Principais
desenvolvimentos
nos
oito períodos do ciclo de vida
Faixa etária
- Estágio pré-natal (concepção
até nascimento)
- Primeira infância (nascimento até 3
anos)
- ØSegunda infância (3 a 6 anos)
- ØTerceira infância (6 a 12 anos)
- ØAdolescência (12 a 20 anos)
- ØJovem adulto (20 a 40 anos)
- ØMeia-idade (40 a 65 anos)
- ØTerceira idade (65 anos em diante)
ESTÁGIO
PRÉ-NATAL (CONCEPÇÃO
ATÉ NASCIMENTO)
PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS
- Formação da estrutura e órgãos corporais
básicos.
- O crescimento físico é o mais rápido de
todos os períodos
- ØGrande vulnerabilidade às
influências ambientais.
PRIMEIRA INFÂNCIA (NASCIMENTO ATÉ 3 ANOS)
PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS
- O recém-nascido é dependente porém
competente.
- ØTodos os sentidos funcionam no
nascimento.
- Crescimento físico e desenvolvimento das
habilidades motoras são rápidos.
- ØCapacidade de aprender e lembrar está
presente, até mesmo nas primeiras semanas de vida.
- ØØCompreensão e fala se desenvolvem
rapidamente.
- ØAutoconsciência se desenvolve no segundo
ano.
- ØApego aos pais e a outros se forma
aproximadamente no final do primeiro ano de vida.
- ØInteresse por outras crianças aumenta.
SEGUNDA INFÂNCIA (DE 3 A 6 ANOS)
PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS
- Força e habilidades motoras simples e
complexas aumentam.
- Comportamento é predominantemente
egocêntrico, mas a compreensão da perspectiva dos outros aumenta.
- Imaturidade cognitiva leva a muitas
idéias ilógicas acerca do mundo.
- Brincar, criatividade e imaginação
tornam-se mais elaborados.
- Independência, autocontrole e cuidado
próprio aumentam.ØØ
- ØFamília ainda é o núcleo da vida, embora
outras crianças comecem a se tornar importantes.ØØ
TERCEIRA INFÂNCIA (DE 6 A 12 ANOS)
PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS
- Crescimento físico diminui.
- Força e habilidades físicas se
aperfeiçoam.
- Egocentrismo diminui.
- Crianças passam a pensar com lógica,
embora predominantemente concreta.
- Memória e habilidades de linguagem
aumentam.
- Ganhos cognitivos melhoram a capacidade
de tirar proveito da educação formal.
- Auto-imagem se desenvolve, afetando a
auto-estima.
- Amigos assumem importância fundamental
ADOLESCÊNCIA (DE 12 A 20 ANOS)
PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS
- ØMudanças físicas são rápidas e
profundas.
- ØAtinge-se a maturidade reprodutiva.
- ØCapacidade de pensar abstratamente e
usar o pensamento científico se desenvolve.
- ØEgocentrismo adolescente persiste em
alguns comportamentos.
- ØBusca de identidade torna-se
fundamental.
- ØGrupos de amigos ajudam a desenvolver e
testar a auto-imagem.
- ØRelacionamento com os pais geralmente é
bom.
ADULTO (DE 20 A 40 ANOS)
PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS
- ØSaúde física atinge o máximo, depois cai
ligeiramente.
- ØHabilidades cognitivas assumem maior
complexidade.
- ØDecisões sobre relacionamentos íntimos
são tomadas.
- ØA maioria das pessoas se casa; a maioria
tem filhos.
- ØEscolhas profissionais são feitas.
MEIA-
IDADE (DE
40 A 65 ANOS)
PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS
- ØOcorre certa deterioração da saúde
física, e declínio da resistência e perícia.
- Mulheres entram na menopausa.
- ØSabedoria e capacidade de
resolução de problemas práticos são acentuadas; capacidade de resolver
novos problemas declina.
- ØØSenso de identidade
continua a se desenvolver.
- Dupla responsabilidade de cuidar dos
filhos e pais idosos pode causar estresse.
- ØØPartida dos filhos
tipicamente deixa o ninho vazio.
- ØPara alguns, sucesso na
carreira e ganhos atingem o máximo; para outros ocorre um esgotamento
profissional.
- ØBusca do sentido da vida
assume importância fundamental.
- ØPara alguns, pode ocorrer
a crise da meia-idade.
TERCEIRA
IDADE (DE
65 ANOS EM DIANTE)
PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS
- ØA maioria das pessoas é saudável e ativa,
embora a saúde e a capacidade física declinem um pouco.
- ØRetardamento do tempo de reação afeta
muitos aspectos do funcionamento.
- ØA maioria das pessoas é mentalmente
ativa. Embora a inteligência e a memória possam se
deteriorar em algumas áreas, a maioria das pessoas encontra
modos de compensação.
- ØAposentadoria pode criar mais tempo para
o lazer mas pode diminuir as rendas.
- ØAs pessoas precisam enfrentar perdas em muitas áreas (perdas de suas próprias faculdades, perda de afetos) e a iminência de sua própria morte.
LIVRO
CICLO DA VIDA
- Gestação, Parto e Puerpério
- O Bebê e os Pais
- O Ciclo Vital da Família
- A Criança de 0 a 3 anos
- A Criança Pré-Escolar
- A idade Escolar: Latência (6 a 12 anos)
- A Puberdade
- A Adolescência
- Adultos Jovens, seus Scripts e
Cenários
- Idade Adulta: Meia-Idade
- A Velhice
- A Morte: Última Etapa do Ciclo Vital
O NEURÔNIO
- O neurônio é a unidade funcional do cérebro.
- Um neurônio pode receber milhares de
conexões sinápticas de outros neurônios, uma vez que o cérebro
humano apresenta, aproximadamente, 10 neurônios.
- Calcula-se que o número total de genes do
DNA humano chegue a 100.000. Desses, talvez 50.000 sejam
funcionais exclusivamente no cérebro, o que
sugere a enorme complexidade do controle
genético sobre o cérebro e seu desenvolvimento.
Estágios
I. Sensório-Oral
(Infância)
II.
Anal-Muscular
III. Genital-Locomotor
IV. Latência (Idade
escolar)
V. Puberdade
e Adolescência
VI. Adulto
Jovem
VII. Adulto
|
Crise Psicossocial
Confiança Básica X Desconfiança
Autonomia X Vergonha,
Dúvida
Iniciativa X
Inferioridade
Atividade X
Inferioridade
Identidade X Confusão
de Identidade
Intimidade X Isolamento
Generatividade X
Estagnação
Integridade de Ego X
Desespero
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário