segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Av2 - Serviço Social - Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I - UNOPAR

1)
A questão social no Brasil na contemporaneidade:
I. É um elemento central na relação entre profissão e realidade, pois evidencia a questão da divisão da sociedade em classes, em que a apropriação da riqueza socialmente gerada é extremamente desigual.
II.Traz como resultantes a pobreza e a exclusão social que permeiam a vida das classes subalternas na sociedade e com as quais o serviço social se defronta na sua prática cotidiana.
III.Precisa ser abordada pelo serviço social como desafio de construir e reinventar mediações capazes de articular a vida social das classes subalternas com o mundo público dos direitos e da cidadania.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Somente a alternativa I está correta;
  • b)
    As alternativas II e III estão corretas
  • c)
    As alternativas I e III estão corretas
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas;
     Alternativa assinalada
2)
Na obra Relações Sociais e Serviço Social no Brasil, de Iamamoto, pontua: O trabalho alienado não representa, portanto, a satisfação, mas é simplesmente um meio para satisfazer necessidades estranhas a ele. A que tipo de trabalho a afirmação se refere?

Alternativas:
  • a)
    Trabalho escravo.
  • b)
    Trabalho assalariado.
  • c)
    Trabalho explorado.
     Alternativa assinalada
  • d)
    Trabalho voluntário
3)
A legitimação da profissão de Assistente Social na "divisão social e técnica do trabalho" no Brasil ocorre quando:

Alternativas:
  • a)
    As escolas de Serviço Social estavam com um contingente grande de profissionais que precisavam ser lançados no mercado de trabalho.
  • b)
    O Estado brasileiro começou a abrir espaço para a inclusão de Assistentes Sociais no funcionalismo público.
     Alternativa assinalada
  • c)
    A Igreja Católica precisava de Assistentes Sociais, pois as damas de caridade já não absorviam a demanda de problemas sociais.
  • d)
    As empresas privadas estavam contratando cada vez mais o serviço dos Assistentes Sociais.
4)
A ausência de identidade profissional e a fragilidade profissional da consequência social da categoria profissional impediram-na de ingressar no universo da ""classe em si"" e da ""classe para si"" do movimento operário. Não reunindo condições para realizar o percurso em direção a uma consequência critica política, a profissão não conseguiu, até mesmo por seus limites corporativos, participar historicamente da prática política da classe operária, tendo sido absorvida pela teocracia da sociedade do capital". (Maria Lucia Martinelli, 2005).
Em relação à história do Serviço Social considere as afirmativas a seguir:
I.A história de toda a sociedade até nossos dias é a história de lutas de classes. Uma religião é um sistema de crenças e de praticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas e incessíveis. No Serviço Social são os agentes que consolidaram estes valores para as classes subalternas.
II.Institucionalizou-se na sociedade capitalista como ação interventiva, respondendo a interesses da classe operaria em luta permanente pelos seus direitos.
III.Constitui-se como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas aos movimentos burgueses.
IV.A adesão dos movimentos responsáveis pela transformação da sociedade objetivaram os agentes profissionais a assessorar na participação coletivas dos sujeitos envolvidos.
V.Aderindo firmemente a prática como um verdadeiro objeto sobrenatural, penetrou através dos flancos abertos pela fragilidade política da categoria profissional, passando a substituir a consciência de sua insubstituível tarefa de indicar a direção da caminhada, de definir as perspectivas de prática dos agentes, tendo por referência o projeto mais amplo da própria sociedade.
Estão corretas:

Alternativas:
  • a)
    I e II
  • b)
    III
     Alternativa assinalada
  • c)
    Todas
  • d)
    Nenhuma
5)
Assinale a alternativa que melhor se preenche a lacuna.
O Serviço Social tem na ___________________ a base de sua fundamentação como especialização do trabalho.

