sexta-feira, 20 de novembro de 2015

DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA

INTRODUÇÃO

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e destina-se a crianças de zero a seis anos de idade. O atendimento à criança pequena é uma necessidade, principalmente nos grandes centros urbanos. Nesse período pode ser considerado, hoje, não só uma necessidade decorrente das condições de vida nos grandes centros urbanos, mas uma realidade. As peculiaridades dessa faixa etária, exigem que a educação infantil cumpra duas funções indissociáveis e complementares: cuidar e educar. A sociedade tem exercido influência para que as crianças sejam colocadas cada vez mais cedo, e num período maior de tempo, em instituições de educação infantil.

Apesar de não haver dados precisos sobre o atendimento infantil em instituições no País como um todo, estima-se que 40% dessas crianças estejam sendo atendidas em instituições de educação infantil.3,13

O desenvolvimento integral da criança depende tanto dos cuidados que envolvem a dimensão afetiva quanto dos aspectos biológicos do corpo, tais como: qualidade da alimentação e os cuidados com a saúde, e a forma como são oferecidos.

Na literatura, são poucos os instrumentos de triagem específicos para detecção de alterações na linguagem em lactentes. Observa-se um grande número de trabalhos que avaliam crianças a partir dos três anos de idade, mas quase nenhum que estudasse o primeiro ano de vida.

Entretanto, a aquisição de linguagem ocupa papel central no desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Assim, seria esperado que funcionasse como um indicador, sensível, de integridade geral de desenvolvimento. A triagem do desenvolvimento da linguagem é um meio razoável de avaliar a "integridade de vários subsistemas neurais incluindo a audição, o processamento auditivo central, o desenvolvimento cognitivo, a função motora de articulação, de praxia de membros superiores, a visão e o processamento central da informação visual".4 A dificuldade da criança em adquirir a linguagem nos padrões normais é quase sempre um indício de algum tipo de problema de desenvolvimento subjacente.

A linguagem pode ocorrer por intermédio de dois canais: o canal auditivo, englobando a fala e sua compreensão e o canal visual, necessário para a leitura e escrita, para os gestos e para a Língua de Sinais, utilizada pelos indivíduos surdos. O lactente ouvinte faz uso da vocalização, da compreensão auditiva e dos gestos para a comunicação com outras pessoas (comunicação visual social).

No que se refere à visão, sabe-se que esta contribui muito para o desenvolvimento da criança, pois é um fator de motivação, orientação e controle de movimentos e ações. O desenvolvimento da visão, assim como o desenvolvimento de outras funções do organismo, é permeado por fatores de maturação neurológica e de aprendizagem. É determinado por fatores genéticos e influenciado por fatores ambientais.6

É no primeiro ano de vida que se efetuam as modificações mais importantes no desenvolvimento da criança, quando se apresentam grandes saltos evolutivos em menores períodos de tempo. Assim, em sua relação de reciprocidade no desenvolvimento, as transformações nas habilidades motoras axial e apendicular, que ocorrem ao longo do primeiro ano de vida, favorecem o aprimoramento das habilidades visuais.5

Sabe-se que, no desenvolvimento da linguagem, o profissional da área da saúde freqüentemente superestima as habilidades da criança. Esse dado concretiza-se, quando se analisa o pequeno número de crianças de até três anos de idade, que são encaminhadas para avaliação de linguagem. Estima-se que 2% a 3% das crianças dessa idade possuam algum tipo de atraso de desenvolvimento de linguagem, excetuando-se aquelas com retardo mental, paralisia cerebral e surdez.4

A prevenção e a detecção precoce de alterações no desenvolvimento infantil são práticas pouco aplicadas no Brasil. No caso das deficiências sensoriais, essa preocupação justifica-se pela possibilidade de antecipação do processo de intervenção logo no início de vida da criança, garantindo a estimulação necessária em todos os aspectos fundamentais para seu desenvolvimento global. Nessa área, os procedimentos de triagem são utilizados por se caracterizarem como instrumentos de baixo custo, de simples aplicação e eficientes.

Portanto, o presente trabalho teve como objetivo investigar como se processa o desenvolvimento da linguagem e das funções visuais e auditivas em lactentes de creche, no primeiro ano de vida.

MÉTODOS


Foram avaliados 115 lactentes que freqüentavam uma creche da área de saúde de uma universidade do Estado de São Paulo, filhos de funcionárias que trabalham nessa universidade, em horários de turnos, nos anos de 1998 a 2001.

