria da qualidade do ensino. II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras. III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.
Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
·I e II estão corretas.
·I, II e III estão corretas.(correta)
·II e III estão corretas.
·III está correta.
3. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?
·Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
·Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.(correta)
·Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.
·Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
4. A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.
·Os alunos precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa proposta educativa?
·Os testes de aproveitamento escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.
·As fichas de observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.(correta)
·As provas escolares e as fichas cumulativas, com uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas famílias possam investir na qualidade da aprendizagem.
·Os boletins de notas e as fichas cumulativas, com o objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar, destacando seus erros.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1- Uma ideia central daavaliação formativa é que ela deve ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar.
A concepção de aprendizagem norteadora dessa proposta nos informa que
- a aprendizagem é linear, e o significado que os professores dão ao seu ensino deve ser priorizado no processo de aprendizagem dos seus alunos. - o ensino e a aprendizagem são processos complexos e contínuos, que devem ser realizados em parceria, para o professor ressaltar os resultados finais de seus alunos e promover aqualidade do ensino.
- o ensino e a aprendizagem são os objetivos mais importantes da escola, cabendo aos educadores corrigir os erros dos alunos para que estes possam ser aprovados ou reprovados com justiça.
- a aprendizagem é construída por ensaios, tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços; um indivíduo aprenderá melhor se o seu meio envolvente for capaz de lhe dar respostas e regulações sobre diversas formas. ( certa)
2. Qual das palavras abaixo melhor completa esta afirmação?
Aavaliaçãosurgeparafazeraconteceraprópria _________________ daeducação. (PATTON, Michael. Qualitative Evaluation and Research Methods. 1990.)
igualdade. qualidade.( certa) crítica. autonomia. 3. Quando uma escola faz a sua autoavaliação crítica é necessário que sejam tomados por base princípios pedagógicos como:
I. a necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados. II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta aavaliação. III. aavaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros. IV. o produto final daavaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista naavaliação
apenas I, III e IV. apenas I, II e III. apenas III. apenas II e III. (certa)
4. Um dos objetivos do Sistema Nacional de AvaliaçãodaEducação Básica (Saeb) é
- punir as escolas que apresentem baixos resultados no exame.
-gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e eficiência daeducação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras. (certa)
- fornecer subsídios para as políticas econômicas no Brasil.
-centralizar a capacidade técnico-metodológica na área de avaliação educacional no Brasil.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO 1. O aluno tem direito de saber sua nota porque
• deve haver centralização do processo de avaliação nos resultados e o professor é o agente fundamental desse processo; afinal, é dele a gestão da sala de aula. • é uma espécie de "favor" que a escola faz, seguindo os princípios dialógicos e da educação libertadora de Paulo Freire. • isso faz parte das exigências de precisão e validade da avaliação quantitativa, única forma que pode ser realmente considerada científica. • dessa forma ele compreenderá melhor o seu processo de aprendizagem, os acertos, erros e equívocos, ganhando autonomia crítica na produção de novos conhecimentos.(certa) 2. Quando uma escola faz a sua autoavaliação crítica é necessário que sejam tomados por base princípios pedagógicos como:
• I. a necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados. II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação. III. a avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros. IV. o produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação
• apenas I, II e III. • apenas I, III e IV. • apenas II e III.(certa) • apenas III. 3. No processo de (re)criação da escola substantivamente democrática, proposto por Paulo Freire, há alguns processos que são essenciais.
• Observe com atenção os processos descritos abaixo.
I. A construção da escola baseada nos processos de diálogo e conscientização. II. A construção do currículo como prática social de significação, articulando conteúdos e práticas pedagógicas à realidade dos educandos. III. A seleção de professores com aprimorada formação inicial, para elevar a qualidade do processo educativo. IV. A articulação com os movimentos sociais em programas, projetos, práticas educativas de educação de jovens e adultos.
Sobre eles podemos afirmar que são realmente essenciais
• I, II e IV.(certa) • I, II, III e IV. • I e III. • I, II e III. 4. A questão da ética é fundamental nos debates sobre a recriação da escola e da avaliação numa perspectiva democrática.
• Dois autores nos auxiliam nesse estudo: Enrique Dussel e Paulo Freire. Entre suas várias contribuições, podemos destacar a discussão sobre
• o dever dos empresários e do estado em decidirem sobre os rumos da educação, pois eles estão melhor preparados e articulados para defender os direitos da classe trabalhadora. • a necessidade de uma ética universal do ser humano, para que os pontos de vista das camadas populares sejam respeitados pelo mercado. • a importância de os povos se unirem para combater as injustiças sociais, defendendo os processos de globalização de mercado e construindo uma educação democrática. • a construção de uma ética do ponto de vista dos povos oprimidos, que defenda a afirmação total da vida humana e a educação libertadora como um direito universal do ser humano.(certa)
4. Leia atentamente o texto abaixo.
O Banco Mundial reforça a ideia de que os estabelecimentos educacionais sejam avaliados por seus resultados em termos de aprendizagem dos alunos e pela relação entre custo e benefício no processo de formação dos alunos, retrocedendo às políticas tecnoburocráticas de herança norte-americana, implementadas no Brasil, na década de 1970 e negando os avanços teóricos, metodológicos e políticos da Ciência da Educação, em especial, na área de avaliação.