Alternativas:
  • a)
     instrumentalidade
  • b)
    cidadania
  • c)
    globalização
  • d)
    questão social
     Alternativa assinalada

AV1 - SERVIÇO SOCIAL - Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I - UNOPAR

1. (Puccamp) "O duque de Bridgewater censurava os seus homens por terem voltado tarde depois do almoço; estes se desculparam dizendo que não tinham ouvido a badalada da 1 hora, então o duque modificou o relógio, fazendo-o bater 13 badaladas."
Este texto revela um dos aspectos das mudanças oriundas do processo industrial inglês no final do século XVIII e início do século XIX. A partir do conhecimento histórico, pode-se afirmar que

Alternativas:
  • a)
     Os trabalhadores foram beneficiados com a diminuição da jornada de trabalho em relação à época anterior à revolução industrial.
  • b)
    A racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura.
     Alternativa assinalada
  • c)
    Os empresários de Londres controlavam com mais rigor os horários dos trabalhadores, mas como compensação forneciam remuneração por produtividade para os pontuais.
  • d)
    As fábricas, de modo em geral, tinham pouco controle sobre o horário de trabalho dos operários, haja vista as dificuldades de registro e a imprecisão dos relógios naquele contexto.
2)
(Puccamp) "O duque de Bridgewater censurava os seus homens por terem voltado tarde depois do almoço; estes se desculparam dizendo que não tinham ouvido a badalada da 1 hora, então o duque modificou o relógio, fazendo-o bater 13 badaladas."
Este texto revela um dos aspectos das mudanças oriundas do processo industrial inglês no final do século XVIII e início do século XIX. A partir do conhecimento histórico, pode-se afirmar que

Alternativas:
  • a)
     Os trabalhadores foram beneficiados com a diminuição da jornada de trabalho em relação à época anterior à revolução industrial.
  • b)
    A racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura.
     Alternativa assinalada
  • c)
    Os empresários de Londres controlavam com mais rigor os horários dos trabalhadores, mas como compensação forneciam remuneração por produtividade para os pontuais.
  • d)
    As fábricas, de modo em geral, tinham pouco controle sobre o horário de trabalho dos operários, haja vista as dificuldades de registro e a imprecisão dos relógios naquele contexto.
3)
Para Martinelli "o fetiche da prática, fortemente impregnado na estrutura da sociedade, se apossou das assistentes sociais, insuflando-lhes um sentido de urgência e uma prontidão para a ação que roubaram qualquer possibilidade de reflexão e de crítica". Neste trecho podemos dizer que os Assistentes Sociais imprimiram à profissão:

Alternativas:
  • a)
    Práticas à longo prazo que se traduziam em atender os interesses dos trabalhadores.
  • b)
    Práticas limitantes estabelecidas pela população.
  • c)
    Práticas que expressavam e reproduziram os interesses da classe dominante.
     Alternativa assinalada
  • d)
    Práticas do agir imediato e da ação espontânea que expressam e reproduziam os interesses da classe média.
4)
Em relação ao paradigma marxista que referenciam a pratica do assistente social, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo:
( ) Segundo Marx a sociedade capitalista está dividida em duas classes fundamentais: burguesia e proletariado.
( ) O modo de pensar dominante legitima a divisão da sociedade capitalista em duas: servos e senhores.
( ) A pobreza é natural e o bem-estar individual maximiza o bem-estar coletivo.
( ) O processo de produção capitalista é um processo de relações sociais entre classes.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de letras, de cima para baixo.

Alternativas:
  • a)
    ( ) V – V –V – V
  • b)
    ( ) V - V - F - F 
  • c)
    ( ) F – V – F – V
  • d)
    ( ) V – F – F – V
     Alternativa assinalada
5)
Sobre a industrialização, analise as afirmativas abaixo:
I.O conceito de industrialização implica uma série de elementos específicos, como: as descobertas científicas e seu emprego nas atividades produtivas; uma combinação entre as atividades de produção e de consumo; o mercado; o contrato; a moeda como instituições que norteiam a troca entre produtores e consumidores, etc.
II.A industrialização se caracteriza pela produção em larga escala, localizada em estabelecimentos fabris, com uso de maquinaria e grande quantidade de mão de obra, com o objetivo de atingir um mercado consumidor.
III.A industrialização é um processo, nesse sentido se relacionam as etapas anteriores de produção, como nas manufaturas dos séculos XV, XVI e XVII, nas quais já era possível notar algumas das características da industrialização.
IV. A Inglaterra é considerada uma das nações pioneiras no processo de industrialização.
Estão corretas:

Alternativas:
  • a)
    Apenas I
  • b)
    I e II
  • c)
    II, III e IV
  • d)
    Todas estão corretas
     Alternativa assinalada

Av2 - Pedagogia - Organização e Didática na Educação Infantil - UNOPAR

1. A avaliação é um momento de coleta e análise dos dados, na Educação Infantil se realiza por meio de:

Alternativas:
  • a)
    Do acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção.
  • b)
    De provas simples, de acordo com o desenvolvimento da criança.
  • c)
    De testes orais individuais.
  • d)
    De trabalhos escritos em grupo.
2)
A avaliação da aprendizagem compreende três modalidades, a formativa, a somativa e a diagnóstica. A avaliação formativa é a mais indicada para a Educação Infantil porque:
I – é entendida como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças.
II – confere às produções das crianças notas, conceitos, estrelas, carimbos com desenhos de caras tristes ou alegres, conforme o julgamento do professor.
III – é processual e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem.
IV – tem como função acompanhar, orientar e redirecionar o processo ensino-aprendizagem como um todo.
São corretas as alternativas

Alternativas:
  • a)
    I, III e IV.
  • b)
     I, II e III.
  • c)
     II e III.
  • d)
    a) II, III e IV.
3)
O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais.Analise as afirmativas abaixo:
I, O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere.
II. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor;
III, Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, temos que agir só com base no improviso.
São corretas as alternativas:

Alternativas:
  • a)
    I e III
  • b)
    II e III
  • c)
    I e II
  • d)
    I, II e III.
4)
O uso de portfólios ou dossiês de aprendizagem dá relevância e visibilidade ao processo formativo de aquisição e desenvolvimento de competências. Seu caráter compreensivo, de registro longitudinal, permite detectar dificuldades e agir em tempo hábil, ajudando o aluno a melhorar. Possibilita, ainda, a compreensão tanto da complexidade como das dinâmicas de crescimento do saber pessoal, proporcionando ao professor a ressignificação contínua de sua prática. Analise as alternativas abaixo:
I.Vale ressaltar que o portfólio ou dossiê torna-se significativo em razão das intenções de quem o organiza, pois não faz sentido coletar trabalhos dos alunos para mostrá-los aos pais somente como instrumento burocrático.
II.O portfólio está voltado para a modalidade somativa, pois visa aspectos quantitativos.
III.Essa ferramenta precisa constituir-se em um conjunto de dados que expressem avanços, mudanças conceituais, novas formas de pensar e de fazer alusão ao progresso do estudante.
São corretas as alternativas:

Alternativas:
  • a)
    I e II
  • b)
    II e III
  • c)
    I e III
  • d)
    I, II e III.
5)
Sobre a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, é incorreto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Para a avaliação o professor deve-se utilizar de diversos registros como relatórios, fichas de observação, as produções das crianças.
  • b)
    Conforme o resultado da avaliação, a criança deve ser retida na educação infantil.
  • c)
    Oferecer à família a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição e pelas crianças
  • d)
    Realizar um acompanhamento crítico e criativo das atividades, das brincadeiras e das interações das crianças no cotidiano.

SUGESTÃO DE RESPOSTAS:

1 - A
2 - A
3 - C
4 - C
5 - B

Av1 - Pedagogia - Organização e Didática na Educação Infantil - UNOPAR

1. As crianças pequenas, especialmente os bebês, têm um crescimento muito rápido. Do um ponto de vista orgânico, as crianças, nos primeiros anos de vida, realizam grandes conquistas, analise as alternativas abaixo:
I.Trabalhar a coordenação motora é uma importante contribuição para o desenvolvimento da criança.
II.O bebê aprende a se relacionar com tudo que está a sua volta.
III.Desde sua vida intrauterina, o bebê exercita e aguça sua capacidade de escutar os sons do ambiente interno e externo ao útero materno
IV.O ritmo de aprendizagem de todas as crianças na fase de 0 a 3 anos é muito lento, intensificando-se somente na faixa etária de 4 a 5 anos.
São corretas as alternativas:

Alternativas:
  • a)
    I e IV;
  • b)
    II, III e IV;
  • c)
    III e IV;
  • d)
    I, II e III.
2)
As crianças pequenas (0 a 3 anos) desenvolvem a linguagem oral por viverem num ambiente onde a mesma é continuamente utilizada. Além disto, as pessoas importantes para elas constantemente as incluem – olhando em sua direção, esperando respostas, fazendo caretas e olhares específicos. Sobre a linguagem oral, coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Após o nascimento, a exploração de mundo e estímulos favorecem a construção de conceitos, esquemas motores e cognitivos capacitando-o à aquisição da fala.
( ) Antes de se expressar através da fala, o bebê compreende muito do que lhe é dito, respondendo com atitudes, gestos, sorrisos, choros.
( ) Nas crianças pequenas, as linguagens são aprendidas nas ações materiais e simbólicas significativas.
( ) Nessa fase do desenvolvimento da criança, a linguagem pode ser estimulada através da valorização da escrita.
A sequência correta é: 

Alternativas:
  • a)
    V, V, V, F
  • b)
    F, V, V, F
  • c)
    V, F, V, V
  • d)
    V, V, V, V.
3)
A organização do trabalho pedagógico envolve a forma de projetar, mediar o espaço e o tempo, as rotinas e o brincar, até as estratégias pedagógicas que permitam aos professores acompanharem todas as etapas do cotidiano na educação infantil. Sobre as rotinas, analise as alternativas abaixo:
I.Quanto as atividades da rotina, o educador deverá planejar ações que tornem essas atividades um momento de aprendizagem para a criança,
II.Faz parte da rotina realizar as atividades sempre da mesma forma, sem nenhuma alteração.
III.No desenvolvimento das práticas de rotina, é fundamental lembrar que cuidar e educar são práticas indissociáveis.
São corretas as alternativas:

Alternativas:
  • a)
    II e III;
  • b)
    I e III;
  • c)
    I, II e III.
  • d)
    I e II.
4)
A natureza quer que as crianças sejam crianças antes de serem homens. Se queremos perturbar essa ordem, produziremos frutos precoces, sem maturidade nem sabor e que tardarão a apodrecer; teremos jovens doutores e velhas crianças. A infância tem maneiras de ver, de pensar, de sentir que lhe são próprias; nada há de mais insensato que querer substituí-las pelas nossas[...]. Esta concepção refere-se a:

Alternativas:
  • a)
    Johann Heinrich Pestalozzi (1746 - 1827)
  • b)
    Jean Jacques Rousseau (1712 - 1778)
  • c)
    FriedrichFroebel (1782 - 1852)
  • d)
    OvideoDecroly (1871 - 1932)
5)
Historicamente em torno do termo pré-escola permeiam várias funções que estão diretamente ligadas às concepções que se tem de criança e de infância, A função atual da pré-escola é:

Alternativas:
  • a)
    Preparar as crianças para o ensino fundamental
  • b)
    Compensar as deficiências das crianças, sua miséria e a negligência de suas famílias. 
  • c)
    Caráter assistencialista, protegendo as crianças pobres do trabalho
  • d)
    Apresentam objetivos próprios da faixa etários de zero a cinco anos adequados as necessidades do meio físico, social, econômico e cultural.

SUGESTÕES DE RESPOSTAS: 

1 - D
2- A
3 - B
4 - B
5 - D

Jovem é morto durante troca de tiros com polícia em distrito de Petrolina

Um jovem de 21 anos morreu neste domingo (23), no distrito de Nova Descoberta na Zona Rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE), durante uma ronda, o efetivo ouviu disparos de arma de fogo na direção do Bairro João de Deus e avistaram três homens armados em uma motocicleta, efetuando disparos em via pública. No ato da prisão, houve resistência e troca de tiros.
Segundo a polícia, na troca de tiros, um jovem de 21 anos foi atingido e veio a óbito. Ele estava de posse de uma espingarda calibre 12. O outro envolvido, um homem de 27 anos, foi encontrado com um rifle calibre 44, uma peteca de cocaína e foi encaminhado para a 213ª Delegacia de Polícia em Petrolina. As armas foram entregues para perícia policial. Já o terceiro envolvido, um jovem de 25 anos, conseguiu escapar. Ele fugiu baleado e foi encontrado morto ainda no domingo (23) em uma matagal no João de Deus.
Os três criminosos são acusados de serem os autores de vários homicídios na região de Nova Descoberta. Além de ter envolvimento em assaltos e tráfico de drogas. Eles já foram presos na Cidade de Maniçoba-BA  por formação de quadrilha.

