sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Av 1 - Ensino da Língua Portuguesa Como Segunda Língua

1)
Pesquisas apontam que a maioria dos alunos surdos chega ao final da escolarização sem apropriar-se da leitura e da escrita de forma competente. Lacerda (2006) aponta como um grande problema no ensino dos alunos surdos:

Alternativas:
  • a)
    Uso da Língua de Sinais
  • b)
    Barreiras linguísticas exclusivamente
  • c)
    Práticas pedagógicas inadequadas
    Alternativa assinalada
  • d)
    Dificuldades inerentes somente à surdez
  • e)
    Reconhecimento das especificidades do surdo
2)
Em relação à competência linguística do aluno surdo, sabemos que estas devem ser consideradas como ponto de partida para o trabalho pedagógico com cada aluno. Considerando um aluno surdo que chega ao primeiro ano do Ensino Fundamental sem nenhum conhecimento da Língua de Sinais e sem apresentar compreensão da oralidade, cabe ao professor:

Alternativas:
  • a)
    Desconsiderar a especificidade do aluno, aplicando o currículo do ano escolar
  • b)
    Adaptar o currículo propondo atividades que o auxilie no desenvolvimento linguísitco
    Alternativa assinalada
  • c)
    Encaminhá-lo para outra Instituição, visto que não está preparado para atendê-lo
  • d)
    Não se preocupar com a dificuldade apresentada, ela será sanada com o tempo
  • e)
    Entender que seu único objetivo é a socialização da criança, sem preocupação com o aprendizado
3)
Sabemos que o Congresso de Milão foi um marco na história da educação do surdo. Assinale a alternativa que corresponde à decisão tomada a partir deste que transformou a Educação do Surdo no mundo:

Alternativas:
  • a)
    Proibição da Língua de Sinais
    Alternativa assinalada
  • b)
    Uso de metodologia mista
  • c)
    Uso da Língua de Sinais
  • d)
    Uso da língua de sinais e fala simultaneamente
  • e)
    Proibição da língua oral
4)
Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.
Em relação ao modelo do oralismo, que se define por conceber a educação do surdo atrelada ao modelo clínico terapêutico e iniciado em 1880 após o Congresso de Milão, podemos dizer que este modelo fracassou como consequência da baixa qualidade da educação pela ênfase dada na reabilitação e no desenvolvimento da oraidade. Nesta época,
( ) A maioria dos surdos não concluiu a escolaridade, abandonando a escola
( ) A maioria dos surdos conseguiu avançar nos estudos e adquirir conhecimento
( ) Os surdos concluíram a escolaridade, embora com dificuldades
( ) O modelo oralista prejudicou o processo de aprendizagem do surdo
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente

Alternativas:
  • a)
    V,V,F,F
  • b)
    V,F,F,V
  • c)
    F,V,F,V
    Alternativa assinalada
  • d)
    V,V,V,F
  • e)
    F,V,V,V
5)
A história da educação de surdos apresenta três abordagens educativas, com visões diferenciadas. Cada uma destas abordagens marcaram um período e uma forma do surdo estar na escola e na sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde à corrente comunicativa defendida atualmente para a educação de surdos, seja em escolas de Surdos ou regulares.

Alternativas:
  • a)
    A comunicação total, que se apropria de toda ferramenta viso-motora e os sinais utilizados são padronizados. Não importa a idade que a criança inicia esta comunicação. Esta corrente é muito utilizada pois não aceita a fala.
  • b)
    O oralismo, que consiste na oralização da pessoa surda. Quando se utiliza esta abordagem o uso de sinais também é permitido. A oralização é um meio de comunicação natural para a pessoa surda.
  • c)
    O bilinguismo, que considera a língua de sinais como língua materna (1ª língua) e propõe a aprendizagem da língua do país de origem modalidade escrita (2ª língua). Esta abordagem prioriza o uso da língua de sinais, como também recursos visuais amplos para a aprendizagem do sujeito surdo.
    Alternativa assinalada
  • d)
    É indiferente, visto que as abordagens educativas são ferramentas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa e em qualquer ambiente: escola, trabalho e sociedade para inserção da pessoa surda na sociedade.
  • e)
    A comunicação total e o Bilinguismo devem ser trabalhados juntos, visto que um defende a utilização de qualquer tipo de comunicação, isso caberia ao aluno que não fluência na língua de sinais, e o Bilinguismo nos alunos fluentes

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Resumão da Novela "Força do Querer" (04-16/09/2017)

Rita (Isis Valverde) e Zeca (Marco Pigossi) (Foto: Globo/Estevam Avellar)

 Resumo de “A Força do Querer”. Saiba o que vai acontecer nos próximos capítulos da nova novela das nove da Globo, entre os dias 04 e 16 de setembro de 2017.