Podemos afirmar que a proposta de avaliação do Banco Mundial está
subordinada aos interesses da maioria da população brasileira.
articulada a um projeto de sociedade democrática.
vinculada às propostas emancipadoras das escolas públicas.
comprometida com a ideologia e os interesses do mercado.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Observe abaixo: Muitos são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa, ancorada em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor positivista. A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.
I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados. II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação. III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros. IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação
apenas II e III.
Apenas I, III e IV
As opções I, II, III e IV
Apenas I e IV
2. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?
-Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
-Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
-Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio
-Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio
3. Paulo Freire fala da importância do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se expondo, portanto, na relação eu-tu.
Trata-se de uma opção emancipadora para democratizar a avaliação na escola. De que processo está falando Paulo Freire?
- Diálogo
- Solidariedade
- Emancipação
- Consciência de mundo.
4. Segue abaixo:
Na prática escolar, muitos professores justificam a necessidade de atribuição de notas a partir da aplicação de provas e exercícios, afirmando que esses são os meios mais adequados e justos para se avaliar turmas numerosas e para entregar os resultados no prazo estabelecido pelas coordenações pedagógicas. Se esses docentes compreendessem a diferença entre mensuração e avaliação e construíssem uma perspectiva de avaliação formativa e emancipadora, provavelmente constatariam que
- as notas escolares, se bem atribuídas, são sempre um caminho eficiente para se colocar às claras o aprendizado dos educandos para eles próprios e suas respectivas famílias.
- a avaliação formativa e emancipadora pode ser realizada em qualquer tipo de organização escolar, pois cada docente tem a liberdade de decidir quais sistemas de atribuição de notas deve adotar.
- as provas escolares e as notas estão sendo usadas para legitimar um modo de organização escolar antidemocrático que dificulta a adoção de metodologias capazes de contribuir com a aprendizagem dos alunos.
- as provas escolares ainda são os instrumentos de avaliação que melhor informam sobre a aprendizagem de turmas numerosas
AV
N2 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Leia abaixo:
A lógica objetivista, que vem predominando nos sistemas de avaliação adotados por diferentes países e, em especial no Brasil, tem revelado, predominantemente, preocupações crescentes com a qualidade do ensino e com a adoção de sistemas de medida de qualidade que permitem uma melhor aplicação de recursos. Na visão dos educadores críticos, isso significa
vincular a alocação dos recursos aos resultados dos alunos, considerando a avaliação qualitativa como indispensável à realização da proposta da escola.
valorizar uma concepção de avaliação comprometida com a democratização social, garantindo uma adequada distribuição de recursos.
exigir da comunidade acadêmica e dos profissionais de educação que coloquem a avaliação no centro dos debates sobre educação e mercado de trabalho.
restringir o conceito de qualidade da educação à aplicação de recursos em detrimento de uma concepção de qualidade comprometida com a cidadania e democratização social.
2. Observe abaixo:
Referindo-se à herança norte-americana que predominou durante muitos anos na educação brasileira, Ana Maria Saul fala que, na avaliação, temos que enfatizar dois principais itens do rendimento escolar. Escolha, entre as alternativas, quais são eles.
Testagem e avaliação.
Avaliação qualitativa e avaliação quantitativa.
Arguição oral e diagnose.
Prova e avaliação por objetivos.
3. Abaixo, estão relacionadas algumas ações praticadas por professores em salas de aula do Ensino Fundamental.
Quais dessas ações se referem a uma proposta de avaliação formativa?
I. Colocam a avaliação a serviço da aprendizagem dos alunos, construindo o diálogo e a cooperação. II. Consideram os erros e os obstáculos como ocasiões de aprendizagem. III. Congregam os pais como parceiros do processo avaliativo, procurando não lhes impor um dado padrão preestabelecido sem a participação destes.
Das sentenças acima
I e II estão corretas.
II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
I e III estão corretas.
4. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:
"as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".
Isso significa que os descritores são
conteúdos inertes.
altas habilidades.
competências cognitivas.
habilidades motoras globais.
ALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Uma professora do Ensino Fundamental fez a seguinte afirmação:
"Para nós, professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou desaprovar a aprendizagem dos alunos, ou julgar resultados". Isso sugere que
os professores têm a responsabilidade pela aprovação ou reprovação dos alunos.
a finalidade principal da avaliação é verificar a qualidade do ensino.
a avaliação é um instrumento de mensuração da qualidade da escola.
o compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua formação plena.
4. Por que a avaliação é uma importante estratégia de gestão educacional?
Porque as gestões educacionais utilizam os resultados do processo de avaliação para identificarem as melhores escolas e poderem, assim, serem justas na alocação dos recursos.
Porque os governos criam seus sistemas de avaliação para garantir a democratização das escolas e a formação de seus educadores, bem como a participação das famílias e das comunidades.
Porque a avaliação educacional é uma política utilizada pelos gestores que defendem a ideologia meritocrática, para determinarem a direção do processo educativo em prol das camadas populares.
Porque a avaliação pode ser usada em nível federal, estadual, municipal e pela própria escola para orientar a elaboração de políticas, projetos e propostas educacionais, entre outras ações.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Leia com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória.
A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de _______________________, __________________ e ____________________ visando transformá-la. A sua destinação é a avaliação de programas educacionais ou sociais. A vertente em que está situada é a político-pedagógica, cujo interesse primordial é emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas. (Ana Maria Saul, 1988.)
Assinale a alternativa que contém as palavras que melhor completam o sentido do texto.
conhecimento, compreensão, aplicação da realidade.
interpretação, registro, crítica da realidade. (correta)
descrição, análise, crítica da realidade.
visão de mundo, participação, afirmação da realidade.
2. Um novo projeto de sociedade exige a mudança da "cara da escola".
Porém, mexer na escola significa, entre muitas coisas, ter coragem de transformar a avaliação. Quando puxamos o fio da avaliação, verificamos que ele está imbricado em muitos outros fios - problemas, questões e desafios a serem enfrentados. Entre vários princípios que podem orientar a construção de um projeto de avaliação, fundamentado na ética universal do ser humano, podemos destacar que
I. a avaliação é uma prática política, portanto necessita da participação organizada de todos que fazem a escola. II. o diálogo é uma das condições fundamentais para a prática da avaliação emancipadora. III. os educadores precisam trabalhar junto com seus educandos para que estes possam desejar a avaliação. IV. a autoavaliação criteriosa é um passo na conquista da autonomia.
Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
II, III e IV estão corretas.
as sentenças I, II, III e IV estão corretas. (correta)
I e III estão corretas.
I, II e IV estão corretas.
3. A história da avaliação educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.
Isso tem trazido graves consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos
da África.
dos Estados Unidos da América. (correta)
da Alemanha.
de Portugal.
4. Se defendemos uma avaliação comprometida com a qualidade social, entendemos que ela
concretiza um conjunto de ações pedagógicas entre a escola e a comunidade para que os alunos sejam avaliados justamente, segundo as suas capacidades.
auxilia a obedecer às diretrizes e às políticas públicas educacionais produzidas pelo estado, evitando-se os desvios e interesses de determinados grupos de educadores críticos que representam problemas na escola.
proporciona uma articulação entre a escola e o mercado de trabalho, objetivando a melhoria da aprendizagem dos alunos para que eles possam ser trabalhadores mais eficientes e atualizados.
possibilita uma análise crítica da realidade, desvela a trama política educativa em que as políticas são geradas e concretizadas no cotidiano escolar, orienta decisões e reafirma o compromisso da escola com os projetos emancipadores.(correta)
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Abaixo, estão relacionadas algumas ações praticadas por professores em salas de aula do Ensino Fundamental.
Quais dessas ações se referem a uma proposta de avaliação formativa?
I. Colocam a avaliação a serviço da aprendizagem dos alunos, construindo o diálogo e a cooperação. II. Consideram os erros e os obstáculos como ocasiões de aprendizagem. III. Congregam os pais como parceiros do processo avaliativo, procurando não lhes impor um dado padrão preestabelecido sem a participação destes.
Das sentenças acima
I e II estão corretas.
II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas. (correta)
I e III estão corretas.
2. Para Paulo Freire, não nascemos seres éticos.
Os homens e as mulheres, na relação uns com os outros e com o mundo, fazem-se seres éticos, e qualquer tipo de desrespeito, agressão, descompromisso com a aprendizagem, a vida e a liberdade do outro é denominado de
afronta da ética.
subordinação da ética.
transgressão da ética. (correta)
desordem da ética.
3. Podemos afirmar, numa perspectiva formativa e emancipadora, que a função principal do parecer descritivo/avaliativo é
registrar a informação sobre o rendimento dos alunos, para que os pais possam acompanhar a vida escolar de seus filhos, superando as suas dificuldades.
sistematizar informações sobre o processo de avaliação dos alunos para que os professores possam decidir sobre a aprovação ou reprovação dos alunos.
documentar a vida escolar de cada estudante, ressaltando as suas condutas positivas, seus êxitos nas disciplinas e corrigindo os pontos negativos.
desencadear e consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de uma descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos alunos. (correta)
4. Se defendemos uma avaliação comprometida com a qualidade social, entendemos que ela
proporciona uma articulação entre a escola e o mercado de trabalho, objetivando a melhoria da aprendizagem dos alunos para que eles possam ser trabalhadores mais eficientes e atualizados.
possibilita uma análise crítica da realidade, desvela a trama política educativa em que as políticas são geradas e concretizadas no cotidiano escolar, orienta decisões e reafirma o compromisso da escola com os projetos emancipadores.(correta).
auxilia a obedecer às diretrizes e às políticas públicas educacionais produzidas pelo estado, evitando-se os desvios e interesses de determinados grupos de educadores críticos que representam problemas na escola.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
4. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?
Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.
Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.