Motorista morre na ponte após perder o controle e bater carro em caminhão

Acidente entre carro e caminhão deixa uma vítima na Ponte Eurico Gaspar Dutra (Foto: Divulgação/ PRF)
Um homem de 27 anos morreu na madrugada deste domingo (23), após um acidente na Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, que fica entre a cidade pernambucana de Petrolina e Juazeiro, na Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo seguia no sentido Petrolina-Juazeiro, quando colidiu no pontilhão da ponte. O motorista perdeu o controle e bateu de frente com um caminhão, que vinha no sentido contrário.
Segundo a PRF, o condutor do carro vinha de Uberaba-MG e estava sozinho no veículo. Com o impacto da batida, o carro ficou destruído e o motorista veio a óbito no local. Já o caminhão ficou danificado, mas ninguém ficou ferido. Ainda é desconhecida a causa do acidente. A polícia informou que o carro tinha queixa de roubo.
O corpo do motorista foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro, na Bahia.

Doméstica morre em acidente de moto após ingerir álcool em Trindade

Uma doméstica, de 29 anos, morreu após bater a cabeça em um tronco de árvore quando caiu da motocicleta no Sítio Juá, Zona Rural de Trindade, Sertão pernambucano. O acidente aconteceu na madrugada desta segunda-feira (24).

Ela pilotava um moto e bateu em uma cerca de arame. A mulher estava sozinha. Testemunhas disseram que a vítima tinha ingerindo bebida alcoólica antes de pilotar. A mulher morreu na hora.

sábado, 22 de agosto de 2015

Feirante passa mal e morre na feira da Cohab Massangano em Petrolina, PE

Local onde feirante ficou caído na feira (Foto: Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio)

Um feirante, de 57 anos, passou mal por volta das 5h deste sábado(22) na feira do bairro Cohab Massangano, na Zona Oeste de Petrolina, Sertão pernambucano. Ele, que era vendedor de baldes na localidade, chegou de bicicleta para mais um dia de trabalho, caiu no chão e ficou à espera de socorro.
Os outros feirantes ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que fica há poucos metros da feira, e disseram que aguardaram muito tempo até a chegada de socorro. O homem já não apresentava sinais vitais quando a equipe de assistência médica chegou. O SAMU foi embora após constatar a morte do feirante e o corpo do idoso permaneceu no mesmo local até a remoção pelo Instituto de Medicinal Legal (IML), por volta das 7h30.
Os feirantes ficaram revoltados com o retardo da chegada da ambulância. Joana Cardoso foi quem acionou o serviço de atendimento móvel de urgência. “Ele passou 40 minutos passando mal aí no chão. Quando chegaram ele já estava morto”, disse.
Feira da Cohab Massangao fica ao lado do SAMU (Foto: Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio)Feira da Cohab Massangao fica ao lado do SAMU
(Foto: Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio)
A feirante, Maria Rejane de Lima, acompanhou a agonia do vendedor de baldes. “Eu liguei para o SAMU e disse: 'senhora, o homem vai morrer'. Ela passou para o médico que disse que ambulância já estava vindo. Isso era 5h18. Deu 5h30 e nada. O SAMU é aqui ao lado, eu fui correndo e a mulher, que estava com os braços cruzados, disse que a ambulância estava indo. Quando vieram chegar aqui era 5h40. Dava tempo para ter acodido ele”, contou.
A irmã do feirante, Socorro Araújo, foi até o local e ficou indignada. “Eu acho uma irresponsabilidade. Já me contaram que foi falta de socorro porque se tivessem chegado antes. O Samu bem aí. Ao invés de tererem vindo logo socorrer ele, ele poderia ainda estar aqui entre nós”, lamentou a irmã.
Os funcionários do SAMU não quiseram se posicionar sobre a demora no atendimento. O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde e foi informado que "às 5h21 foi realizada a chamada para a Central do SAMU e 5h25 a regulação foi concluída quando a equipe se dirigiu ao local. Chegando no lugar, o paciente estava em parada cardiorrespiratória e o técnico de enfermagem começou a reanimação ao mesmo tempo em que pedia apoio da Unidade de Suporte Avançado. Ao chegar na feira, foi confirmado o óbito e a equipe retornou à base 6h05. Ao todo teriam sido realizados 35 minutos de reanimação".
A nota esclareceu ainda que "o SAMU é um serviço acionado apenas pelo número 192 e não fazemos atendimento ao público no prédio, pois todo atendimento deve ser regulado pelo médico regulador."