Capítulo 133 – Segunda-feira, 04 de setembro
Zeca tenta explicar por que beijou Ritinha, mas Jeiza o interrompe e afirma a Cândida que não quer mais saber do rapaz. Abel cobra satisfações de Edinalva sobre o comportamento de Ritinha, e Nazaré repreende Zeca. Caio e Simone tentam convencer Silvana a retomar o tratamento para sua compulsão. Aurora comenta com Bibi que Elvira quer conhecer Rubinho. Joyce flagra Mira com Irene. Comandados por Rubinho, os traficantes resgatam Sabiá da prisão. Eurico não aceita a transição de Ivana. Jeiza e Caio se encontram por acaso e se aproximam. Silvana garante a Eurico que não foi ele quem assinou os cheques do talão de Dantas. Cibele guarda o exame de DNA de Ruyzinho, que foi devolvido por Ruy. Caio e Jeiza se beijam.
Capítulo 134 – Terça-feira, 05 de setembro
Zeca vê quando Jeiza desce do carro de Caio. Jeiza confessa a Cândida que gostou de ter beijado Caio. Caio questiona Irene sobre Solange. Silvana tenta convencer Eurico de que a assinatura nos cheques não é do empresário. Jeiza marca um jantar com Caio, e Alan aconselha a pupila a ter calma. Rubinho pede que Bibi negocie um armamento com bandidos e Alessia alerta a amiga. Joyce rejeita Ivana e Zu a conforta. Cândida comenta com Edinalva e Ritinha que Jeiza recebeu flores de Caio. Eurico cede em fazer um cartão de crédito para Elvira. Elvira pensa em pedir ajuda a Sabiá para encontrar Solange/Irene. Joyce decide cortar a mesada de Ivana. Simone sugere que Ivana adote o nome de Ivan. Ritinha conta para Zeca que Jeiza beijou outro homem. Bibi perde a negociação de armas com os bandidos.
Capítulo 135 – Quarta-feira 06 de setembro
Bibi se desespera com a possibilidade de represália de Sabiá. Zeca descobre que Jeiza está saindo com Caio e afirma que o relacionamento dos dois não tem mais volta. Ivana sofre discriminação ao procurar um emprego. Sabiá perdoa o mau negócio de Bibi. Ruy repreende Cibele por tentar ajudar Ivana. Alertada por Biga sobre a rejeição da família a Ivana, Silvana encontra uma forma de ajudar, e Simone agradece a mãe. Ritinha implora que Jeiza não conte a Caio que é bígama. Jeiza provoca Zeca. A polícia procura por Bibi, que pede asilo na casa de Silvana.
Capítulo 136 – Quinta-feira, 07 de setembro
Silvana esconde Bibi em sua casa, com a ajuda de Dita. Aurora enfrenta os policiais e se desespera com as atitudes de Bibi. Silvana acolhe Ivana e promete conversar com Joyce e Eugênio. Edinalva sente ciúmes de Abel com Mere. Bibi ouve que Caio visitará Eurico e Silvana tenta despistar o marido. Alessia desconfia do comportamento de Rubinho. Nonato vê Bibi escondida, mas não conta para Eurico. Zeca e Jeiza trocam ofensas. Dantas conclui o envolvimento entre Irene e Mira e confisca o celular da secretária. Zu dá para Ivana o dinheiro que Eugênio pediu que lhe entregasse. Heleninha reclama com Garcia sobre sua posição na empresa da família. Aurora estranha a falta de luz repentina em sua casa. Bibi descobre que Caio está namorando Jeiza.
Capítulo 137 – Sexta-feira, 08 de setembro
Bibi se revolta contra Jeiza e liga para Rubinho. Yuri comenta com Heleninha que uma moça lhe perguntou sobre a caixa de luz da casa de Aurora. Irene provoca Joyce, e Ruy se irrita. Dantas atende a uma ligação de Irene no celular de Mira e confirma que as duas estão mancomunadas. Rubinho arma para levar Bibi de volta para a comunidade. Abel lamenta o fim do noivado de Zeca e Jeiza. Orientada por Irene, Mira confessa a Dantas a amizade das duas. Bibi agride Carine por causa de Rubinho, e Sabiá se preocupa. Ruy confronta Irene. Jeiza se incomoda ao ver Zeca beijando uma mulher.
Capítulo 138 – Sábado, 09 de setembro
Zeca apresenta Carla a Nazaré. Caio desconfia quando Aurora conta que Bibi sabe de seu namoro com Jeiza. Bibi afirma a Kikito e Sabiá que vigiará Carine. Eugênio despede Mira, que se muda para a casa de Irene. Irene afirma a Mira que afastará Garcia e Elvira de seu caminho. Ritinha insinua a Zeca que Ruyzinho poderia ser seu filho. Dita se surpreende ao saber que Bibi já foi noiva de Caio. Joyce não aceita ouvir Silvana sobre Ivana. Ruy defende Ivana, que se emociona com o irmão. Eurico insiste para que Junqueira convença Heleninha a abrir mão de seus direitos na empresa. Caio alerta Jeiza para cuidar de sua segurança. Elvira e Garcia cuidam de Dedé na casa de Aurora. Cândida sonda Aurora sobre sua relação com Caio. A luz na casa de Aurora se apaga novamente.
Capítulo 139 – Segunda-feira, 11 de setembro
