sábado, 7 de maio de 2016

Av 01- Especialização em Educação Inclusiva- Deficiência Auditiva

1)


Sabemos que, em virtude da crença no modelo de normalização das pessoas com deficiência que marcou o século XX, as línguas de sinais estiveram, de certa forma, ameaçadas. No entanto, apesar da proibição dessa língua nas escolas de surdos, ela nunca foi extinta. Um dos fatores, que contribuiu para que as línguas de sinais continuassem circulando entre os surdos durante esse período foi:



Alternativas:
  • a) A existência de associações de surdos que foram fundamentais no uso e difusão da língua de sinais e da cultura dos surdos.
  • b) A proposta de ensino “oralista”, a qual entendia que a língua de sinais serviria de base ao aprendizado da língua oral.
  • c) A luta das escolas em articulação com as famílias de surdos pela manutenção da língua de sinais.
  • d) A constatação de que os surdos não eram capazes de emitir sons da fala.
  • e) A ineficácia dos métodos de oralização.
2)


As pessoas surdas são caracterizadas pelo decreto nº 5626/ 05 como “aquela que por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras”. É correto afirmar que essa definição para a surdez vem ao encontro de concepções da própria comunidade de surdos, pois:



Alternativas:
  • a) As pessoas surdas entendem sua surdez como uma doença que precisa ser tratada.
  • b) A surdez é concebida pelo decreto 5626/05 como deficiência múltipla, visto que afeta também o aparelho fonador.
  • c) Os surdos percebem sua surdez como um empecilho à aprendizagem e lutam constantemente pela cura da deficiência.
  • d) Atualmente, não encontra espaço nos estudos culturais.
  • e) Os surdos procuram enfatizar o aspecto cultural e lingüístico da surdez.

SOBRE SURDOS, LIBRAS, ACESSIBILIDADE E NOTÍCIAS EQUIVOCADAS SOBRE SURDEZ

Me corta o coração quando um jornalista, escritor ou qualquer outra pessoa cujo trabalho atinge milhares de outras pessoas publica informações equivocadas a respeito do assuntosurdos e surdez. É tanta generalização que não sei nem por onde começar. Em primeiro lugar, a parte mais desgastante (e isso é por preguiça de pesquisar o assunto) é ter que ler asseguintes bobagens:
  • todo surdo é mudo
  • todo surdo se comunica através de LIBRAS
  • a lingua de sinais é a língua do surdo
  • crianças surdas devem estudar em escolas especiais para surdos
  • todo surdo precisa de intérprete
  • acessibilidade para surdos é a janelinha com o intérprete na TV
  • quem nasce surdo vai continuar surdo até o fim da vida e nunca terá a chance de ouvir
  • todo surdo faz parte da ‘comunidade surda’
Pelo amor de Deus, gente!! Afirmar esse tipo de coisa é um absurdo, em pleno ano de 2011. Vamos esclarecer, então?
Eu sou surdaEu NÃO me comunico através de Libras. Eu faloEu escuto com aparelhos auditivos. Nunca estudei em escola especial. Não preciso de intérprete. Acessibilidade pra mim tem a ver com legendas nos programas de TV, avisos luminosos em certos locais, atendimento via chat, SMS e coisas assim – aquela janelinha de Libras na TV e chinês pra mim são a mesma coisa. Não faço e nem quero fazer parte de nenhuma ‘comunidade surda‘.
Dá até vontade de perguntar: “entendeu ou quer que eu desenhe??”
Existem surdos sinalizados (estes sim podem se enquadrar nas informações descritas lá em cima no início do post) e surdos oralizadosSurdos oralizados usam aparelhos auditivos ou implantes cocleares (ou não usam nenhum dos dois, inclusive) e são experts em leitura labial. Surdos oralizados falam como qualquer pessoa ‘normal’ (ou melhor, ouvinte). Alguns surdos oralizados também conhecem a Libras e se comunicam com seus amigos/colegas/parentes que são sinalizados através dela – e são considerados bilíngues.Surdos oralizados são pessoas independentes, dominam o português falado e escrito e não necessitam de uma terceira pessoa envolvida na sua comunicação (um intérprete). Surdos oralizados NÃO vivem em função da surdez e NÃO vivem presos a um grupo pequeno de pessoas (a chamada “comunidade surda”).
A sensação que eu tenho quando leio qualquer notícia sobre surdos/surdez que envolva também a Libras é de que a pessoa que escreveu sentiu pena. “Ai, coitadinhos“. Raríssimos são os jornalistas/escritores IMPARCIAIS quando se trata desse assunto. Se existem dois tipos de surdos e os mais variados graus de surdez, vamos esclarecer isso, pôxa! Hoje em dia, ser surdo não significa viver no silêncio – os aparelhos auditivos de última geração  e os implantes cocleares estão aí para provar!!
Agora, me digam:
  • Onde está o futuro e as perspectivas profissionais de alguém que não domina a língua do país no qual vive – e não estou falando do português falado, mas sim do português escrito??
  • Porque o governo não investe dinheiro em uma educação intensiva e de qualidade direcionada a surdos sinalizados para que eles dominem TAMBÉM o português escrito e não sejam eternamente dependentes de alguém??
  • Como alguém pode achar que um pai ou uma mãe que querem dar ao seu filho surdo a opção de ouvir estão aniquilando a criança?
  • Como alguém pode julgar os pais que querem que seu filho surdo conviva com todos os tipos de crianças e não viva em função de uma deficiência?
A propósito: essa ladainha e essa lavagem cerebral toda só acontecem em função da militância incessante da ‘comunidade surda’ e seus simpatizantes para que as pessoas acreditem que todas as informações erradas são certas. Para que o mundo não saiba da existência dos surdos ORALIZADOS. Para que o mundo continue acreditando que não háalternativa ao silêncio. Existe diversidade dentro da surdez, por mais que esse grupo queira fingir que não.
Ou alguém já viu um deficiente visual dizer que um deficiente visual que usa óculos ou faz uma cirurgia para recuperar a visão está se submentendo ao mundo dos que enxergam? Ah,me poupe, vai!
Eu admiro muito os surdos bilíngues. E não consigo ver vantagem alguma em se comunicar somente através de Libras e sequer dominar o português escrito. Na verdade, penso que isso é o mesmo que viver trancado dentro de uma bolha. E eu quero o mundo!!!
PS: antes de publicar seja lá o que for sobre surdos e surdez, PESQUISE!!! Se informe, e não publique bobagens.
PS.2: para saber tudo sobre Implante Coclear, leia o Desculpe, Não Ouvi!
E por último, às pessoas que têm vindo aqui me atacar e mandar emails com desaforos, leiam o post. E aceitem o fato de que