Cinco pessoas ficam feridas em acidente na BR-316 no Sertão de PE

Carro capotou na BR-316 em Belém de São Francisco (Foto: Diculgação/Polícia Rodoviária Federal )                     Carro capotou na BR-316 em Belém de São Francisco (Foto: Diculgação/Polícia Rodoviária Federal )


Cinco pessoas ficaram feridas em um acidente com um carro de passeio na manhã deste sábado (22). O veículo capotou em uma curva próximo ao distrito de Riacho Pequeno em Belém do São Francisco, no Sertão pernambucano.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista teria atropelado um animal, perdido o controle e capotado. As vítimas tiveram ferimentos leves. O motorista fugiu antes que a PRF chegasse ao local. A polícia disse ainda que os ocupantes do carro voltavam de uma festa.

Agachamento – Mitos e verdades sobre esse exercício


Ao longo de décadas foram cultivadas crenças e opiniões infundadas, baseadas em conhecimento empírico. Inúmeros praticantes de academia e até mesmo professores formaram opiniões sem base cientifica sobre esse exercício (agachamento). Nesta matéria, tentaremos esclarecer uma questão discutida anos.

Afinal, no agachamento pode ou não o joelho ultrapassar a ponta do pé?
Este mito foi criado baseado em suposições e opiniões de praticantes que vieram a ser instrutores no modelo antigo de gestão de academias, clubes e outros locais de pratica de exercícios. Esta crença baseia-se na premissa de que, não projetando seu joelho para frente, o agachamento se torna mais “seguro”. Para entender o que seria ou não seguro, tentaremos dar uma visão geral sobre o agachamento e suas particularidades.
Existem inúmeras formas de realizar este exercício: com os pés afastados, com os pés unidos, o famoso agachamento sumô, na máquina, com barra livre e assim por diante. Não queremos aqui dar receita ou dizer o que é certo ou errado; a intenção aqui é esclarecer e orientaro praticante para uma melhor escolha em um programa de treinamento. Quando realizamos um agachamento, nosso corpo solicita inúmeras estruturas para vencer a resistência imposta, seja ela do próprio corpo ou de pesos. Estas estruturas dividem o peso de acordo com a posição em que se encontra o corpo, pois existe um ponto central de aplicação de carga que é chamado de centro de gravidade. Este centro de gravidade é o ponto onde a gravidade age com maior intensidade, gerando uma sobrecarga maior naquele ponto.
Centro de gravidade
Onde se encontra o centro de gravidade?
Na posição ortostática, o centro de gravidade está localizado próximo à região do umbigo, e é neste ponto que se aplica a força idade. Quando afastamos um segmento da linha medial do corpo, o centro de gravidade muda de posição, fazendo com que este se desloque de acordo com o movimento realizado. Agora que sabemos onde e como funciona o deslocamento do centro de gravidade e sua aplicação de força, ficou mais fácil entender uma coisa.
No que o centro de gravidade influencia no agachamento?
Ao realizar um agachamento em que os joelhos não ultrapassam a ponta do pé, adotamos posturas diferentes para um exercício livre ou na máquina. No agachamento livre, para equilibrar o corpo, projetamos o quadril para trás e a cabeça para frente; isso faz com que o centro de massa se desloque para frente, sobrecarregando totalmente as estruturas que envolvem a região lombar, tirando grande parte da sobrecarga sobre o quadríceps e jogando para o glúteo e extensores do quadril. Ao realizar este exercício na máquina, o praticante, para não ultrapassar o joelho da ponta do pé, retifica sua lombar e projeta os pés para frente.

Esta
 manobra gera uma sobrecarga imensa nos joelhos, e somada a um ângulo de 90º, que é um dos pontos de maior compressão patelo-femoral que existe, com certeza irá gerar uma lesão no joelho, e quando se trata da retificação da coluna lombar, este movimento faz com que esta região suporte menos sobrecarga, aumentando assim, o risco de lesão para esta região também.

E quanto às estruturas envolvidas no agachamento?
Este pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos que existem, pois a composição de músculos, articulações e tendões envolvidos é imensa. Mas, por hora, vamos nos ater a uma articulação em particular para entendermos melhor sobre a questão de não ultrapassar o joelho da ponta do pé. Vamos falar sobre a articulação do tornozelo, que é extremamente importante neste exercício. Para o praticante realizar o exercício (agachamento) sem ultrapassar o joelho da ponta do pé, esta articulação fica praticamente imóvel. Esta ação sobrecarrega outras estruturas. Quando o praticante ultrapassa o joelho da ponta do pé, as forças que agem sobre o ALH (aparelho locomotor humano) são distribuídas entre as estruturas envolvidas, gerando uma dorsiflexão do tornozelo, fazendo com que o tibial posterior se contraia. Estaação do tibial posterior gera uma rotação interna da tíbia, consequentemente, uma rotação externa do fêmur, diminuindo assim o ângulo Q.
Concluímos que, do ponto de vista da segurança e da eficiência, distribuir a carga entre as estruturas envolvidas em qualquer movimento realizado pelo ALH (aparelho locomotor humano) é a melhor estratégia a ser adotada. Claro que existem inúmeras outras variações e estratégias de treinamento, e cabe ao professor responsável pela montagem do programa escolher a que melhor se aplica à pessoa em questão. Nesta matéria, tentamos apenas derrubar mais um mito, e não colocar o que é certo ou errado, pois não acreditamos em exercícios certos ou errados, e sim, em exercícios mal aplicados e mal colocados.
Obs: O mesmo exercício que pode te salvar pode te matar. Existe uma linha sutil entre o sucesso e o fracasso. Apenas o profissional de Educação Física saberá manter o praticante do lado do sucesso em cada exercício.  Exija um profissional formado e inscrito no CREF, se necessário, peça para que o mesmo se identifique com seu RG profissional.

Como fazer seu escritório em casa – Veja algumas dicas

Veja como fazer o seu escritório em casa de maneira a criar um ambiente propício ao trabalho produtivo. O trabalho em home office é uma tendência que veio para ficar e você precisa tomar alguns cuidados para torna-lo realmente produtivo.
Um escritório em casa pode ser a resposta para quem procura uma redução de custos. Itens básicos da despesa de um escritório, como aluguel, IPTU, condomínio, secretária, luz, telefone, faxineira e estacionamento, podem ser evitados.
Sem falar no tempo que perdemos no trânsito infernal e nos incontáveis telefonemas para resolver problemas domésticos.
Ainda por cima, temos que lidar com o estresse. Ufa! Mas existe uma solução para todo esse desgaste: trazer sua rotina profissional para dentro de sua casa. “Certamente economizo cerca de R$2 mil por mês, mantendo o escritório no meu apartamento”, calcula a paisagista Fany Galender, de São Paulo, que mantém um home-office a doze anos.

Escritório em casa rivalizou

Aqui no Brasil, o home office ou escritório em casa, está cada vez mais fazendo a cabeça de muitos que pensam em ter seu próprio negócio. A ideia de ter seu escritório em casa é uma tendência mundial por causa de seu baixo custo.
Como os preços de imóveis e os alugueis estão em alta, o trânsito caminhando para um caos total, a melhor opção adotada é trazer o trabalho para um cômodo determinado de sua casa ou apartamento. Assim se evita o desperdício de tempo, aumentando a qualidade de vida e o rendimento do trabalho exercido.
Pare de se preocupar com gastos, agilize o andamento da casa e economize tempo. Essas são, sem dúvidas, as melhores vantagens de se montar um escritório em casa. Você cogita essa hipótese? Conheça então, as dez regras básicas para ser bem sucedido num home-office:

Tenha um horário pré-determinado

Ter um horário definido para começar e parar ajuda na concentração. Planeje como se você estivesse mesmo no escritório. A casa não pode invadir o trabalho, assim como a sua profissão não pode te prejudicar mental ou fisicamente.

