quarta-feira, 19 de abril de 2017

Av 2 - PED - 6 Sem - Ensino da Educação Física Escolar

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1)
A educação física escolar no Brasil apresentou predominância de diferentes vertentes metodológicas, mas sempre dependente dos interesses político-econômicos e da ideologia dominante em cada época. Em seu início nas escolas, era comum o ensino de qual conteúdo nas aulas? Alternativas:
  • a) Esporte
  • b) Ginástica
  • c) Dança
  • d) Jogo
  • e) Lutas e expressão corporal
2)
A busca de uma compreensão de nossa motricidade remonta desde a pré-história e conforme o tempo foi passando as civilizações foram inserindo diferentes objetivos às práticas corporais. Nesse sentido, a sociedade ocidental grega dava qual enfoque a Educação Física?

Assinale a alternativa correta.Alternativas:
  • a) O exercício físico era deixado de lado por considerarem o culto ao corpo pecado
  • b) As lutas de gladiadores eram o ápice dessa cultura
  • c) O culto ao belo não era o padrão cultural dessa sociedade
  • d) A prática de exercícios físicos possibilitava somente a formação do físico do indivíduo
  • e) O cuidado com o corpo por meio da prática dos exercícios físicos possibilitava a formação do espírito e da moral para além do físico
3)
A Educação Física Escolar tal como a concebemos hoje tem suas raízes na Europa - fins do século XVIII e início do século XIX - com a criação dos chamados Sistemas Nacionais de Ensino, que possuíam caráter bastante abrangente (SOARES, 1996). 
SOARES , C. L. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.2, p.6-12, 1996. 
Com base nesta temática, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F): 

(  ) Os métodos ginásticos sueco, francês e alemão, inseridos no ambiente educacional, tinham a preocupação de desenvolver atletas para participar de competições. 
(  ) A ginástica na escola, em seu início, também teve o propósito de resolver problemas de saúde pública, pois cabia ao governo, por meio da educação, tentar minimizar os problemas de saúde da população em geral. 
(  ) Os exercícios ginásticos eram organizados e planejados com base nos conhecimentos de anatomia e fisiologia e buscavam a melhora da condição física dos alunos.

Assinale a alternativa que possui a sequência correta:Alternativas:
  • a) V, V e F
  • b) V, V e V
  • c) V, F e V
  • d) F, V e V
  • e) F, F e F
4)
Leia atentamente o trecho abaixo e responda a questão referente à estruturação de planos de aula em Educação Física escolar para Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental. 

“Proponha que a turma vivencie várias maneiras de pular corda: uma criança por vez, em dupla e em trios. Também é possível brincar diversificando as regras, como pular ao ritmo de uma parlenda ou pular tocando a mão no chão. Converse com o grupo sobre outras brincadeiras que podem ser realizadas com o objeto: chicote queimado (uma criança gira a corda rente ao chão e as demais pulam), aumenta-aumenta (duas seguram as pontas da corda e vão levantando gradativamente para que as outras saltem) e cabo de guerra” (FONTE: Nova Escola - Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/experimentacao-brincadeiras-corda-607732.shtml).

De acordo com as informações contidas nesse trecho, podemos afirmar que essa aula de Educação Física tem como principal objetivo para os alunos:Alternativas:
  • a) Aprimorar a flexibilidade, pois esta é a principal estrutura capacitativa solicitada nas atividades com corda
  • b) Melhorar o condicionamento físico (resistência cardiorrespiratória) por meio de brincadeiras diferentes e contínuas sobre essa habilidade
  • c) Executar saltos com a corda, o maior número de vezes e em diferentes atividades, visando entender como essa habilidade é realizada por meio da repetição
  • d) Experimentar diferentes brincadeiras com corda, visando reconhecer e compreender as diferentes manifestações culturais e corporais do homem em movimento
  • e) Realizar atividades de maneira individual, pois essa estratégia é a mais adequada para entender o movimento do corpo com a corda, para realizar o salto
5)
Podemos afirmar, que planejar é antecipar uma ação e isto é necessário na disciplina de Educação Física bem como nas demais. Quando antecipamos uma ação, minimizamos os erros, pois há uma previsão de acontecimentos. Dentre os itens que compõem um plano de aula, existem duas etapas que devem tornar-se referência para o professor, atuando como ponto de partida para a estruturação das etapas posteriores. São eles:Alternativas:
  • a) O conteúdo a ser aplicado e os objetivos que ele quer alcançar
  • b) Os materiais que ele vai utilizar e o conteúdo a ser aplicado
  • c) As atividades que ele vai aplicar e as formas de avaliação
  • d) A forma de avaliação e os materiais a serem utilizados
  • e) A descrição da atividade e os conteúdos a serem aplicados

quinta-feira, 13 de abril de 2017

MECANISMOS DE DEFESA DO CICLO DE VIDA

 I -   Defesas  Narcísicas

§     Negação: evitar a percepção de algum aspecto doloroso da realidade, negando dados sensoriais. Afeta mais a percepção da realidade externa do que da realidade interna. Não é necessariamente psicótica, podendo estar a serviço de objetivos adaptativos ou neuróticos.
§      Projeção: perceber e reagir a estímulos internos inaceitáveis e seus derivados como se estivessem fora do self  (eu).  Pode levar a delírios francos sobre a realidade externa, usualmente de cunho persecutório; inclui tanto a percepção de seus próprios sentimentos em outros como agir em função dessa percepção.
§     Distorção: reformular grosseiramente a realidade externa no sentido de enquadrá-la aos desejos internos, podendo incluir crença irreal megalomaníaca, alucinações e delírios, utilizando sentimentos delirantes de superioridade ou autoridade.
II - Defesas  Imaturas
§      Atuação (acting-out): expressão direta de um desejo ou pulsão inconsciente para evitar a consciência do afeto associado a eles.  A fantasia inconsciente é vivida de modo impulsivo, gratificando mais o impulso do que a sua proibição.   Inclui agir para evitar a tensão que resultaria se o impulso fosse postergado.
§     Bloqueio:  inibição usualmente temporária dos afetos, pensamentos ou impulsos.
§     Hipocondria: transformação da censura alheia em autocensura e queixas de dor e enfermidade somática, como consequência de privação, solidão ou pulsões agressivas inaceitáveis.
§     Introjeção: internalização das características de um objeto amado, visando a aproximar-se deste e manter sua presença.   A introjeção de um objeto temido, pela internalização das suas características agressivas, leva a um controle da agressão.
§     Comportamento passivo-agressivo: agressão para com o objeto, manifestada de forma indireta e ineficaz por meio de passividade, masoquismo e voltando-se contra si mesmo.
§      Projeção: atribuição aos outros dos próprios sentimentos inaceitáveis. Inclui preconceitos, rejeição, suspeita, excessiva cautela contra perigos externos, etc.
§      Regressão: retorno a um estágio anterior do desenvolvimento devido à dificuldade de enfrentar as ansiedades e desafios atuais. Inclui um retorno a pontos de fixação primitivos e incorporação de comportamentos já abandonados.
§      Somatização: conversão defensiva de derivados psíquicos em sintomas corporais
III - Defesas Neuróticas
§     Controle: tentativa exagerada de manejar ou regular os acontecimentos ou o ambiente externo com o objetivo de minimizar a ansiedade e resolver conflitos internos.
§     Deslocamento: sentimentos vinculados a um objeto são redirecionados a outro (p. ex. fobias).
§     Dissociação: modificação do caráter de uma pessoa ou de seu sentimento de identidade a fim de evitar angústia. Separa ativamente sentimentos, representações do self ou do objeto contraditórias como bem-mal, prazer-desprazer, etc.
§     Intelectualização: controle dos afetos e dos impulsos pensando sobre eles, mas não os experimentando.
§     Isolamento: divisão intrapsíquica ou separação entre o afeto e seu conteúdo, levando à repressão da idéia ou afeto ou ao deslocamento do afeto para um conteúdo diferente ou substituto.
§     Racionalização: aplicação de justificativas incorretas ou uso de sofismas convincentes para explicar atitudes, crenças ou comportamentos inaceitáveis de outra forma.
§     Formação reativa: expressão de sentimentos inaceitáveis de uma forma antitética ou oposta.
§     Repressão ou recalque: expulsão de uma idéia ou sentimento da percepção consciente para o inconsciente.
§      
IV - Defesas Maduras

§     Altruísmo: satisfação vicária construtiva e gratificante das pulsões por serviços prestados aos outros.
§     Ascetismo: gratificação derivada da renúncia do prazer atribuída a uma experiência em favor de valores morais.
§     Humor: capacidade de fazer graça de si mesmo sem incômodo pessoal e sem causar desprazer nos demais.   Permite que se tolere o que parece ser terrível de ser suportado.
§     Sublimação: gratificação de uma pulsão cuja finalidade é preservada, mas cujo alvo ou objeto é convertido de socialmente objetável em socialismo valorizado.   Permite que as pulsões sejam canalizadas em vez de reprimidas ou desviadas.
§     Supressão: decisão consciente ou semiconsciente de adiar a tenção para um impulso ou conflito consciente.

