sábado, 16 de setembro de 2017

Av 2 - Libras: Aspectos Linguístico - Estruturas Gramaticais

1)
Utilizando as figuras em LIBRAS apresentadas abaixo, complete a frase com a ordem adequada do vocabulário:
"O ______________________ chegou muito ______________________ à ______________________.

Alternativas:
  • a)
    C, B, A
  • b)
    A, B, C
  • c)
    B, C, A
  • d)
    B, A, C
    Alternativa assinalada
  • e)
    A, C, B
2)
Das figuras abaixo apresentadas, quais se referem a uma profissão?

Alternativas:
  • a)
    B, D
    Alternativa assinalada
  • b)
    A, C
  • c)
    A, D
  • d)
    B, C
  • e)
    C, D
3)
Considerando os tipos de sentenças em LIBRAS, a qual tipo se refere a definição abaixo?
"Esse tipo de sentença se caracteriza pelo franzimento da testa e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima" (p.13)

Alternativas:
  • a)
    Negativa
  • b)
    Afirmativa
  • c)
    Interrogativa
    Alternativa assinalada
  • d)
    Neutra
  • e)
    Exclamativa
4)
No contexto dialógico da LIBRAS, as frases interrogativas são marcadas por termos como: quem, que, quando, qual. Em qual posição eles devem estar na frase?

Alternativas:
  • a)
    Início da frase
  • b)
    indiferente
  • c)
    após o sujeito
  • d)
    final da frase
    Alternativa assinalada
  • e)
    meio da frase
5)
O verbo direcional, em LIBRAS, reflete a ação verbal e parte do emissor em direção ao receptor. Este comportamento no uso do verbo está relacionado à concordância. Assinale a alternativa em que há outra definição correta para esta classe verbal:

Alternativas:
  • a)
    A direção do sinal parte do objeto (ponto inicial) para o sujeito (ponto final)
  • b)
    A direção do sinal é indiferente, desde que haja ponto inicial e ponto final
  • c)
    A direção do sinal é coincidente entre ponto inicial e final, independe do sujeito
  • d)
    A direção do sinal parte (ponto inicial) e terminal (ponto final) no objeto
  • e)
    A direção do sinal parte do sujeito (ponto inicial) para o objeto (ponto final)
    Alternativa assinalada

Av 1 - Libras: Aspectos Linguístico - Estruturas Gramaticais

1)
Sabemos que verbos são representados por palavras que indicam uma ação ou acontecimento que se passa em um determinado tempo. Assim, podemos afirmar que em LIBRAS os verbos:

Alternativas:
  • a)
    São flexionados, assim como na língua portuguesa
  • b)
    Possuem afixos que indicam sua variabilidade
  • c)
    Não se flexionam e são indicados separadamente por outros elementos
    Alternativa assinalada
  • d)
    Variam em pessoa, modo e tempo através das flexões verbais
  • e)
    Não expressam um acontecimento representado no tempo
2)
Para traduzirmos uma determinada frase doa Língua Portuguesa para a LIBRAS, precisamos estar atentos às diferenças gramaticais existentes entre a língua de partida e a língua de chegada. Assim, uma das questões a serem observadas diz respeito ao uso de verbos, que diferentemente do português, em LIBRAS é caracterizado por:

Alternativas:
  • a)
    Flexão verbal a partir da conjugação em tempo, modo e pessoa
  • b)
    Uso de afixos que indicam a sua variabilidade de tempo e pessoa
  • c)
    Uso equivalente ao da língua portuguesa, sem variação gramatical
  • d)
    Construção de frases sem o uso de elementos verbais
  • e)
    Inflexão verbal, uso de advérbios de tempo e pronomes pessoais
    Alternativa assinalada
3)
Os verbos em LIBRAS podem ser classificados de diferentes formas, sendo estas:

Alternativas:
  • a)
    Sem e com concordância, espaciais e de negação
    Alternativa assinalada
  • b)
    Sem concordância, visuais e de negação
  • c)
    Espaciais, não espaciais e de afirmação
  • d)
    Sem e com concordância, visuais e de afirmação
  • e)
    Com concordância, de afirmação e negação
4)
Ao construirmos uma frase em LIBRAS podemos utilizar de categorias verbais diferentes. Analise a frase abaixo e indique a classificação adequada para o verbo destacado: "EU AVISAR VOCÊ SOBRE A PROVA"

