Bruno Rangel
34 anos, atacante, maior artilheiro da história da ChapecoensePUBLICADO EM: 29/11/2016Cleber Santana
36 anos, meia, capitão do time, teve passagens por Santos, São Paulo, Flamengo e Atlético de MadridPUBLICADO EM: 29/11/2016Ananias Eloi Castro Monteiro
27 anos, teve passagens por Bahia, Portuguesa, Cruzeiro, Palmeiras e SportPUBLICADO EM: 29/11/2016Arthur Brasiliano Maia
24 anos, meia, estava emprestado pelo VitóriaPUBLICADO EM: 29/11/2016Aílton Cesar Junior Alves da Silva, o Canela
22 anos, atacante, teve passagem pelo Botafogo de Ribeirão PretoPUBLICADO EM: 29/11/2016Marcos Danilo Padilha
31 anos, goleiro, foi o herói da classificação para a final da Sul AmericanaPUBLICADO EM: 29/11/2016Dener Assunção Braz
25 anos, lateral, teve passagens por clubes como Grêmio e VeranópolisPUBLICADO EM: 29/11/2016Filipe José Machado
32 anos, zagueiro, teve passagens por Internacional, Fluminense e clubes do exteriorPUBLICADO EM: 29/11/2016José Paiva, o Gil
29 anos, volante, teve passagens por Coritiba, Santo André, Vitória, Ponte Preta, Santa Cruz e Mogi MirimPUBLICADO EM: 29/11/2016Guilherme Gimenez de Souza, o Gimenez
21 anos, lateral e volante, teve passagens por Goiás e Botafogo de Ribeirão PretoPUBLICADO EM: 29/11/2016Everton Kempes dos Santos Gonçalves
31 anos, atacante, teve passagens por Portuguesa, Vitória, Ceará e América-MGPUBLICADO EM: 29/11/2016Lucas Gomes da Silva
26 anos, atacante, revelado pelo Bragantino, teve passagens por Sampaio Corrêa, Tuna Luso e FluminensePUBLICADO EM: 29/11/2016Matheus Bitencourt da Silva, o Matheus Biteco
21 anos, volante, foi revelado pelo Grêmio e jogou nas categorias de base da Seleção brasileiraPUBLICADO EM: 29/11/2016Sérgio Manoel Barbosa Santos
27 anos, volante, teve passagem pelo Água Santa, do interior de São PauloPUBLICADO EM: 29/11/2016William Thiego de Jesus
30 anos, zagueiro. teve passagens por Grêmio, Bahia, Ceará e FigueirensePUBLICADO EM: 29/11/2016Tiago da Rocha, o Tiaguinho
22 anos, atacante, teve passagens por XV de Piracicaba e CianortePUBLICADO EM: 29/11/2016Josimar Rosado da Silva Torres
30 anos, volante, teve passagens por Internacional, Palmeiras e Ponte PretaPUBLICADO EM: 29/11/2016Marcelo Augusto
25 anos, zagueiro, teve passagens por Volta Redonda, Cianorte e FlamengoPUBLICADO EM: 29/11/2016Mateus Lucena dos Santos, o Caramelo
22 anos, lateral direito, teve passagens por Mogi Mirim, São Paulo e Atlético-GOPUBLICADO EM: 29/11/2016Luiz Cezar Martins Cunha
integrante da comissão técnica do clubePUBLICADO EM: 29/11/2016Sérgio Luis Ferreira de Jesus
massagista do clubePUBLICADO EM: 29/11/2016Anderson Donizette
Integrante da delegaçãoPUBLICADO EM: 29/11/2016Adriano Wulff Bitencourt
integrante da comissão técnica do clubePUBLICADO EM: 29/11/2016Cleberson Fernando da Silva
integrante da comissão técnica do clubePUBLICADO EM: 29/11/2016Emersson Fabio Di Domenico, o Chinho di Domenico
supervisor da ChapecoensePUBLICADO EM: 29/11/2016Eduardo Luiz Preuss, o Cadu
integrante da comissão técnica do clube, era gerente do futebolPUBLICADO EM: 29/11/2016Mauro Luiz Stumpf
vice-presidente de futebol da ChapecoensePUBLICADO EM: 29/11/2016Sandro Luiz Pallaoro
presidente da ChapecoensePUBLICADO EM: 29/11/2016Nilson Folle Jr.