Irene ameaça Elvira, que consegue escapar, mas não reconhece a vilã. Mira discute com Irene, e Caio ouve a conversa das duas. Garcia afirma que quem atentou contra Elvira foi Solange/Irene. Aurora conta para Bibi sobre o ocorrido em sua casa com Elvira. Rubinho comenta com Sabiá que presenteará Carine. Jeiza avisa a Cândida que irá apresentá-la a Caio. Joyce acredita que Ivana voltará para casa. Ritinha implora para que Zeca não comente com Caio sobre o casamento dos dois. Zu é rude com Zeca ao vê-lo falando com Ritinha. Bibi é presa e Caio confronta a ex-noiva. Silvana vai a uma roda de jogo e Dita se preocupa. Irene provoca Joyce e Eugênio. Caio chega à casa de Jeiza e Zeca se incomoda. Nonato consegue um emprego para Ivana. Simone descobre Elis Miranda. Aurora visita Bibi na prisão.
Capítulo 140 – Terça-feira, 12 de setembro
Aurora repreende Bibi e questiona a filha sobre suas escolhas. Elis/Nonato explica sua história para Simone, que afirma que guardará segredo. Abel teme a aproximação de Ritinha e Zeca. Edinalva invade o encontro de Caio com Cândida e Jeiza se irrita. Jacy proíbe Carine de conversar com Rubinho, mas os dois se beijam. Dedé chora ao descobrir que Bibi foi presa. Silvana consegue enganar Eurico. O juiz concede a liberdade a Bibi. Jeiza desconfia da relação entre Bibi e Caio. Mere comenta com Nazaré que acredita que Zeca ainda goste de Ritinha. Zeca brinca com Ruyzinho e passa mal ao se lembrar da profecia do índio. Ivana anuncia que mudará seu nome e Joyce se desespera. Eugênio desabafa com Ivana. Aurora vê Rubinho com Carine, e Bibi garante ao marido que irá abandoná-lo se confirmar sua traição. Kikito e Batoré sequestram o carro de Dantas, que dá carona para Yuri.
Capítulo 141 – Quarta-feira, 13 de setembro
Kikito e Batoré conduzem Dantas e Yuri para o Morro do Beco. Carine diz a Jacy que Rubinho prometeu que deixará Bibi para ficar com ela. Bibi ameaça Carine para Jacy. Heleninha, Junqueira, Eurico e Cibele descobrem sobre o sequestro de Dantas e Yuri. Rubinho confronta Dantas. Joyce exige que Eugênio interrompa as provocações de Irene. Bibi exige que Batoré liberte Dantas e Yuri. Jeiza prende Batoré. Aurora sente-se humilhada quando todos comentam sobre os bandidos. Joyce e Eugênio veem Ivana trabalhando na bilheteria do teatro. Neide explica a Zeca sobre a profecia do índio e o alerta para seus inimigos. Ruy flagra Ritinha fazendo uma ligação para Zeca.
Capítulo 142 – Quinta-feira, 14 de setembro
Ritinha inventa para Ruy que Zeca foi quem ligou para ela. Ruy tira satisfações com Edinalva, e Abel e Nazaré se irritam. Joyce e Eugênio tentam conversar com Ivana e se surpreendem ao vê-lo ser chamado de Ivan. Yuri afirma a Heleninha e Junqueira que Rubinho não é mais a mesma pessoa. Dantas comenta que Bibi tem poder entre os bandidos. Caio conforta Aurora. A mando de Ruy, Zeca é demitido de seu emprego. Jeiza comanda a invasão ao Morro do Beco e atira contra Rubinho, que é preso. Bibi ameaça Jeiza. Dedé se desespera com a prisão do pai. Nazaré desconfia de que Ruy possa estar envolvido na demissão de Zeca. Bibi pede desculpas a Heleninha pelo sequestro de Yuri. Jeiza fala com Caio sobre o ressentimento de Bibi em relação a ele. Jeiza se preocupa com Zeca. Bandidos se preparam para resgatar Rubinho.
Capítulo 143 – Sexta-feira, 15 de setembro
Os traficantes resgatam Rubinho do hospital e Sabiá aconselha Bibi a deixar a comunidade com o marido. Silvana afirma a Dita que enfrentará Irene, caso a vilã se aproxime de Eurico. Rubinho volta para o Morro do Beco. Ruy se irrita quando Ritinha se preocupa com Zeca. Zeca conversa com Ritinha e pensa em voltar com ela para Parazinho. Bibi avisa a Aurora que fugirá com Rubinho e Dedé. Dantas orienta Ivan sobre a alteração do nome em seus documentos. Selma visita Bibi. Zeca comenta com Guto e Abel que descobriu que fizeram intriga contra ele em seu antigo emprego. Bibi se prepara para fugir com Rubinho, mas alerta o marido sobre seu comportamento. Neide explica para Zeca que chegou a hora de a profecia do índio se cumprir. Selma e Alan se reconhecem. Zeca vai ao aquário ver Ritinha. Elvira surpreende Irene no estacionamento de um shopping.
Capítulo 144 – Sábado, 16 de setembro
Irene consegue despistar Elvira, que decide contar sua história com a vilã a um delegado. Ruy segue Ivan. Bibi pede que Alessia vigie Rubinho com Carine. Garcia se desespera com a proximidade de Solange/Irene. Elvira pede a Yuri que crie um perfil social na internet para ela. Ruy descobre o endereço em que Ivan está. Ritinha pensa em ir até a venda de Nazaré. Dantas aconselha Eugênio a deixar que Ivan siga com o processo de troca de nome. No consultório, Joyce discute com Eva e se recusa a ouvir Ivan. Alan conta para Jeiza que marcou um encontro com Selma. Zeca confidencia a Nazaré que pensa em voltar para Parazinho, e Abel gosta da ideia. Eugênio entrega a Ivan sua certidão de nascimento. Jeiza se incomoda ao saber que Zeca pensa em se mudar. Aurora não permite que Dedé visite Rubinho e chama a polícia. Irene revela a Silvana que está grávida.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Av1 - PED - Lic - Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

