segunda-feira, 6 de março de 2017

Av2 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica

1)
A educação, direito estabelecido na Lei, sendo responsabilidade do Estado e deve ser garantida pela administração do governo a todos e todas igualmente. A legislação educacional visa a assegurar esse direito aos cidadãos (ãs), sendo necessária a organização de um sistema educacional. Esse, por sua vez, precisa refletir uma atividade sistematizada e intencional a fim de realizar determinadas atividades para o alcance de fins propostos. Sobre o sistema educacional brasileiro no contexto atual é incorreto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Segundo Saviani, deveria consistir em uma atividade planejada, ordenada e articulada de vários outros elementos, com objetivos educacionais determinados para o atendimento ao direito constitucional à educação.
  • b)
    Tem como finalidade formar o cidadão (ã) brasileira (a) para o desenvolvimento pleno e exercício da cidadania, bem como para oferecer a qualificação para o trabalho, conforme apregoa a LDB 9394/96.
  • c)
    O que confere a sistematização à educação escolar são as leis, decretos e outros dispositivos que a normatizam. Por isso, pode-se dizer que a educação ofertada pelas escolas é do tipo formal, isto é formalizada juridicamente e controlada pelo Estado.
  • d)
    É articulado a outros elementos e sistemas. Possui uma atividade planejada, ordenada, bem estruturada que atende com satisfação às necessidades da população brasileira, promovendo um ensino de qualidade e boa formação a todos os cidadãos (ãs).
2)
O sistema educacional brasileiro é bastante amplo e complexo. Sua articulação entre todas as esferas é um desafio a ser vencido pelas políticas educacionais e pelos educadores nas próximas décadas. O sistema educacional brasileiro é formado pelos sistemas:
I - Federal, sendo que compete à União autorizar, credenciar, supervisionar, avaliar e legislar sobre os cursos das instituições de ensino superior e os estabelecimentos que fazem parte de seu sistema de ensino, independente da mantenedora ser pública ou privada.
II – Estadual que inclui também o Distrito Federal, a que cabe organizar, manter, desenvolver órgãos de ensino, autorizar, reconhecer, credenciar, acompanhar, avaliar os cursos de ensino superior federais e os estabelecimentos do sistema federal no seu estado, repassando à união a competência de acompanhamento das escolas de nível médio (profissionais ou não) e as escolas de Ensino Fundamental (anos finais), independente das modalidades e da mantenedora  ser públicas ou privada.
III – Municipal, a quem compete organizar, manter, desenvolver, supervisionar os órgãos e instituições oficiais de seus sistemas de ensino. Cabe aos Municípios também o poder de baixar normas complementares, autorizar e supervisionar os estabelecimentos dos seus sistemas de ensino que são, preferencialmente, as escolas de Educação Infantil e de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, independente das modalidades e da mantenedora ser pública ou privada.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
3)
As políticas públicas e os discursos produzidos vêm, paulatinamente, seguindo em direção a uma maior abertura e extensão da escolarização às camadas desprivilegiadas da população. Busca-se um ensino extensivo a todos. Para isso, são criadas a leis, sendo que são as leis, decretos e outros dispositivos que normatizam a educação escolar. Sobre a legislação é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Lei é a regra social obrigatória, geral e permanente, emanada da autoridade pública, sancionada e promulgada pela autoridade competente do Estado e publicada em jornal oficial. Na educação, a lei que a rege é a LDB 9393/96, que organiza todo o sistema escolar brasileiro.
  • b)
    Medida provisória é a opinião fundamentada, emitida por especialista ou por uma comissão acerca de determinado assunto, mostrando as razões justas ou injustas que possam determinar sua realização ou não. Pode ser considerado como um voto dado a favor ou contra o mesmo assunto e serve de base para a tomada de decisão. Quem emite? O Conselho Nacional de Educação em âmbito federal.
  • c)
    Decreto é a suprema Lei de um país, também chamada de "Carta Magna", "Lei Maior", "Lei Suprema". Fixa as normas de governo, discrimina os direitos e os deveres, distribui as competências, limita a ação da autoridade e assegura ao povo o ambiente de ordem, indispensável ao processo e à paz na sociedade.
  • d)
    Parecer é o ato baixado pelo Chefe do Poder Executivo, com força obrigatória, destinado a promover ou assegurar a ordem política, social, jurídica ou administrativa, ou ainda proclamar direitos ou estabelecer uma Lei. Normalmente, tem por objetivos: estabelecer medidas para o cumprimento da lei; providenciar sobre a matéria de ordem funcional; resolver problemas de administração, organizar, extinguir ou modificar serviços públicos na esfera do Poder Executivo. A Educação Básica brasileira é organizada por uma lei baixada nesses termos.
4)
A atual Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação nacional passou por um lento e penoso processo de elaboração que teve início em dezembro 1988 e foi promulgada em dezembro de 1996. Reestruturou a educação escolar. Assim, apresentou diferenças com relação às LDB anteriores, sendo que
I – LDB 4024/61 - a educação escolar compreendia: Ensino Primário com 4 anos, Ciclo Ginasial do Ensino Médio com 4 anos, Ciclo Colegial do Ensino Médio com 3 variável. Havia o Ensino Superior, porém não organizado por essa lei. A passagem do Primário para o Ginasial era feita por meio de uma prova chamada de Exame de Admissão.
II - LDB 5692/71 - essa lei juntou o ensino primário e o ciclo ginasial em um só, formando o Ensino de Primeiro Grau com 8 anos. Instituiu o Ensino de Segundo Grau profissionalizante com 3 a 4 anos variáveis. Havia o Ensino Superior, porém organizado por lei própria.
III – LDB 9394/96 – instituiu a Educação Básica que compreende: Educação Infantil com tempo variável, mas atendendo a criança até 5 anos de idade; Ensino Fundamental com 9 anos e Ensino Médio com 3 anos. Contemplou modalidades para atender ao público diverso. Também, pela primeira vez, tratou juntamente o Ensino Superior.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
5)
Segundo a LDB 9394/96 a Educação básica visa a desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Pode ser oferecida no ensino regular e nas modalidades de Educação de jovens e adultos, Educação especial e Educação profissional.

Alternativas:
  • a)
    A educação infantil deve ser ofertada em creches, para crianças de zero a três anos de idade e em pré-escolas, para crianças de quatro a cinco anos. Não constitui uma etapa da educação básica. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até quatorze anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
  • b)
    O ensino fundamental é uma etapa da Educação Básica. Tem duração de nove anos e visa a formação básica do cidadão. É obrigatório e gratuito na escola pública a partir dos seis anos de idade e estendida a todos os cidadãos, inclusive aos que não tiveram acesso na idade regular, por meio da Educação de Jovens e Adultos que tem a mesma validade. 
  • c)
    O Ensino Médio é a etapa intermediária da Educação Básica. Possui duração mínima de quatro anos, sendo profissionalizante e de extensiva universalização. É ofertado de forma gratuita pelo estado e pressupõe matrícula obrigatória, sendo da responsabilidade dos pais enviar o filho à escola.
  • d)
    A Educação Superior é a etapa final da educação básica e tem como finalidades estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo. Deve incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica em campos dos saberes específicos da formação desejada, numa perspectiva que vise o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da criação e difusão da cultura, com vistas a desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.

Av1 - Pedagogia - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem

1)
Adaptado de VUNESP/UNESP-Psicólogo/2012) Silvia, uma mãe, " libera" Cleverston, seu filho, de arrumar o quarto, pois ele se comportou muito bem, tirou boas notas. Para a teoria Comportamental isto é um exemplo de:


Alternativas:
  • a)
    reforço positivo.
  • b)
    punição.
  • c)
    estímulo aversivo.
  • d)
    reforço negativo.
2)
(CONSUPLAN/TSE/Analista-Judiciário-Psicologia/2011).Na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo, deve ser levado em conta que a(s)
I. personalidade, em sua formação, depende exclusivamente de fatores ambientais.
II. disposições herdadas têm pouca atuação na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo.
III. dimensão estrutural e histórica da personalidade contribui para a sua constituição como tal.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

Alternativas:
  • a)
    apenas o item I está correto.
  • b)
    apenas os itens I e II estão corretos.
  • c)
    apenas o item III está correto.
  • d)
    todos os itens estão corretos.
3)
(Adaptado de FCC/TRE-CE/Anal.Jud.Psicologia/2012) Imagine você chegando em uma festa. Primeiro você passa por uma sala de recepção (1), num grande salão de festa (2) no qual um grande número de pessoas, cheias de energia e consideradas de "má reputação", movem-se desordenadamente, agrupam-se e lutam incansavelmente para escapar até um pequeno salão contíguo. No entanto, nesta festa há um segurança (3) atento que protege o limiar entre o grande salão de entrada e a pequena sala de recepção. O guarda possui dois métodos para impedir que elementos indesejáveis escapem do salão de festa: ou os recusa na porta de entrada ou expulsa aqueles que haviam ingressado clandestinamente na sala de recepção. O efeito nos dois casos é o mesmo: os indivíduos ameaçadores e desordeiros são impedidos de entrar no campo de visão de um hóspede importante que está sentado no fundo da sala de recepção, atrás de uma tela. O significado da analogia é óbvio. As pessoas no salão de entrada representam as imagens inconscientes.
Agora assinale a alternativa que faz a correspondência correta com as instâncias do aparelho psíquico identificado por Fred:

Alternativas:
  • a)
    Id– (1) sala de recepção;
    Ego – (2) grande salão de festas;
    Superego – (3) segurança
  • b)
    Ego – (1) sala de recepção;
    Id – (2) grande salão de festas;
    Superego – (3) segurança
  • c)
    Superego– (1) sala de recepção;
    Ego – (2) grande salão de festas;
    Id – (3) segurança
  • d)
    Superego– (1) sala de recepção;
    Id – (2) grande salão de festas;
    Ego – (3) segurança
4)
Tanto na ciência como em uma escola, por exemplo, um paradigma:

Alternativas:
  • a)
    sofre alterações constantes, sendo que um novo paradigma jamais se relaciona com o anterior, superando-o totalmente no sentido do progresso dos saberes e da racionalidade educacional.
  • b)
    não pode ser alvo de reflexões, já que nunca se sabe racionalmente qual paradigma exerce influência em um determinado contexto histórico.
  • c)
    nunca pode ser alterado, pois ele se refere às coisas imutáveis que pertencem às tradições e que garantiram o progresso humano até o atual estágio da civilização.
  • d)
    pode determinar o que deve ser observado e investigado, o tipo de questões a serem levantadas, como as questões são estruturadas e como os achados científicos são interpretados.
5)
Sobre a fundação da psicologia como Campo científico analise as afirmações que se seguem:
I. Os primeiros estudos "científicos" de Psicologia foram desenvolvidos na Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e França;
II. Havia uma preocupação em caracterizar a Psicologia como ciência.
III. Até então, os temas psicológicos eram tratados principalmente pela filosofia, metafísica e religião.
IV. A primeira contribuição que marcou o surgimento da nova ciência psicológica vem com a fundação de um laboratório de pesquisa.
Agora assinale a alternativa correta.


Alternativas:
  • a)
    Todas estão corretas.
  • b)
    Apenas uma está correta.
  • c)
    Apenas duas estão corretas
  • d)
    Todas estão erradas.

Av2 - 100% Online - Pedagogia - Educação, Sociedade e Práxis Educativa

1)
A imagem e o texto apresentados refletem momentos de grave crise social em duas épocas distintas. Na década de 1930, a solução encontrada para a crise foi o estabelecimento do Estado do Bem-estar Social. Este modelo, contudo, vem sendo contestado nas duas últimas décadas em função das decisões do Consenso de Washington, assinado por alguns países em 1989. Assinale a alternativa que corresponda a uma medida do Estado de Bem Estar.

Alternativas:
  • a)
    Refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração e a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, assim como uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método igualitário de compensação
  • b)
    Pelos princípios do Estado de bem-estar social, todo o indivíduo teria o direito, desde seu nascimento até sua morte, a um conjunto de bens e serviços que deveriam ter seu fornecimento garantido seja diretamente através do Estado ou indiretamente, mediante seu poder de regulamentação sobre a sociedade civil.
  • c)
    Há diversas escolas de pensamento e tradições de bem estar social, as quais não são mutuamente exclusivas. Cada vertente tem uma linha de compreensão, análise, ação e edificação política específica, embora todas vinculadas pelos ideais base do bem estar.
  • d)
    O seu principal mentor filosófico, Karl Marx, postulou que o bem estar seria a fase final na sociedade humana e que isso seria alcançado através de uma revolução proletária (revolução social, do "Povo nas Ruas", segundo palavras do próprio Karl Marx). O "bem estar social", no sentido marxista refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opressão.
2)
Na sua obra clássica, publicada em 1776, "A riqueza das Nações", o escocês Adam Smith descrevia o funcionamento de uma forma de produção de alfinetes:
"um puxa o arame, o outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto o afia, um quinto o esmerilha na outra extremidade para a colocação da cabeça; para se fabricar a cabeça são necessárias duas ou três operações distintas; a colocação da cabeça é muito interessante, e o polimento final dos alfinetes também; até a sua colocação no papel constitui, em si mesma, uma atividade..."
Smith dizia que 10 homens, dividindo o trabalho, produziam ao fim de um dia 48 mil alfinetes. Se a produção fosse artesanal, um homem produziria apenas 20 alfinetes por dia e os 10 homens juntos somente 200 alfinetes.
Com base nas afirmações acima, assinale a alternativa que responde corretamente às questões a seguir.
Que forma histórica do trabalho está sendo descrita por Adam Smith? Quais as principais consequências econômicas dessa nova forma de produção, defendida por Smith como real avanço para a sociedade?

