sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Av1 - Ser Social - Serviço Social na Área de Saúde, Previdência Social e Assistência Social

1)
O benefício previdenciário concedido às pessoas que trabalham em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física, como a efetiva exposição a agentes químicos, físicos, biológicos ou à associação de agentes nocivos durante 15, 20 ou 25 anos, dependendo do fator de risco envolvido, é:

Alternativas:
  • a)
    Aposentadoria por tempo de Contribuição;
  • b)
    Auxilio Doença;
  • c)
    Aposentadoria Especial;
    Alternativa assinalada
  • d)
    Aposentadoria por Invalidez;
  • e)
    Pensão por Morte;
2)
O Seguridade Social nos moldes como temos atualmente refere ao processo de construção de conquistas e perdas ao longo do século XX que culminou na Constituição Federal de 1988. Em qual Constituição foi a primeira a estabelecer o custeio tríplice da Previdência Social, com a participação do Estado, dos empregadores e dos empregados:

Alternativas:
  • a)
    A Carta magna de 1891;
  • b)
    A Carta Magna de 1934;
    Alternativa assinalada
  • c)
    A Carta magna de 1946;
  • d)
    A Carta Magna de 1967;
  • e)
    A Carta Magna de 1988;
3)
No Governo de Getúlio Vargas, a partir de 1930, a organização do sistema previdenciário passou a ser não mais por empresa como era anteriormente, mas por categoria profissional. Como passou a chamar esse novo sistema?

Alternativas:
  • a)
    Institutos de Aposentadoria e Pensão – IAPs;
    Alternativa assinalada
  • b)
    Caixa de Aposentadoria e Pensão – CAPs;
  • c)
    Legião Brasileira de Aposentadoria – LBA;
  • d)
    Instituto Nacional de Previdência Social – INPS;
  • e)
    Instituto Nacional de Seguro Social – INSS;
4)
Política de Seguridade Social têm como objetivo o amparo aos cidadãos brasileiros em momentos de dificuldades, especialmente em momentos como nascimento, morte, doenças e desempregos. As políticas que fazem parte da Seguridade Social são:

Alternativas:
  • a)
    Trabalho, Educação e Previdência social;
  • b)
    Saúde, Educação e Trabalho;
  • c)
    Educação, Trabalho e Moradia;
  • d)
    Saúde, Previdência e Assistência Social;
    Alternativa assinalada
  • e)
    Trabalho e Assistência aos desamparados;
5)
A seguridade social, nos moldes como temos atualmente, foi constituída na última Carta Magna. Nela o Estado é responsabilizado pela proteção social a todos os cidadãos brasileiros. Diferente da anterior que protegia apenas aqueles vinculados ao sistema previdenciário. Onde é registrado este conjunto de direitos de proteção?

Alternativas:
  • a)
    Capítulo dos Direitos Sociais;
  • b)
    Capítulo da Organização dos Poderes
  • c)
    Capítulo da Ordem Social, entre os artigos 194 a 204;
    Alternativa assinalada
  • d)
    Capítulo dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos;
  • e)
    Capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais;

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Av2 - PED - Lic - Gestão Educacional e Avaliação Institucional

CONFERI ANTES DO ENVIO

1)
As instâncias colegiadas constituem-se em um dos mais importantes mecanismos de democratização da Gestão de uma escola. O Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Associação de Pais Mestres e Funcionários, são instâncias colegiadas na qual seus eleitos representam a comunidade educativa. Dentre as instâncias colegiadas que contribuem para a dinâmica do processo educativo no espaço escolar, é Correto afirmar, que o Grêmio Estudantil:

Alternativas:
  • a)
    Possibilita aos alunos da escola, participação de maneira organizada e compreensão sobre as adversidades da vida.
  • b)
    Assegura defesa dos interesses e das necessidades ligadas especificamente à direção do espaço educativo.
  • c)
    Desarticula-se das demais instâncias colegiadas por reivindicar benefícios próprios, ligados aos alunos.
  • d)
    Instrumentaliza os alunos à reproduzirem o "controle social e político, através do movimento estudantil.
  • e)
    Pode contribuir para o fortalecimento das decisões orçamentárias na escola, com responsabilidade sobre os gastos financeiros.
2)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, foi criado em 2007 pelo MEC, por meio do INEP. No que se refere à avaliação; o IDEB combina dois indicadores:
I)Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, indicando sua relação com o Ensino Médio,
II) Sistema de Avaliação indicada pelos professores de cada escola para seus alunos da Educação Básica,
III)Desempenho dos estudantes – avaliado pela Prova Brasil, nas áreas de língua portuguesa e matemática,
IV)Programa Internacional de Avaliação de alunos – PISA, padronizada e aplicada anualmente pelo MEC,
V)Fluxo escolar que consiste em passagem dos alunos pelas séries/ano, sem reprovação por meio do Programa Educacenso,
Após análise, pode ser considerado que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a proposição I e II estão Corretas,
  • b)
    Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
  • c)
    Apenas as proposições I, II, III e IV, estão Corretas,
  • d)
    Apenas as proposições III e V, estão Corretas,
  • e)
    Apenas as proposições IV e V, estão Corretas,
3)
Para o pedagogo é considerado pertinente saber diferenciar Conselho Escolar do Conselho de Classe. Dentre as atribuições do Conselho Escolar destaca-se a aprovação, acompanhamento e efetivação do Projeto Político-Pedagógico da escola. Consta que, uma das funções avaliativas, do Conselho Escolar, consiste em identificar os problemas e as possíveis alternativas de solução ou minimização de conflitos. Ainda sobre o Conselho Escolar é importante considerar que:

Alternativas:
  • a)
    Seus membros, indicados em assembleia, recebem remuneração e benefícios condizentes com o cargo que ocupam. 
  • b)
    A representação comunitária, expressada pelos participantes, possui caráter político partidário e religioso. 
  • c)
    O assistencialismo é o compromisso maior dessa instância colegiada, indicada pela comunidade.
  • d)
    A representatividade amplia a possibilidade de fortalecimento do mecanismo de decisão coletiva. 
  • e)
    Os membros do conselho são eleitos para manipular, pois tornam-se instrumento de legitimação de decisões autoritárias.
4)
A Avaliação institucional, bem como a avaliação educacional, quando bem empregadas, contribuem para o redirecionamento da prática. Dando sequência, realize a leitura do enunciado indicado logo abaixo e, em seguida assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Denominada Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, surgiu da necessidade de se analisar _____________do processo de avaliação nacional, bem como ____________ligadas à educação básica. A cada dois anos,________ é aplicada aos alunos de escolas da rede pública que frequentam do 5º ao 9º ano. Além de avaliar o processo de construção do __________; consegue detectar _____________de aprendizagem, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pela educação básica. 

Alternativas:
  • a)
    especificidades,dificuldades,conhecimento,Prova Brasil,resultados,
  • b)
    Prova Brasil,resultados, dificuldades, especificidades, conhecimento,
  • c)
    Prova Brasil,dificuldades, especificidades, conhecimento, resultados,
  • d)
    resultados, especificidades, Prova Brasil, conhecimento, dificuldades,
  • e)
    dificuldades, especificidades, conhecimento, Prova Brasil,resultados,
5)
Com a implantação de um sistema de avaliação em larga escala no Brasil a partir de 1985, começou-se a pensar na elaboração de pesquisas que conseguissem apresentar através de dados estatísticos o desempenho dos alunos, além de oferecer subsídios para o monitoramento das políticas públicas ligadas à educação. Nessa perspectiva, um dos grandes equívocos sobre avaliação é utilizar-se da mesma para punir os desinteressados ou beneficiar os "bons" alunos ao classificá-los. Ainda sobre avaliação torna-se incoerente afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    A nota ou conceito deve ser o único objetivo da avaliação, por expressar apenas o nível de aproveitamento escolar do aluno.
  • b)
    A avaliação cumpre papel pedagógico e didático, de diagnóstico e de controle frente à instrumentos de verificação do rendimento escolar.
  • c)
    A nota ou conceito de uma avaliação acaba por se traduzir em resultado/produto, diante do processo de ensino e aprendizagem.
  • d)
    A avaliação serve para descobrir quem sabe tudo o que foi ensinado ou apenas expor publicamente quem nada aprendeu.
  • e)
    A avaliação ajuda a analisar os processos que fazem parte da ação docente, bem como identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Av1 - PED - Lic - Gestão Educacional e Avaliação Institucional

1)
Atualmente na escola pública a gestão pode ser entendida como um processo coletivo permeado pela dialogicidade. A dialogicidade possibilita aos colaboradores da instituição condições de trabalhar e expor suas ideias, criando um espaço no qual até os conflitos possam se dissipar. Ainda pautada nessas reflexões, é importante considerar que:
I) A gestão ultrapassa o conceito de administração, busca participação, trabalho em equipe, autonomia, valorização do humano e do sensível.
II) Liderar a gestão em uma instituição de ensino público, pressupõe que o diretor apoie uma equipe formada por pessoas com características diferentes.
III)Gestão escolar consiste em planejar, organizar, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros com a finalidade de legitimar produção, produtividade e eficiência.
IV) É importante ao diretor dar autonomia e poder de decisão aos seus colaboradores, delegando-lhes responsabilidade e compromisso.
Após análise, pode ser considerado que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas as proposições I e II estão Corretas,
  • b)
    Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
  • c)
    Apenas as proposições III e IV, estão Corretas,
  • d)
    Apenas a proposição IV está Correta,
  • e)
    Todas as proposições I, II, III e IV, estão Corretas,
2)
A educação que acontece na escola, ou seja a educação formal, unindo o processo de ensino e de aprendizagem deve partir da atitude investigativa do professor. Na LDB n.9394/96, consta que os professores tornam-se responsáveis pelo incentivo durante a construção do conhecimento de seus alunos. É atribuição do professor, participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino no qual ele participa. Também consta que cabe ao professor preocupar-se com a elaboração e cumprimento do plano de trabalho docente, zelando inclusive pela aprendizagem dos alunos. Ainda no que se refere aquilo que consta na lei é importante destacar que cabe ao professor:

Alternativas:
  • a)
    Responsabilizar-se por todas atitudes ou comportamentos de indisciplina realizado pelos alunos em sala de aula, 
  • b)
    Participar integralmente na escola, dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e recuperação, 
  • c)
    Planejar atividades interdisciplinares desmotivando os alunos a participarem de avaliações individuais,
  • d)
    Favorecer a evasão diante da demonstração de pouco interesse pelos estudos, dada pelos alunos,
  • e)
    Realizar o encaminhamento metodológico reforçando a consciência ingênua dos alunos e sua submissão. 
3)
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96, se tornou responsável pela estrutura de sustentação que auxilia na organização dos sistemas de ensino e funcionamento da educação escolar no Brasil. A LDB nº 9394/96 apresenta dentre seus objetivos a necessidade de organizar e orientar os fundamentos, princípios, finalidades e objetivos para a educação. Sobre a educação é importante confirmar que:
I) A educação escolar compõe-se de Educação Básica e Ensino Superior.
II) A educação infantil tem como finalidade complementar a ação da família, auxiliando no desenvolvimento integral da criança.
III) A educação inclusiva acolhe as crianças com idade escolar a partir dos anos iniciais do ensino fundamental.
IV) A educação básica é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
V) É previsto que até a conclusão do ensino médio o aluno esteja habilitado para atuar em qualquer área profissionalmente.
Após análise, pode ser considerado que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a proposição I e III estão Corretas,
  • b)
    Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
  • c)
    Apenas as proposições I, II e IV, estão Corretas,
  • d)
    Apenas as proposições III e V, estão Corretas,
  • e)
    Apenas as proposições IV e V, estão Corretas,
4)
A legislação que regulamenta o sistema de ensino contribui para a estruturação de políticas educacionais que consigam dar conta das necessidades da escola. Política se refere a um plano, um programa que ajuda a definir como a educação deve orientar-se para assegurar aos alunos uma formação adequada às novas exigências sociais. 
Na sequência considere ( V ) para Verdadeiro e ( F) para Falso.
I) ( ) Importante considerar a lei como elemento que contribui para a existência social, favorecendo a alienação.
II) ( ) legislação implica em apropriação da realidade política por meio de imposição de regras tornadas exclusiva para os mais fracos.
III) ( ) toda pessoa obedece as leis pautada no ordenamento jurídico e legítimo, baseado no poder.
IV) ( ) A Constituição define a educação como dever do Estado e da família.
V) ( ) A LDB n. 9394/96, trata a organização da educação nacional definindo competências do Município, Estado e União.
Após análise podemos considerar que a letra____ é a correta:

Alternativas:
  • a)
    V – V – F – V – F
  • b)
    F – V – F – V – V
  • c)
    F – F – V – V – V
  • d)
    F – F – V – V – V
  • e)
    V – V – F – F – F
5)
Os documentos da escola, são elaborados na tentativa de garantir a expressão política, pedagógica, administrativa e disciplinar que orienta a ação educativa. Além disso, tais documentos devem indicar a concepção de educação, os princípios constitucionais e a legislação que ampara o trabalho na escola. Dando sequência, relacione os documentos indicados na coluna, seguindo sua complementação mais coerente:
(1) Planejamento do trabalho docente,
(2) Regulamento Interno da escola,
(3) Projeto Político Pedagógico,
(4) Regimento Escolar,
( ) levantamento situacional, conceitual,operacional,
( ) descreve ação educativa da sala de aula,
( ) apresenta normas disciplinares aos alunos,
( ) estrutura, define, regula e normatiza as ações do coletivo escolar,
Após análise, é correto o que se afirma em:

Alternativas:
  • a)
    3 – 1 – 2 – 4
  • b)
    2 – 4 – 3 – 1
  • c)
    1 – 2 – 3 – 4
  • d)
    4 – 1 – 2 – 3
  • e)
    1 – 2 – 2 – 3

Conferi antes do envio 

Escola Faz bonito trabalho Inclusivo em Petrolina-PE


A escola Eduardo Coelho, como é uma escola inclusiva, esta vivenciando a semana da pessoa com deficiência, (21 a 28/08), esta com diversas oficinas.
O objetivo é inserir o aluno da educação especial.
Alguns professores e alunos estão entusiasmados com o Projeto de Inclusão.
Parabenizamos aos alunos e aos professores e toda a família Escola Eduardo Coelho. 

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

A cada tempestade sobrevivida


Já sobrevivi a tantas tempestades, renasci de tantos abismos, me reencontrei tantas vezes e mesmo assim penso que não tenho tanta força, mas a verdade é que já superei tantas desenganos, tenho acumulada tanta bagagem que recomeçar se tornou meu destino. E assim sigo, florescendo a cada minuto renascendo de dentro para fora. A vida desafia-me e eu aceito a cada desafio dado por ela.

É isso mesmo, para que fazer questão de quem nunca fez a questão para esta comigo? A cada momento percebo que você não faz tanta diferença assim, você era apenas o que eu criei e imaginei que fosse.
Hoje percebo que você é outro não faz diferença nenhuma, sigo o caminho e venço a cada tempestade que cruza o meu caminho.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Resumo Escolar Era Vargas

A Constituição de 1934, apesar de ter sido desrespeitada com as medidas adotadas, ainda previa a realização de eleições para a sucessão presidencial de 1937. Mesmo com o clima de repressão, iniciou-se uma disputa eleitoral, onde surgiram duas candidaturas: de José Américo de Almeida, paraibano, e de Armando de Salles Oliveira, paulista.
José Américo de Almeida parecia ser o candidato oficial à sucessão do governo. Já Armando de Salles Oliveira representava uma forte oposição liberal para o centralismo varguista, tendo a sua candidatura lançada pelos setores originários do antigo Partido Democrático. Essas eleições também contaram com a participação de um terceiro candidato da Ação Integralista, Plínio Salgado, que recebia uma forte rejeição de todo o eleitorado.
O Golpe do Estado Novo


Getúlio Vargas  por sua vez, apenas aparentava estar colaborando com as eleições presidenciais, mas no fundo, não descartava a possibilidade de se manter por mais tempo no poder e para isso, contava com o apoio de alguns setores da sociedade que se interessavam por mais estabilidade do que a constituição pudesse garantir. Nesse contexto, os interesses do exército estavam totalmente ligados aos interesses de Vargas, vale salientar, que o exército neste período era comandado pelo general Góis Monteiro.
A alta cúpula militar, que era contra o comunismo, nacionalista e que estava preocupada com a segurança nacional, se viu então atraída por uma Solução autoritária para a crise da política do Brasil. A ideia de uma ditadura fundada na influência e na atuação do exército poderia garantir a manutenção de vigorosas políticas de combate às esquerdas.
Além disso, na visão dos militares da época, um forte governo poderia ajudar na implantação de uma indústria pesada, que colaboraria para garantir a segurança dos brasileiros, já que o período era marcado por uma alta tensão internacional. Mas, para que isso fosse possível, era necessário a utilização de um capital nacional, que por ser pouco, deveria ser mobilizado através da mobilização do estado. Criava-se assim, um novo modelo de desenvolvimento da indústria, unido às Forças Armadas.
Os governadores foram os grandes responsáveis pela finalização do golpe que manteve Getúlio Vargas como presidente. Negrão de Lima, por exemplo, conquistou o apoio dos governadores ao percorrer os estados, dando a entender que se o golpe se concretizasse eles se manteriam no poder. Golpe este, que seria dado em nome do combate ao comunismo, que teria por função garantir o apoio dos integralistas e da classe média.
Em setembro de 1937, o governo divulgou o Plano Cohen, um plano comunista redigido por um oficial do exército integralista para assumir o poder no Brasil. Podemos dizer, que o plano, foi o pretexto utilizado para o golpe. Em novembro, Getúlio ordenou que o congresso fechasse, além da suspensão da constituição, da campanha para presidência e a extinção dos partidos políticos. Assim, instalou-se a ditadura do Estado Novo. 

O Estado Novo

A Constituição de 1934 foi abandonada e outra a substituiu, que pretendia que o novo governo tivesse uma aparência de legalidade. Inspirada nas constituições fascistas da Polônia e da Itália, suas principais características eram: centralização política, com o fortalecimento do poder do presidente; extinção do legislativo, o executivo passaria suas funções; subordinação do poder judiciário ao executivo, indicação dos governadores, os conhecidos interventores, dos estados pelo presidente; e legislação trabalhista.
Entretanto, o estado novo não deve ser considerado um regime fascista, já que não havia um partido na qual Vargas fosse componente, característica fundamental do fascismo para que os interesses do povo e do estado fossem identificados. Além disso, apesar da Era Vargas ter sido violento, em nada se assemelha ao excesso que o fascismo europeu exerceu.
Apesar do Golpe e graças ao apelo anticomunista do Plano Cohen, a oposição a ele foi mínima, praticamente inexistente. Pelo golpe do Estado Novo Getúlio Vargas implantou uma ditadura sem disfarces.
Em 1937, os interventores que foram nomeados nos estados eram quase todos governadores, teriam, pelos menos enquanto durasse a ditadura, seu poder eternizado. Quanto ao crescente operariado urbano, a oposição foi nula, isso porque o povo era desde 1935, privado de suas principais lideranças de esquerda e refém do populismo da Era Vargas, e, além de aceitar esse novo regime, mais nada poderia ser feito.
No maio do ano de 1938, ocorreu a Intentona Integralista, uma tentativa que contava com medidas fascistas e autoritárias, para tentar a derrubada do Estado Novo. No golpe de 1937, os integralistas haviam o aplaudido, e em suma, havia sido feito pelo combate ao comunismo. Getúlio Vargas permitiu que os grupos sobrevivessem, sendo até bem tolerante com eles. No entanto, não havia mais ligações com os camisas verdes. Mantidos à margem do governo, tentaram, sem sucesso, assaltar o Palácio Guanabara e derrubar Vargas do poder. Porém, mal organizados, fracassaram. Seguiram-se o exílio de Plínio Salgado e o desaparecimento do movimento integralista.

Era Vargas - Exercícios

  1. A Era Vargas é o período da história nacional em que o Brasil foi governado por Getúlio Vargas. A alternativa que corresponde corretamente à data do período citado é:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: 1930-1945
  2. Vargas chegou ao poder por meio de diversas conspirações, após sua derrota nas Eleições de 1930 para o candidato:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: Júlio Prestes
  3. A tomada do poder por Vargas e o consequente fim da República Oligárquica é geralmente denominada:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: Revolução de 30
  4. Uma característica próxima e marcante do período conhecido como Era Vargas é perceptível ao analisarmos o seguinte aspecto:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: A centralização da política na figura do presidente, principalmente nos anos finais do período, o que lembrava características de regimes totalitários europeus.
  5. Um marco importante durante o Governo Constitucional foi a 3ª Constituição Brasileira, na qual ficaram garantidos direitos essenciais para o pleno exercício da democracia. Qual dos direitos abaixo implica diretamente na ruptura com a República Oligárquica?
    Sua resposta: 
    Resposta correta: Voto secreto
  6. A Lei de Nacionalização do Trabalho, instituída logo após a tomada do poder por Vargas, dizia que as fábricas deveriam ter 2/3 de trabalhadores nacionais. Tal lei beneficiava o regime varguista, uma vez que
    Sua resposta: 
    Resposta correta: evitava a propagação de ideias de caráter revolucionário, como o anarquismo e o comunismo, com a limitação da presença de imigrantes.
  7. O pretexto para a implementação do Estado Novo resulta na divulgação do Plano Cohen, anterior a ele um episódio que possivelmente ajudou a propagar a necessidade de uma ruptura democrática foi:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: A Intentona Comunista de 1935
  8. A Consolidação das Leis Trabalhistas foi um marco da Era Vargas que ocorreu durante:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: O Estado Novo
  9. A entrada do Brasil no conflito que marcou o século XX exerceu grandes impactos dentro da sociedade brasileiras. Entre os afetados estão os chamados Soldados da Borracha, que tinha como objetivo
    Sua resposta: 
    Resposta correta: garantir matéria-prima para os Aliados durante a campanha do Brasil no conflito.
  10. A alternativa que melhor descreve o fim da Era Vargas é:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: A contradição existente entre o combate às ditaduras fascistas europeias e a vivência de um regime semelhante em território nacional.