Por gentileza conferir antes do envio
1-e, 2-b, 3-a, 4-a, 5-e

1)   Em uma das etapas do processo seletivo, o selecionador pode utilizar _______________, onde as situações são estruturadas para acontecer em grupo. As pessoas participam desempenhando um papel, cumprindo uma tarefa, relacionando-se com outros candidatos, discutindo e debatendo, sempre com propósitos já estabelecidos pelo selecionador. O objetivo é identificar comportamentos que preencham os requisitos para a escolha do candidato.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas:
·         a) provas técnicas.
·         b) testes psicológicos.
·         c) testes práticos.
·         d) entrevistas.
·         e) dinâmicas de grupo.
2)   Os seres humanos são seres sociais, visto que interagem constantemente e em diversos ambientes e um deles é o de trabalho. Sabendo disso, analise a seguinte situação: Maria trabalha em uma empresa em que a maioria dos funcionários é homem. Desde que começou a trabalhar é constantemente humilhada por um dos seus chefes, sendo chamada de incompetente dentre outras coisas. Em toda reunião que participam juntos, quando Maria vai começar a falar ele a interrompe e impõe sua fala para mostrar que é ele que sabe e que somente ele pode opinar sobre tudo.
Com base, nessa situação assinale a alternativa correta:

Alternativas:
·         a) Esse chefe está fazendo o marketing pessoal da Maria.
·         b) Esse chefe está realizando assédio moral com Maria.
·         c) Esse chefe está sendo solidário com Maria.
·         d) Esse chefe está sendo apenas mal educado com a Maria.
·         e) Esse chefe não está humilhando a Maria, já que ela é sua amiga.
3)   Leia atentamente a seguinte definição: "Conjunto de ações que focam o desenvolvimento das habilidades e a busca de conhecimentos favoráveis à conquista ou à manutenção de uma colocação no mercado de trabalho" (CINTRA; CIZOTO, 2015, p. A definição anterior diz respeito a uma importante noção trazida à tona, especialmente, devido às novas configurações do mundo do trabalho.