Alternativas:
  • a)
    A divisão manufatureira do trabalho – o aumento da produção e a liberdade do comércio.
  • b)
    A produção artesanal – a industrialização e a liberdade de comércio.
  • c)
    A divisão manufatureira do trabalho – o aumento da produção e o monopólio do comércio.
  • d)
    A produção artesanal – o aumento da produção e a liberdade de comércio.
3)
No processo de desintegração das relações sociais de produção feudal, passou a ocupar lugar central a organização de manufaturas, ampliando com a divisão do trabalho a produtividade dos agentes envolvidos na fabricação das mercadorias. As duas principais classes que surgiram dessa desintegração foram:

Alternativas:
  • a)
    aristocracia e escravos
  • b)
    aristocracia e servos
  • c)
    burguesia e trabalhadores assalariados.
  • d)
    burguesia e servos.
4)
"A população, quando não controlada, aumenta numa razão geométrica. A subsistência aumenta apenas em proporção aritmética... Isso significa um controle forte e constante sobre a população, provocado pela dificuldade de subsistência. Essa dificuldade deve recair em alguma parte e deve necessariamente ser fortemente sentida por grande parte da humanidade......"
O autor desse texto só pode ser:

Alternativas:
  • a)
    Pascal
  • b)
    Malthus
  • c)
    Ricardo
  • d)
    Karl Marx
5)
"Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos..."
(Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4)
Neste pequeno trecho, Adam Smith

Alternativas:
  • a)
    mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.
  • b)
    contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.
  • c)
    critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.
  • d)
    expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII.

Av1 - 100% Online - Pedagogia - Educação, Sociedade e Práxis Educativa

1)
A imagem e o texto apresentados refletem momentos de grave crise social em duas épocas distintas. Na década de 1930, a solução encontrada para a crise foi o estabelecimento do Estado do Bem-estar Social. Este modelo, contudo, vem sendo contestado nas duas últimas décadas em função das decisões do Consenso de Washington, assinado por alguns países em 1989. Assinale a alternativa que corresponda a uma medida do Estado de Bem Estar.

Alternativas:
  • a)
    Refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração e a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, assim como uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método igualitário de compensação
  • b)
    Pelos princípios do Estado de bem-estar social, todo o indivíduo teria o direito, desde seu nascimento até sua morte, a um conjunto de bens e serviços que deveriam ter seu fornecimento garantido seja diretamente através do Estado ou indiretamente, mediante seu poder de regulamentação sobre a sociedade civil.
  • c)
    Há diversas escolas de pensamento e tradições de bem estar social, as quais não são mutuamente exclusivas. Cada vertente tem uma linha de compreensão, análise, ação e edificação política específica, embora todas vinculadas pelos ideais base do bem estar.
  • d)
    O seu principal mentor filosófico, Karl Marx, postulou que o bem estar seria a fase final na sociedade humana e que isso seria alcançado através de uma revolução proletária (revolução social, do "Povo nas Ruas", segundo palavras do próprio Karl Marx). O "bem estar social", no sentido marxista refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opressão.
2)
Na sua obra clássica, publicada em 1776, "A riqueza das Nações", o escocês Adam Smith descrevia o funcionamento de uma forma de produção de alfinetes:
"um puxa o arame, o outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto o afia, um quinto o esmerilha na outra extremidade para a colocação da cabeça; para se fabricar a cabeça são necessárias duas ou três operações distintas; a colocação da cabeça é muito interessante, e o polimento final dos alfinetes também; até a sua colocação no papel constitui, em si mesma, uma atividade..."
Smith dizia que 10 homens, dividindo o trabalho, produziam ao fim de um dia 48 mil alfinetes. Se a produção fosse artesanal, um homem produziria apenas 20 alfinetes por dia e os 10 homens juntos somente 200 alfinetes.
Com base nas afirmações acima, assinale a alternativa que responde corretamente às questões a seguir.
Que forma histórica do trabalho está sendo descrita por Adam Smith? Quais as principais consequências econômicas dessa nova forma de produção, defendida por Smith como real avanço para a sociedade?