integrante da diretoria do clube, era diretor financeiroPUBLICADO EM: 29/11/2016Decio Sebastião Burtet Filho
integrante da diretoria do clube, era diretor administrativoPUBLICADO EM: 29/11/2016Jandir Bordignon
integrante da diretoria do clube, era vice-presidente de marketing e patrimônioPUBLICADO EM: 29/11/2016Gilberto Pace Thomaz
assessor de imprensa do clubePUBLICADO EM: 29/11/2016Mauro Dal Bello
integrante da diretoria do clube, era 3º vice-presidente do Conselho DeliberativoPUBLICADO EM: 29/11/2016Edir Félix De Marco
integrante da diretoria do clube, era presidente do Conselho ConsultivoPUBLICADO EM: 29/11/2016Daví Barela Dávi
empresário, viajava como convidado da direção do clubePUBLICADO EM: 29/11/2016Ricardo Philippi Porto
integrante da diretoria do clube, era secretário do Conselho DeliberativoPUBLICADO EM: 29/11/2016Delfim Pádua Peixoto Filho
75 anos, presidente da Federação Catarinense de Futebol e vice-presidente da CBFPUBLICADO EM: 29/11/2016Luiz Carlos Saroli, o Caio Júnior
51 anos, técnico, foi jogador com passagens por Grêmio, Internacional e Paraná. Como técnico, atuou em clubes como Palmeiras, Flamengo e GrêmioPUBLICADO EM: 29/11/2016Anderson Roberto Martins, o Buião
45 anos, preparador de goleirosPUBLICADO EM: 29/11/2016Eduardo de Castro Filho, o Duca
39 anos, auxiliar técnicoPUBLICADO EM: 29/11/2016Marcio Bestene Koury
44 anos, médico do timePUBLICADO EM: 29/11/2016Anderson Rodrigues Paixão Araújo
37 anos, preparador físico filho de Paulo Paixão, que integrou a comissão técnica do Brasil que conquistou a Copa do Mundo de 2002PUBLICADO EM: 29/11/2016Luiz Felipe Grohs, o Pipe Grohs
analista de desempenho do timePUBLICADO EM: 29/11/2016Rafael Correa Gobbato
33 anos, fisioterapeuta da equipePUBLICADO EM: 29/11/2016Victorino Chermont
43 anos, repórter da Fox Sports, trabalhou na Rádio Globo e no SporTVPUBLICADO EM: 29/11/2016Guilherme Marques
28 anos, repórter da TV Globo desde 2013PUBLICADO EM: 29/11/2016Ari de Araújo Júnior, o Ari Júnior
46 anos, cinegrafista, trabalhava na TV Globo no Rio, onde integrava a equipe do programa Planeta ExtremoPUBLICADO EM: 29/11/2016Guilherme Van der Laars
43 anos, repórter cinematográfico da TV Globo na equipe do Esporte EspetacularPUBLICADO EM: 29/11/2016Giovane Klein Victória
28 anos, repórter da RBS TV, afiliada da TV Globo em FlorianópolisPUBLICADO EM: 29/11/2016Bruno Mauri da Silva
25 anos, técnico de externas da RBS TV, afiliada da Globo em FlorianópolisPUBLICADO EM: 29/11/2016Djalma Araújo Neto
35 anos, repórter cinematográfico da RBS TV, afiliada da TV Globo em FlorianópolisPUBLICADO EM: 29/11/2016André Podiacki
26 anos, repórter do jornal Diário Catarinense setorista da ChapecoensePUBLICADO EM: 29/11/2016Laion Espíndola
29 anos, repórter do GloboEsporte.comPUBLICADO EM: 29/11/2016Rodrigo Santana Gonçalves
35 anos, repórter cinematográfico dos canais Fox SportsPUBLICADO EM: 29/11/2016Devair Paschoalon, o Deva Pascovicci
51 anos, narrador dos canais Fox Sports, já atuou na SporTV e CBNPUBLICADO EM: 29/11/2016Lilacio Pereira Jr., o Jumelo Pereira
48 anos, coordenador de transmissões externas dos canais Fox Sports conhecido como JumeloPUBLICADO EM: 29/11/2016Paulo Julio Clement
51 anos, jornalista dos canais Fox SportsPUBLICADO EM: 29/11/2016Mário Sérgio
66 anos, ex-jogador e ex-técnico de futebol, atualmente era comentarista nos canais Fox SportsPUBLICADO EM: 29/11/2016Renan Agnolin
27 anos, repórter da rádio Oeste Capital, de ChapecóPUBLICADO EM: 29/11/2016Fernando Doesse
narrador da rádio ChapecóPUBLICADO EM: 29/11/2016Edson Ebeliny
repórter setorista da Chapecoense pela Super CondáPUBLICADO EM: 29/11/2016Gelson Galiotto
narrador da rádio Super Condá, de ChapecóPUBLICADO EM: 29/11/2016Douglas Dorneles
repórter esportivo da Rádio ChapecóPUBLICADO EM: 29/11/2016Jacir Biavatti
comentarista esportivo da RIC TV, viajou para fazer cobertura a cobertura pela rádio Vang FMPUBLICADO EM: 29/11/2016Miguel Quiroga
piloto da aeronavePUBLICADO EM: 29/11/2016Ovar Goytia
piloto da aeronavePUBLICADO EM: 29/11/2016Sisy Arias
copilotoPUBLICADO EM: 29/11/2016Rommel Vacaflores
assistente de vooPUBLICADO EM: 29/11/2016Alex Quispe
Assistente de vooPUBLICADO EM: 29/11/2016Gustavo Encina
representante da companhia aérea LaMiaPUBLICADO EM: 29/11/2016Angel Lugo
técnico da aeronavePUBLICADO EM: 29/11/2016
terça-feira, 29 de novembro de 2016
QUEDA DE AVIÃO DA CHAPECOENSE LISTA DE MORTOS NA TRAGÉDIA NA COLÔMBIA
sábado, 26 de novembro de 2016
SONHAR PROFUNDAMENTE TRISTE
O universo dos sonhos é muito amplo e nele pode-se visualizar, falar e até sentir emoções. Uma dessas emoções não desejada por ninguém é a tristeza, contudo o fato de ela não ser cobiçada não a afasta e às vezes somos vítimas de dias melancólicos. A tristeza é um sentimento humano que proclama frustração ou desânimo em relação a alguém ou algo. É classificável como o oposto da alegria e pode até causar reações físicas como: insônia, choro, falta de apetite e até a depressão nervosa.
Mas o que dá origem à tristeza?
Não é do nada que a tristeza brota, ela pode ser originada por vários fatores como a perda de algo ou alguém de grande valor ou até mesmo pelo excesso de tédio. A tristeza fica ainda maior quando a pessoa que sofre começa a se culpar e acreditar que poderia ter feito algo diferente para recuperar aquilo que foi perdido. Isso não resolve e não faz bem algum. Uma pessoa triste é amarga, sente dor, insegurança, medo e desilusão. É preciso buscar ajuda psicológica em casos mais extremos, antes que se desenvolva uma depressão nervosa ou um instinto raivoso e vingativo.
Significados para sonhar com tristeza
Sonhar que está triste, desanimado, Chorando ou sofrendo é bastante perturbador e os significados para este sonho não são inversos. Confira:
- Se sentir triste em um sonho pode indicar cansaço físico por alguma atividade pouco gratificante que esteja praticando na sua vida;
- Sonhar com tristeza dá um toque para que você reserve um momento para descansar do mundo ao seu redor;
- Caso estiver chorando em sonho, é um aviso de que alguma tristeza profunda está sendo semeada em sua vida;
- As lágrimas também significam que há a possibilidade de alguns sentimentos estarem sendo reprimidos por você enquanto acordado, mas ao chegar no sonho logo se manifestam;
- Estar triste na vida real e em um sonho indica que não é bom engarrafar os sentimentos, pois isso pode estar lhe fazendo mal;
- Sonhar com tristeza é também um sonho que sugere que é preciso aprender com suas decepções para que seja feliz e não manter-se no lado negativo deixado por elas.
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
terça-feira, 15 de novembro de 2016
SUPER LUA - EM PETROLINA PE
Quem estava na expectativa para apreciar a maior Superlua dos últimos 68 anos, ficou encantado com o que viu. A longitude entre o satélite natural e a Terra foi a menor desde 1948, deixando as pessoas eufóricas para acompanhar um espetáculo raro no céu. Em muitos pontos da capital pernambucana, como no Cais do Imperador, Centro, e Boa Viagem, Zona Sul, as pessoas compareceram com celulares e câmeras na mão, Muitas pessoas saíram para as ruas e procura do melhor ângulo para conseguir vê a superlua. Só por volta das 20h30, o tempo nublado começou a dar uma trégua e foi possível reverenciar o fenômeno nesta segunda-feira (14), já com a lua no alto, mais distante. No dia 14 de dezembro, porém, teremos mais uma oportunidade, quando a lua estará outra vez gigante no céu, só que em menor tamanho.
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
Correios recebem cartas de crianças com pedidos de natal em Petrolina, PE
Começou a campanha Papai Noel dos Correios de 2016. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a iniciativa já é feita há 27 anos com o objetivo de endereçar as cartas para atender aos pedidos de presentes de crianças em situação de vulnerabilidade social. A ação vai até o dia 16 de dezembro.
As cartas devem ser manuscritas e remetidas por crianças. O texto deve conter, preferencialmente, pedidos de brinquedos, material escolar e roupas. As cartas são lidas e selecionadas pelos funcionários dos Correios. As que atenderem aos critérios da campanha são disponibilizadas para adoção nas unidades dos Correios.
Os presentes destinados a cada carta adotada devem ser encaminhados aos Correios para que sejam feitas as entregas. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar o cumprimento desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.
Em 2015, mais de 830 mil cartas foram recebidas pelos Correios em todo o Brasil e cerca de 570 mil selecionadas e 460 mil adotadas.
sábado, 12 de novembro de 2016
Dia da Consciência Negra
História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
Você sabia?
- 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização em Prol da Saúde da População Negra.
sexta-feira, 4 de novembro de 2016
AV2 - PEDAGOGIA - PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Questão 1
Nota: Não gerada
A proposta da EJA atualmente, sugere que a prática educativa deva ter íntima relação com a vida em sociedade. A dialogicidade no contexto, poderá instigar o aluno a expor suas ideias sobre o conteúdo tratado, com mais tranquilidade. Essa abordagem percebe o professor como:
Alternativas
- 1 -Liderança revestida pelo caráter político partidário, assim, a partir das experiências culturais captadas, ressignifica a educação global.
- 2 -Estimulador dos saberes necessários a prática educativa, contribuindo para a participação do aluno nas manifestações ligadas à exclusão social.
- 3 -Incentivador da consciência ingênua com vistas a favorecer em sua metodologia a abordagem formativa.
- 4 -Orientador do ensino, centrando seu trabalho em temas sociais e políticos, visando a ação transformadora sobre a realidade e seus problemas.
- 5 -Professor é visto como um orador, que centraliza os debates em torno da alienação cultural e política dos alunos.
Sua resposta
4 -
Orientador do ensino, centrando seu trabalho em temas sociais e políticos, visando a ação transformadora sobre a realidade e seus problemas.
Questão 2
Nota: Não gerada
Ao se pensar na estruturação de uma prática pedagógica interdisciplinar, o diálogo passa a ser considerado peça chave diante da necessidade de envolver o coletivo da escola. Se a prática pedagógica interdisciplinar se caracteriza pela integração de conteúdos ligados a diferentes áreas do conhecimento, é correto afirmar que:
Alternativas
- 1 -A complexidade do processo de alfabetização pouco contribui para a aprendizagem do aluno adulto, pois sua formação escolar já sofreu alguns processos.
- 2 -A prática pedagógica também contribui para a formação intelectual, cognitiva e política dos sujeitos, sempre integrando, complementando e transformando a ação dos sujeitos.
- 3 -O material didático gera um movimento de constante ampliação do conhecimento ou daquilo que se pretende investigar, porém sempre deve estar pautado nas questões de memorização.
- 4 -Todos os conteúdos trabalhados de maneira fragmentada provocam a repetência e a evasão do aluno do espaço escolar. Ainda servem para causar discriminação e preconceito.
- 5 -A função social da escola fica caracterizada principalmente pela padronização dos conteúdos, conceitos, ideologias e formação para o trabalho assalariado.
Sua resposta
2 -
A prática pedagógica também contribui para a formação intelectual, cognitiva e política dos sujeitos, sempre integrando, complementando e transformando a ação dos sujeitos.
Questão 3
Nota: Não gerada
Considerando os fragmentos indicados abaixo; identifique a afirmativa Correta:
I) O termo Cultura pode ser entendido como produto da atividade humana.
II) O currículo expressa o acervo da biblioteca, manifestado numa perspectiva futurista de intenções ligadas à educação.
III) ACultura compreende desde as ações rotineiras da dona de casa, até as contraditórias formas de destruição provocadas pelo homem no planeta.
IV) A proposta curricular da EJA, respeita os eixos:Cultura, Trabalho e Tempo.
Após realização da leitura, deve ser considerado que:
Alternativas
- 1 -Apenas a afirmativa I, está Correta,
- 2 -Apenas as afirmativas I e II, estão Corretas,
- 3 -Apenas as afirmativas I, III e IV, estão Corretas,
- 4 -A afirmativa III e IV estão Corretas.
- 5 -Todas as afirmativas I, II, III e IV estão Corretas,
Sua resposta
3 -
Apenas as afirmativas I, III e IV, estão Corretas,
Questão 4
Nota: Não gerada
Alguns elementos, são imprescindíveis durante a elaboração de uma Prática Pedagógica Interdisciplinar. Sendo assim, observe os elementos indicados abaixo e destaque a alternativa que os apresenta, seguindo a maneira "sequenciada":
Alternativas
- 1 -Fundamentação Teórica, Metodologia, Identificação da Instituição, Justificativa, Considerações Finais,
- 2 -Objetivos, Fundamentação Teórica, Avaliação em grupo, Cronograma e Autoavaliação e Considerações Finais,
- 3 -Identificação da Instituição,Objetivos,Justificativa,Fundamentação Teórica, Metodologia, Avaliação e Referências,
- 4 -Cronograma,Identificação da Instituição, Objetivos, Fundamentação Teórica, Considerações Finais e Avaliação,
- 5 -Objetivo Geral, Fundamentação Teórica, Objetivo Específico, Justificativa, Considerações Finais e Avaliação,
Sua resposta
3 -
Identificação da Instituição,Objetivos,Justificativa,Fundamentação Teórica, Metodologia, Avaliação e Referências,
Questão 5
Nota: Não gerada
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais que trata sobre a EJA, é dada ênfase à dimensão histórica de cada área do conhecimento. Os fatos que marcaram a história tornam-se componentes curriculares na escola. A relação desses conteúdos com outras áreas, acabam por gerar um movimento de constante ampliação do conhecimento ou daquilo que se pretende investigar. Retomando os objetivos da EJA é correto indicar que:
Alternativas
- 1 -A prática pedagógica interdisciplinar éelemento redutor do processo de ensino e aprendizagem
- 2 -Cabe ao professor, encontrar maneiras de obstaculizar o acesso do aluno a Cultura letrada durante o período de alfabetização.
- 3 -A EJA, têm como finalidade o compromisso com a formação humana, principalmente da classe trabalhadora,
- 4 -O trabalho na EJA deve favorecer a deterioração da consciência crítica do aluno e da sua emancipação humana.
- 5 -As Diretrizes desarticulam a organização e os objetivos da Proposta Curricular da EJA, nas instituições de ensino,
Sua resposta
3 -
A EJA, têm como finalidade o compromisso com a formação humana, principalmente da classe trabalhadora,
AV1 - PEDAGOGIA - PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Questão 1
Nota: Não gerada
A disciplina Prática Pedagógica Interdisciplinar, surgiu no sentido de indicar aos acadêmicos que existem diferentes possibilidades de organização do trabalho no espaço escolar. Nesse contexto, a atuação do professor ganha mérito, quando consegue realizar a junção da teoria com a prática. Seguindo a reflexão é correto afirmar que:
Alternativas
- 1 -O trabalho do professor ganha caráter pedagógico porque acaba envolvendo todo o processo de construção ligado ao ensino e a aprendizagem,
- 2 -A prática adquire caráter interdisciplinar porque consegue fragmentar vários conteúdos ligados às diferentes áreas do conhecimento,
- 3 -A organização curricular pouco tem a ver com a organização pedagógica, pois ambas possuem caráter distinto, devendo ser tratada individualmente,
- 4 -A proposta pedagógica e a proposta curricular são aplicadas com êxito apenas nos anos iniciais do ensino regular, pois a EJA trabalha com adultos,
- 5 -A elaboração da proposta pedagógica da escola deve ficar a cargo da secretaria de educação de cada município por se preocupar com homogeneidade no ensino.