Os 115 lactentes foram separados em três grupos, de acordo com sua faixa etária:

    • Grupo 1: 43 lactentes entre 3 meses e 16 dias até 6 meses e 15 dias.

    • Grupo 2: 46 lactentes entre 6 meses e 16 dias até 9 meses e 15 dias.

    • Grupo 3: 26 lactentes entre 9 meses e 16 dias até 12 meses e 15 dias.

Para a avaliação, foi utilizado o "Protocolo de Observação do Desenvolvimento da Linguagem e das Funções Auditiva e Visual", com 39 provas, sendo 10 relacionadas à linguagem, 11 para testar a função auditiva e 18 a função visual social.

Nas questões de desenvolvimento da linguagem e das funções visual e auditiva, o Protocolo consta de algumas provas da "Early Language Milestone Scale" (ELM),4 selecionadas por Lima,8 das "Bayley Scales of Infant Development",2 com provas selecionadas por Gagliardo.6

Tendo em vista a necessidade de se avaliar o lactente em período do dia em que ele se encontrava tranqüilo em sua rotina de atividades e por pessoas familiares a ele, decidiu-se capacitar as próprias educadoras da creche, módulo berçário, a fim de que pudessem estar aptas a observar as etapas de desenvolvimento de cada lactente.

Alguns itens do Protocolo podiam ser observados na interação informal, com atividades desenvolvidas na creche com os lactentes ou testados diretamente, tais como nas provas de localizar o som de um sino na lateral ou na prova de imitar jogos gestuais.

Os pais dos lactentes avaliados, assim que inscreveram seus filhos na creche, assinaram uma autorização prévia para a avaliação rotineira das crianças. Como esse projeto está incorporado ao sistema de avaliação dos lactentes, não houve assinatura do Consentimento Livre e Esclarecido, específico para essa finalidade.*

A capacitação das educadoras da creche, para a aplicação do Protocolo, consistiu de cinco fases:

    • Primeira fase - No ano de 1998, em encontro de uma das autoras do Protocolo, fonoaudióloga, com a equipe de educadoras da creche "Área de Saúde" para informá-las e sensibilizá-las nas questões das alterações de linguagem, de problemas auditivos e visuais. Discutiu-se o significado de uma triagem e a justificativa para a realização de tal procedimento. Dentre as funcionárias da creche, foi escolhida uma agente multiplicadora, pedagoga, bastante familiarizada com o material que seria aplicado.

    • Segunda fase - Demonstração do Protocolo ao agente multiplicador. Foi então escolhido o melhor local da creche para a aplicação da triagem.

    • Terceira fase - Ações pedagógicas utilizadas pelo agente multiplicador, na capacitação das educadoras berçaristas, para a aplicação do Protocolo. Foi feita demonstração e orientação da aplicação de cada prova do Protocolo às berçaristas com lactentes de diversas faixas etárias. Foi realizado planejamento dessas ações de prevenção articuladas com o programa educativo da creche.

    • Quarta fase - Aplicação por parte das educadoras berçaristas, sem a presença do agente multiplicador, utilizando as orientações práticas e teóricas fornecidas.

    • Quinta fase - Para se saber se as educadoras haviam registrado de forma adequada as respostas dos lactentes, fez-se necessário que a autora do Protocolo avaliasse a aprendizagem da utilização do procedimento realizado por elas. Houve uma reavaliação, pelas autoras do Protocolo, das crianças triadas pelas educadoras e o agente multiplicador, em lactentes escolhidos aleatoriamente.

Para análise descritiva dos dados, foi utilizado o Programa "Epidemiologic Information 6.0" (Epi Info). Para comparar os estudos com as variáveis de interesse, foram utilizados os testes Qui-quadrado ou Exato de Fischer, quando necessário. O nível de significância adotado foi de 5%.

RESULTADOS


As educadoras berçaristas avaliaram 115 lactentes, na faixa etária de três meses e 15 dias a 12 meses e 15 dias. Apesar do Protocolo avaliar lactentes desde o primeiro mês de vida, no presente trabalho foram considerados apenas lactentes com mais de três meses de idade, pois é nessa idade que começam a freqüentar a creche.

No Grupo I, os resultados das provas da Escala ELM4 estão na Tabela 1.

Além disso, foram avaliadas provas das Escalas BAYLEY:2 leva mão ao objeto, realizada por 41 (95,3%) lactentes e segura objeto em cada mão, realizada por 26 (60,5%) lactentes.

No Grupo II, os resultados das provas da Escala ELM4 estão na Tabela 2:

Além disso, foi avaliada a prova das Escalas BAYLEY,2 transfere objeto de mão, realizada por 35 (85,4%) dos lactentes.

No Grupo 3, os resultados das provas da Escala ELM4 estão na Tabela 3.

As provas das Escalas BAYLEY2 avaliadas foram: preensão polegar/ indicador (pinça) e colocação de um cubo sobre o outro.

A prova preensão polegar/indicador (pinça) foi realizada por 10 (38,5%) lactentes. A prova colocar um cubo sobre o outro, foi realizada por cinco (19,2%) lactentes.

Para verificar a atuação das berçaristas enquanto avaliadoras, as autoras do Protocolo reavaliaram uma amostra de cinco lactentes em cada ano, de 1998 a 2001. As avaliações corresponderam a 100% das avaliações feitas pelas educadoras.

DISCUSSÃO

Foi observado que das 16 provas avaliadas, nos três Grupos, 10 foram realizadas dentro da faixa etária esperada, ou seja, produção de sílaba simples, localização de som na lateral, na diagonal, inibir-se ao "não", seguir objeto visualmente, piscar para o perigo, apontar para objetos desejados. As seis provas restantes (produção de bolhas, de sílaba repetida, de mamã e papá, da primeira palavra e de imitar e iniciar jogos gestuais) apresentaram resultados estatisticamente significativos se comparados com estudos anteriores, principalmente os de Lima8,9,10 (1997), Coplan4 (1983), Azevedo1 (1995) e Gagliardo.6

Observou-se que os lactentes na produção do balbucio polissilábico e das primeiras palavras apresentaram um padrão diferente no desenvolvimento da linguagem.

Além disso, encontrou-se um número reduzido de crianças imitando e produzindo espontaneamente jogos gestuais sociais, o que mostra que, embora não tenham sido encontradas evidências de que haja alteração no desenvolvimento da linguagem (oral e gestual), o ambiente creche provavelmente propicie condições para um padrão diferente do encontrado por outros autores 5,8,10,12 em lactentes que permaneciam grande parte do tempo com um responsável, em geral a mãe, em situações de interação um a um. Outro elemento a ser considerado é a quantidade de estímulos visuais e sonoros que se encontra em um ambiente coletivo, como o berçário de creche. Talvez o desenvolvimento de linguagem em lactentes não siga um padrão de desenvolvimento universal.

A avaliação auditiva, pela prova de localização sonora, detectou alteração em duas crianças, sendo confirmada pela presença de otite média.

No Grupo 1 (Tabela 1), na prova "produção de bolhas", aos seis meses, um número menor de lactentes produzia essa prova, se comparado com Lima8 que encontrou todas os lactentes realizando a prova nessa idade. Coplan4 encontrou grande maioria dos lactentes estudados produzindo vibração de lábios na metade do primeiro ano de vida.

No que se refere às provas de função visual, "segue objeto e pisca para o perigo", no Grupo I, as respostas obtidas estão de acordo com a literatura,4,7,11 ou seja, são comportamentos apresentados pela maioria dos lactentes estudados aos 4 meses de idade.

As provas de localização de sino na lateral, à direita e à esquerda, foram executadas por todos os lactentes, estando de acordo com a literatura. A partir de três meses, há o aparecimento de respostas como procura de fonte e localização lateral no plano da orelha, caracterizando uma evolução das respostas em decorrência do processo de maturação do Sistema Nervoso Central.1,4,12 A ausência de localização do sino à esquerda em uma criança foi explicada pela presença de otite média, diagnosticada por médico otorrinolaringologista após encaminhamento da creche.

No Grupo 2, Tabela 2, os lactentes que realizaram as provas relacionadas à linguagem, ou seja, início da produção de sílaba simples (balbucio monossilábico) e de sílaba repetida (balbucio polissilábico) ficaram abaixo do esperado para a idade cronológica dos lactentes.

Entretanto, ao se analisar mês a mês, observou-se que cinco lactentes não produziam sílabas simples aos sete meses, um lactente aos oito meses e um outro aos nove, sendo esta uma criança que estava apresentando otite média de repetição. Observa-se que o balbucio monossilábico ocorreu, de fato, na mesma faixa etária que o grupo estudado por Lima,8,10 pois a maioria estava balbuciando sílabas simples aos oito meses. Coplan4 encontrou a produção de sílaba simples em lactentes com mais de oito meses de idade cronológica.

