sexta-feira, 6 de novembro de 2015

ESTUDO DIRIGIDO LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 2 - UNOPAR

1)
(Fatec-SP) Leia, atentamente, o trecho extraído de Memórias Póstumas de Brás Cubas, abaixo transcrito:
"(...) a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto., mas um defunto autor, para quem a campa foi um berço (...)"
Identifique a classificação morfológica de autor e de defunto:
I. No primeiro caso, autor é substantivo e defunto é adjetivo.
II. No segundo caso, defunto é substantivo e autor é adjetivo.
III. Em ambos os casos, temos substantivos compostos.
Agora, identifique a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    Todas estão corretas.
  • b)
    I e III estão corretas.
  • c)
    II e III estão corretas.
  • d)I e II estão corretas. 
  • e)Todas estão incorretas.
2)
(PUC-RJ) Em qual frase há erro quanto ao uso do artigo:

Alternativas:
  • a)
    Nem todas opiniões são valiosas.
  • b)
    Andou por todo Portugal.
  • c)Leu todos os dez romances do escritor.
  • d)
    Disse-me que conhece todo o Brasil.
  • e)Ela lê o jornal.
3)
(PUCCAMP- SP) Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo:
Dois artigos _______ por um jornalista que foi _______ grandes vítimas de um episódio envolvendo parlamentares, bem esclarecem em que medida a impunidade é um desrespeito aos ________ deste país.

Alternativas:
  • a)recéns-publicados, um dos, cidadãos.
  • b)
    recéns-publicados, uma das, cidadãos.
  • c)
    recém-publicados, um dos, cidadões.
  • d)recém-publicados, uma das, cidadãos. 
  • e)recém-publicados, um de, cidadãos.
4)
Complete as lacunas com eu ou mim:
Não há desentendimentos entre _________ e ti.
O plano era para _______ desistir.
É triste para _______ aceitar isso.
Saímos ele e _________.
Deixem _________ explicar o que houve.

Alternativas:
  • a)mim, eu, eu, eu, eu. 
  • b)
    eu, eu, mim, mim, me.
  • c)
    mim, eu, mim, mim, eu.
  • d)
    mim, eu, mim, mim, me.
  • e)
    eu, mim, eu, mim, eu.
5)
(ESPM-SP modificado) Leia o texto a seguir:
Futurolândia
George Jetson não poderia desejar TV mais bacana que esta. Chama-se The Satelite, e foi criada pela empresa norte-americana Mercury 7. Possui monitor de 14 polegadas e repousa sobre uma esfera de alumínio polido. Os tubos de plástico ABS conduzem a fiação para duas esferas: na menor, vermelha, está instalado o alto-falante; e na maior, com um globo terrestre, fica o sensor do controle remoto. O resultado é absolutamente inovador.
 (Revista Carta Capital, 19 mar. 1997)
Quanto ao termo bacana polido, podemos afirmar que são, respectivamente:

Alternativas:
  • a)um substantivo e um advérbio.
  • b)
    um adjetivo e um substantivo.
  • c)adjetivos. 
  • d)um verbo e um adjetivo.
  • e)
    um pronome e um adjetivo.
6)
(Unifor-CE) A questão a seguir se baseia no seguinte texto:
Se fizermos uma comparação com os índios, poderemos dizer que os civilizados são uma sociedade sofrida. O índio, por sua vez, estacionou no tempo e no espaço. O mesmo arco que ele faz hoje, seus antepassados faziam há mil anos. Se eles pararam nesse sentido, evoluíram quanto ao comportamento do homem dentro de sua sociedade. O índio em sua tribo tem um lugar estável e tranquilo. É totalmente livre, sem precisar dar satisfações a quem quer que seja. Toda a estabilidade tribal, toda a sua coesão mergulha nas águas de um mundo mítico. Que diferença enorme entre as duas humanidades: uma tranquila, em que o homem é dono de todos os seus atos; outra, uma sociedade em explosão, em que é preciso um aparato, um sistema repressivo para poder manter a ordem e a paz dentro da sociedade. Se um indivíduo der um grito no centro de São Paulo, uma radiopatrulha poderá levá-lo preso.
 Se um índio der um tremendo berro no meio da aldeia, ninguém olhará para ele, nem irá perguntar por que ele gritou. O índio é um homem livre.
(Orlando Vilas Boas)

No seguinte trecho: “Se eles pararam nesse sentido, evoluíram quanto ao comportamento do homem dentro de sua sociedade”.
Assinale a alternativa em que as formas verbais simples grifadas na frase acima estão corretamente substituídas por formas verbais compostas.

Alternativas:
  • a)
    tiverem parado - haveriam evoluído
  • b)
    haverão parado - terão evoluído
  • c)tivessem parado - teriam evoluído 
  • d)
    têm parado - haviam evoluído
  • e)
    haviam parado - tenham evoluído
7)
(PUC-RJ) Indique a série que corresponde às formas apropriadas para os enunciados abaixo:
I. As diferenças existentes entre homens e mulheres_______ ser um fato indiscutível.   1. parece  2. parecem
II. Alguns cientistas, desenvolvendo uma nova pesquisa sobre a estrutura do cérebro, os efeitos dos hormônios e a psicologia infantil, ________que as diferenças entre homens e mulheres não se devem apenas à educação.
3. propõe  4. propõem

III. ___________ diferenças cerebrais condicionadoras das aptidões tidas como tipicamente masculinas ou femininas.
5. Haveria  6. Haveriam

IV. _____________  ainda pesquisadores que consideram os machos mais agressivos, em virtude de sua constituição hormonal.
7. Existe  8. Existem

V. Como sempre, discute-se se é a força da Biologia, ou meramente a Educação, que _________sobre o comportamento humano.
9. predomina 10. Predominam

Alternativas:
  • a)2, 4, 5, 8, 9 
  • b)1, 4, 6, 8, 9
  • c)2, 4, 6, 7, 10
  • d)
    2, 3, 5, 8, 10
  • e)
    2, 4, 6, 7, 9
8)
(UFU-MG) - Em todas as alternativas a palavra em destaque indica circunstância de tempo, EXCETO:

Alternativas:
  • a)
    "Mas  estavam atrasados para a peixada de Mestre Manuel e o jeito, daí a pouco, foi despertar Quincas." (J. Amado).
  • b)"Ao seu lado, solidários na dor e na cabeça, vagabundos diversos faziam coro às suas lamentações e suspiros.  tivera conhecimento da notícia, compreendeu Curió ao ver a cena." (J. Amado).
  • c)
    "Chegara o tempo do merecido descanso.  poderia falar livremente de Joaquim Soares da Cunha, louvar-lhe a conduta de funcionário, esposo e pai." (J. Amado)
  • d)
    "Mas Eduardo tampouco estava de acordo e era uma opinião de peso,  que o comerciante concorda em dividir as despesas do enterro." (J. Amado)
  • e)
    "A pergunta coçava-lhe a garganta, não resistiu: - O padre  veio?." (J. Amado)
9)
(IME - modificado) "Não é o homem um mundo pequeno que está dentro do mundo grande, mas é um mundo grande que está dentro do pequeno. Baste por prova o coração humano, que sendo uma pequena parte do homem, excede na capacidade a toda a grandeza do mundo. (...) O mar, com ser um monstro indômito, chegando às areias, para; as árvores, onde as põem, não se mudam; os peixes contentam-se com o mar, as aves com o ar, os outros animais com a terra. Pelo contrário, o homem, monstro ou quimera de todos os elementos, em nenhum lugar para, com nenhuma fortuna se contenta, nenhuma ambição ou apetite o falta: tudo confunde e como é maior que o mundo, não cabe nele".
(Padre Antônio Vieira)
Observe as palavras indicadas no texto: "por"; "indômito"; "as"; "para". Identifique a alternativa que analise corretamente a classe gramatical destas palavras:

Alternativas:
  • a)
    verbo - substantivo - pronome – preposição
  • b)
    preposição - substantivo - artigo – verbo
  • c)
    preposição - adjetivo - pronome – verbo

  • d)
    preposição - adjetivo - artigo – preposição
  • e)verbo - adjetivo - artigo – verbo
10)
"Os enfermeiros cuidaram bem dos pacientes, por conseguinte o diretor do hospital lhes ofereceu um belíssimo jantar." A conjunção que substitui o termo sublinhado é:

Alternativas:
  • a)
    conquanto
  • b)
    porquanto
  • c)
    logo
  • d)
    entretanto
  • e) Todavia

OBS.: RESPOSTAS ENVIADAS SEM NENHUM ERRO

ESTUDO DIRIGIDO LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 1 - UNOPAR

1)(Fafeod-MG) Qual é a alternativa que melhor define o acento tônico?

Alternativas:
  • a)maior intensidade silábica. 
  • b)sílaba tônica associada a sinal gráfico.
  • c)sinal gráfico, marcando a sílaba de maior intensidade.
  • d)sinal gráfico, marcando a intensidade silábica. 
2)
(UFPA) Na pronúncia do grupo de palavras
Sábia/ sabiá
Fábrica/ fabrica
Secretária/ secretaria
a mudança de significado é condicionada:

Alternativas:
  • a)pela nasalidade.
  • b)pelo deslocamento do acento tônico. 
  • c)pela alternância do timbre vocálico.
  • d)
    pelo ambiente sonoro.
  • e)pelas consoantes oclusivas.
3)
Complete as lacunas com a alternativa correta, segundo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

“Muitos famosos compareceram à _________. O ator Otavio _________ disse estar emocionado com o _________ da _________. “É a primeira vez que interpreto um ______”- disse ele.

Alternativas:
  • a)estréia/ Muller/ apoio/ plateia/ herói.
  • b)estréia/ Müller/ apóio/ plateia/ herói
  • c)estreia/ Müller/ apoio/ platéia/ heroi.
  • d)estreia/ Muller/ apóio/ platéia/ herói.
  • e)estreia/ Müller/ apoio/ plateia/ herói. 
4)(Mack-SP) As palavras está e será acentuam-se por serem:

Alternativas:
  • a)terminadas pela vogal tônica a.
  • b)oxítonas terminadas em a
  • c)monossílabas tônicas em a.
  • d)oxítonas e monossílabas átonas em a.
5)(Puccamp-SP) “Apenas na Amazônia os sertanistas estão no encalço de 22 tribos que se embrenharam na floresta para fugir dos brancos. O trabalho da Funai desenvolve-se em nove frentes, que permitem, até agora, a aproximação com cinco novos grupos indígenas.”
As palavras destacadas são acentuadas pelas mesmas razões que justificam os acentos das seguintes palavras, respectivamente:

Alternativas:
  • a)área, lá, saída.
  • b)índios, dendê, inquérito. 
  • c)parabéns, ânimo, herói.
  • d)
    Antônio, três, íris.
6)
(UNIT-MG) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho abaixo:

“O __________ do chefe de gabinete não teve a ________de ofender o _______do prédio”.

Alternativas:
  • a)acessor/ intensão/ ascensorista.
  • b)ascessor/ intenção/ ascensorista.
  • c)assessor/ intenção/ ascensorista. 
  • d)assessor/ intensão/ ascensorista.
7)(UNIR-RO) Acentuam-se pela mesma razão os vocábulos:

Alternativas:
  • a)Ignácio – até.
  • b)Fantástico – histórias.
  • c)Tecnológicos – básicos. 
  • d)Vídeo – público.
  • e)Impossível – rápidas.
8)(Med. Barbacena-MG) Assinale a opção em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de “ninguém”, “inverossímil”, “caráter”, respectivamente:

Alternativas:
  • a)hífen, também, impossível.
  • b)armazém, útil, açúcar. 
  • c)têm, anéis, éter.
  • d)há, impossível, crítico.
  • e)pólen, magnólias, nós.
9)Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.

Alternativas:
  • a)juíza – urubú – item – tórax.
  • b)ímã – virús – interíni – nínha.
  • c)polén – lons – paúl – bônus.
  • d)climax – saci – almôço – caráter.
  • e)amém – tríceps – jóquei – pôr (verbo). 
10)
Dentre os termos porquepor quepor quê e porquê, assinale a alternativa que completa corretamente as frases a seguir.

____________você não respondeu a meu chamado?
As crianças não foram hoje à escola ____________?
Desconhecemos muitas vezes o ____________ de tanta maldade.
Ele corria ____________ não queria chegar atrasado ao colégio.

Alternativas:
  • a)Por que. Por quê. Porquê. Porque. 
  • b)Porque. Porquê. Porquê. Porque.
  • c)Por que. Porque. Por quê. Porquê.
  • d)Porque. Porque. Por quê. Por quê.