§     Representações  da  gestante  como  mulher    e  mãe.
§     Fantasias  a  respeito  do  filho  e  da   sua identidade  futura.
§     Antecipações  de  dificuldades  profissionais  e no  relacionamento  com  omarido.
§     Medo  da  própria  morte  e/ou  do  bebê  no  parto,  bem  como  de malformações

Durante   o   processo   do    divórcio    observam-se    minicrises previsíveis  para  as quais  os  adultos  devem  estar  preparados  (Seibt, 1996) :  
1. no momento da decisão de separar-se;  
2. quando a decisão é comunicada à família e aos amigos;
3. quando se discutem dinheiro e visitas;
4. quando a separação física acontece;
5. quando o divórcio legal é assinado;
6. quando assuntos precisam ser renegociados, como, por exemplo, dinheiro e visitas e  quando um dos pais começa a namorar;
7. quando se comemoram aniversários, formaturas e outros acontecimentos importantes (um dos dois casa novamente, por exemplo).  

EXPRESSÃO  GRÁFICA  

§     O domínio do traço oblíquo: a criança vai mais além do desenho do quadrado, da cruz, do círculo e do triângulo para o desenho do losango e do “x”.
§     O detalhamento e a coordenação das estruturas do desenho da figura  humana: surgem  atributos  como mãos  e  olhos  e  posicionamento  adequado  do pescoço e dos  diferentes  segmentos  do  corpo.
§     O aparecimento no desenho do movimento e de interações:  a  criança  se expressa  mais  pelo desenho do  que  pelo  relato  de  fatos.
§     A  noção  de  profundidade  e  de  sombreado:  noções que  surgem  ao  final  e indicam  mudança  no  sentido  da  aquisição  de  perspectiva  tridimensional.

AS  TAREFAS  EVOLUTIVAS  DA  MEIA-IDADE  
§     aceitação do corpo que envelhece;
§     aceitação da limitação do tempo e da morte pessoal;
§     manutenção da intimidade;
§     reavaliação dos relacionamentos;
§     relacionamentos com os filhos: deixar ir, atingir igualdade, integrar novos membros;
§     relação com seus pais: inversão de papéis, morte e individuação;
§     exercício do poder e posição: trabalho e papel de instrutor;
§     novos significativos, habilidades e objetivos dos jogos na meia-idade;
§     preparação para a velhice.

MEDIDAS PREVENTIVAS
§     Manter a saúde física com a prevenção das doenças degenerativas;
§     Independência  econômica;
§     Ter  seu  próprio  espaço  físico  ou  moradia;
§     Ter  laços  de  amizade  e  vínculos  fortes  com  a  família;
§     Manter um relacionamento íntimo com um(a) companheiro(a);
§     Ter  um  vínculo  com  a  comunidade;
§     Manter-se  sempre  ocupado  e  com  planos  para  o  futuro;
§     Se possível, manter um vínculo com seu antigo trabalho ou  profissão;
§     Buscar  ajuda  na  comunidade;
§     Praticar  exercícios,  manter  uma  atividade  física  regular.

TAREFAS EVOLUTIVAS DO 
ADULTO JOVEM (20 A 40 ANOS)  

      1. Desenvolvimento de um sentido do self e do outro – a terceira individuação, com busca do preenchimento das lacunas deixadas pelas duas outras (infância e adolescência).  Ele permite uma separação psicológica dos pais da infância e uma (relativa) auto-suficiência no mundo adulto; facilita a relação de reciprocidade com os pais.  
     2. Desenvolvimento de amizades adultas, mais difíceis de serem mantidas, diferentes daquelas da adolescência. Amizades com pessoas de diferentes idades, e de diferentes backgrounds.  (“Não vale” só pessoas da mesma idade, da mesma profissão, do mesmo nível sócio-econômico-cultural, etc.)
3. Desenvolvimento da capacidade para a intimidade emocional e sexual.  Rever a crise conforme Erikson: intimidade versus isolamento (resultado: amor e filiação).
4. Tornar-se pai ou mãe em termos biológicos e psicológicos, capacidade esta baseada em antecedentes ou conquistas desenvolvimentais prévias: identidade de gênero nuclear na infância, consciência da diferença entre os sexos, resolução saudável do Édipo, integração, na fase da latência, de atitudes pessoais, familiares e sociais em relação à masculinidade e feminilidade, evolução da vida sexual na adolescência e experiências evolutivas de sexo e intimidade na fase de adulto jovem. (Engravidar pode até ser fácil; difícil é ser pai ou mãe).
5. Formação de uma identidade profìssional adulta, encontrando um lugar gratificante no mundo do trabalho (atenção para as diferenças entre trabalho, emprego e subemprego na nova economia). 
6. Desenvolvimento de formas adultas de brincar.  Manter-se em contato com "a criança de cada um de nós" ;  não esquecer que o brincar é a base do inventar, do criar, do descobrir, essenciais na atividade artística e científica.
7. Tomada de consciência da limitação do tempo e da morte pessoal, de forma integrada. (Rever a hipótese de Elliot Jaques: auge versus morte nas pessoas criativas entre os 35 e 39 anos.)

CARACTERÍSTICAS QUE SUGEREM PROVÁVEL ETIOLOGIA
PSICOSSOCIAL DOS SINTOMAS   

§     A história e a descrição do sintoma não caracterizam nenhuma doença familiar para o médico.
§     A descrição do sintoma parece exagerada ou afetada, e imagens floridas são empregadas para descrever a queixa.
§     Queixas somáticas múltiplas, envolvendo vários sistemas, são relatadas.
§     O tipo da queixa física indica, por si só, alta probabilidade de etiologia psicogênica (por exemplo, dor abdominal recorrente, cefaléia crônica, hiperventilação, tonturas, etc).
§     A queixa é acompanhada de outros sinais e sintomas de natureza vegetativa (sudorese, palidez, tonturas, taquicardia, polaciúria, etc), e/ou de queixas vagas como fadiga, dores difusas, distúrbios do apetite e do sono.
§     O paciente parece indiferente ou pouco preocupado com a existência do sintoma, apesar da aparente gravidade deste, ou, ao contrário, sua preocupação é desproporcionalmente intensa para um sintoma pouco significativo.
§      As queixas surgiram após um evento ou situação estressante.
§     Os sintomas do adolescente se assemelham aos de alguma pessoa (pais, irmãos, parentes, amigo, vizinho) que faleceu recentemente ou está com alguma doença grave.
§     Há conflito familiar (desarmonia, drogadição, separação, doença grave, morte, etc), abuso sexual, e/ou história de queixas somáticas freqüentes nos pais.
§     O adolescente e/ou seus pais notam a relação entre a sintomatologia e eventos (ou situações) estressantes, e/ou sintomas emocionais com ansiedade, medo, tristeza, raiva, etc.
§     O adolescente e/ou seus pais relutam em aceitar a associação etiológica do sintoma físico com os fatores psicossociais, quando esta parece óbvia para o médico.
§     A sintomatologia física é acompanhada de sinais e sintomas de um distúrbio afetivo, como depressão, ou de ansiedade, ou de distúrbio de conduta, e/ou de condições como abuso de drogas, ideação suicida, ou preocupação exagerada com a morte.
§     A sintomatologia física parece trazer ganhos secundários desejados pelo adolescente, como faltas à escola ou à competição esportiva, maior atenção da família, menor responsabilidade, etc.
§     As queixas físicas motivaram freqüentes faltas à escola ou ao trabalho, e essas faltas não foram mencionadas pelo paciente.
§     O adolescente foi visto com a mesma queixa por vários médicos e/ou atendido várias vezes em pronto-socorros, e/ou realizou vários exames complementares, e/ou tomou vários medicamentos, sem melhora da sintomatologia.
§     A sintomatologia melhora após uma ou mais entrevistas de apoio, e/ou após medicação placebo, e/ou após exames que resultaram normais.