Quanto ao balbucio polissilábico, 25 (54,3%) não produziam sílabas repetidas até os nove meses, uma freqüência bastante abaixo do encontrado por Lima,8,10 de 100% de produção aos nove meses e por Coplan,4 com 75% dos lactentes realizando essa prova. Esse número se manteve com os 15 lactentes aos nove meses completos, pois apenas oito (53,4%) deles emitia o balbucio polissilábico.

Quanto à imitação de jogos gestuais, foi encontrado que 19 (41,3%) das crianças da creche apresentaram essa prova até os nove meses. Os lactentes estudados por Lima,8,10 na sua maioria, apresentaram imitação de gestos aos nove meses.

As duas provas citadas com diferença significativa de respostas, produção de sílaba repetida e imitação de jogos gestuais, quando comparadas aos dois estudos anteriores,3,6 dependem de estimulação e talvez de uma interação maior do adulto com o bebê. Rubino14 afirma que, a partir do momento em que o bebê é capaz de vocalizar sons com características próximas aos da fala adulta, a mãe passa a especular produções sonoras da criança. A mãe reflete de volta para a criança a imagem de seus gestos vocais. Além disso, ela começa a interpretar as produções vocais da criança. A ausência da função de um adulto realizando essa atividade conjunta com o lactente pode levar a esse desenvolvimento diferenciado apresentado pelos lactentes da creche, com um número menor deles realizando o balbucio.

Situação similar ocorreu também com a prova "imita jogos gestuais". Provavelmente, o fato do lactente não contar com um adulto mais próximo a ele em situações de brincadeiras gestuais do tipo bate palminha e joga beijo faz com que o aparecimento desse comportamento venha a aparecer em outro período que não o encontrado em estudos anteriores.4,8,9

Os lactentes apresentaram respostas consistentes na recepção de sons, ou seja, localizaram sino de forma indireta, o que se encontra compatível com a literatura.1,12 Foi observado que, aos oito meses, todas as crianças são capazes de localizar sons situados abaixo ou acima do nível da orelha, de forma indireta.1 Uma criança não apresentou resposta ao sino, mas se verificou, posteriormente, a presença de otite. Na prova "inibe-se ao 'não'", ou seja, compreensão inicial de uma ordem simples, as respostas foram compatíveis com as de Lima,8 que encontrou compreensão do "não" na maioria dos lactentes aos nove meses.

No Grupo 3, observa-se, quanto ao uso da linguagem expressiva, que 14 (53,8%) lactentes estavam falando mamã/papá e 10 (38,5%), a primeira palavra. Este última prova ficou aquém do encontrado por Lima,8,10 com 75,6% dos lactentes produzindo a primeira palavra aos 12 meses. Dos cinco lactentes com 12 meses completos, nenhum emitia a primeira palavra. Coplan4 encontrou 70% de lactentes emitindo a primeira palavra aos 12 meses de idade. Seria esperado que mais da metade dos lactentes, até em situação de imitação da palavra do adulto, incorporasse parte do enunciado deste, com modificações adequadas ao seu próprio nível de desenvolvimento.

Nas provas relacionadas à recepção de sons, ou seja, localização de sino para baixo diretamente, 100% dos lactentes a estavam executando, estando de acordo com os dados encontrados por outros autores.1,8

A prova "inicia jogos gestuais" foi realizada por 15 (57,7%) lactentes, um número abaixo do encontrado por Coplan4 e Lima,8 em que a maioria dos lactentes produziu essa prova aos 11 meses.

A prova "aponta para objetos desejados" foi realizada por 14 (53,8%) lactentes, um número maior do que o encontrado por Lima,8,9 que foi de 35,6%.

A participação no processo de construção de novos conhecimentos, tanto no que diz respeito ao processo de desenvolvimento quanto às questões de prevenção e detecção de alterações no desenvolvimento de linguagem e das funções auditiva e visual na área da educação infantil, implicou um investimento inicial na formação dos educadores. Foi preciso haver integração das áreas de saúde e educação para acompanhar o desenvolvimento dos lactentes nas questões de linguagem e das funções auditiva e visual.

Em conclusão, encontrou-se número reduzido de crianças realizando determinadas provas relacionadas ao desenvolvimento de linguagem. Entretanto, não foram encontradas evidências de alterações no desenvolvimento desses lactentes. Muito provavelmente, o ambiente creche esteja propiciando condições para um padrão diferente de desenvolvimento de linguagem que não segue o padrão universal.



REFERÊNCIAS

1. Azevedo MF, Vilanova LCP, Vieira RM. Desenvolvimento auditivo de crianças normais e de alto-risco. São Paulo: Plexus; 1995.      


2. Bayley N. Manual for the Bayley scales of iInfant development. San Antonio: The Psychological Corporation; 1993. 


3. Campos MM, Haddad LJ, Rosemberg F. Educação infantil, creches e pré-escolas. In: Centro Feminista de Estudos e Assessoria. Pensando nossa cidadania: proposta para uma legislação não discriminativa. Brasília (DF): CFEMEA; 1993.   

4. Coplan J. The early language Milestone Scale. Austin: Pro-Ed; 1993.  

5. Diament A, Cypel S. Neurologia infantil. 3a ed. São Paulo: Atheneu; 1996.   

6. Gagliardo HGRG. Investigação do comportamento visuomotor do lactente normal no primeiro trimestre de vida [dissertação de mestrado]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 1997.   

7. Knoblock H, Pasamanik B. Gesell e Amatruda: diagnóstico do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Atheneu; 1990.    

8. Lima MCMP. Avaliação de fala em lactentes no período pré-linguístico: uma proposta de detecção de problemas auditivos [tese de doutorado]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 1997.   

9. Lima MCMP, Gagliardo HGRG, Gonçalves VMG. Desenvolvimento da função visual em lactentes ouvintes e surdos:importância para a aquisição da língua de sinais. Rev Dist Comun 2001;12:239-55.    

10. Lima MCMP, Gonçalves VMG, Quagliato EMAB. Detecção da deficiência auditiva por meio da Escala de Aquisições Iniciais de Linguagem (ELM): um estudo piloto. Rev Dist Comun 1998;10:77-90. 

11. Manning AS. O desenvolvimento da criança e do adolescente. São Paulo: Cultrix; 1993. 

12. Northern J, Downs M. Audição em crianças. São Paulo: Manole; 1989.     

13. Rosemberg F, Campos MM, organizadores. Creches e pré-escolas no hemisfério norte. São Paulo: Ed. Cortez/ Fundação Carlos Chagas; 1994.  

14. Rubino, R. Representando o interlocutor no período pré-lingüístico [dissertação de mestrado]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1989.


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Alunos são liberados mais cedo em escola estadual de Petrolina por motivo do calor fortíssimo

Alunos da escola Osa Santana são liberados as 15h30 por conta do calor em Petrolina (Foto: Juliane Peixinho / G1)Alunos da escola Osa Santana são liberados as 15h30 por conta do calor em Petrolina (Foto: Juliane Peixinho / G1)
Estudantes da Escola de Referência de Ensino Médio Osa Santana localizada no bairro Cohab Massangano em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, estão sendo liberados mais cedo e tendo horários das aulas reduzidos há quase uma semana. Os alunos afirmam que o motivo são as altas temperaturas dentro da sala de aula, já que apenas um pavilhão da escola é climatizado. Eles reclamam ainda da merenda escolar, pois os alimentos servidos são muito quentes para ingerir com o clima quente.
Fernando Dias Neto cursa o terceiro ano do Ensino Médio, ele conta que no período vespertino as aulas iniciam às 13h e terminam às 15h30, além disso a duração das aulas tem sido de 30 minutos. “Só no segundo pavilhão tem ar-condicionado, o primeiro não tem, mas a escola toda está sendo liberada mais cedo por conta do calor”, explica.
A medida é questionada pelos estudantes, pois acreditam prejudicar o rendimento escolar. “
As aulas estão sendo reduzidas, passaram de 50 minutos para 30 minutos. E perde muito tempo trocando de sala. Quando começa a dar aula toca o sinal. A escola não vai suprir esse prejuízo de maneira nenhuma. Acaba tirando ao tempo das outras aulas e não produzindo”, destaca Fernando.

