sexta-feira, 19 de maio de 2017

Av1 - PED - Lic - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I

1)
Na Arte o conceito de criatividade é bastante presente pois é uma área de atuação na qual ela é bastante exigida, embora não seja restrita apenas a ela. Desse modo, de acordo com nosso material de estudo, assinale a alternativa correta quanto aos aspectos da criatividade:

Alternativas:
  • a)
    A criatividade é capacidade exclusiva de algumas pessoas que já nascem criativas.
  • b)
    Ser criativo estabelece uma relação com a área de atuação em arte, portanto pessoas criativas são artistas.
  • c)
    A criatividade pode ser exercitada e instigada, sendo assim, pode ser desenvolvida ao longo da vida.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Somente pessoas sensíveis e observadoras tem a capacidade de se tornar pessoas criativas.
  • e)
    Ser criativo é um dom, há pessoas que nascem para ser bailarinos, para ser músicos, para ser artistas plásticos e outros para serem professores.
2)
"Criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade; buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados" (TORRANCE, 1965).

Analise as alternativas abaixo e considere V para verdadeiras e F para falsas quanto à criatividade:
( ) É um direito de todos, promove autoconhecimento e a curiosidade, ela é potencial humano.
( ) Associa-se à capacidade imaginativa, sendo mediadora entre o real, o sonho e a fantasia.
( ) Em estudos recentes ela foi associada à loucura, porque a capacidade de criar se desenvolve em estado de loucura, real ou potencial e a criação artística relaciona-se diretamente ao estado psicótico do artista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas:
  • a)
    F, V, V.
  • b)
    V, V, F.
    Alternativa assinalada
  • c)
    V, F, F.
  • d)
    F, V, F.
  • e)
    V, F, V.
3)
Todos os campos de atividade humana podem ser enriquecidos pelos processos criativos, tornando-se mais agradáveis, surpreendentes. Na verdade, a criatividade é responsável pelos avanços tecnológicos na história da humanidade. Conhecemos histórias de pessoas sensíveis, observadoras, com necessidade de encontrar soluções para resolver os problemas correntes. Analise as afirmativas abaixo sobre criatividade:
I - O conceito de criatividade, inicialmente, estava associado à loucura, por se tratar de algo que foge aos padrões socialmente aceitáveis.
II - O ato criador abrange a capacidade de compreender e associar as imagens, dando a elas significado, formando algo novo.
III - A criança expressa em suas ações o resultado de suas interações sociais e construções que o meio possibilita, por isso, a criatividade pode ser estimulada pelo professor desde a educação infantil.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:

Alternativas:
  • a)
    I e II.
  • b)
    I e III.
  • c)
    II e III.
  • d)
    I, II e III.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Apenas a III.
4)
A fonte da criatividade é a imaginação criadora, o indivíduo deve ser capaz de imaginar, criar, formar, eliminando qualquer hipótese de reproduzir relações conhecidas. Uma pessoa com perfil criativo tem como características:
I – Temer tentar coisas novas porque dependendo dos riscos que se corre podem afetar sua capacidade imaginativa.
II – Ser receptiva a novas ideias e gostar de experiências novas.
III – Usar constantemente seus sentidos, ser bastante observadora e estar sempre atenta ao que acontece ao seu redor.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    A afirmativa I está incorreta e as afirmativas II e III estão corretas.
    Alternativa assinalada
  • b)
    A afirmativa I está correta e as afirmativas II e III estão incorretas.
  • c)
    A afirmativa II está correta e as afirmativas I e III estão incorretas.
  • d)
    A afirmativa III está correta e as afirmativas I e II estão incorretas.
  • e)
    A afirmativa II está incorreta e as afirmativas I e III se complementam.
5)
Uma pessoa criativa apresenta várias características como: ser observadora, ser persistente, curiosa, confiante e flexível, dentre outras. Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição para uma pessoa observadora.

Alternativas:
  • a)
    É capaz de enfrentar os obstáculos sem desistir facilmente.
  • b)
    Capaz de aceitar e trabalhar ao mesmo tempo com múltiplas causas ou respostas a um problema ou desafio singular.
  • c)
    Aparenta ser desorganizado contudo, dedica-se aos seus projetos com ordem e determinação.
  • d)
    Usa constantemente seus sentidos, sempre atento ao que acontece ao redor de forma consciente ou inconsciente.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Possui habilidade em reduzir o número de possíveis soluções de um problema pela aplicação da lógica e conhecimento.

Av2 - PED - Lic - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I

1)
Encontramos educadores comprometidos, que se desdobram em prol da formação da criança, por percebê-la na sua singularidade e tratá-la como criança que é, e não como o adulto que será, como cidadã, sujeito de direitos, ainda que nem todos possuam essa compreensão a respeito da infância. Mas, por outro lado, não se pode negar que há uma série de elementos inibidores do trabalho pedagógico. Analise as afirmativas abaixo e considere aquelas que apresentam esses elementos.
I - Precariedade na formação do professor somado à imaturidade e a indisciplina na sala de aula.
II – Falta de intencionalidade, motivação ou compromisso na promoção de atividades que motivem a criança a criar.
III – A conduta de alguns alunos, a estrutura organizacional da escola e a sobrecarga de trabalho.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas:
  • a)
    I.
  • b)
    II.
  • c)
    I e II.
  • d)
    II e III.
  • e)
    I, II e III.
    Alternativa assinalada
2)
O desenvolvimento do potencial criativo das crianças no contexto escolar depende de vários fatores como: atuação do professor, atuação do próprio aluno, organização do ambiente e das relações estabelecidas entre eles. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo sobre as características do ensino criativo, considerando V para verdadeiras e F para falsas:
() O professor precisa conhecer a criança que aprende e o conteúdo a ser ministrado, agindo de forma compromissada e com responsabilidade.
() O professor deve conduzir a aprendizagem por meio da mediação na construção dos conhecimentos e estar aberto a ouvir as crianças, valorizando os trabalhos e avanços de cada aluno.
() As crianças precisam aprender a administrar sua liberdade, compreendendo que é importante pensar no seu bem-estar e também no bem-estar do outro.
() O professor, em sua prática, deve impor às crianças propostas de atividades, sem que haja realização de intervenções de sua parte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas:
  • a)
    V, F, V, F.
  • b)
    F, V, F, V.
  • c)
    F, V, V, F.
  • d)
    V, V, V, F.
    Alternativa assinalada
  • e)
    F, F, F, V.
3)
A mobilização para atividades educativas diversificadas configuram-se em características peculiares ao ensino criativo. Além do professor, do aluno e do ambiente, três pilares emergem no intuito de desenvolver o potencial criativo no cenário escolar, são eles:

Alternativas:
  • a)
    Limite de tempo; sobrecarga de trabalho com provas e planos de aulas e problemas de saúde.
  • b)
    O medo de experiências novas; o arrependimento de não ter realizado nova tentativas e a frustração quanto aos erros.
  • c)
    A diversidade cultural; as percepções que alunos e professores tem de si e o clima de sala de aula.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Falta de motivação; indisciplina constante e atitudes descompromissadas.
  • e)
    Clima de sala de aula; indisciplina constante e sobrecarga de trabalhos com provas e planos de aula.
4)
Interprete a afirmativa abaixo:
"Quando pensamos em criatividade como potencial humano, devemos considerar que o local mais apropriado para o desenvolvimento desse potencial ‘deveria’ ser a instituição de ensino básico infantil."
A palavra ‘deveria’ aparece em destaque porque:

Alternativas:
  • a)
    A criança só se torna criativa depois que ingressa na escola.
  • b)
    O núcleo de convivência que permite à criança o desenvolvimento da criatividade é apenas a educação infantil.
  • c)
    A criança já chega na escola com percepção crítica dos fenômenos sociais e científicos, por isso não precisam ser mais estimuladas.
  • d)
    A escola não tem como função contribuir para o desenvolvimento da criatividade.
  • e)
    Muitas vezes a escola poda a criatividade da criança levando-a a reproduzir coisas, falas e situações.
    Alternativa assinalada
5)
O próprio contexto educacional vem negligenciando a criatividade e o ambiente que favorece o desenvolvimento do potencial criativo na criança. O sistema de ensino, com seus currículos desenhados para uma educação pública subserviente engessa o ensino. Por outro lado, nem mesmo um sistema engessado tem a capacidade de tolher por completo a ação criativa de um professor comprometido com a formação de seu aluno. Sobre o papel e responsabilidade do professor quanto ao estímulo do desenvolvimento da criatividade na criança é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Deve proporcionar à criança um ambiente que favoreça a criatividade, deixando-a livre para fazer o que quiser e da maneira que quiser.
  • b)
    Deve trabalhar com modelos prontos motivando a reprodução.
  • c)
    Deve construir práticas que contribuam para tornar a criança autora de suas ações, para que expressem suas ideias, pensamentos e sua imaginação.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Deve facilitar o seu trabalho elaborando as mesmas práticas para todas as turmas independente da faixa etária.
  • e)
    Deve trazer trabalhos prontos como desenhos estereotipados impressos apenas para colorir.

Brasil vive novo momento de incerteza política

Resultado de imagem para Brasil  momento de incerteza política
Um ano depois do afastamento de Dilma Rousseff, o Brasil vive um novo momento de incerteza política. Caso Michel Temer não renuncie, o presidente ainda pode perder o cargo por três vias. Então, poderiam acontecer eleições diretas ou indiretas; entenda:

Entenda a seguir o que pode acontecer:

·  Temer é investigado em um inquérito. Nesta fase, são colhidos depoimentos e provas pela Procuradoria Geral da República
·   Se as investigações coletarem elementos suficientes de provas, Temer pode ser alvo de uma denúncia.
· A denúncia é encaminhada pela Procuradoria ao Supremo, mas, como se trata do presidente, a abertura de processo precisa ser autorizada pela Câmara dos Deputados.
·  Na Câmara, a continuidade da ação precisa ser aprovada por dois terços dos deputados (ou seja, 342 dos 513)
·  Se aprovada, o presidente pode ser julgado pelo Supremo. Se não, o procedimento é encerrado.
· O STF decide, então, se aceita ou não a denúncia. Se sim, começa a fase de processo penal e Temer é afastado do cargo por 180 dias. Nessa fase, são ouvidas testemunhas, apresentadas provas e também ouvido o depoimento do agora réu
·  Se não houver julgamento em 180 dias, cessa o afastamento provisório do presidente
· Se ao fim desse processo for confirmada a culpa, Temer é afastado definitivamente, perde seus direitos políticos e pode até ser preso, se a pena pelo crime for a de prisão. Segundo a Constituição, assume interinamente o presidente da Câmara, que deve convocar eleições indiretas, a serem feitas pelo Congresso, em 30 dias
· Se não for confirmada a culpa, o processo é encerrado e Temer continua como presidente. Durante a investigação e eventual denúncia, a Procuradoria também pode entender que não houve crime e arquivar o caso

Investigação
 O pedido de abertura de inquérito foi feito após um dos donos do grupo JBS, Joesley Batista, dizer em delação à Procuradoria-Geral da República (PGR) que, em março deste ano, gravou o presidente dando aval para comprar o silêncio do deputado cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A informação foi divulgada pelo jornal "O Globo".
A delação de Joesley e de seu irmão, Wesley Batista, foi homologada por Fachin, segundo informações do Supremo nesta quinta. Pela Constituição, o presidente da República só pode ser investigado por atos cometidos durante o exercício do mandato e com autorização do STF. Os fatos narrados por Joesley Batista na delação foram, segundo ele, cometidos em março deste ano, quando Temer já ocupava a Presidência.
Temer afirmou nesta quinta (18) que "a situação de dubiedade não pode persistir por muito tempo". "Se foram rápidas nas gravações clandestinas, não podem tardar nas investigações e na solução respeitantemente a essas investigações", disse o presidente. "No Supremo, mostrarei que não tenho nenhum envolvimento com esses fatos. Não renunciarei. Repito: não renunciarei. Sei o que fiz e sei a correção dos meus atos. Exijo investigação plena e muito rápida para os esclarecimentos ao povo brasileiro."
 Impeachment
Após a divulgação da reportagem, foram apresentados oito pedidos de impeachment de Temer ao Congresso Nacional. Os pedidos precisam ser analisados pelo presidente da Câmara, que é quem autoriza a abertura de investigação. Caso algum deles seja aceito, o trâmite será o mesmo enfrentado pela ex-presidente Dilma Rousseff, que foi julgada pelo Senado.
Cassação da chapa
No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda tramita o pedido de cassação da chapa Dilma-Temer, cujo julgamento será retomado no dia 6 de junho. Na ação, apresentada à Justiça Eleitoral pelo PSDB em dezembro de 2014 – dois meses depois da derrota nas urnas do candidato do partido, Aécio Neves –, os tucanos acusaram a chapa de ter cometido abuso de poder político e econômico por, supostamente, ter recebido dinheiro de propina do esquema de corrupção que atuava na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato. Atualmente, o PSDB integra a base do governo Temer. Um dos ministros, Bruno Araujo (Cidades), no entanto, anunciou nesta quinta que vai deixar o cargo.


segunda-feira, 15 de maio de 2017

Av2 - PED - Lic - Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade

1)
Sobre o planejamento de aulas de Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental, leia atentamente o trecho abaixo e responda a questão.
Proponha que a turma vivencie várias maneiras de pular corda: uma criança por vez, em dupla e em trios. Também é possível brincar diversificando as regras, como pular ao ritmo de uma parlenda ou pular tocando a mão no chão. Converse com o grupo sobre outras brincadeiras que podem ser realizadas com o objeto: chicote queimado (uma criança gira a corda rente ao chão e as demais pulam), aumenta-aumenta (duas seguram as pontas da corda e vão levantando gradativamente para que as outras saltem) e cabo de guerra. (FONTE: Nova Escola - Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/experimentacao-brincadeiras-corda-607732.shtml).
De acordo com as informações contidas nesse trecho, podemos afirmar que essa aula de Educação Física tem como principal objetivo para os alunos:
I - Realizar atividades de maneira individual, pois essa estratégia é a mais adequada para entender o movimento do corpo com a corda, para realizar o salto.
II - Experimentar diferentes brincadeiras com corda, visando reconhecer e compreender as diferentes manifestações culturais e corporais do homem em movimento.
III - Aprimorar a flexibilidade, pois esta é a principal estrutura capacitativa solicitada nas atividades com corda.

Alternativas:
  • a)
    Somente I e II estão corretas
  • b)
    Somente I e III estão corretas.
  • c)
    Somente II e III estão corretas.
  • d)
    Somente I está correta.
  • e)
    Somente II está correta.
    Alternativa assinalada
2)
No Brasil, a Educação Física escolar apresentou predominância de diferentes vertentes metodológicas, mas sempre dependente dos interesses político-econômicos e da ideologia dominante em cada época. Após passado um tempo da utilização da Educação Física nas escolas, nas décadas de 60 e 70, era comum o ensino de qual conteúdo nas aulas?

Alternativas:
  • a)
    Condicionamento Físico
  • b)
    Ginástica.
  • c)
    Dança.
  • d)
    Jogos e brincadeiras.
  • e)
    Esporte.
    Alternativa assinalada
3)
Realizar o planejamento é essencial para a atuação do professor. Planejar é antecipar uma ação e isto é necessário na disciplina de Educação Física bem como nas demais. Quando antecipamos uma ação, minimizamos os erros, pois há uma previsão de acontecimentos. Dentre os itens que compõem um plano de aula, existem duas etapas que devem tornar-se referência para o professor, atuando como ponto de partida para a estruturação das etapas posteriores. Marque verdadeiro ou falso em relação as sentenças e assinale a alternativa que apresenta essas etapas.
( ) O conteúdo a ser aplicado e a descrição das atividades.
( ) As atividades que vai aplicar e as formas de avaliação.
( ) Os objetivos que pretende alcançar e a forma de avaliação.
( ) O conteúdo a ser aplicado e os objetivos que pretende alcançar.

Alternativas:
  • a)
    F – F- F- V
    Alternativa assinalada
  • b)
    F – F – V- V
  • c)
    F – V- V- V
  • d)
    F – V- F- V
  • e)
    V – F- V- F
4)
A Educação Física como concebemos hoje tem suas raízes na Europa, fim do século XVIII e início do século XIX - com a criação dos chamados Sistemas Nacionais de Ensino, que possuíam caráter bastante abrangente (SOARES, 1996).
SOARES , C. L. Educação física escolar: conhecimento e especificidade.Rev. Paul. Educ. Fís.,São Paulo, supl.2, p.6-12, 1996.
Com base nesta temática, analise as sentenças:
I - Os exercícios ginásticos eram organizados e planejados com base nos conhecimentos de anatomia e fisiologia e buscavam a melhora da condição física dos alunos.
II - A ginástica na escola, em seu início, também teve o propósito de resolver problemas de saúde pública, pois cabia ao governo, por meio da educação, tentar minimizar os problemas de saúde da população em geral.
III - Os métodos ginásticos sueco, francês e alemão, inseridos no ambiente educacional, tinham a preocupação de desenvolver atletas para participar de competições.
Assinale a alternativa que possui a sequência correta:

Alternativas:
  • a)
    Somente I e II estão corretas.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Somente I e III estão corretas.
  • c)
    Somente II e III estão corretas.
  • d)
    Somente III está correta.
  • e)
    Somente II está correta.
5)
Desde a pré-história o homem sempre buscou compreender sua motricidade e conforme o tempo foi passando as civilizações foram inserindo diferentes objetivos às práticas corporais. Nesse sentido, analise as sentenças, classifique-as quanto verdadeiras ou faltas no que se refere ao enfoque dado à Educação Física na sociedade ocidental grega, e assinale a alternativa correta
( ) A prática de exercícios físicos possibilitava somente a formação do físico do indivíduo.
( ) O cuidado com o corpo por meio da prática dos exercícios físicos possibilitava a formação do espírito e da moral para além do físico.
( ) As lutas de gladiadores eram o ápice dessa cultura, em que a utilizavam como forma de proporcionar espetáculo à população.
( ) O exercício físico era deixado de lado por considerarem o culto ao corpo pecado, por força da Igreja.

Alternativas:
  • a)
    V – V – F – F
  • b)
    V – F – F – F
  • c)
    F – V – F – F
    Alternativa assinalada
  • d)
    F – F- V – V
  • e)
    V – F – V – F

domingo, 14 de maio de 2017

SER MÃE

Resultado de imagem para O QUE É MÃE?

Resultado de imagem para O QUE É MÃE?
Ser mãe não é apenas trocar fraldas, aquecer mamadeiras ou lutar com as papinhas. Isso é apenas o começo; é nesse momento que uma mãe se dá conta de que é capaz de fazer qualquer coisa pelo seu filho.
Ser mãe significa mudar a sua vida, seu tempo, seu pensamento, dar todo o seu coração, seu amor para levar seus filhos adiante e ensiná-los a viver.
Significa ter uma razão de ser para o resto da vida; querer aproveitar e viver ao máximo cada momento. Ter sentimentos contraditórios ao ver  os filhos crescendo, sentindo alegria e saudade à medida que avançam ao longo da vida.
Se existe um amor real e sincero é o amor de mãe. É eterno e infinito. Na realidade, ser mãe significa seguir os passos desses pequenos professores, seus filhos, até que se tornem adultos. Mesmo sem saber, eles nos ensinam a amar incondicionalmente.
Ser mãe significa nunca mais estar só no pensamento. Uma mãe sempre pensa por dois: por ela e pelos seus filhos. Uma mãe se sente afortunada, porque sabe que eles são o seu maior tesouro.
A maternidade não traz só alegrias, mas também muito choro e aflição. Muitas noites sem dormir, preocupações sem fim, correr atrás dos filhos, inventar mil maneiras de camuflar verduras e peixes, suportar e tolerar brigas com toda a paciência do mundo.
Ser mãe não é só trocar fraldas

O que uma mãe faz pelos seus filhos

Dói muito para uma mãe dizer não aos seus filhos, desafiá-los, vê-los cair, abandonar seus sonhos ou desperdiçar suas capacidades. Mas ela também quer que eles aprendam a importância dos limites. Seus filhos a respeitarão mais se acreditarem que ela deve ser a figura de autoridade nesse relacionamento.
Uma mãe não pode viver pelos filhos, mas partilha tudo com eles. Portanto, uma mãe tenta, a cada dia, costurar asas enormes e rápidas que lhes permitam voar muito mais alto.
Uma mãe quer “tudo de bom” na vida dos seus filhos, mas também quer que aprendam a navegar em alto mar enfrentando as tempestades. Sabe que seus filhos devem aprender a caminhar sozinhos e evoluir com seus erros e acertos.
Elas conhecem melhor do que ninguém os defeitos de seus filhos, mas os aceitam e não os escondem. Sabem se eles estão bem só com o olhar, porque as mães são especialistas em detectar as emoções.
Uma mãe carrega uma carga muito pesada sobre seus ombros. Sente-se culpada e responsável pelos problemas dos filhos. Provavelmente sacrifica seus objetivos, aspirações ou a sua vida por eles, o que faz das mães as pessoas mais generosas do mundo.
Quando seus filhos acordam à noite com febre, quando querem enfrentar o mundo e superar todos os obstáculos, incentivá-los a seguir em frente e, acima de tudo protegê-los, é o que faz das mães o maior exemplo de coragem e amor.

As mães são as pessoas mais fortes do mundo, pois sua fraqueza é seu ponto forte e isso incendeia a cada dia o seu coração e a sua vontade de viver.

O que é ser mãe?