terça-feira, 7 de março de 2017

Av 1 - Recursos Educacionais Abertos

1)
Temos visto que, nem sempre a tecnologia na escola causou melhorias no aprendizado dos alunos. Aquilo que chamamos "ensino tradicional com roupagem moderna" ainda ocorre porque as relações sociais de aprendizagem nem sempre são alteradas. Para transformar esse panorama nas escolas, é preciso:

Alternativas:
  • a)
    que o uso de novas mídias possa compreender e abordar mudanças sociais, baseadas numa proposta de trabalho que corresponda à realidade social da escola.
    Alternativa assinalada
  • b)
    que o PBLE seja implementado em todas as escolas e os professores sejam treinados.
  • c)
    que as novas mídias não vão influenciar a relação dos alunos com o conhecimento, visto que não há uso de tecnologia na escola.
  • d)
    propor discussão a fim de tirar o máximo proveito da multimodalidade oferecida pela tecnologia.
  • e)
    investir em formação continuada dos docentes para que saibam indicar boas pesquisas aos seus alunos, utilizando a tecnologia.
2)
Assinale a alternativa que melhor define CONCEITUAÇÃO, um dos fenômenos recentes, relacionados às novas mídias.

Alternativas:
  • a)
    novas formas de abstrair e de compreender a semântica de hipertexto.
    Alternativa assinalada
  • b)
    novas formas de colocar em prática as pesquisas realizadas na web.
  • c)
    organização de conceitos da informática para melhor uso das mídias.
  • d)
    novas formas de leitura, os chamados "textos não lineares".
  • e)
    organização dos textos impressos e dos hipertextos.
3)
As relações sociais na web têm demonstrado relacionamento menos assimétrico devido à interatividade. Há o favorecimento da igualdade e da liberdade. A isso se denomina "divergência", outro fenômeno relacionado às novas mídias.
Podemos dizer que a divergência ocorre por que:
I. A cultura atual é híbrida e fluida, contestável, aberta; é um paradoxo da globalização;
II. Podemos assumir nossa identidade somente se não estivermos conectados em rede;
III.Os textos passam a ser produzidos sem a antiga visão hegemônica da sociedade contemplando múltiplas semioses e diferentes linguagens.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    todas estão corretas.
  • b)
    somente III está correta.
  • c)
    somente II está incorreta.
    Alternativa assinalada
  • d)
    I e II estão corretas.
  • e)
    II e III estão incorretas.
4)
A tarefa mais difícil para a escola atualmente é favorecer uma reflexão a fim de buscar respostas para as novas formas de ensino e aprendizagem. É preciso ultrapassar as práticas baseadas somente na escrita.
As ideias citadas acima são do autor Daley, estudioso da Linguística, sobre as configurações de ensino na escola brasileira do século XXI.
Assinale a alternativa com a justificativa correta para o explicitado no enunciado acima.

Alternativas:
  • a)
    O trabalho nas escolas deverá ser pensado e realizado a partir da aceitação da linguagem multimidiática e das mudanças de paradigmas como: a dominação da ciência e da racionalidade, da abstração e da teoria.
    Alternativa assinalada
  • b)
    A escola deverá buscar soluções para que seja trabalhado o texto escrito em primeiro lugar e, quando houver possibilidade, a linguagem multimidiática.
  • c)
    As mudanças nos paradigmas dentro das escolas devem ser questionadas, principalmente quando não há infraestrutura para o trabalho com a tecnologia.
  • d)
    A norma padrão e a literatura padrão são mais importantes que os conteúdos disponíveis na web e devem continuar sendo priorizados, porém com pesquisas em sites especializados.
  • e)
    A linguagem multimidiática ainda não atinge a maioria dos professores, portanto o trabalho e a reflexão propostos por Daley ainda não pode ser realizado de maneira eficaz e que atinja diretamente os alunos.
5)
Segundo Daley (2010), "Cria-se e constrói-se mídia ao invés de escrevê-la, e navega-se explora-se mídia ao invés de lê-la".
Assinale a alternativa correta que confirma e contribui com as ideias do autor citado.

Alternativas:
  • a)
    Há uma distinção no vocabulário usado para descrever as ações realizadas nas novas mídias. Isso encoraja outras habilidades, diferentes daquelas usadas para se escrever textos.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Não existe interatividade para a escrita de textos na web.
  • c)
    Mesmo tendo interatividade, o processo não permite muitos pontos de vista.
  • d)
    Não há distinção no vocabulário usado para descrever as ações realizadas nas novas mídias. Outras habilidades, diferentes daquelas usadas para se escrever textos não são favorecidas.
  • e)
    A escrita é um exercício solitário que, mesmo com a interatividade, não se modifica muito ao ser publicado na web.

Av1 - PED - Lic - Ensino de História e Geografia

2)
Para o ensino de história nas séries iniciais uma importante estratégia é a visita à museus, pois os objetos presentes nos museus permitem que o aluno estabelece um diálogo com o passado. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    A visita ao museu em si basta para que o aluno construa seu conhecimento histórico sobre o passado.
  • b)
    Compreender a mensagem proposta pela exposição do museu pouco contribui para que o aluno compreenda o papel dos objetos no passado.
  • c)
    A exposição do museu transmite mensagens aos visitantes, por isso, é importante que o professor se informe sobre o conteúdo antes de levar os alunos e realize um trabalho que prepare os alunos para compreender a exposição.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Na visita ao museu o aluno deve ficar solto para observar o que quiser, pois assim poderá elencar o que achar mais importante.
  • e)
    A visita ao museu serve para divertir os alunos das séries iniciais, é uma forma de tirá-los de sala de aula sem a preocupação com os fins pedagógicos.
3)
Sabe-se que o trabalho com documentos históricos em sala de aula, desde as séries iniciais do ensino fundamental. Sobre esse tema, julgue as afirmações a seguir:
( ) O trabalho do professor com documentos em sala de aula é o mesmo do historiador em seu ofício.
( ) O professor ao trabalhar com o documento em sala de aula, não trabalha com a fonte histórica, já que este não é o documento original.
( ) O aluno ao participar da atividade com documentos históricos não domina o contexto histórico, ou seja, o momento em que o documento foi produzido.
( ) É necessário que o professor transforme o documento histórico em material didático para ser utilizado com alunos das séries iniciais do ensino fundamental.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    V – V – V – F.
  • b)
    F – F – V – V.
  • c)
    V – V – F – V.
  • d)
    F – F – F – V.
  • e)
    F – V – V – V.
    Alternativa assinalada
4)
Entende-se que o processo de ensino e aprendizagem em história deve considerar as ideias prévias dos alunos e que o professor deve atuar como mediador entre essas ideias e os novos conhecimentos adquiridos nas aulas.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem em História, julgue as afirmações a seguir:
( ) O professor deve elaborar atividades problematizadoras que considerem os conhecimentos prévios dos alunos e possibilitem a aquisição de novos conhecimentos.
( ) O aluno é visto como um receptor de novos conhecimentos que irão substituir todas suas ideias prévias sobre o tema estudado.
( ) O conhecimento histórico só pode ser adquirido no espaço da sala de aula. O que é aprendido fora desse espaço consiste em senso comum e, portanto, deve ser descartado.
( ) Ao considerarmos as ideias prévias dos alunos sobre o tema estudado, estamos colocando-os como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem de História.

Alternativas:
  • a)
    F – V – V – F.
  • b)
    F – F – V – V.
  • c)
    V – V – V – F.
  • d)
    V – F – F – V.
    Alternativa assinalada
  • e)
    F – V – F – V.
5)
São sugeridas algumas etapas para o desenvolvimento do conhecimento histórico em crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. São elas: a investigação dos conhecimentos prévios, o recorte temático, o uso de documentos históricos e o trabalho com o conceito de tempo histórico.Sobre essas etapas, julgue os itens a seguir:
I- Ao investigarmos os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema a ser estudado é importante também buscar informações que possam auxiliar no entendimento das percepções dos alunos relacionados ao ensino e aprendizagem da História.
II- Definir o recorte temático e a temporalidade é essencial para o que desenvolvimento do conhecimento histórico seja possível, visto que direciona o aluno em seus estudos e possibilita que o mesmo conheça diferentes sociedades em diferentes períodos.
III- O trabalho com documentos históricos nas aulas deve contemplar apenas documentos escritos, visto que esses são considerados oficiais, portanto, inquestionáveis.
Agora assinale a alternativa que apresenta os itens CORRETOS:

Alternativas:
  • a)
    I e II.
    Alternativa assinalada
  • b)
    I e III.
  • c)
    II e III.
  • d)
    II.
  • e)
    III.
6)
Sabe-se que para o ensino de história nas séries iniciais uma importante estratégia é a visita à museus, pois os objetos presentes nos museus permitem que o aluno estabelece um diálogo com o passado. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    A visita ao museu em si basta para que o aluno construa seu conhecimento histórico sobre o passado.
  • b)
    Compreender a mensagem proposta pela exposição do museu pouco contribui para que o aluno compreenda o papel dos objetos no passado.
  • c)
    A exposição do museu transmite mensagens aos visitantes, por isso, é importante que o professor se informe sobre o conteúdo antes de levar os alunos e realize um trabalho que prepare os alunos para compreender a exposição.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Na visita ao museu o aluno deve ficar solto para observar o que quiser, pois assim poderá elencar o que achar mais importante.
  • e)
    A visita ao museu serve para divertir os alunos das séries iniciais, é uma forma de tirá-los de sala de aula sem a preocupação com os fins pedagógicos.

Av2 - PED - Lic - Ensino de História e Geografia

1)
Após ter realizado a leitura do texto "Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental", de Helena Copetti Callai, aponte a alternativa correta para a função da Geografia na escola:

Alternativas:
  • a)
    Uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos homens.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Ler o mundo está restrito a leitura cartográfica, cujas representações refletem as realidades territoriais, por vezes distorcidas por conta das projeções cartográficas adotadas.
  • c)
    A Geografia ensina a refletir sobre as sociedades históricas e os patrimônios culturais apenas.
  • d)
    A leitura cartográfica é essencial para a compreensão do mundo e sem ela não estudo geográfico.
  • e)
    A leitura geográfica e cartográfica são antagônicas, logo ler o mundo é algo não relevante.
2)
Sabe-se que a alfabetização cartográfica de acordo com Simielli (1999), nos anos iniciais deve-se preparar os alunos, para que adquiram gradativamente a capacidade de ler e interpretar mapas. A alfabetização cartográfica constitui-se no trabalho com os seguintes aspectos:
I- projeção / imagem tridimensional e bidimensional, 
II- codificação e decodificação
III- alfabeto cartográfico e orientação
IV- proporção e escala

Alternativas:
  • a)
    I e II estão corretas.
  • b)
    I e III estão corretas.
  • c)
    II e IV estão corretas.
  • d)
    I, II, III e IV estão corretas.
    Alternativa assinalada
  • e)
    III, IV estão corretas.
3)
Referente ao fatorbidimensional e tridimensional, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:

Alternativas:
  • a)
    mapa está para bidimensional como Planalto da Borborema está para tridimensional.
    Alternativa assinalada
  • b)
    maquete está para bidimensional como planta está para tridimensional.
  • c)
    museu está para bidimensional como Chapada dos Guimarães está para tridimensional.
  • d)
    Chapada dos Veadeiros está para bidimensional como mapa está para tridimensional.
  • e)
    museu está para bidimensional e também para tridimensional, devido sua função histórica.
4)
Referente ao texto "Um passeio histórico geográfico- Ensino de Geografia" de Leonardo de Menezes Moura e Péricles Gomes da Silva, disponível em sua web-aula, leias as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I-O papel da geografia como da história é de incentivar alunos e professores a pensar melhor, sobretudo o que ocorre em seu cotidiano, sendo em seu país ou no mundo;
II- O mundo contemporâneo nos demanda uma formação e uma atualização profissional permanente, que possa alcançar quase todos os aspectos produtivos, dentro de um mercado de trabalho complexo, mutável, flexível e imprevisível.
III- Precisamos partir de uma concepção de geografia como ciência exata, e do espaço geográfico como espaço histórico, resultado da progressiva humanização da natureza.

Alternativas:
  • a)
    I está correta.
  • b)
    I e II estão corretas.
    Alternativa assinalada
  • c)
    III está correta.
  • d)
    I e III estão corretas.
  • e)
     II está correta.
5)
Agora que você assistiu ao vídeo da web aula sobre globalização, indique a alternativa que apresenta a conceituação correta:
I- A maior parte dos autores trabalha com o início da globalização com a colonização dos portugueses e espanhóis.
II- A globalização é um processo dividido em quatro fases, sendo a primeira do século XV até a Revolução Industrial.
III- A quarta fase está relacionada com a Nova Ordem Mundial.
IV- O conceito de globalização é sinônimo de Fetiche.

Alternativas:
  • a)
    I e II estão corretas.
  • b)
    I e III estão corretas
  • c)
    II e IV estão corretas.
  • d)
    I, II e III estão corretas.
    Alternativa assinalada
  • e)
    III, IV estão corretas.

Adição e subtração de frações algébricas

Para que você possa ingressar nas operações de adição e subtração de frações algébricas, será necessária uma breve revisão dessas mesmas operações, mas desta vez com frações numéricas.

Adição e subtração de frações numéricas

São dois os casos em que ocorre adição ou subtração de frações numéricas. Veja-os:
Caso 1denominadores iguais.
Para adicionar ou subtrair frações numéricas com denominadores iguais, conserve o denominador e adicione (ou subtraia) os numeradores.
Caso 2denominadores diferentes.
Para adicionar ou subtrair frações numéricas com denominadores diferentes, encontre o m.m.c. dos denominadores, divida-o pelo denominador das frações iniciais e multiplique o quociente pelo numerador das mesmas.  Depois é só somar os numeradores obtidos.

Adição e subtração de frações algébricas

Da mesma forma que ocorre com as frações numéricas, as frações algébricas são somadas ou subtraídas obedecendo dois casos diferentes.
Caso 1denominadores iguais.
Para adicionar ou subtrair frações algébricas com denominadores iguais, as mesmas regras aplicadas às frações numéricas aqui são aplicadas também.

Caso 2denominadores diferentes.
Para adicionar ou subtrair frações algébricas com denominadores diferentes, siga as mesmas orientações dadas na resolução de frações numéricas de denominadores diferentes.
 

segunda-feira, 6 de março de 2017

Av1 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar II

1)
Seguindo os princípios colocados por Vitrúvio, um arquiteto romano, ainda no século I antes de Cristo: a essência da arquitetura é:

Alternativas:
  • a)
    a estética
  • b)
    a solidez, utilidade e beleza.
  • c)
    a beleza da fachada
  • d)
    A fachada exclusivamente.
2)
Sobre Comenius, pensador do século XVI, analise as afirmativas a seguir:
  • I.defendeu a separação dos alunos em diversas salas de aula de acordo com a idade.
  • II.foi o pensador que melhor representou a superação da escola tipo medieval para a escola moderna, na qual tudo deve ser ensinado para todos.
  • III.Defendeu os modelos medievais de educação.
  • São corretas:

Alternativas:
  • a)
    apenas I
  • b)
    apenas II
  • c)
    I e II
  • d)
    I, II e III
3)
O que regia as orientações sobre construções escolares do século XIX e do início do XX era a questão da:

Alternativas:
  • a)
    estética
  • b)
    beleza
  • c)
    fachada
  • d)
    higiene
4)
Tais construções eram determinadas, em parte, pelas limitações técnicas que exigiam que as paredes fossem largas e com janelas pequenas; além disso, utilizavam-se pedras, taipa de pilão ou adobe. Do ponto de vista do estilo, esses colégios/igrejas representavam os valores do barroco, no contexto da contrarreforma, que podem ser percebidos pelo exterior simples – com suas paredes nuas – e algum enfeite nas portas e janelas, que simbolizava os votos de pobreza; o que não impedia que o interior das igrejas fosse ricamente decorado.
  • O fragmento acima diz respeito:

Alternativas:
  • a)
    A preponderância da fachada nas preocupações arquitetônicas educacionais.
  • b)
    A influência dos jesuítas na educação brasileira no período colonial.
  • c)
    A ascensão das escolas modernas.
  • d)
    Aos estilos arquitetônicos laicos brasileiros
5)
Com a Proclamação da República, a construção de escolas passou a simbolizar a nova ordem brasileira. Apesar de já alguns existirem edifícios escolares desde o Segundo Reinado, o Estado republicano tratou de construir edifícios escolares caracterizados pela _______________; muitos deles em frente a praças públicas.
  • Qual a característica que o trecho faz menção:

Alternativas:
  • a)
    estética modernista
  • b)
    laicidade
  • c)
    monumentalidade
  • d)
    existência de pavilhões

Av2 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar II

1)
Estilo arquitetônico que estava estreitamente vinculado ao governo Vargas, podemos compreender a sua adoção na construção dos edifícios escolares na década de 30 e parte dos anos 40 no Brasil. Estamos nos referindo aos estilos:

Alternativas:
  • a)
    Neoclássico;
  • b)
    Novocolonialismo;
  • c)
    Art Deco;
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
2)
Paralelamente ao desenvolvimento da arquitetura moderna no Brasil, outra tendência disputava o espaço da representação do que deveria ser a arquitetura nacional. O estilo neocolonial era visto pelos seus defensores como sendo a afirmação de nossas origens, mas não um saudosismo vazio. Por isso, muitas escolas de concepção neocolonial possuem os espaços previstos pelos princípios da: 

Alternativas:
  • a)
    Escola Marxista;
  • b)
    Escola Nova;
  • c)
    Escola Ultrareformista;
  • d)
    Escola Progressita;
3)
Com a abertura política do final dos anos 80, novos tempos poderiam começar para a educação. No que se refere à legislação, tivemos a aprovação da nova LDB. No campo da alfabetização, tivemos a progressiva, mas insatisfatória, implantação do construtivismo. Na arquitetura escolar, algumas iniciativas do governo federal e de alguns governos estaduais primaram pela construção de grandiosas escolas, enquanto a maioria dos estabelecimentos escolares continua à míngua. Foi o caso, por exemplo, dos:

Alternativas:
  • a)
    Regentes, em São Paulo;
  • b)
    Cieps, em São Paulo;
  • c)
    Regentes, no Rio de Janeiro;
  • d)
    Cieps, no Rio de Janeiro.
4)
Com a massificação da educação, que não foi acompanhada pela melhora na qualidade do ensino, os edifícios escolares tiveram sua arquitetura cada vez mais empobrecida. Soluções pré-fabricadas, modelos projetados para terem o menor custo possível, foram sendo implantados. Durante os governos militares, o destaque foram os colégios polivalentes. Construídos para fornecerem paralelamente formação humana e técnica, possuíam um estilo arquitetônico definido na própria proposta governamental, resultante dos (as):

Alternativas:
  • a)
    Acordos Mec- Usaid;
  • b)
    Acordos Mac Donalds;
  • c)
    Tratados Use day;
  • d)
    Todas as alternativas corretas;
5)Ao discutir a realidade física das escolas estaduais brasileiras no país, podemos apontar que:

Alternativas:
  • a)
    Grande parte das escolas públicas no Brasil não tem biblioteca. 
  • b)
    Muitas escolas apresentam apenas a estrutura mais primitiva em termos de arquitetura. 
  • c)
    Muitas escolas tem problemas em relação a acessibilidade e inclusão.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.

Silabário Complexo