Alunos tem aulas de 30 minutos no Osa Santana em Petrolina (Foto: Juliane Peixinho / G1)Alunos tem aulas de 30 minutos no Osa Santana
em Petrolina (Foto: Juliane Peixinho / G1)
Outros problemas também são apontados pelos alunos como a falta de alguns professores e também o fornecimento da merenda escolar com alimentos quentes, o que dificulta o consumo. “A alimentação está ruim, porque eles servem alimentos quentes nesse calor como sopa e mungunzá. Nesse calor, não tem como comer”, garante Fernando.
Na sala da aluna Rayanna França tem ar-condicionado, mas essa semana ela foi liberada cedo todos os dias. “Soube que a escola ligou para um engenheiro elétrico que veio resolver e o ar parou de funcionar e está um problema essa escola. Algumas salas são climatizadas, mas o ar-condicionado não presta. Estamos saindo cedo, as aulas são reduzidas por causa do calor e não tem como ficar lá dentro, porque são muitos alunos em uma aula só”, relata.
O aluno do terceiro ano Wallace Andrei disse que as turmas começaram a sair cedo desde segunda-feira (16)  devido a onda de calor. “Tem um pavilhão que é refrigerado e outro não, e por isso estamos saindo mais cedo por conta dos outros. Daí Libera todo mundo. O professor entra na sala tem que sair e prejudica e muito. À tarde, a gente também acaba não comendo, porque recebemos muita comida quente para o horário da tarde como sopa e mungunzá.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que não há orientação para redução do horário das escolas integrais do estado, porém, em função do mal estar causado pelas altas temperaturas registradas em Petrolina e Região, foi necessário ajustar o horário no período vespertino da Escola de Referência de Ensino Médio Professora Osa Santana, visando o bem-estar dos estudantes, professores e servidores de modo geral, reduzindo para 30 minutos as atividades de cada aula do contra turno, desde esta segunda-feira (16). De acordo com a secretaria, será elaborado um planejamento para reposição das aulas para que não haja prejuízo algum para os alunos.
Em  relação ao alimento oferecido para a merenda escolar, a secretaria comunicou que houve uma conversa com o nutricionista para que os alunos pudessem sugerir as mudanças no cardápio, adaptando-o para a realidade da região. Já sobre a falta de professores na escola, o estado explicou que fez a substituição de um docente da disciplina de Matemática e, atualmente, as aulas estão normalizadas.

Justiça cumpre mandados de reintegração de posse no Bernardino

Reintegração de posse Residencial Monsenhor Bernardino (Foto: Leciane Lima / TV Grande Rio)Reintegração de posse Residencial Monsenhor Bernardino (Foto: Leciane Lima / TV Grande Rio)
Na manhã desta quinta-feira (19), foram cumpridos mandados de reintegração de posse de 56 unidades do Residencial Monsenhor Bernardino, do Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida, que fica às margens da BR-428 em Petrolina, no Sertão pernambucano. A ação surpreendeu os moradores do local logo nas primeiras horas do dia.
A desocupação foi pacífica e teve o apoio da Polícia Militar, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. A Caixa Econômica Federal (CEF) enviou caminhões para que fossem transportados os móveis dos moradores.
Justiça cumpre reintegração de posse Residencial Monsenhor Bernardino (Foto: Leciane Lima / TV Grande Rio)Justiça cumpre reintegração de posse no
Residencial Monsenhor Bernardino
(Foto: Leciane Lima / TV Grande Rio)
A dona de casa, Ivoneide Maria de Souza, mora com o esposo e os dois filhos. Ela é uma dos moradores despejadas nesta manhã. “No momento eu não sei para onde ir. Eu não posso trabalhar pois estou doente e tenho praticamente um lado do corpo paralisado”, contou a moradora.
Ela disse ainda que já tentou se inscrever em programas sociais para o sorteio das casas, mas pedem para ela aguardar e ainda não teve retorno por parte da Prefeitura. “Vai fazer seis anos que tento me inscrever no programa para receber as casas. Eu vou na Secretaria eles dizem que é para eu aguardar em casa e até hoje nunca me ligaram. Hoje vieram para me botar para fora, não sei porque. Estou no meio da rua com duas filhas. No momento não tenho como pagar aluguel”, ressaltou a dona de casa.
As famílias retiradas serão levadas para o Ginásio de Esportes Osvaldo do Flamengo e deverão receber assistência por parte da Prefeitura de Petrolina. Os funcionários da Caixa Econômica Federal que estavam presentes não quiseram se pronunciar. Em nota, A Caixa "ressalta que, após a retomada dos imóveis, as unidades serão vistoriadas e direcionadas às famílias devidamente selecionadas pela poder público, de acordo com as regras do programa."
Ao todo, mais de 180 unidades do Residencial tinham sido invadidas por famílias. O pedido de reintegração de posse tinha sido feito pela CEF à justiça em março. Em julho, os moradores tiveram a água e a energia cortadas, mas permaneceram nas moradias após ligações clandestinas.

AV2 SEMINÁRIO VII PEDAGOGIA UNOPAR

1) A criatividade considerada enquanto potencial humano é _______ de todos e por isso precisa ser estimulada em qualquer ambiente. Se nos referirmos às crianças que estão em instituições de educação infantil, tal _____ também se faz presente e precisa ser _______, com a inclusão de práticas, nas quais a criatividade infantil seja _________.

