Uma exposição de cães de todas as raças deve reunir cerca de 80 animais com pedrigree, neste sábado (6), no Centro de Convenções, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento, realizado pelo Kennel Club, deve receber cães de todos os estados do Brasil e de países como Argentina e Uruguai, para participar da 2ª Exposição Panamerica. As inscrições para os cães competidores podem ser feitas até as 10h do sábado (6). O evento é gratuito e aberto ao público.
A exposição inicia às 9h, com demonstrações de adestramento e palestras. Às 14h começa o desfile dos animais competidores. “Essa é uma exposição organizada pelo Kennel, que controla o registro dos cães. A competição tem como propósito julgar as raças, procurando classificar e promover os melhores cães. Os animais competem por raça, grupo e porte. Lembrando que são divididos entre filhotes, jovens e adultos”, esclarece o veterinário Flávio Ramos.
Dentro do evento, acontecerá três exposições, com três árbitros diferentes. “Os cães entram na pista três vezes e cada árbitro dará a sua referência. Então, um mesmo cão pode ganhar até três premiações, porque o julgamento vai de juiz para juiz. Lembrando que são pessoas treinadas e preparadas para julgar. Eles são orientados por um Kennel Internacional, que determina os padrões de cada raça. Estão ali justamente para observar as principais características das raça”, explica o veterinário.
Esse é o segundo ano que Petrolina sedia a competição. “A cidade foi escolhida entre tantas para realizar este tipo de evento. É um campeonato Sulamericano e podemos ter aqui cães de vários países, mas, no momento, estamos recebendo muitos animais do Sudeste e de outras cidades do Nordeste. É um evento importante porque, uma vez o cão premiado, no comércio de cruzamento, ele fica mais solicitado. É um evento interessante, as pessoas devem prestigiar, até mesmo para entender a importância de cães com pedigree”, enfatiza Flávio Ramos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário