CICLOS DA VIDA

Principais desenvolvimentos
nos oito períodos do ciclo de vida

Faixa etária

  • Estágio pré-natal (concepção até nascimento)
  • Primeira infância (nascimento até 3 anos)
  • ØSegunda infância (3 a 6 anos)
  • ØTerceira infância (6 a 12 anos)
  • ØAdolescência (12 a 20 anos)
  • ØJovem adulto (20 a 40 anos)
  • ØMeia-idade (40 a 65 anos)
  • ØTerceira idade (65 anos em diante)

ESTÁGIO PRÉ-NATAL  (CONCEPÇÃO ATÉ NASCIMENTO)

PRINCIPAIS  DESENVOLVIMENTOS
  • Formação da estrutura e órgãos corporais básicos.
  • O crescimento físico é o mais rápido de todos os períodos
  • ØGrande vulnerabilidade às influências ambientais.

PRIMEIRA  INFÂNCIA  (NASCIMENTO ATÉ 3 ANOS)

 PRINCIPAIS  DESENVOLVIMENTOS
  • O recém-nascido é dependente porém competente.
  • ØTodos os sentidos funcionam no nascimento.
  • Crescimento físico e desenvolvimento das habilidades motoras são rápidos.
  • ØCapacidade de aprender e lembrar está presente, até mesmo nas primeiras semanas de vida.
  • ØØCompreensão e fala se desenvolvem rapidamente.
  • ØAutoconsciência se desenvolve no segundo ano.
  • ØApego aos pais e a outros se forma aproximadamente no final do primeiro ano de vida.
  • ØInteresse por outras crianças aumenta.

SEGUNDA  INFÂNCIA  (DE 3 A 6 ANOS)

  PRINCIPAIS  DESENVOLVIMENTOS
  • Força e habilidades motoras simples e complexas aumentam.
  • Comportamento é predominantemente egocêntrico, mas a compreensão da perspectiva dos outros aumenta.
  • Imaturidade cognitiva leva a muitas idéias ilógicas acerca do mundo.
  • Brincar, criatividade e imaginação tornam-se mais elaborados.
  • Independência, autocontrole e cuidado próprio aumentam.ØØ
  • ØFamília ainda é o núcleo da vida, embora outras crianças comecem a se tornar importantes.ØØ

TERCEIRA  INFÂNCIA  (DE 6  A 12 ANOS)

 PRINCIPAIS  DESENVOLVIMENTOS
  • Crescimento físico diminui.
  • Força e habilidades físicas se aperfeiçoam.
  • Egocentrismo diminui.
  • Crianças passam a pensar com lógica, embora predominantemente concreta.
  • Memória e habilidades de linguagem aumentam.
  • Ganhos cognitivos melhoram a capacidade de tirar proveito da educação formal.
  • Auto-imagem se desenvolve, afetando a auto-estima.
  • Amigos assumem importância fundamental

ADOLESCÊNCIA  (DE 12  A 20 ANOS)

  PRINCIPAIS  DESENVOLVIMENTOS
  • ØMudanças físicas são rápidas e profundas.
  • ØAtinge-se a maturidade reprodutiva.
  • ØCapacidade de pensar abstratamente e usar o pensamento científico se desenvolve.
  • ØEgocentrismo adolescente persiste em alguns comportamentos.
  • ØBusca de identidade torna-se fundamental.
  • ØGrupos de amigos ajudam a desenvolver e testar a auto-imagem.
  • ØRelacionamento com os pais geralmente é bom.

ADULTO  (DE 20  A 40 ANOS)

 PRINCIPAIS  DESENVOLVIMENTOS
  • ØSaúde física atinge o máximo, depois cai ligeiramente.
  • ØHabilidades cognitivas assumem maior complexidade.
  • ØDecisões sobre relacionamentos íntimos são tomadas.
  • ØA maioria das pessoas se casa; a maioria tem filhos.
  • ØEscolhas profissionais são feitas.

MEIA- IDADE  (DE 40 A 65 ANOS)

 PRINCIPAIS  DESENVOLVIMENTOS
  • ØOcorre certa deterioração da saúde física, e declínio da resistência e perícia.
  • Mulheres entram na menopausa.
  • ØSabedoria e capacidade de resolução de problemas práticos são acentuadas; capacidade de resolver novos problemas declina.
  • ØØSenso de identidade continua a se desenvolver.
  • Dupla responsabilidade de cuidar dos filhos e pais idosos pode causar estresse.
  • ØØPartida dos filhos tipicamente deixa o ninho vazio.
  • ØPara alguns, sucesso na carreira e ganhos atingem o máximo; para outros ocorre um esgotamento profissional.
  • ØBusca do sentido da vida assume importância fundamental.
  • ØPara alguns, pode ocorrer a crise da meia-idade.

TERCEIRA IDADE  (DE 65 ANOS EM DIANTE)

  PRINCIPAIS  DESENVOLVIMENTOS
  • ØA maioria das pessoas é saudável e ativa, embora a saúde e a capacidade física declinem um pouco.
  • ØRetardamento do tempo de reação afeta muitos aspectos do funcionamento.
  • ØA maioria das pessoas é mentalmente ativa.   Embora a inteligência e a memória possam se deteriorar  em algumas áreas, a maioria das pessoas encontra modos de compensação.
  • ØAposentadoria pode criar mais tempo para o lazer mas pode diminuir as rendas.
  • ØAs pessoas precisam enfrentar perdas em muitas áreas (perdas de suas próprias faculdades, perda de afetos) e a iminência de sua própria morte.

LIVRO CICLO DA VIDA


  • Gestação, Parto e Puerpério
  • O Bebê e os Pais
  • O Ciclo Vital da Família
  • A Criança de 0 a 3 anos
  • A Criança Pré-Escolar
  • A idade Escolar: Latência (6 a 12 anos)
  • A Puberdade
  • A Adolescência
  • Adultos Jovens, seus Scripts e Cenários
  • Idade Adulta: Meia-Idade
  • A Velhice
  • A Morte: Última Etapa do Ciclo Vital

O  NEURÔNIO  
  • O  neurônio  é  a  unidade  funcional  do  cérebro.
  • Um neurônio pode receber milhares de conexões sinápticas  de outros neurônios, uma vez que o cérebro humano apresenta, aproximadamente, 10 neurônios.
  • Calcula-se que o número total de genes do DNA humano chegue a 100.000.   Desses, talvez 50.000 sejam funcionais exclusivamente no cérebro, o que sugere  a  enorme  complexidade  do  controle genético  sobre  o  cérebro  e seu  desenvolvimento.



Estágios 

I. Sensório-Oral (Infância)  
II. Anal-Muscular  
III. Genital-Locomotor  
IV. Latência (Idade escolar)
V. Puberdade e Adolescência  
VI. Adulto Jovem  
VII. Adulto  

Crise  Psicossocial

Confiança Básica X Desconfiança  
Autonomia X Vergonha, Dúvida
Iniciativa X Inferioridade
Atividade X Inferioridade  
Identidade X Confusão de Identidade
Intimidade X Isolamento
Generatividade X Estagnação
Integridade de Ego X Desespero