segunda-feira, 6 de março de 2017

Av1 - Pedagogia - Teorias e Práticas do Currículo

1)
Vários são os teóricos da educação que afirmam em seus estudos a importância do conteúdo escolar ser significativo para o aluno. Desta forma, todo aluno deve compreender o que vai estudar; para que vai estudar determinado conteúdo e onde irá utilizá-lo no seu cotidiano. Desta forma, assinale a alternativa correta que apresenta quais são os motivos que um aluno de Pedagogia deve estudar Currículo.
I) Os Currículos são orientadores de todas as práticas educativas realizadas na escola.
II) O currículo é parte das discussões sobre a educação pública e mobiliza, portanto, múltiplas reflexões acerca das teorias, das tendências e das intenções políticas que permeiam a construção de uma Diretriz Curricular, ou seja, de um Currículo.
III) O educador é o grande artífice do currículo que se materializam na escola.

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
2)
Vale dizer que todo professor deve compreender a relação existente entre currículo e cultura. Mas, para que isso aconteça é fundamental que o professor compreenda o que é Cultura. Assinale a alternativa abaixo que define o que é Cultura.
I) Cultura significa a formação do homem, sua melhoria e refinamento.
II) Cultura é o conjunto dos modos de viver e de pensar cultivados, civilizados, polidos por uma civilização.
III) Cultura é o conjunto de conteúdos cognitivos e simbólicos selecionados, organizados, normalizados rotinizados, sob efeitos de imperativos de didatização.

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
3)
Assinale a alternativa a baixo em que a Professora Lauro promoveu em seus alunos a aprendizagem de conhecimentos escolares.

Alternativas:
  • a)
    Na aula de Ciências a professora ensinou seus alunos a fazerem uma salada de fruta.
  • b)
    Na aula de Geografia fez um passeio com os alunos no bairro.
  • c)
    Na aula de história contou uma história infantil.
  • d)
    Na aula de Ciências ensinou para seus alunos quais eram as vitaminas presentes em cada fruta e os benefícios para a saúde.
4)
Qual é a definição de Currículo Escolar? Assinale a resposta correta.
I) Currículo é um território específico que expressa os modos como à educação escolar é concebida;
II) Currículo escolar é construído de acordo com as influências históricas, políticas e sociais que afetam a estrutura da escola e da ação docente.
III) O Currículo escolar é elaborado pela Direção e obedecido pelos professores e alunos.
IV) O Currículo escolar é elaborado pelo MEC e enviado para as escolas.

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e IV.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
5)
Assinale a alternativa correta que demonstra que Teoria curricular é esta? Os conteúdos transmitidos eram acumulados pela humanidade, o método de ensino utilizado pelo professor era de exposição e demonstração, o professor é autoridade máxima do saber, cabendo ao aluno uma atitude receptiva e submissa.

Alternativas:
  • a)
    Pedagogia Tecnicista.
  • b)
    Pedagogia Renovada Progressivista.
  • c)
    Pedagogia Tradicional.
  • d)
    Pedagogia Renovada não-diretiva.

Av2 - Pedagogia - Teorias e Práticas do Currículo

1)
Há muitas discussões acerca do princípio da seletividade dos conteúdos: quais conteúdos devem ser ensinados tendo em vista a concepção de homem que queremos formar? Quais tipos de habilidades e competências, valores, comportamentos devem estar expostos no currículo escolar? De um modo bem sintético, podemos dizer que a decisão de inserir determinados conhecimentos em detrimento de outros no currículo escolar é um processo essencialmente:

Alternativas:
  • a)
    educacional
  • b)
    cultural
  • c)
    político
  • d)
    social
2)
É o conhecimento que faz parte do cotidiano de nossas vidas e é veiculado por todas as instâncias sociais: jornais, revistas, televisão, internet. Eles influenciam na construção da identidade pessoal e social do sujeito. Referimo-nos ao conhecimento

Alternativas:
  • a)
    acadêmico
  • b)
    pessoal
  • c)
    popular
  • d)
    científico
3)
James Bank (1993) apresenta o conhecimento escolar em quatro tipos de conhecimentos, exceto:

Alternativas:
  • a)
    acadêmico
  • b)
    popular
  • c)
    social
  • d)
    pessoal
4)
Um dos pontos mais difíceis a serem enfrentados pela escola é o currículo escolar. Diante dessa complexidade, qual alternativa abaixo está incorreta?