Sua resposta
1 -
O trabalho do professor ganha caráter pedagógico porque acaba envolvendo todo o processo de construção ligado ao ensino e a aprendizagem,
Questão 2
Nota: Não gerada
O Projeto Pedagógico, deve assegurar a organização do trabalho da escola como um todo e, de maneira mais específica, a organização da sala de aula, da ação educativa. Ainda sobre o P.P.P. é correto afirmar que:
I)O Projeto da escola, contribui para que os professores conheçam a realidade atendida pelo espaço educativo.
II)Os profissionais da escola, devem encontrar no Projeto Pedagógico, respaldo para incentivar conflitos, valorizar relações competitivas e autoritárias.
III) O contexto político do P.P.P. se torna explícito quando articulado ao compromisso da escola em auxiliar na formação de um determinado tipo de homem.
IV) Ao definir ações educativas, preservando-se a visão fragmentada dos conteúdos, o projeto da escola valoriza a interdisciplinaridade.
V) A escola possui autonomia para adequar conteúdos curriculares, seguindo exigências pontuais indicadas pelos alunos.
Após realização da leitura, pode ser considerado que:
Alternativas
- 1 -Apenas as proposições I e II, estão Corretas,
- 2 -Apenas as proposições II e III, IV, estão Corretas,
- 3 -Apenas as proposições I, III e V, estão Corretas,
- 4 -Apenas as proposições III e IV, estão Corretas,
- 5 -Apenas as proposições II, IV e V estão Corretas,
Sua resposta
3 -
Apenas as proposições I, III e V, estão Corretas,
Questão 3
Nota: Não gerada
A Proposta Curricular deve respeitar uma base comum nacional de conteúdos e uma parte diversificada. Tanto a base comum nacional quanto a parte diversificada devem estar intimamente integradas à proposta curricular com o objetivo de estabelecer a relação entre a educação fundamental e a realidade social. Diante da formação humana, a Cultura no currículo:
Alternativas
- 1 -Sugere que o analfabeto é uma pessoa sem cultura,
- 2 -Transforma-se em elemento de desavença entre professor e aluno,
- 3 -É transformada na escola em Ensino e Aprendizagem,
- 4 -Concebe prioritariamente as relações entre patrão e empregado,
- 5 -Tem a ver apenas com pratos típicos, música e dança,
Sua resposta
3 -
É transformada na escola em Ensino e Aprendizagem,
Questão 4
Nota: Não gerada
A expressão "Ensinar" envolve tanto os conhecimentos que a humanidade acumulou durante sua história como também, atitudes e comportamentos que vão sendo indicados pela sociedade, seguindo novas exigências sociais e culturais. Ainda sobre o conceito, podemos inferir que; Ensinar:
Alternativas
- 1 -Exige coerção e punição do professor diante de determinadas respostas do aluno.
- 2 -Indica criar condições adequadas, para que a aprendizagem se efetive de maneira prazerosa.
- 3 -Induz à avaliação constante sobre a proposta do professor, com vistas a classificar os alunos.
- 4 -Compreende muito mais a maneira como o aluno aprende, do que como o professor o adestra.
- 5 -Acompanha o prescrito em parâmetros legais, sendo pouco necessário aliá-lo ao pedagógico.
Sua resposta
2 -
Indica criar condições adequadas, para que a aprendizagem se efetive de maneira prazerosa.
Questão 5
Nota: Não gerada
Observe a frase: "Não se deve negligenciar ensino, em nome das dificuldades do sujeito; deve-se, sim, modificar as formas de mediação entre o ensino e a aprendizagem, para que o sujeito aprenda". Isso significa que:
Alternativas
- 1 -O aluno que não consegue aprender deve se evadir da escola, antes que a escola o discrimine
- 2 -O professor necessita modificar sua metodologia, com vistas a alcançar as necessidades do aluno,
- 3 -Toda matrícula efetivada no espaço escolar significa integração do aluno ao contexto da aprendizagem,
- 4 -Os conteúdos escolares devem ser tratados de forma aligeirada no espaço da sala de aula,
- 5 -Maioria dos alunos mesmo permanecendo muito tempo no espaço escolar, sabem muito pouco,
Sua resposta
2 -
O professor necessita modificar sua metodologia, com vistas a alcançar as necessidades do aluno,
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