Alternativas:
  • a)
    Sem concordância
  • b)
    Espacial
  • c)
    Visual
  • d)
    Com concordância
    Alternativa assinalada
  • e)
    De negação
5)
Em relação aos verbos classificados em LIBRAS como verbos com concordância podemos afirmar:
I.Possuem movimentos direcionais que permitem identificar sujeito e objeto
II.Sempre usam pronome pessoal para identificar sujeito e objeto
III.Não se flexionam em relação à pessoa, número e aspecto usam afixos
IV.Se flexionam em pessoa, número e aspecto sem incorporar afixos locativos
São corretas as afirmações:

Alternativas:
  • a)
    I, II e IV
  • b)
    I e IV
    Alternativa assinalada
  • c)
    II e III
  • d)
    I, II e III
  • e)
    I, III e IV

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Av 2 - Ensino da Língua Portuguesa Como Segunda Língua

1)
Você é professor de uma escola regular, que atende a alunos surdos e ouvintes. Um de seus alunos, Pedro, surdo profundo, tem apresentado grande dificuldade em relação ao conteúdo apresentado para a turma, demonstra dificuldade na compreensão de conceitos básicos, não realiza as atividades como deveria e isto é uma preocupação da família, que é ouvinte. Você observou que o mesmo, embora conte com a presença do intérprete na sala de aula, tem dificuldade em entendê-lo, visto que o conhecimento de LIBRAS de Pedro é precário. Os pais, ao te procurarem, solicitam que os oriente em como ajudá-lo a superar suas dificuldades e aprender melhor. Você, como educador preparado para atender a diversidade dos alunos os orienta a:

Alternativas:
  • a)
    Aceitar a dificuldade inerente à surdez, o surdo não aprende mesmo.
  • b)
    Procurar uma escola especial para que ele possa aprender apenas o básico
  • c)
    Desenvolver a LIBRAS, juntamente com a família, para dar suporte ao aprendizado
    Alternativa assinalada
  • d)
    Desenvolver a LIBRAS, independente da família, para que possa aprender
  • e)
    Procurar uma escola de surdos visto que seu desenvolvimento é diferente
2)
Para Vigotsky (1991) A linguagem se constrói por meio das vivências da criança com seu meio, assim como toda a aprendizagem". Assim, podemos afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    A criança surda sempre terá problema de aprendizagem, visto que não fala e portanto, não desenvolverá linguagem e pensamento.
  • b)
    A língua de sinais dará o aporte linguístico necessário para que a criança surda seu desenvolva seu pensamento e linguagem.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Não há necessidade da criança surda desenvolver uma língua para que possa
    desenvolver seu pensamento e assim aprender.
  • d)
    Os problemas de aprendizagem da criança surda decorrem do fato da Língua de
    Sinais não ser uma língua completa, mas apenas a sinalização do português.
  • e)
    Conforme afirma o Oralismo, a criança surda tem que falar, pois a Língua de Sinais não viabiliza o acesso ao pensamento e aprendizagem.
3)
A lei 10436/2002, conhecida como Lei de LIBRAS e regulamentada pelo decreto 5626/2005 possibilitou diversas ações em prol da comunidade surda. Entre elas é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Garante a aquisição de LIBRAS por todas as crianças surdas
  • b)
    Garante a oralidade a todas as crianças surdas
  • c)
    Não reconhece a singularidade do surdo na produção escrita
  • d)
    Não reconhece os direitos do surdo enquanto cidadão brasileiro
  • e)
    Garante critérios de avaliação diferenciados aos alunos surdos
    Alternativa assinalada
4)
O ensino do português como segunda língua para o surdo traz algumas especificidades, também observada no ensino de uma língua estrangeira. Dentre estas podemos citar:

Alternativas:
  • a)
    Diferenciação igualitária da produção escrita tanto no início como no final do processo de aquisição da segunda língua
  • b)
    b) Aquisição natural da língua sem dificuldade especifica no aprendizado mesmo considerando uma segunda língua
  • c)
    Construção caracterizada por uma interlíngua durante o percurso de aquisição, que se aproxima da língua aprendida ao final do processo
    Alternativa assinalada
  • d)
    Incapacidade do surdo em aprender uma segunda língua devido às suas dificuldades linguísticas inerentes à surdez
  • e)
    Construção caracterizada por um processo de falha na aquisição da segunda língua pelo surdo, visto sua deficiência de linguagem
5)
Paula tem 17 anos, é surda profunda bilateral, não desenvolveu a fala e utiliza apenas LIBRAS na sua comunicação, língua que aprendeu aos 10 anos de idade. Seus pais desconhecem esta língua, mantendo uma comunicação restrita com a filha, apenas através de mímicas e de alguns sinais por eles criados. Marcos, seu colega de escola da mesma idade, é filho de pais surdos, e aprendeu LIBRAS como primeira língua, utilizando-a com seus pais e outros pares interativos. Compare os casos apresentados e assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Paula e Marcos apresentam competência linguística diferenciadas, devido à idade de aprendizagem da língua de sinais
    Alternativa assinalada
  • b)
    Paula e Marcos comunicam-se efetivamente e com qualidade com seus pais, visto que os laços afetivos são mais importantes do que a língua
  • c)
    Eles, Paula e Marcos, certamente possuem o mesmo desenvolvimento linguístico, visto que os dois sabem LIBRAS
  • d)
    Paula e Marcos certamente apresentam o mesmo desempenho escolar, visto que este é independente da língua
  • e)
    Marcos, por possuir LIBRAS como língua materna terá mais dificuldade na escrita do Português do que Paula, que a aprendeu aos 10 anos.

Av 1 - Ensino da Língua Portuguesa Como Segunda Língua

1)
Pesquisas apontam que a maioria dos alunos surdos chega ao final da escolarização sem apropriar-se da leitura e da escrita de forma competente. Lacerda (2006) aponta como um grande problema no ensino dos alunos surdos:

Alternativas:
  • a)
    Uso da Língua de Sinais
  • b)
    Barreiras linguísticas exclusivamente
  • c)
    Práticas pedagógicas inadequadas
    Alternativa assinalada
  • d)
    Dificuldades inerentes somente à surdez
  • e)
    Reconhecimento das especificidades do surdo
2)
Em relação à competência linguística do aluno surdo, sabemos que estas devem ser consideradas como ponto de partida para o trabalho pedagógico com cada aluno. Considerando um aluno surdo que chega ao primeiro ano do Ensino Fundamental sem nenhum conhecimento da Língua de Sinais e sem apresentar compreensão da oralidade, cabe ao professor:

Alternativas:
  • a)
    Desconsiderar a especificidade do aluno, aplicando o currículo do ano escolar
  • b)
    Adaptar o currículo propondo atividades que o auxilie no desenvolvimento linguísitco
    Alternativa assinalada
  • c)
    Encaminhá-lo para outra Instituição, visto que não está preparado para atendê-lo
  • d)
    Não se preocupar com a dificuldade apresentada, ela será sanada com o tempo
  • e)
    Entender que seu único objetivo é a socialização da criança, sem preocupação com o aprendizado
3)
Sabemos que o Congresso de Milão foi um marco na história da educação do surdo. Assinale a alternativa que corresponde à decisão tomada a partir deste que transformou a Educação do Surdo no mundo:

Alternativas:
  • a)
    Proibição da Língua de Sinais
    Alternativa assinalada
  • b)
    Uso de metodologia mista
  • c)
    Uso da Língua de Sinais
  • d)
    Uso da língua de sinais e fala simultaneamente
  • e)
    Proibição da língua oral
4)
Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.
Em relação ao modelo do oralismo, que se define por conceber a educação do surdo atrelada ao modelo clínico terapêutico e iniciado em 1880 após o Congresso de Milão, podemos dizer que este modelo fracassou como consequência da baixa qualidade da educação pela ênfase dada na reabilitação e no desenvolvimento da oraidade. Nesta época,
( ) A maioria dos surdos não concluiu a escolaridade, abandonando a escola
( ) A maioria dos surdos conseguiu avançar nos estudos e adquirir conhecimento
( ) Os surdos concluíram a escolaridade, embora com dificuldades
( ) O modelo oralista prejudicou o processo de aprendizagem do surdo
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente

Alternativas:
  • a)
    V,V,F,F
  • b)
    V,F,F,V
  • c)
    F,V,F,V
    Alternativa assinalada
  • d)
    V,V,V,F
  • e)
    F,V,V,V
5)
A história da educação de surdos apresenta três abordagens educativas, com visões diferenciadas. Cada uma destas abordagens marcaram um período e uma forma do surdo estar na escola e na sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde à corrente comunicativa defendida atualmente para a educação de surdos, seja em escolas de Surdos ou regulares.