EXISTE DIVERSIDADE DENTRO DA SURDEZ! Surdos oralizados não são MENOS SURDOS do que surdos sinalizados.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

AV2 - PEDAGOGIA - ORGANIZAÇÃO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Questão 1

Nota: Não gerada
A avaliação é um momento de coleta e análise dos dados, na Educação Infantil se realiza por meio de:

Alternativas

  • 1 -
    Do acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção.
  • 2 -
    De provas simples, de acordo com o desenvolvimento da criança.
  • 3 -
    De testes orais individuais.
  • 4 -
    De trabalhos escritos em grupo.

Sua resposta

1 -
Do acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção.

AV1 - PEDAGOGIA - ORGANIZAÇÃO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Questão 1

Nota: Não gerada
As crianças pequenas, especialmente os bebês, têm um crescimento muito rápido. Do um ponto de vista orgânico, as crianças, nos primeiros anos de vida, realizam grandes conquistas, analise as alternativas abaixo:
I.Trabalhar a coordenação motora é uma importante contribuição para o desenvolvimento da criança.
II.O bebê aprende a se relacionar com tudo que está a sua volta.
III.Desde sua vida intrauterina, o bebê exercita e aguça sua capacidade de escutar os sons do ambiente interno e externo ao útero materno
IV.O ritmo de aprendizagem de todas as crianças na fase de 0 a 3 anos é muito lento, intensificando-se somente na faixa etária de 4 a 5 anos.
São corretas as alternativas:

Alternativas

  • 1 -
    I e IV;
  • 2 -
    II, III e IV;
  • 3 -
    III e IV;
  • 4 -
    I, II e III.

Sua resposta

4 -
I, II e III

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Êta Mundo Bom novela resumo de 04/05/2016 a 14/05/2016; próximos capítulos

Acontece no capitulo 093, quarta-feira, 04 de maio

Sandra presenteia Candinho e Anastácia se emociona com a atitude da sobrinha. Cunegundes avisa a Inácio que Filomena e Fragoso comprarão a fazenda. Pancrácio descobre que foi Ernesto quem raptou Policarpo e Jack. Com a ajuda de Vermelho, Romeu trama sua vingança contra Paulina. Diana recupera a confiança de Severo e Braz comemora. Maria conversa com Celso sobre Sandra. Filomena estranha o comportamento de Fragoso. Cunegundes e Inácio preparam os papéis para a venda da fazenda. Fragoso falece antes de assinar o contrato de compra.
Acontece no capitulo 094, quinta-feira, 05 de maio

Av2 - Pedagogia - Ensino de História e Geografia

Conferir antes do envio 

1)- Sobre o conceito de alfabeto cartográfico, considere: 

a)Os elementos como: reta, polígono e curvas representam o alfabeto cartográfico, sendo que combinados resultam em um mapa. 
b)O alfabeto cartográfico em nada se difere no alfabeto comum. 
c) É composto por três elementos:ponto, linha e área. 
d)Para trabalhar com o alfabeto cartográfico, o professor pode utilizar atividades como o "cobra cega". 

2)A escala é de extrema importância para que o aluno consiga realizar a interpretação geográfica a partir de mapas: 

Av1 - Pedagogia - Ensino de História e Geografia

Conferir gabarito antes do envio

1)As lembranças e os relatos são impregnados de silêncios. As histórias particulares não podem ser tomadas como verdades absolutas, mas como visões, interpretações da experiência individual e coletiva. No entanto, é importante o professor em sala de aula trabalhar com essas fontes, denominadas como: 

a)gestacionais; 
b)matrimoniais; 
c)orais; 
d)demissionais; 

2)O ensino de história e geografia nos anos iniciais nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer em nosso próprio tempo. Desempenha um papel importante na formação da cidadania, envolvendo a reflexão sobre o agir dos indivíduos em suas relações pessoais com o grupo de convivência, suas representações e sua participação na coletividade bem como a sua própria forma de pensar, agir e sentir o mundo. Sendo assim, o ensino de história e geografia nos possibilita: 

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Suco Detox de Frutas Vermelhas

O Suco Detox de Frutas Vermelhas além de limpar seu organismo, ajudar a proteger as células do envelhecimento, ainda ajuda a emagrecer. As frutas vermelhas possuem propriedades antioxidantes e diuréticos na medida certa para cuidar de sua saúde.
O stress e correria do dia a dia, aliados a poluição do ar e alimentos industrializados e com agrotóxicos, acabamos ficando com nosso organismo intoxicado. Com isso temos uma série de problemas como inchaço do corpo, dores de cabeça, insônia, entre outros. Uma das formas de limpar o organismo é através dos sucos detox. Eles são ricos em alimentos antioxidantes, como as frutas vermelhas.
As frutas vermelhas são ricas em antocianinas, antioxidantes da família dos flavonóides, que garantem sua cor e seus poderes antioxidantes. Além disso elas ajudam a emagrecer devido suas propriedades diuréticas e a quantidade de fibras, que regulam o intestino e aceleram o metabolismo.

Receita de Suco Detox de Frutas Vermelhas

Suco Detox de Frutas Vermelhas

Suco Detox de Frutas Vermelhas, Água de Coco e Alecrim

Ingredientes

AV 2 - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

 
Verificar respostas antes do envio
 
1: Na Administração Científica de Taylor, o administrador tinha por interesse a busca de uma maior eficiência produtiva. Para isso como a administração concentrava seus esforços? 
 
Alternativas 
 
1 - Concentrava seus esforços em entender o contexto organizacional e de mercado. 
2 - Concentrava seus esforços no aumento da capacidade através da inovação. 3 - Concentrava seus esforços em determinar padrões de comportamento humano. 
4 - Concentrava seus esforços no entendimento dos tempos e movimentos de produção e na divisão do trabalho. 
5 - Concentrava seus esforços na adoção de tecnologias e no uso da informação. 
 
2: Conhecida como uma das “novas abordagens de administração”, o “Toyotismo” ou modelo japonês, diferente do modelo ocidental, procurou melhorar os processos. De que maneira isso tornou-se possível? 
 
Alternativas 

AV 1 - ADMINISTRAÇÃO - FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Verificar respostas antes do envio
1. No texto da Web Aula pudemos constatar que o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com as pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade, ou seja, depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é. Nesse contexto, Katz (1955) afirma que existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido. Quais são essas habilidades?

Alternativas

1 - Tecnológicas, humanas e filosóficas
2 - Mecânicas, técnicas e conceituais
3 - Metodológicas, técnicas e conceituais
4 - Técnicas, humanas e conceituais
5 - Humanas, metodológicas e práticas

2. As organizações compõem-se em níveis com atividades relacionadas a estes. As atividades gerenciais estão ligadas a qual nível? 
 
Alternativas