Sabendo disso assinale a alternativa a que ela se refere:
Alternativas:
·         a) Empregabilidade.
·         b) Proatividade.
·         c) Globalização.
·         d) Competência.
·         e) Carreira.
4)   Com relação à importância do feedback no processo de comunicação interpessoal nas organizações, considere as afirmativas abaixo.
I - Para ser efetivo o feedback dever ser descritivo ao contrário de ser um processo de avaliação.
II - O feedback é mais útil quando solicitado e oportuno, isto é, quando feito no momento do comportamento ou do fato em questão.
III - Deve ser compatível com as motivações e objetivos do emissor, mesmo que seja expresso na forma de um desabafo.
IV - Deve ser direcionado às características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais que podem ser apontadas como falhas.
V - Deve ser específico ao contrário de verbalizar uma generalização. 
Está correto o que se afirma em:

Alternativas:
·         a) II e V.
·         b) I, III e V.
·         c) I, II e V.
·         d) III, IV e V.
·         e) II, III, IV e V.
5)   Para o candidato iniciar o processo, é importante investir na elaboração de um bom currículo, para que ele possa favorecer seu ingresso na organização.
Tendo como base este trecho e os conceitos estudados sobre currículo, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I.O currículo deve demonstrar suas principais habilidades, conquistas e experiências, ser sempre atualizado, escrito de forma correta e bem distribuída.
PORQUE
II. É um documento em que deve conter claramente seus objetivos, dando destaque para seu potencial, além de dados pessoais, objetivo, formação acadêmica, resumo das qualificações, experiência profissional, cursos.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas:
·         a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
·         b) A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
·         c) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
·         d) As asserções I e II são proposições falsas.
·         e) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Av2 - Ser Social - Serviço Social na Área de Saúde, Previdência Social e Assistência Social

1) D, 2) B, 3) C, 4) A e 5) D POR GENTILEZA CONFIRA ANTES DO ENVIO


1)
Os Serviços da Proteção Social Especial da Política de Assistência Social, destinam-se a pessoas que se encontram em situação de risco, devido ao abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras situações de violação dos direitos. Na proteção social especial, há dois níveis de complexidade: média e alta. Não faz parte dos Serviços da Média Complexidade:

Alternativas:
  • a)
    Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
  • b)
    Serviço Especializado em Abordagem Social;
  • c)
    Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);
  • d)
    Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;
  • e)
    Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias;
2)
A assistência social ganhou o status de política social na Constituição Federal de 1988. De lá para cá muitas outras normativas foram implantadas na perspectiva da construção desta política. Quais são os documentos que correspondem com a trajetória da Política de Assistência Social?

Alternativas:
  • a)
    Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • b)
    Lei Orgânica de Assistência Social e SUAS;
  • c)
    LOAS e Lei de diretrizes e Bases da Educação;;
  • d)
    • Lei de Certificações das Entidades Beneficentes e LOS;
  • e)
    • Lei Orgânica da Saúde e ECA;
3)
O movimento que iniciou nos finais da década de 1970 e início da década de 80, paralela a outros movimentos, formado primeiramente por trabalhadores da saúde, que reivindicava a construção de uma nova política de saúde verdadeiramente democrática e universal, foi denominado de:

Alternativas:
  • a)
    Movimento pela Constituinte;
  • b)
    Movimento pela Lei Orgânica da Saúde;
  • c)
    Movimento da Reforma Sanitária;
  • d)
    Movimento pelo Sistema Único de Saúde;
  • e)
    Movimento pela Seguridade Social;
4)
Complete a lacuna:
No Brasil, jamais chegou a constituir-se o ______________. Isto porque, ao mesmo tempo, o sistema econômico brasileiro caracterizou-se pela interferência do Estado como agente econômico sobre as formas essenciais de acumulação, realizando com o fundo público os investimentos essenciais ao desenvolvimento econômico.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Estado de Bem-Estar Social;
  • b)
    Território;
  • c)
    Estado Liberal;
  • d)
    Estado Democrata;
  • e)
    República;
5)
A saúde como direito social é recente na história brasileira, é datada da Constituição Federal de 1988, inserido no artigo 6º, juntamente com os demais direitos fundamentais do ser humano. Qual a principal mudança que a última Constituição provocou na saúde?

Alternativas:
  • a)
    Centralizou a política;
  • b)
    Privatizou as estruturas;
  • c)
    Tornou política pública;
  • d)
    Universalizou o direito;
  • e)
    Exigiu contribuição;