Alternativas:
  • a)
    A comunicação total, que se apropria de toda ferramenta viso-motora e os sinais utilizados são padronizados. Não importa a idade que a criança inicia esta comunicação. Esta corrente é muito utilizada pois não aceita a fala.
  • b)
    O oralismo, que consiste na oralização da pessoa surda. Quando se utiliza esta abordagem o uso de sinais também é permitido. A oralização é um meio de comunicação natural para a pessoa surda.
  • c)
    O bilinguismo, que considera a língua de sinais como língua materna (1ª língua) e propõe a aprendizagem da língua do país de origem modalidade escrita (2ª língua). Esta abordagem prioriza o uso da língua de sinais, como também recursos visuais amplos para a aprendizagem do sujeito surdo.
    Alternativa assinalada
  • d)
    É indiferente, visto que as abordagens educativas são ferramentas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa e em qualquer ambiente: escola, trabalho e sociedade para inserção da pessoa surda na sociedade.
  • e)
    A comunicação total e o Bilinguismo devem ser trabalhados juntos, visto que um defende a utilização de qualquer tipo de comunicação, isso caberia ao aluno que não fluência na língua de sinais, e o Bilinguismo nos alunos fluentes

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Resumão da Novela "Força do Querer" (04-16/09/2017)

Rita (Isis Valverde) e Zeca (Marco Pigossi) (Foto: Globo/Estevam Avellar)

 Resumo de “A Força do Querer”. Saiba o que vai acontecer nos próximos capítulos da nova novela das nove da Globo, entre os dias 04 e 16 de setembro de 2017.