Alternativas:
  • a)
    O currículo abrange tudo o que ocorre na escola, as atividades programadas e desenvolvidas sob a sua responsabilidade e que envolvem a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos, na própria escola ou fora dela, e isso precisa ser muito bem pensado na hora de elaborar um projeto político-pedagógico.
  • b)
    Podemos definir o currículo escolar apenas como uma grade curricular
  • c)
    É indispensável que a escola se reúna para discutir a concepção atual de currículo expressa tanto na LDBEN quanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os diferentes níveis de ensino e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
  • d)
    A Base Nacional Comum é, portanto, uma dimensão obrigatória dos currículos nacionais e é definida pela União.
5)
Considerando o processo de execução do currículo, Grande (1998), são destacadas três modalidades de currículo que todas as escolas ensinam: formal, oculto ou nulo. O Currículo oculto refere-se ao currículo:

Alternativas:
  • a)
    Que os alunos aprendem no cotidiano escolar, mas que não é intencionalmente ensinado pela escola
  • b)
    Que diz respeito ao currículo que a escola não ensina.
  • c)
    Estabelecido pelos sistemas de ensino. Apresenta-se por meio das diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo. Este é o que traz prescrito institucionalmente os conjuntos de diretrizes como os Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • d)
    Voltado à Educação não-formal e às ONGs

Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica

1)
O termo política possui várias definições as quais denotam a organização, o estudo das ações a serem realizadas para o bem-estar da população. A política ocorre em todos os lugares e momentos de nossa vida, através de nossas ações no cotidiano. Quando a política envolve a educação, está relacionada a mudança ou ruptura dos padrões sociais existentes, configurando uma política educacional. Quanto à política educacional é incorreto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Toda política educacional possui intencionalidade, pois está ligada a um projeto de poder que a fundamenta.
  • b)
    Toda política educacional deve ser analisada a partir de componentes que envolvem a parte documental da política e ao contexto das relações de poder.
  • c)
    Toda política educacional deve ser analisada a partir de componentes que envolvem a organização e formulação das políticas educacionais.
  • d)
    A política educacional envolve a apenas as questões pedagógicas, sem necessidade de envolver as questões administrativas e financeiras.
2)
Considerando a legislação, no contexto educativo, é correto afirmar que existem parâmetros que se constituem elementos normativos do processo pedagógico a serem considerados na organização da estrutura educacional brasileira. Sobre esses, é correto afirmar que:
I – São instituídos para impor a soberania da nação e se manter a coerência em todo país, instituindo um ensino único, igual e que torne uniforme a diversidade cultural e social, superando as regionalidades e peculiaridades.
II - Constituem exemplos de normatização pedagógica da Política Nacional, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
III - Direcionam a política regulatória das escolas e sistemas de ensino por meio de regulamentação da dimensão pedagógica e têm como premissa legal o estabelecimento, por parte do Estado, de estabelecer "currículos mínimos" para a Educação Nacional em seus diversos níveis e modalidades.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
3)
As políticas públicas da educação se efetivam por meio de planos, programas e ações com o fim de promover o desenvolvimento da educação. Dentre essas ações, destaca-se o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE que por meio de diversos programas que gerenciam parte dos recursos do fundo da educação e o direciona para as respectivas demandas. Sobre esses programas é correto afirmar que:
I - O PNAE — Programa Nacional de Alimentação Escolar é um dos programas do FNDE que visa a garantir pelo menos uma refeição diária nos dias letivos, atender às necessidades nutricionais dos alunos e desenvolver a formação de hábitos alimentares saudáveis, a fim de garantir o rendimento escolar dos alunos.
II - O PDDE — Programa Dinheiro Direto na Escola é um dos programas do FNDE e tem como finalidade transferir às escolas de Educação Básica e escolas de Educação Especial recursos que podem ser utilizados para a obtenção de materiais permanentes e de consumo; manutenção e conservação de prédios escolares; capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da educação, na implementação de projetos pedagógicos.
III - PNLD — Programa Nacional do Livro Didático é um dos programas do FNDE, no qual a cada três anos são escolhidos livros didáticos para os alunos de ensino fundamental e médio. A escolha dos livros didáticos é realizada pelos professores e encaminhados às escolas.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
4)
Um elemento importante das políticas regulatórias aplicadas à educação é a avaliação. A partir dos nos 90 e fortalecido pela promulgação da LDB 9394/96, foi implantado um Sistema Nacional de Avaliação com incidência na Educação Básica e Ensino superior. Os dados coletados nessas avaliações devem retratar a situação do ensino no país. Sobre os programas de avaliação, é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    O Saeb foi criado para subsidiar a reformulação da LDB 9394/96, com o propósito realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro tanto da educação básica quanto do ensino superior, a fim de redefinir e implantar novas políticas públicas educacionais.
  • b)
    Tanto o Saeb quanto a Prova Brasil foram criados como programas destinados à avaliação das redes ou sistemas de ensino da educação básica, com o fim de subsidiar reformulações e contribuir para redefinição de políticas públicas para a educação. As provas possui uma matriz de referência baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • c)
    A Prova Brasil foi criada na década de 90 e vem sendo realizada com todas as escolas públicas de forma obrigatória. É aplicada aos estudantes matriculados no 2º ano e 5º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Ambas são aplicadas anualmente e visam a avaliar o aluno individualmente.
  • d)
    O Saeb e a Prova Brasil fazem parte do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM sendo aplicado a alunos concluintes do ensino médio ou que, ainda estão cursando. Não é obrigatório. O aluno que desejar participar necessita realizar uma inscrição. O ENEM é aproveitado atualmente como prova do processo seletivos de várias instituições federais de ensino superior.
5)
Segundo os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013, divulgados no dia 05/09/2014, pelo MEC (Ministério da Educação), o Brasil só conseguiu atingir a meta de qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Nas demais séries, as notas foram insatisfatórias, e não alcançamos as projeções feitas para 2013. Ao relacionarmos o Ideb à políticas públicas da educação, é correto afirmar que:
I - O Ideb constitui o eixo do programa de metas compromisso todos pela educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Foi criado em 2007 e envolve apenas os resultados das avaliações em larga escala, dentre elas: prova Brasil Enem e Enade.
II - O Ideb reúne em um único indicador, dois conceitos considerados importantes para a qualidade educacional: as notas da prova Brasil e a taxa de aprovação, reprovação e abandono que a própria escola declarada no censo escolar.
III - Os resultados são amplamente divulgados na mídia e cada escola recebe seu índice com um comparativo com o quadro das médias do município, estado e do país. As notas obtidas no Ideb influenciam na determinação de quais redes e escolas receberão do MEC recursos técnicos e/ou financeiros, promovendo um ranking das escolas e o controle do governo.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.

Av2 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica

1)
A educação, direito estabelecido na Lei, sendo responsabilidade do Estado e deve ser garantida pela administração do governo a todos e todas igualmente. A legislação educacional visa a assegurar esse direito aos cidadãos (ãs), sendo necessária a organização de um sistema educacional. Esse, por sua vez, precisa refletir uma atividade sistematizada e intencional a fim de realizar determinadas atividades para o alcance de fins propostos. Sobre o sistema educacional brasileiro no contexto atual é incorreto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Segundo Saviani, deveria consistir em uma atividade planejada, ordenada e articulada de vários outros elementos, com objetivos educacionais determinados para o atendimento ao direito constitucional à educação.
  • b)
    Tem como finalidade formar o cidadão (ã) brasileira (a) para o desenvolvimento pleno e exercício da cidadania, bem como para oferecer a qualificação para o trabalho, conforme apregoa a LDB 9394/96.
  • c)
    O que confere a sistematização à educação escolar são as leis, decretos e outros dispositivos que a normatizam. Por isso, pode-se dizer que a educação ofertada pelas escolas é do tipo formal, isto é formalizada juridicamente e controlada pelo Estado.
  • d)
    É articulado a outros elementos e sistemas. Possui uma atividade planejada, ordenada, bem estruturada que atende com satisfação às necessidades da população brasileira, promovendo um ensino de qualidade e boa formação a todos os cidadãos (ãs).
2)
O sistema educacional brasileiro é bastante amplo e complexo. Sua articulação entre todas as esferas é um desafio a ser vencido pelas políticas educacionais e pelos educadores nas próximas décadas. O sistema educacional brasileiro é formado pelos sistemas:
I - Federal, sendo que compete à União autorizar, credenciar, supervisionar, avaliar e legislar sobre os cursos das instituições de ensino superior e os estabelecimentos que fazem parte de seu sistema de ensino, independente da mantenedora ser pública ou privada.
II – Estadual que inclui também o Distrito Federal, a que cabe organizar, manter, desenvolver órgãos de ensino, autorizar, reconhecer, credenciar, acompanhar, avaliar os cursos de ensino superior federais e os estabelecimentos do sistema federal no seu estado, repassando à união a competência de acompanhamento das escolas de nível médio (profissionais ou não) e as escolas de Ensino Fundamental (anos finais), independente das modalidades e da mantenedora  ser públicas ou privada.
III – Municipal, a quem compete organizar, manter, desenvolver, supervisionar os órgãos e instituições oficiais de seus sistemas de ensino. Cabe aos Municípios também o poder de baixar normas complementares, autorizar e supervisionar os estabelecimentos dos seus sistemas de ensino que são, preferencialmente, as escolas de Educação Infantil e de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, independente das modalidades e da mantenedora ser pública ou privada.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
3)
As políticas públicas e os discursos produzidos vêm, paulatinamente, seguindo em direção a uma maior abertura e extensão da escolarização às camadas desprivilegiadas da população. Busca-se um ensino extensivo a todos. Para isso, são criadas a leis, sendo que são as leis, decretos e outros dispositivos que normatizam a educação escolar. Sobre a legislação é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Lei é a regra social obrigatória, geral e permanente, emanada da autoridade pública, sancionada e promulgada pela autoridade competente do Estado e publicada em jornal oficial. Na educação, a lei que a rege é a LDB 9393/96, que organiza todo o sistema escolar brasileiro.
  • b)
    Medida provisória é a opinião fundamentada, emitida por especialista ou por uma comissão acerca de determinado assunto, mostrando as razões justas ou injustas que possam determinar sua realização ou não. Pode ser considerado como um voto dado a favor ou contra o mesmo assunto e serve de base para a tomada de decisão. Quem emite? O Conselho Nacional de Educação em âmbito federal.
  • c)
    Decreto é a suprema Lei de um país, também chamada de "Carta Magna", "Lei Maior", "Lei Suprema". Fixa as normas de governo, discrimina os direitos e os deveres, distribui as competências, limita a ação da autoridade e assegura ao povo o ambiente de ordem, indispensável ao processo e à paz na sociedade.
  • d)
    Parecer é o ato baixado pelo Chefe do Poder Executivo, com força obrigatória, destinado a promover ou assegurar a ordem política, social, jurídica ou administrativa, ou ainda proclamar direitos ou estabelecer uma Lei. Normalmente, tem por objetivos: estabelecer medidas para o cumprimento da lei; providenciar sobre a matéria de ordem funcional; resolver problemas de administração, organizar, extinguir ou modificar serviços públicos na esfera do Poder Executivo. A Educação Básica brasileira é organizada por uma lei baixada nesses termos.
4)
A atual Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação nacional passou por um lento e penoso processo de elaboração que teve início em dezembro 1988 e foi promulgada em dezembro de 1996. Reestruturou a educação escolar. Assim, apresentou diferenças com relação às LDB anteriores, sendo que
I – LDB 4024/61 - a educação escolar compreendia: Ensino Primário com 4 anos, Ciclo Ginasial do Ensino Médio com 4 anos, Ciclo Colegial do Ensino Médio com 3 variável. Havia o Ensino Superior, porém não organizado por essa lei. A passagem do Primário para o Ginasial era feita por meio de uma prova chamada de Exame de Admissão.
II - LDB 5692/71 - essa lei juntou o ensino primário e o ciclo ginasial em um só, formando o Ensino de Primeiro Grau com 8 anos. Instituiu o Ensino de Segundo Grau profissionalizante com 3 a 4 anos variáveis. Havia o Ensino Superior, porém organizado por lei própria.
III – LDB 9394/96 – instituiu a Educação Básica que compreende: Educação Infantil com tempo variável, mas atendendo a criança até 5 anos de idade; Ensino Fundamental com 9 anos e Ensino Médio com 3 anos. Contemplou modalidades para atender ao público diverso. Também, pela primeira vez, tratou juntamente o Ensino Superior.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
5)
Segundo a LDB 9394/96 a Educação básica visa a desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Pode ser oferecida no ensino regular e nas modalidades de Educação de jovens e adultos, Educação especial e Educação profissional.

Alternativas:
  • a)
    A educação infantil deve ser ofertada em creches, para crianças de zero a três anos de idade e em pré-escolas, para crianças de quatro a cinco anos. Não constitui uma etapa da educação básica. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até quatorze anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
  • b)
    O ensino fundamental é uma etapa da Educação Básica. Tem duração de nove anos e visa a formação básica do cidadão. É obrigatório e gratuito na escola pública a partir dos seis anos de idade e estendida a todos os cidadãos, inclusive aos que não tiveram acesso na idade regular, por meio da Educação de Jovens e Adultos que tem a mesma validade. 
  • c)
    O Ensino Médio é a etapa intermediária da Educação Básica. Possui duração mínima de quatro anos, sendo profissionalizante e de extensiva universalização. É ofertado de forma gratuita pelo estado e pressupõe matrícula obrigatória, sendo da responsabilidade dos pais enviar o filho à escola.
  • d)
    A Educação Superior é a etapa final da educação básica e tem como finalidades estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo. Deve incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica em campos dos saberes específicos da formação desejada, numa perspectiva que vise o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da criação e difusão da cultura, com vistas a desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.

Av1 - Pedagogia - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem

1)
Adaptado de VUNESP/UNESP-Psicólogo/2012) Silvia, uma mãe, " libera" Cleverston, seu filho, de arrumar o quarto, pois ele se comportou muito bem, tirou boas notas. Para a teoria Comportamental isto é um exemplo de:


Alternativas:
  • a)
    reforço positivo.
  • b)
    punição.
  • c)
    estímulo aversivo.
  • d)
    reforço negativo.
2)
(CONSUPLAN/TSE/Analista-Judiciário-Psicologia/2011).Na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo, deve ser levado em conta que a(s)
I. personalidade, em sua formação, depende exclusivamente de fatores ambientais.
II. disposições herdadas têm pouca atuação na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo.
III. dimensão estrutural e histórica da personalidade contribui para a sua constituição como tal.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

Alternativas:
  • a)
    apenas o item I está correto.
  • b)
    apenas os itens I e II estão corretos.
  • c)
    apenas o item III está correto.
  • d)
    todos os itens estão corretos.
3)
(Adaptado de FCC/TRE-CE/Anal.Jud.Psicologia/2012) Imagine você chegando em uma festa. Primeiro você passa por uma sala de recepção (1), num grande salão de festa (2) no qual um grande número de pessoas, cheias de energia e consideradas de "má reputação", movem-se desordenadamente, agrupam-se e lutam incansavelmente para escapar até um pequeno salão contíguo. No entanto, nesta festa há um segurança (3) atento que protege o limiar entre o grande salão de entrada e a pequena sala de recepção. O guarda possui dois métodos para impedir que elementos indesejáveis escapem do salão de festa: ou os recusa na porta de entrada ou expulsa aqueles que haviam ingressado clandestinamente na sala de recepção. O efeito nos dois casos é o mesmo: os indivíduos ameaçadores e desordeiros são impedidos de entrar no campo de visão de um hóspede importante que está sentado no fundo da sala de recepção, atrás de uma tela. O significado da analogia é óbvio. As pessoas no salão de entrada representam as imagens inconscientes.
Agora assinale a alternativa que faz a correspondência correta com as instâncias do aparelho psíquico identificado por Fred:

Alternativas:
  • a)
    Id– (1) sala de recepção;
    Ego – (2) grande salão de festas;
    Superego – (3) segurança
  • b)
    Ego – (1) sala de recepção;
    Id – (2) grande salão de festas;
    Superego – (3) segurança
  • c)
    Superego– (1) sala de recepção;
    Ego – (2) grande salão de festas;
    Id – (3) segurança
  • d)
    Superego– (1) sala de recepção;
    Id – (2) grande salão de festas;
    Ego – (3) segurança
4)
Tanto na ciência como em uma escola, por exemplo, um paradigma:

Alternativas:
  • a)
    sofre alterações constantes, sendo que um novo paradigma jamais se relaciona com o anterior, superando-o totalmente no sentido do progresso dos saberes e da racionalidade educacional.
  • b)
    não pode ser alvo de reflexões, já que nunca se sabe racionalmente qual paradigma exerce influência em um determinado contexto histórico.
  • c)
    nunca pode ser alterado, pois ele se refere às coisas imutáveis que pertencem às tradições e que garantiram o progresso humano até o atual estágio da civilização.
  • d)
    pode determinar o que deve ser observado e investigado, o tipo de questões a serem levantadas, como as questões são estruturadas e como os achados científicos são interpretados.
5)
Sobre a fundação da psicologia como Campo científico analise as afirmações que se seguem:
I. Os primeiros estudos "científicos" de Psicologia foram desenvolvidos na Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e França;
II. Havia uma preocupação em caracterizar a Psicologia como ciência.
III. Até então, os temas psicológicos eram tratados principalmente pela filosofia, metafísica e religião.
IV. A primeira contribuição que marcou o surgimento da nova ciência psicológica vem com a fundação de um laboratório de pesquisa.
Agora assinale a alternativa correta.


Alternativas:
  • a)
    Todas estão corretas.
  • b)
    Apenas uma está correta.
  • c)
    Apenas duas estão corretas
  • d)
    Todas estão erradas.