As palavras que completam corretamente as lacunas acima são respectivamente:

Alternativas:

a) direito; obrigação; desrespeitado; desenvolvida

b) direito; direito; respeitado; desenvolvida

c) obrigação; favor; respeitado; desenvolvida

d) direito; favor; respeitado; desenvolvida

2) O desenvolvimento da criatividade na escola não se faz com a criança trilhando um caminho solitário, pelo contrário, educador, criança e objetos da cultura precisam estar juntos. Sobre a relação entre escola e criatividade da criança considere:

I- A inclusão de projetos na escola garante o ensino pautado na criatividade do aluno, desde que haja flexibilidade nos conteúdos de modo que o aluno também seja co-participante.

II- Muitas escolas na tentativa de organizar um ensino caracterizado pela promoção da criatividade organizam propostas com projetos muito bacanas. No entanto, se esses projetos não tiverem nenhuma identificação com o aluno, dado a rigidez com que são estruturados, não promoverão a criatividade.

III- As escolas que se preocupam principalmente em cumprir suas grades curriculares acabam por não desenvolver o potencial criativo da criança.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a) I e II

b) II e III

c) I, II e III

d)Apenas I

3) Sobre a prática pedagógica criativa assinale F para Falso e V para Verdadeiro.

( ) Muitas vezes percebemos que os professores não integram em sua prática ações criativas, pois toda a estrutura da escola não deixa o educador ser autor de suas escolhas e com isso muitos sentem-se desanimados e se acomodam.

( ) Não podemos dizer que o professor é o único responsável pela falta da criatividade na escola, pois há um contexto interferindo nisso.

( ) Mesmo que o professor esteja numa escola que não o convoque ser criativo, deve buscar não ser acomodado e mesmo diante de tal desafio desenvolver ações criativas.

Alternativas:

a) V, V, V

b) F, V, F

c) F, V, V

d) V, F, V




4) Quando as situações de aprendizagem são intencionalmente criadas na escola com vistas a estimular o potencial criativo, surge a dimensão educativa. Mas para que a criatividade de fato seja estimulada é preciso que seja mantido a _________ e ____________ da criança, com isso o educador está _________a criatividade infantil.

Alternativas:

a) espontaneidade; desrespeito; desenvolvendo

b) obrigatoriedade; direito; limitando

c) espontaneidade; autoria; potencializando

d) obrigatoriedade; favor; desenvolvendo



5) Ao fazermos uma proposta para a educação básica infantil é relevante que se considere as necessidades da criança nesse momento do seu desenvolvimento. Sobre as ações do educador com relação à criança, considere e analise as afirmativas:

I – Devemos criar condições para dar voz à criança, ou seja, autorizá-la a se colocar com autoria em suas criações.

II – O modo como o educador intermedia uma ação da criança em nada interfere no desenvolvimento de seu potencial criativo.

III – Aprender e criar são ações que devem ser articuladas, pois se isso acontece, a criança desenvolve o prazer pela busca do conhecimento.

IV – O professor pode organizar situações criativas, mas o esforço para criar é de autoria da criança.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:


a) I e II

b) III e IV

c) I, III e IV

d) II, III e IV


AV2 1B 2C 3A 4C 5C

VERIFICAR ANTES DO ENVIO

AV 1 SEMINÁRIO VII SEMESTRE PEDAGOGIA UNOPAR


1) Muitas pessoas consideram que a criatividade trata-se de um momento de inspiração, no qual a pessoa cria algo de modo instantâneo. No entanto, os estudos científicos apresentados na web aula apontaram outros modos de compreender o processo criativo. Assim a partir do que estudamos assinale a resposta correta sobre como se caracteriza a criatividade:

Alternativas:

a) A criatividade é decorrente de um trabalho mental que o sujeito realiza ao pensar, refletir na busca de uma solução sobre algo, etc. Tal esforço normalmente é decorrente de uma situação desafiadora. Por isso, na escola o professor para promover o desenvolvimento da criatividade do aluno necessita provocá-la, exercitá-la constantemente.

Alternativa assinalada
b) A criatividade é genética, por isso temos sujeitos que nascem criativos e sujeitos que não nascem criativos.

c) A criatividade pode ser aprendida por observação, não necessariamente precisa ser exercitada.

d) As pessoas envolvidas com a arte são pessoas mais criativas do que de outras áreas, pois exercitam muito o pensamento abstrato.

2) Imaginação criadora é o termo que Vygotsky (1982.31-32) utilizou para explicar um dos modos de funcionamento do cérebro humano. O autor ainda destaca que dentre os fatores que possibilitam o exercício da criação está a experiência social acumulada.