Alternativas:
  • a)
    A divisão manufatureira do trabalho – o aumento da produção e a liberdade do comércio.
  • b)
    A produção artesanal – a industrialização e a liberdade de comércio.
  • c)
    A divisão manufatureira do trabalho – o aumento da produção e o monopólio do comércio.
  • d)
    A produção artesanal – o aumento da produção e a liberdade de comércio.
3)
No processo de desintegração das relações sociais de produção feudal, passou a ocupar lugar central a organização de manufaturas, ampliando com a divisão do trabalho a produtividade dos agentes envolvidos na fabricação das mercadorias. As duas principais classes que surgiram dessa desintegração foram:

Alternativas:
  • a)
    aristocracia e escravos
  • b)
    aristocracia e servos
  • c)
    burguesia e trabalhadores assalariados.
  • d)
    burguesia e servos.
4)
"A população, quando não controlada, aumenta numa razão geométrica. A subsistência aumenta apenas em proporção aritmética... Isso significa um controle forte e constante sobre a população, provocado pela dificuldade de subsistência. Essa dificuldade deve recair em alguma parte e deve necessariamente ser fortemente sentida por grande parte da humanidade......"
O autor desse texto só pode ser:

Alternativas:
  • a)
    Pascal
  • b)
    Malthus
  • c)
    Ricardo
  • d)
    Karl Marx
5)
"Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos..."
(Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4)
Neste pequeno trecho, Adam Smith

Alternativas:
  • a)
    mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.
  • b)
    contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.
  • c)
    critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.
  • d)
    expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII.

Av 2 - Pedagogia - Licenciatura - Seminário Interdisciplinar I

1) De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal". Nesse sentido, é incorreto afirmar que:
Alternativas:
  • a)
    Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil.
  • b)
    O objetivo da educação das crianças de 0 a 5 anos consiste na promoção da autonomia 
  • c)
    A autonomia pode ser uma referência nas tarefas de cuidar, educar e acolher.
  • d)
    A criança autônoma possui a capacidade de seguir suas próprias orientações na execução de uma tarefa. 
  • e)
    Autonomia é a possibilidade de decidir e saber por que realizar determinada ação. 
2)A fase em que a criança apresenta ausência total de regras denomina-se: 
Alternativas:
  • a)
    Autonomia
  • b)
    Anomia
  • c)
    Sincretismo subjetivo
  • d)
    Heteronomia
  • e)
    Sistema simbólico
3)Sobre a autonomia e a educação de crianças de 0 a 3 anos é incorreto afirmar que:
Alternativas:
  • a)
    Explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. 
  • b)
    O objetivo é que as crianças se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias. 
  • c)
    É desejável que os bebês ganhem independência progressiva para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem, quanto para o cuidado com a higiene e a alimentação. 
  • d)
    O caminho privilegiado para conseguir esse desenvolvimento são as atividades de interação, que possibilitam a criação de vínculos afetivos e o aprendizado das regras para a vida em sociedade.
  • e)
    A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia. 
4)Piaget (1999) indica-nos três conceitos fundamentais para a construção da moralidade infantil, são eles: 
Alternativas:
  • a)
    anomia, heteronomia e sistema simbólico.
  • b)
    Sincretismo subjetivo, heteronomia e autonomia.
  • c)
    anomia, heteronomia e autonomia.
  • d)
    interacionismo, heteronomia e autonomia.
  • e)
    anomia, heteronomia e dependência.
5)A roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar seus pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas torna-se uma atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa. Seu trabalho requer, exceto:

Alternativas:
  • a)
    Intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante. 
  • b)
    É importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador e participante, atribuindo sentido as mesmas. 
  • c)
    O professor deve ter um real interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo desde as mais simples enunciações. 
  • d)
    A Roda da Conversa deve ser muito demorada e a criança deve exercer uma liderança sutil.
  • e)
    Por meio da roda de conversa as crianças contam suas atividades cotidianas de sua casa, dividem seus sentimentos, elaboram regras e tomam decisões que afetam suas vidas nas salas de aula, entre outros objetivos.