segunda-feira, 6 de março de 2017

Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade

1)
Ao tratarmos sobre Prática Pedagógica Interdisciplinar destacamos que torna-se importante para a formação dos sujeitos, conhecimentos que favoreçam, entre outras, sua participação política. A socialização política pode ser entendida como conjunto de experiências e interações vivenciadas que, com o tempo podem ser traduzidas em expectativas. Alguns autores comentam que a efetivação das diferentes práticas quando desenvolvidas de maneira reflexiva, contribuem para a Formação do Profissional Reflexivo. Ainda sobre a formação e atitude do Profissional Reflexivo é CORRETO, inferir que:

Alternativas:
  • a)
    A socialização não consegue selecionar atitudes e experiências, ligadas à determinado padrão de comportamento social,
  • b)
    Toda ação é única, mesmo quando provocada por situações semelhantes,
  • c)
    A formação do professor deve encontrar equilíbrio que limite o aprendizado pessoal, o profissional e o social,
  • d)
    Todas as alternativas apresentam dados Corretos,
2)
A revolução científica e tecnológica, permite que as pessoas estejam em outros lugares virtualmente, sem mesmo nunca ter estado lá pessoalmente. Paralelo a isso, os meios de comunicação de massa desempenham um papel primordial diante da socialização política. Além da informação sobre acontecimentos imediatos, utilizando-se de técnicas emocionais; incentivam tanto a formação de ideias como a formação de crenças ligadas à política. Incentivam tanto a partilha de sentimentos coletivos de indignação, quanto um novo modelo de participação cidadã. Sendo assim, de acordo com a Web Aula – Unidade I, no contexto escolar, a ação docente deve valorizar três saberes que se complementam de maneira sequencial:

Alternativas:
  • a)
    O saber dinâmico-alienante, o saber ideológico e o saber acumulado pela sociedade,
  • b)
    O saber crítico, o saber defasado que induz ao estudo e o conjunto de saberes indicado pelos primeiros filósofos,
  • c)
    O saber da experiência socialmente acumulada, o saber científico adquirido e o saber pedagógico,
  • d)
    O saber político alienante que consolida a democracia, o saber do discurso que complementa a linguagem pragmática,
3)
O professor que procura entender qual público atende, quem a escola acolhe, provavelmente percebe a escola em seu entorno social. Entender como se compõe a comunidade que a escola atende, deixa o trabalho do professor mais fácil. Ele passa a entender as atitudes, reações e participação de cada aluno, no contexto coletivo da escola e da sala de aula, na maneira de estudar e nas brincadeiras no pátio. A compreensão do professor sobre a realidade atendida, amplia sua visão no que se refere a própria organização do trabalho teórico e prático a ser desenvolvido. Possibilita inclusive, planejamento de um trabalho Interdisciplinar. Possibilita problematização de resultados. Na escola, paralelo aos conteúdos, planejamento e avaliação dos resultados também é indicada a necessidade de um comportamento adequado de todos os alunos, tais regras ganham visibilidade Legal no:

Alternativas:
  • a)
    Registro de Práticas Pedagógicas referentes ao contexto histórico anterior aos anos de Ditadura Militar
  • b)
    Histórico Escolar do aluno, que trata sobre avaliação comportamental,
  • c)
    Deliberação do Conselho Estadual de Educação,
  • d)
    Regulamento Interno da Escola,
4)
A educação é uma atividade social, não é uma mera transmissão de conhecimentos. A educação abrange vários modos de formação do ser humano tais como: o trabalho, as manifestações culturais, o aprendizado nas instituições escolares, entre outros. A educação, se integra, se complementa e se consolida durante todo o período de formação do sujeito, envolvendo desde a formação familiar, escolar e outros espaços. Ainda sobre a educação escolar consta na LDB n. 9394/96 que:

Alternativas:
  • a)
    A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na família, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos ligados à sociedade civil e nas manifestações culturais,
  • b)
    A educação deve formar apenas para o trabalho, complementando a educação indicada pela família,
  • c)
    A educação necessita qualificar para o trabalho; como maneira de fomentar a competitividade social,
  • d)
    A educação prioriza princípios voltados à integração social no que concerne a valorização da submissão e da "minoridade" política.
5)
Atualmente para desenvolver o exercício da profissão, a formação docente inclui prática de ensino (Estágio Obrigatório) de, no mínimo trezentas horas. Valoriza também o aproveitamento de formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades. A formação também privilegia:

Alternativas:
  • a)
    Fragmentação de conteúdos seguindo diferentes áreas do conhecimento,
  • b)
    Associação entre teoria e prática, incentivando o trabalho de pesquisa e investigação científica e pensamento reflexivo,
  • c)
    Valorização do setor profissional seguindo apenas a Base Comum Nacional prescrita na Proposta Curricular do Curso.
  • d)
    A questão indica mais de uma alternativa Correta.

Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade

1)
O trabalho de pesquisa se justifica pelo potencial de mudança que propicia, tornando-se indispensável para a formação do pesquisador. E o pesquisador por sua vez deve evitar

Alternativas:
  • a)
    Desenvolver a humildade suficiente para tentar, para expor-se, errar, recomeçar, modificar, experimentar;
  • b)
    Observar além de tornar-se multiplicador do conhecimento;
  • c)
    Instigar os demais a questionarem novas situações.Trabalhar suas relações e dimensões de valores éticos em vários contextos
  • d)
    Trabalhar individualmente a fim de não ser influenciado por hipóteses diferentes da sua.
2)
O exercício da integração entre a Teoria e a Prática, propicia maior segurança diante da efetivação trabalho do professor pesquisador. No contexto da pesquisa no ambiente da escola podemos afirmar que:
I - Ao falar sobre um episódio, cada pessoa que participou da ação reflete de forma diferenciada ou tem algo de diferente a destacar sobre um mesmo objeto, contudo basta ouvir o mais afetado dos envolvidos no problema.
II - As formas de tratar sobre um episódio podem caminhar da Especulação à Sabedoria, depende do exercício de Reflexão realizada sobre a Ação.
III - No contexto da ação-reflexão-ação, várias possibilidades podem contribuir para se chegar a uma hipótese, a uma das possíveis respostas para a situação.
IV – O profissional da educação não deve ser reflexivo e sim racional, limitando-se às teorias aprendidas na academia. 

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas somente as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas II, III e IV
  • d)
    Estão corretas as alternativas III e IV
3)
Coloque F para Falso e V para Verdadeiro:
( ) A qualidade da pesquisa, se torna transparente quando seus dados são apresentados sob forma de análise. Sua abrangência, clareia o tema, na medida em que se lança luz sobre aquilo que estava oculto.
( ) A principal relevância da pesquisa está no mérito e reconhecimento do professor como pesquisador.
( )O Trabalho de Pesquisa deve ser individual, pois facilita a observação sobre como cada pessoa apresenta uma forma diferente de lidar com as situações, de observar e criticar diferentes contextos.
( )É importante destacar que mesmo aqueles colegas de trabalho que pensam muito diferente de nós, também contribuem com suas críticas, também deve ser respeitados em sua individualidade.

Alternativas:
  • a)
    V, V, F, V
  • b)
    V, F, V, V
  • c)
    V, F, F, V
  • d)
    F, F, V, V
4)
A escola reflexiva pode ser entendida como uma instituição que continuamente pensa sobre si própria, pensa sua missão social e sua organização. Sobre isso assinale a resposta incorreta:

Alternativas:
  • a)
    A escola se confronta com o desenrolar de suas atividades seguindo um processo avaliativo e formativo na qual seus profissionais se tornam os atores principais.
  • b)
    Após uma avaliação, ou seja uma reflexão sobre a própria prática, ao ser detectado pelos profissionais da escola a necessidade de realizar uma capacitação docente, deve ser apontado pelo pedagogo somente aquele que deve realizá-la.
  • c)
    Buscar capacitação significa olhar-se para si mesmo, analisar e aceitar suas dificuldades e criar soluções para executar com responsabilidade as ações definidas através de diálogo, reflexão, iniciativa, participação e experimentação.
  • d)
    A mudança do clima escolar se concretiza quando todos a entendem e a assumem como um organismo vivo, dinâmico, capaz de atuar em situação de conflito.
5)
Ambientes formativos favorecem o cultivo de atitudes saudáveis e o desabrochar das capacidades de cada um com vistas ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade, conviver e intervir em interação com os outros cidadãos. Sobre os desafios que perpassam pela formação do professor, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas:
  • a)
    Trabalhar o sentido e as finalidades da escola como uma missão do professor, personificando um modelo de excelência.
  • b)
    Trabalhar a pessoa do professor e sua relação com o outro sem pretender assumir o papel de terapeuta.
  • c)
    Trabalhar os não ditos e as contradições da profissão e da escola sem decepcionar seus atores.
  • d)
    Ajudar a construir competências e exercer a mobilização dos saberes. Combater as resistências à mudança e à formação sem desprezá-las.

Av1 - Pedagogia - Teorias e Práticas do Currículo

1)
Vários são os teóricos da educação que afirmam em seus estudos a importância do conteúdo escolar ser significativo para o aluno. Desta forma, todo aluno deve compreender o que vai estudar; para que vai estudar determinado conteúdo e onde irá utilizá-lo no seu cotidiano. Desta forma, assinale a alternativa correta que apresenta quais são os motivos que um aluno de Pedagogia deve estudar Currículo.
I) Os Currículos são orientadores de todas as práticas educativas realizadas na escola.
II) O currículo é parte das discussões sobre a educação pública e mobiliza, portanto, múltiplas reflexões acerca das teorias, das tendências e das intenções políticas que permeiam a construção de uma Diretriz Curricular, ou seja, de um Currículo.
III) O educador é o grande artífice do currículo que se materializam na escola.

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
2)
Vale dizer que todo professor deve compreender a relação existente entre currículo e cultura. Mas, para que isso aconteça é fundamental que o professor compreenda o que é Cultura. Assinale a alternativa abaixo que define o que é Cultura.
I) Cultura significa a formação do homem, sua melhoria e refinamento.
II) Cultura é o conjunto dos modos de viver e de pensar cultivados, civilizados, polidos por uma civilização.
III) Cultura é o conjunto de conteúdos cognitivos e simbólicos selecionados, organizados, normalizados rotinizados, sob efeitos de imperativos de didatização.

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
3)
Assinale a alternativa a baixo em que a Professora Lauro promoveu em seus alunos a aprendizagem de conhecimentos escolares.

Alternativas:
  • a)
    Na aula de Ciências a professora ensinou seus alunos a fazerem uma salada de fruta.
  • b)
    Na aula de Geografia fez um passeio com os alunos no bairro.
  • c)
    Na aula de história contou uma história infantil.
  • d)
    Na aula de Ciências ensinou para seus alunos quais eram as vitaminas presentes em cada fruta e os benefícios para a saúde.
4)
Qual é a definição de Currículo Escolar? Assinale a resposta correta.
I) Currículo é um território específico que expressa os modos como à educação escolar é concebida;
II) Currículo escolar é construído de acordo com as influências históricas, políticas e sociais que afetam a estrutura da escola e da ação docente.
III) O Currículo escolar é elaborado pela Direção e obedecido pelos professores e alunos.
IV) O Currículo escolar é elaborado pelo MEC e enviado para as escolas.

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e IV.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
5)
Assinale a alternativa correta que demonstra que Teoria curricular é esta? Os conteúdos transmitidos eram acumulados pela humanidade, o método de ensino utilizado pelo professor era de exposição e demonstração, o professor é autoridade máxima do saber, cabendo ao aluno uma atitude receptiva e submissa.

Alternativas:
  • a)
    Pedagogia Tecnicista.
  • b)
    Pedagogia Renovada Progressivista.
  • c)
    Pedagogia Tradicional.
  • d)
    Pedagogia Renovada não-diretiva.

Av2 - Pedagogia - Teorias e Práticas do Currículo

1)
Há muitas discussões acerca do princípio da seletividade dos conteúdos: quais conteúdos devem ser ensinados tendo em vista a concepção de homem que queremos formar? Quais tipos de habilidades e competências, valores, comportamentos devem estar expostos no currículo escolar? De um modo bem sintético, podemos dizer que a decisão de inserir determinados conhecimentos em detrimento de outros no currículo escolar é um processo essencialmente:

Alternativas:
  • a)
    educacional
  • b)
    cultural
  • c)
    político
  • d)
    social
2)
É o conhecimento que faz parte do cotidiano de nossas vidas e é veiculado por todas as instâncias sociais: jornais, revistas, televisão, internet. Eles influenciam na construção da identidade pessoal e social do sujeito. Referimo-nos ao conhecimento

Alternativas:
  • a)
    acadêmico
  • b)
    pessoal
  • c)
    popular
  • d)
    científico
3)
James Bank (1993) apresenta o conhecimento escolar em quatro tipos de conhecimentos, exceto:

Alternativas:
  • a)
    acadêmico
  • b)
    popular
  • c)
    social
  • d)
    pessoal
4)
Um dos pontos mais difíceis a serem enfrentados pela escola é o currículo escolar. Diante dessa complexidade, qual alternativa abaixo está incorreta?

Alternativas:
  • a)
    O currículo abrange tudo o que ocorre na escola, as atividades programadas e desenvolvidas sob a sua responsabilidade e que envolvem a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos, na própria escola ou fora dela, e isso precisa ser muito bem pensado na hora de elaborar um projeto político-pedagógico.
  • b)
    Podemos definir o currículo escolar apenas como uma grade curricular
  • c)
    É indispensável que a escola se reúna para discutir a concepção atual de currículo expressa tanto na LDBEN quanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os diferentes níveis de ensino e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
  • d)
    A Base Nacional Comum é, portanto, uma dimensão obrigatória dos currículos nacionais e é definida pela União.
5)
Considerando o processo de execução do currículo, Grande (1998), são destacadas três modalidades de currículo que todas as escolas ensinam: formal, oculto ou nulo. O Currículo oculto refere-se ao currículo:

Alternativas:
  • a)
    Que os alunos aprendem no cotidiano escolar, mas que não é intencionalmente ensinado pela escola
  • b)
    Que diz respeito ao currículo que a escola não ensina.
  • c)
    Estabelecido pelos sistemas de ensino. Apresenta-se por meio das diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo. Este é o que traz prescrito institucionalmente os conjuntos de diretrizes como os Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • d)
    Voltado à Educação não-formal e às ONGs

Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica

1)
O termo política possui várias definições as quais denotam a organização, o estudo das ações a serem realizadas para o bem-estar da população. A política ocorre em todos os lugares e momentos de nossa vida, através de nossas ações no cotidiano. Quando a política envolve a educação, está relacionada a mudança ou ruptura dos padrões sociais existentes, configurando uma política educacional. Quanto à política educacional é incorreto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Toda política educacional possui intencionalidade, pois está ligada a um projeto de poder que a fundamenta.
  • b)
    Toda política educacional deve ser analisada a partir de componentes que envolvem a parte documental da política e ao contexto das relações de poder.
  • c)
    Toda política educacional deve ser analisada a partir de componentes que envolvem a organização e formulação das políticas educacionais.
  • d)
    A política educacional envolve a apenas as questões pedagógicas, sem necessidade de envolver as questões administrativas e financeiras.
2)
Considerando a legislação, no contexto educativo, é correto afirmar que existem parâmetros que se constituem elementos normativos do processo pedagógico a serem considerados na organização da estrutura educacional brasileira. Sobre esses, é correto afirmar que:
I – São instituídos para impor a soberania da nação e se manter a coerência em todo país, instituindo um ensino único, igual e que torne uniforme a diversidade cultural e social, superando as regionalidades e peculiaridades.
II - Constituem exemplos de normatização pedagógica da Política Nacional, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
III - Direcionam a política regulatória das escolas e sistemas de ensino por meio de regulamentação da dimensão pedagógica e têm como premissa legal o estabelecimento, por parte do Estado, de estabelecer "currículos mínimos" para a Educação Nacional em seus diversos níveis e modalidades.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
3)
As políticas públicas da educação se efetivam por meio de planos, programas e ações com o fim de promover o desenvolvimento da educação. Dentre essas ações, destaca-se o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE que por meio de diversos programas que gerenciam parte dos recursos do fundo da educação e o direciona para as respectivas demandas. Sobre esses programas é correto afirmar que:
I - O PNAE — Programa Nacional de Alimentação Escolar é um dos programas do FNDE que visa a garantir pelo menos uma refeição diária nos dias letivos, atender às necessidades nutricionais dos alunos e desenvolver a formação de hábitos alimentares saudáveis, a fim de garantir o rendimento escolar dos alunos.
II - O PDDE — Programa Dinheiro Direto na Escola é um dos programas do FNDE e tem como finalidade transferir às escolas de Educação Básica e escolas de Educação Especial recursos que podem ser utilizados para a obtenção de materiais permanentes e de consumo; manutenção e conservação de prédios escolares; capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da educação, na implementação de projetos pedagógicos.
III - PNLD — Programa Nacional do Livro Didático é um dos programas do FNDE, no qual a cada três anos são escolhidos livros didáticos para os alunos de ensino fundamental e médio. A escolha dos livros didáticos é realizada pelos professores e encaminhados às escolas.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
4)
Um elemento importante das políticas regulatórias aplicadas à educação é a avaliação. A partir dos nos 90 e fortalecido pela promulgação da LDB 9394/96, foi implantado um Sistema Nacional de Avaliação com incidência na Educação Básica e Ensino superior. Os dados coletados nessas avaliações devem retratar a situação do ensino no país. Sobre os programas de avaliação, é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    O Saeb foi criado para subsidiar a reformulação da LDB 9394/96, com o propósito realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro tanto da educação básica quanto do ensino superior, a fim de redefinir e implantar novas políticas públicas educacionais.
  • b)
    Tanto o Saeb quanto a Prova Brasil foram criados como programas destinados à avaliação das redes ou sistemas de ensino da educação básica, com o fim de subsidiar reformulações e contribuir para redefinição de políticas públicas para a educação. As provas possui uma matriz de referência baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • c)
    A Prova Brasil foi criada na década de 90 e vem sendo realizada com todas as escolas públicas de forma obrigatória. É aplicada aos estudantes matriculados no 2º ano e 5º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Ambas são aplicadas anualmente e visam a avaliar o aluno individualmente.
  • d)
    O Saeb e a Prova Brasil fazem parte do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM sendo aplicado a alunos concluintes do ensino médio ou que, ainda estão cursando. Não é obrigatório. O aluno que desejar participar necessita realizar uma inscrição. O ENEM é aproveitado atualmente como prova do processo seletivos de várias instituições federais de ensino superior.
5)
Segundo os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013, divulgados no dia 05/09/2014, pelo MEC (Ministério da Educação), o Brasil só conseguiu atingir a meta de qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Nas demais séries, as notas foram insatisfatórias, e não alcançamos as projeções feitas para 2013. Ao relacionarmos o Ideb à políticas públicas da educação, é correto afirmar que:
I - O Ideb constitui o eixo do programa de metas compromisso todos pela educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Foi criado em 2007 e envolve apenas os resultados das avaliações em larga escala, dentre elas: prova Brasil Enem e Enade.
II - O Ideb reúne em um único indicador, dois conceitos considerados importantes para a qualidade educacional: as notas da prova Brasil e a taxa de aprovação, reprovação e abandono que a própria escola declarada no censo escolar.
III - Os resultados são amplamente divulgados na mídia e cada escola recebe seu índice com um comparativo com o quadro das médias do município, estado e do país. As notas obtidas no Ideb influenciam na determinação de quais redes e escolas receberão do MEC recursos técnicos e/ou financeiros, promovendo um ranking das escolas e o controle do governo.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.

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