Capítulo 133 – Segunda-feira, 04 de setembro
Zeca tenta explicar por que beijou Ritinha, mas Jeiza o interrompe e afirma a Cândida que não quer mais saber do rapaz. Abel cobra satisfações de Edinalva sobre o comportamento de Ritinha, e Nazaré repreende Zeca. Caio e Simone tentam convencer Silvana a retomar o tratamento para sua compulsão. Aurora comenta com Bibi que Elvira quer conhecer Rubinho. Joyce flagra Mira com Irene. Comandados por Rubinho, os traficantes resgatam Sabiá da prisão. Eurico não aceita a transição de Ivana. Jeiza e Caio se encontram por acaso e se aproximam. Silvana garante a Eurico que não foi ele quem assinou os cheques do talão de Dantas. Cibele guarda o exame de DNA de Ruyzinho, que foi devolvido por Ruy. Caio e Jeiza se beijam.
Capítulo 134 – Terça-feira, 05 de setembro
Zeca vê quando Jeiza desce do carro de Caio. Jeiza confessa a Cândida que gostou de ter beijado Caio. Caio questiona Irene sobre Solange. Silvana tenta convencer Eurico de que a assinatura nos cheques não é do empresário. Jeiza marca um jantar com Caio, e Alan aconselha a pupila a ter calma. Rubinho pede que Bibi negocie um armamento com bandidos e Alessia alerta a amiga. Joyce rejeita Ivana e Zu a conforta. Cândida comenta com Edinalva e Ritinha que Jeiza recebeu flores de Caio. Eurico cede em fazer um cartão de crédito para Elvira. Elvira pensa em pedir ajuda a Sabiá para encontrar Solange/Irene. Joyce decide cortar a mesada de Ivana. Simone sugere que Ivana adote o nome de Ivan. Ritinha conta para Zeca que Jeiza beijou outro homem. Bibi perde a negociação de armas com os bandidos.
Capítulo 135 – Quarta-feira 06 de setembro
Bibi se desespera com a possibilidade de represália de Sabiá. Zeca descobre que Jeiza está saindo com Caio e afirma que o relacionamento dos dois não tem mais volta. Ivana sofre discriminação ao procurar um emprego. Sabiá perdoa o mau negócio de Bibi. Ruy repreende Cibele por tentar ajudar Ivana. Alertada por Biga sobre a rejeição da família a Ivana, Silvana encontra uma forma de ajudar, e Simone agradece a mãe. Ritinha implora que Jeiza não conte a Caio que é bígama. Jeiza provoca Zeca. A polícia procura por Bibi, que pede asilo na casa de Silvana.
Capítulo 136 – Quinta-feira, 07 de setembro
Silvana esconde Bibi em sua casa, com a ajuda de Dita. Aurora enfrenta os policiais e se desespera com as atitudes de Bibi. Silvana acolhe Ivana e promete conversar com Joyce e Eugênio. Edinalva sente ciúmes de Abel com Mere. Bibi ouve que Caio visitará Eurico e Silvana tenta despistar o marido. Alessia desconfia do comportamento de Rubinho. Nonato vê Bibi escondida, mas não conta para Eurico. Zeca e Jeiza trocam ofensas. Dantas conclui o envolvimento entre Irene e Mira e confisca o celular da secretária. Zu dá para Ivana o dinheiro que Eugênio pediu que lhe entregasse. Heleninha reclama com Garcia sobre sua posição na empresa da família. Aurora estranha a falta de luz repentina em sua casa. Bibi descobre que Caio está namorando Jeiza.
Capítulo 137 – Sexta-feira, 08 de setembro
Bibi se revolta contra Jeiza e liga para Rubinho. Yuri comenta com Heleninha que uma moça lhe perguntou sobre a caixa de luz da casa de Aurora. Irene provoca Joyce, e Ruy se irrita. Dantas atende a uma ligação de Irene no celular de Mira e confirma que as duas estão mancomunadas. Rubinho arma para levar Bibi de volta para a comunidade. Abel lamenta o fim do noivado de Zeca e Jeiza. Orientada por Irene, Mira confessa a Dantas a amizade das duas. Bibi agride Carine por causa de Rubinho, e Sabiá se preocupa. Ruy confronta Irene. Jeiza se incomoda ao ver Zeca beijando uma mulher.
Capítulo 138 – Sábado, 09 de setembro
Zeca apresenta Carla a Nazaré. Caio desconfia quando Aurora conta que Bibi sabe de seu namoro com Jeiza. Bibi afirma a Kikito e Sabiá que vigiará Carine. Eugênio despede Mira, que se muda para a casa de Irene. Irene afirma a Mira que afastará Garcia e Elvira de seu caminho. Ritinha insinua a Zeca que Ruyzinho poderia ser seu filho. Dita se surpreende ao saber que Bibi já foi noiva de Caio. Joyce não aceita ouvir Silvana sobre Ivana. Ruy defende Ivana, que se emociona com o irmão. Eurico insiste para que Junqueira convença Heleninha a abrir mão de seus direitos na empresa. Caio alerta Jeiza para cuidar de sua segurança. Elvira e Garcia cuidam de Dedé na casa de Aurora. Cândida sonda Aurora sobre sua relação com Caio. A luz na casa de Aurora se apaga novamente.
Capítulo 139 – Segunda-feira, 11 de setembro
Irene ameaça Elvira, que consegue escapar, mas não reconhece a vilã. Mira discute com Irene, e Caio ouve a conversa das duas. Garcia afirma que quem atentou contra Elvira foi Solange/Irene. Aurora conta para Bibi sobre o ocorrido em sua casa com Elvira. Rubinho comenta com Sabiá que presenteará Carine. Jeiza avisa a Cândida que irá apresentá-la a Caio. Joyce acredita que Ivana voltará para casa. Ritinha implora para que Zeca não comente com Caio sobre o casamento dos dois. Zu é rude com Zeca ao vê-lo falando com Ritinha. Bibi é presa e Caio confronta a ex-noiva. Silvana vai a uma roda de jogo e Dita se preocupa. Irene provoca Joyce e Eugênio. Caio chega à casa de Jeiza e Zeca se incomoda. Nonato consegue um emprego para Ivana. Simone descobre Elis Miranda. Aurora visita Bibi na prisão.
Capítulo 140 – Terça-feira, 12 de setembro
Aurora repreende Bibi e questiona a filha sobre suas escolhas. Elis/Nonato explica sua história para Simone, que afirma que guardará segredo. Abel teme a aproximação de Ritinha e Zeca. Edinalva invade o encontro de Caio com Cândida e Jeiza se irrita. Jacy proíbe Carine de conversar com Rubinho, mas os dois se beijam. Dedé chora ao descobrir que Bibi foi presa. Silvana consegue enganar Eurico. O juiz concede a liberdade a Bibi. Jeiza desconfia da relação entre Bibi e Caio. Mere comenta com Nazaré que acredita que Zeca ainda goste de Ritinha. Zeca brinca com Ruyzinho e passa mal ao se lembrar da profecia do índio. Ivana anuncia que mudará seu nome e Joyce se desespera. Eugênio desabafa com Ivana. Aurora vê Rubinho com Carine, e Bibi garante ao marido que irá abandoná-lo se confirmar sua traição. Kikito e Batoré sequestram o carro de Dantas, que dá carona para Yuri.
Capítulo 141 – Quarta-feira, 13 de setembro
Kikito e Batoré conduzem Dantas e Yuri para o Morro do Beco. Carine diz a Jacy que Rubinho prometeu que deixará Bibi para ficar com ela. Bibi ameaça Carine para Jacy. Heleninha, Junqueira, Eurico e Cibele descobrem sobre o sequestro de Dantas e Yuri. Rubinho confronta Dantas. Joyce exige que Eugênio interrompa as provocações de Irene. Bibi exige que Batoré liberte Dantas e Yuri. Jeiza prende Batoré. Aurora sente-se humilhada quando todos comentam sobre os bandidos. Joyce e Eugênio veem Ivana trabalhando na bilheteria do teatro. Neide explica a Zeca sobre a profecia do índio e o alerta para seus inimigos. Ruy flagra Ritinha fazendo uma ligação para Zeca.
Capítulo 142 – Quinta-feira, 14 de setembro
Ritinha inventa para Ruy que Zeca foi quem ligou para ela. Ruy tira satisfações com Edinalva, e Abel e Nazaré se irritam. Joyce e Eugênio tentam conversar com Ivana e se surpreendem ao vê-lo ser chamado de Ivan. Yuri afirma a Heleninha e Junqueira que Rubinho não é mais a mesma pessoa. Dantas comenta que Bibi tem poder entre os bandidos. Caio conforta Aurora. A mando de Ruy, Zeca é demitido de seu emprego. Jeiza comanda a invasão ao Morro do Beco e atira contra Rubinho, que é preso. Bibi ameaça Jeiza. Dedé se desespera com a prisão do pai. Nazaré desconfia de que Ruy possa estar envolvido na demissão de Zeca. Bibi pede desculpas a Heleninha pelo sequestro de Yuri. Jeiza fala com Caio sobre o ressentimento de Bibi em relação a ele. Jeiza se preocupa com Zeca. Bandidos se preparam para resgatar Rubinho.
Capítulo 143 – Sexta-feira, 15 de setembro
Os traficantes resgatam Rubinho do hospital e Sabiá aconselha Bibi a deixar a comunidade com o marido. Silvana afirma a Dita que enfrentará Irene, caso a vilã se aproxime de Eurico. Rubinho volta para o Morro do Beco. Ruy se irrita quando Ritinha se preocupa com Zeca. Zeca conversa com Ritinha e pensa em voltar com ela para Parazinho. Bibi avisa a Aurora que fugirá com Rubinho e Dedé. Dantas orienta Ivan sobre a alteração do nome em seus documentos. Selma visita Bibi. Zeca comenta com Guto e Abel que descobriu que fizeram intriga contra ele em seu antigo emprego. Bibi se prepara para fugir com Rubinho, mas alerta o marido sobre seu comportamento. Neide explica para Zeca que chegou a hora de a profecia do índio se cumprir. Selma e Alan se reconhecem. Zeca vai ao aquário ver Ritinha. Elvira surpreende Irene no estacionamento de um shopping.
Capítulo 144 – Sábado, 16 de setembro
Irene consegue despistar Elvira, que decide contar sua história com a vilã a um delegado. Ruy segue Ivan. Bibi pede que Alessia vigie Rubinho com Carine. Garcia se desespera com a proximidade de Solange/Irene. Elvira pede a Yuri que crie um perfil social na internet para ela. Ruy descobre o endereço em que Ivan está. Ritinha pensa em ir até a venda de Nazaré. Dantas aconselha Eugênio a deixar que Ivan siga com o processo de troca de nome. No consultório, Joyce discute com Eva e se recusa a ouvir Ivan. Alan conta para Jeiza que marcou um encontro com Selma. Zeca confidencia a Nazaré que pensa em voltar para Parazinho, e Abel gosta da ideia. Eugênio entrega a Ivan sua certidão de nascimento. Jeiza se incomoda ao saber que Zeca pensa em se mudar. Aurora não permite que Dedé visite Rubinho e chama a polícia. Irene revela a Silvana que está grávida.