Seja disciplinado

Confira algumas dicas de como fazer seu escritório em casa
Esse é, de longe, o maior desafio. Trabalhar em casa requer muita atenção aos seus próprios hábitos. Não dá para ir à cozinha fazer um café no meio do dia ou visitar a geladeira a cada meia hora. Lembre-se: a definição de horário é você quem faz.

Faça-a da melhor maneira possível. Se você decidiu trabalhar no sábado de manhã, não descumpra com a promessa. Afinal, só você sabe o seu horário de maior produtividade. A disciplina no home office é uma das chaves para o sucesso nesse modelo de trabalho.

Tenha um espaço definido

Seja um cômodo do apartamento ou um cantinho na sua casa. Aquele lugar, a partir daquele momento, virou seu quartel-general. Não coloque nele o que não diz respeito ao seu trabalho. Desde a escova de cabelo ao prato de comida. Também não deixe o relatório em cima da cômoda do quarto. Se sumir, a culpa é toda sua.

Linha telefônica diferenciada

Ter um celular com dois chips pode ajudar muito. Com essa facilidade você pode diferenciar o que é trabalho do que é pessoal. Se você soube respeitar bem a primeira regra, um outro ponto de apoio é a secretária eletrônica, para atender às chamadas no final de semana ou depois do expediente.
Se ainda assim, você não pode separar os chips, existem empresas que ajudam a diferenciar seus contatos. Em São Paulo, por exemplo, tem o Detecta, um aparelho que denuncia de que número vem cada chamada. Isso ajuda a selecionar o que deve ser atendido e o que deve ir para a secretária eletrônica.

Alie-se a tecnologia

Hoje em dia, é cada vez mais comum o uso da Internet e do telefone simultaneamente. Verifique se na sua cidade já existam linhas do tipo ADSL – sigla em inglês para linha digital assimétrica – ou RDSI, Rede Digital de Serviços Integrados. Pois dessa forma, você garante o atendimento a um cliente que ligue para verificar se você recebeu o e-mail, ou situações parecidas, sem nenhum obstáculo.
Uma outra opção é utilizar os serviços de TVs a cabo, plugando o micro na rede. Nesse caso, proteja-se. O computador fica mais vulnerável ao ataque de piratas.

Tenha um bom computador

Seu computador tem que suportar o tipo de trabalho que você exerce em seu home office. Se você já possui um, entenda que ele também será seu companheiro em casa e por isso merece todo cuidado do mundo.
Se você vai investir em um novo computador de mesa ou notebook, evite a moda. Converse com um especialista explicando para o que você vá precisar, para que você adquira um micro que o atenda melhor.

Infra-estrutura também é importante

Pense bem na hora de adquirir acessórios e se equipe bem. Um fax no micro, por exemplo, é ótimo para receber documentos, porém não atende quem precisa enviá-los.

Esqueça a informalidade

Se você pensou em trabalhar de pijamas, improvisar qualquer mesa, cadeira e arquivos, esqueça o escritório em casa. Respeite seu ambiente de trabalho. Equipe-o pensando principalmente na sua saúde. Móveis confortáveis, inclusive a altura adequada deles deve ser levado em consideração.

Prepare sua família

Expliques-os como é preciso tratar seus clientes, e principalmente como anotar os recados. Reserve um bloco de papel e caneta fixos para isso. Se você mora em prédio, é bom avisar aos porteiros e zeladores como proceder se for receber algum material na portaria.

Explique sua rotina para sua família

É claro que você não vai se ausentar para qualquer eventualidade, porém pais ou crianças tem que ter a real noção do seu tempo de trabalho. Para as crianças, contar com as escolinhas é uma boa opção. Você estará em casa, mas não é por isso que sua rotina deve mudar.