OBS.: AS RESPOSTAS FORAM SEM NENHUM ERRO

Barragem se rompe em Mariana, MG




O rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5).
O Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem equipes no local, confirmou uma morte e 15 desaparecidos até o momento. A vítima seria um homem que teve um mal súbito quando houve o rompimento. A identidade dele ainda não foi divulgada. 
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos deMariana (Metabase), Valério Vieira dos Santos, afirma que entre 15 e 16 pessoas teriam morrido e 45 estão desaparecidas, mas ainda não há números oficiais de vítimas.
Um dos sobreviventes da tragédia, Andrew Oliveira, que trabalha como sinaleiro na empresa Integral, uma terceirizada da Samarco, disse que, na hora do almoço, houve “um abalo”, mas os empregados continuaram trabalhando normalmente.
"Começou a praticamente ter um terremoto", disse sobre o momento que as barragens se romperam. (veja depoimento abaixo)
Feridos
Quatro feridos foram levados para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, referência em atendimento de urgência. De acordo com a Fhemig, três delas foram levadas de helicóptero e uma de ambulância.
Dentre os feridos está uma criança de 3 anos. Não se sabe se estes feridos estavam internados no hospital de Mariana e foram transferidos. Nesta unidade, quatro feridos tinham sido atendidos.
Mais de 200 pessoas da Guarda Municipal, dos bombeiros, das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil e da mineradora trabalham nas buscas.
Movimentação de pessoas na Arena Mariana, complexo esportivo em Mariana (MG), para onde estão sendo levados os desalojados após rompimento da barragem de rejeitos de mineração no distrito de Bento Rodrigues (Foto: Lucas Prates/Hoje em Dia/Estadão Conteúdo)Desabrigados que tiveram que deixar suas casas por causa de rompimento de barragem estão na Arena Mariana (Foto: Lucas Prates/Hoje em Dia/Estadão Conteúdo)
O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos. A orientação para os moradores que deixam Bento Rodigues é que sigam para o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro.
Empresa
O diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, em comunicado divulgado no perfil da empresa no Facebook por volta das 23h desta quinta, afirmou que o rompimento ocorreu em duas barragens – e não em uma, como informava nota divulgada pela mineradora no fim da tarde. (Veja a nota no fim da reportagem)
Segundo Vescovi, romperam-se as barragens de Fundão e Santarém, na unidade industrial de Germano, localizada entre os municípios de Mariana e Ouro Preto – a cerca de 100 km de Belo Horizonte.
O diretor-presidente da empresa diz que o rompimento foi identificado na tarde desta quinta e, imediatamente, foi acionado o plano de ação emergencial de barragens para priorizar o atendimento das pessoas que trabalham no local ou que vivem próximo às barragens. (veja no vídeo abaixo)
"Lamentamos profundamente e estamos muito consternados com o acontecido, mas estamos absolutamente mobilizados para conter os danos causados por esse acidente", finalizou.
Resgate
A Prefeitura de Mariana informou que muitas pessoas ainda estão ilhadas, e os acessos por terra estão todos bloqueados. Um helicóptero vai fazer o resgate, porém, a aeronave não pode voar à noite.
Os desabrigados estão sendo levados para a Arena Mariana, que é um complexo esportivo do município. Doações de roupas, água mineral, colchões e produtos de higiene pessoal podem ser entregues no centro de convenções de Mariana, na Rua Juscelino Kubitschek.
Segundo a prefeitura, o distrito de Bento Rodrigues tem cerca de 600 moradores, em 200 imóveis. Mas como outras localidades podem ter sido atingidas pelo mar de lama, a estimativa é de 2 mil pessoas afetadas.
Um vídeo mostra o desespero de moradores pouco depois do rompimento da barragem e a lama a avançando sobre o vilarejo. Assista abaixo:
Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, a mineradora foi fiscalizada há dois anos e nenhum problema foi encontrado na barragem.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais(Semad) criou um comitê de crise para cuidar do acidente e uma equipe de emergência foi enviada para o local para avaliar a situação.
De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão responsável pela fiscalização de barragens de rejeitos, a barragem de Fundão é considerada de baixo risco, e o rejeito de minério, inofensivo para a saúde.
Rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Foto: Luis Eduardo Franco/TV Globo)Rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Foto: Luis Eduardo Franco/TV Globo)
Governo estadual
Quatro helicópteros do governo de Minas Gerais partiram para Bento Rodrigues com grupamentos do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad).
Em nota oficial, o governador, Fernando Pimentel, disse que recebeu com consternação a notícia do desastre. "A Defesa Civil e outros órgãos competentes estão envidando todos os esforços para prestar os primeiros socorros e todo atendimento necessário à população do distrito, ainda de difícil acesso em razão dos estragos causados pela inundação", diz o texto.
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, informou que vai viajar para Mariana nesta sexta-feira para acompanhar a assistência às vítimas. Unidades do Exército em Belo Horizonte e em São João Del Rei estão de prontidão, caso haja necessidade de ajuda nas buscas por sobreviventes.
Ministério Público
Representantes do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Ministério Público Estadual de Minas Gerais estão em Bento Rodrigues e será instaurado um inquérito civil para apurar as causas do rompimento da barragem, afirmou o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.
Segundo o promotor, a partir desta sexta (6), o MP pretende levantar e identificar as causas do acidente e propor uma ação contra os responsáveis. Ele afirmou que nenhuma barragem se rompe por acaso, mas ressaltou que é prematuro dizer qual é a causa.
NOTA DA SAMARCO DIVULGADA NA TARDE DESTA QUINTA:
A Samarco informa que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, localizada na unidade de Germano, nos municípios de Ouro Preto e Mariana (MG). A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência. Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas. Por questão de segurança,  a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência.
Arte Barragem Bento Rodrigues atualiza 19h40 (Foto: Editoria de Arte/G1)

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

AV2 - PEDAGOGIA - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR IV - UNOPAR

Questão 1

Nota: Não gerada
O cérebro humano é algo complexo e ainda desconhecido, porém sabemos que determinadas regiões são responsáveis por habilidades específicas. A compreensão das funções cerebrais é fundamental para o entendimento dos pontos fortes e fracos que permeiam o processo de

Alternativas

  • 1 -
    desenvolvimento
  • 2 -
    aprendizagem
  • 3 -
    adaptação
  • 4 -
    escolarização

Sua resposta

2 -
aprendizagem

Questão 2

Nota: Não gerada
As habilidades básicas, conhecidas no período pré-escolar como pré-requisitos para a alfabetização, são de extrema importância para a aprendizagem. São consideradas funções psíquicas superiores, dentre outras

Alternativas

  • 1 -
    ordenação temporal, memória e atenção
  • 2 -
    coordenação viso-motora, memória e atenção
  • 3 -
    discriminação visual, orientação espacial e memória
  • 4 -
    discriminação visual, coordenação viso-motora e orientação espacial

Sua resposta

4 -
discriminação visual, coordenação viso-motora e orientação espacial

Questão 3

Nota: Não gerada
Acerca das dificuldades e transtornos de aprendizagem, muito se tem confundido as duas terminologias e, em consequência deste equívoco, as formas de lidar com estas duas situações que permeiam a aprendizagem humana, acabam por comprometer a utilização de estratégias para reverter, ou minimizar o impacto daquelas na vida acadêmica e pessoal do sujeito. É correto afirmar sobre as dificuldades e transtornos de aprendizagem

Alternativas

  • 1 -
    dificuldades e transtornos de aprendizagemsão dificuldades escolares ligadas a problemas de ordem pedagógica, sem envolvimentos neurobiológicos, culturais, sistêmicos, entre outros
  • 2 -
    as dificuldades de aprendizagem são distúrbios da aprendizagem devido a causas neurológicas
  • 3 -
    transtornos de aprendizagem são dificuldades escolares ligadas a problemas de ordem pedagógica, sem envolvimentos neurobiológicos, culturais, sistêmicos, entre outros
  • 4 -
    dificuldades de aprendizagem são ligadas a problemas de ordem pedagógica, escolares, sem envolvimentos neurobiológicos, culturais e sistêmicos, enquanto que os transtornos de aprendizagem se referem a causas neurológicas

Sua resposta

4 -
dificuldades de aprendizagem são ligadas a problemas de ordem pedagógica, escolares, sem envolvimentos neurobiológicos, culturais e sistêmicos, enquanto que os transtornos de aprendizagem se referem a causas neurológicas

Questão 4

Nota: Não gerada
    A leitura silenciosa, no referente à recepção, envolve apenas um tipo de informação – a visual, mesmo que ocorra a transdução para o auditivo. O leitor
I. examina atentamente, linha por linha, a página escrita;
II. controla a velocidade da recepção e direção do fluxo (esquerda para direita);
III. ao mesmo tempo, integra o que está sendo lido para que seja alcançado seu significado;
IV. tem atenção ao que está sendo lido.
Acerca do processo de leitura silenciosa é correto afirmar que

Alternativas

  • 1 -
    apenas a afirmativa I está correta
  • 2 -
    apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • 3 -
    apenas as afirmativas II, III estão corretas
  • 4 -
    as alternativas I, II, III e IV estão corretas

Sua resposta

4 -
as alternativas I, II, III e IV estão corretas

Questão 5

Nota: Não gerada
Quanto à dislexia é correto afirmar

Alternativas

  • 1 -
    a dislexia é um distúrbio grave de leitura devido à questões neuropsicológicas
  • 2 -
    a dislexia é um distúrbio grave de escrita devido à questões neuropsicológicas
  • 3 -
    a dislexia é um distúrbio grave de cálculo devido à questões neuropsicológicas
  • 4 -
    a dislexia é um distúrbio grave de grafia devido à questões neuropsicológicas

Sua resposta

1 -
a dislexia é um distúrbio grave de leitura devido à questões neuropsicológicas