VYGOTSKY, L.S. Imaginación y el arte enlainfancia. Madri: Hispanicas, 1982.

Sobre a experiência social acumulada considere:

I – Uma criança ao fazer um desenho sobre a floresta expressa como conteúdo a vivência que acumulou sobre o tema.

II – Quando um artista faz uma cópia fiel da obra de outro artista está sendo tão criativo quanto o primeiro, pois ele também tem uma ação criativa a partir da experiência acumulada do outro.

III – O artista que pintou o quadro da Revolução Francesa, não esteve presente em tal embate. No entanto, o pintor escutou pessoas que participaram daquele momento histórico e a partir de tais relatos criou uma obra representativa a partir da experiência social acumulada.

Assinale a alternativa correta sobre a ação criativa resultante da experiência acumulada:

Alternativas:

a) I e II

b) I e III

Alternativa assinalada
c) I, II e III

d) Apenas II está correta

3) Quando posto em atividade o cérebro humano não é um órgão que se limita a reproduzir impressões vividas, mas também realiza a atividade combinatória ou criadora. Tal processo se expressa através da imaginação. Sobre o processo da imaginação assinale F para Falso e V para Verdadeiro:

( ) Capacidade de criar imagens mentais que se combinam para representar uma experiência, situação, etc.

( ) Imaginar está relacionado apenas a percepção visual da pessoa sobre algo.

( ) A imaginação possibilita a pessoa saber sobre coisas que ela nunca vivenciou, mas ouviu falar, viu uma foto, etc. Por exemplo, eu não preciso colocar a mão no fogo para saber que o fogo queima, basta alguém me falar isso e eu imagino tal situação.

( ) A faculdade imaginativa está na base de qualquer processo de construção do conhecimento.

Alternativas:

a) V, V, V, F

b) F, V, F, V

c) F, V, V, V

d) V, F, V, V

Alternativa assinalada




4) Se voltarmos à história, mais especificamente ao século XVIII, veremos que a capacidade de um sujeito criativo estava associada a concepções diferentes das que temos na sociedade contemporânea. Assinale abaixo a alternativa que responde corretamente as características relacionadas ao sujeito criativo do séc. XVIII:



Alternativas:

a) Louco; irracional; fora dos padrões.

b) Racional; gênio; intuitivo.

Alternativa assinalada
c) Racional: sensível; intuitivo.

d) Louco; racional; insensível.

5) A criatividade é um tipo de habilidade humana cada vez mais valorizada, bem como exigida na contemporaneidade e em diferentes áreas. Sobre a criatividade presente em diferentes áreas, podemos afirmar:

I – Todas as áreas são beneficiadas e podem avançar a partir das ações de sujeitos criativos.

II - Os avanços tecnológicos em diferentes esferas marcaram a história da humanidade e foram decorrentes do esforço de sujeitos que se colocaram arduamente a criar, inventar e solucionar problemas.

III – A criatividade não depende do sujeito, mas do campo profissional no qual atua.

Alternativas:

a) I e II

b) II e III

c) I, II e III

d)Apenas I
Alternativa assinalada





AV1 1A 2B 3D 4A 5A 

Por favor verifique antes do envio.


Receita de Nhoque fácil e rápido

Ingredientes

  • Massa:
  • 500 ml de leite
  • 2 xícaras de trigo
  • 2 ovos inteiros
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 envelope de tempero tipo sazon de sua preferência
  • Mais ou menos 3 litros de água para cozinhar os nhoques
  • Molho:
  • 250g de carne moída
  • 1 sachê de molho de tomate pronto
  • Sal a gosto
  • Cebola
  • 2 colheres de sopa de óleo

    • Modo de Preparo

    • Massa
    • Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um líquido
    • Coloque este liquido em uma panela, leve ao fogo médio e mexa até formar uma massa e desprender do fundo da panela
    • Retirar da panela e fazer rolinhos finos e cortá-los no formato de nhoque
    • Ferver a água e colocar os nhoques para cozinhar até subir a superfície da água
    • Assim que subir retirar com uma escumadeira e colocar no escorredor de macarrão, reserve
    • Em um refratário (dica depois de cozinhar todos e estiver no escorredor jogue um pouco de água para ficarem bem soltos)
    • Molho
    • Coloque o óleo, doure a cebola e frite a carne coloque os temperos de sua preferência e depois da carne frita coloque o molho de tomate, despeje em cima do nhoque e estará pronto para comer
    • Informações Adicionais

Soube que me amava- Aline Barros