quarta-feira, 1 de abril de 2015

Ipem intensifica fiscalização em estabelecimentos de Petrolina

Com a proximidade da Semana Santa, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), em Petrolina, no Sertão pernambucano, está fiscalizando os estabelecimentos comerciais da cidade. A ação tem como intuito verificar se os produtos típicos da páscoa e as balanças dos supermercados estão de acordo com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Fiscalização Ipem em Petrolina, PE (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)Fiscalização Ipem em Petrolina, PE
A fiscalização do Ipem é realizada periodicamente na cidade. Mas, durante o período da Semana Santa, os técnicos do instituto redobraram as vistorias. “Estamos fiscalizando os ovos de páscoa, os chocolates como um todo. Além dos pescados, como o peixe, o bacalhau e demais produtos da cesta básica que são tipicamente consumidos na Semana Santa”, esclarece o chefe do Ipem em Petrolina, Albecirone Cruz.
Antes de verificar o peso dos produtos, a balança é checada. Os equipamentos devem apresentar o lacre de selagem que garante que o aparelho não foi modificado. Também é preciso conter o selo do Inmetro. Só então os técnicos iniciam o processo de pesagem.
O estabelecimento que cometer alguma irregularidade pode ser punido. “Ele recebe multas pesadas, advertência verbal, advertência escrita e multa que vai de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dependendo de caso para caso”, alerta Albecirone Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário