sábado, 16 de abril de 2016

Dilma cancela encontro com movimentos sociais, diz assessoria

A assessoria do Palácio do Planalto informou que a presidente Dilma Rousseff cancelou o encontro previsto para a manhã deste sábado (16), em Brasília, com um grupo de integrantes de movimentos sociais contrários ao processo de impeachment, que se auto declaram "Movimentos Populares pela Democracia e Contra o Golpe".
Segundo a Presidência, Dilma dedicará o dia para comandar reuniões com parlamentares, na tentativa de garantir os votos necessários para que a Câmara não aprove o seu afastamento.
A participação de Dilma no ato estava prevista desde a última quinta (14) e chegou a constar da agenda oficial da presidente, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social na noite desta sexta (15). Apesar de a presidente ter desistido de ir ao encontro com os militantes contrários ao impeachment, há a expectativa de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareça ao evento.
Na noite desta sexta, o Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nas redes sociais um vídeo gravado por Dilma no qual a presidente critica o processo de impeachment. Em sua fala, a petista voltou a chamar seus adversários de "golpistas" e reiterou que não há fundamento jurídico para ser afastada do comando do país.
Inicialmente, a gravação seria veiculada em cadeia nacional de rádio e TV, mas, segundo o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, orientou Dilma a desistir do pronunciamento para não gerar "polêmica". De acordo com o governador maranhense, que se reuniu com a presidente nesta sexta no Planalto, o "foco" da petista tem de ser o diálogo com os parlamentares da base para que eles votem contra o impeachment.
Desde a manhã desta sexta (15), deputados favoráveis e contrários ao impeachment têm se revezado na tribuna da Câmara para se posicionar sobre o processo de afastamento.

1º dia de sessão que analisa abertura do impeachment de Dilma


Nathalia Passarinho e Fernanda CalgaroDo G1, em Brasília
O primeiro dia da sessão na Câmara que vai decidir se abre processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff chegou à meia-noite com a manifestação de apenas nove dos 25 partidos previstos para esta sexta-feira (15), após mais de 16 horas de discursos. As falas dos representantes das legendas adentraram a madrugada. 
Os trabalhos foram abertos às 8h55, mas o movimento na Câmara começou às 6h da manhã, com as filas de parlamentares que se inscreveram para as manifestações individuais previstas para este sábado. 
Defesa x Acusação
A primeira fala desta sexta foi do jurista Miguel Reale Júnior, representando os autores do pedido de afastamento de Dilma. Na tribuna da Câmara, ele afirmou que Dilma cometeu um “golpe” ao “quebrar o país” e “mascarar” a situação econômica, para garantir a reeleição.
Reale disse ainda que as pedaladas fiscais cometidas pelo governo não são “meras infrações administrativas”, mas “um crime contra a pátria". 
  falou, pela defesa de Dilma, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo. Ele voltou a afirmar que Dilma não cometeu nenhum crime e que o processo é "nulo". 
Cardozo disse ainda que o processo teve início num “ato viciado”, fruto de uma “retaliação” do presidente da CâmaraEduardo Cunha (PMDB-RJ), quando o PT negou apoio a ele no Conselho de Ética, onde o peemedebista é alvo de investigação.
Os rumores de que Dilma faria um pronunciamento contra o impeachment em rede nacional de rádio e TV, na noite desta sexta, causou a reação de partidos da oposição. PSDB e Solidariedade protocolaram ações civis na Justiça Federal de Brasília para tentar impedir a transmissão da fala da presidente.
O pedido do Solidariedade foi indeferido, e o do PSDB, acatado. Porém, quando saiu a decisão favorável ao PSDB, o Planalto já havia desistido do pronunciamento na TV.
O vídeo com o discurso de Dilma foi divulgado nas redes sociais da presidente no fim da noite. No pronunciamento, ela voltou a atacar duramente os defensores do impeachment, chamando-os de “golpistas” e “traidores”, e disse que seu afastamento representará uma ruptura institucional do país.
Até a meia-noite desta sexta-feira, haviam se pronunciado na Câmara nove dos 25 partidos com representação na casa: PMDB, PT, PSDB,PP, PR, PSD, PSB, DEM e PRB. Ao longo do dia, as manifestações dos partidos foram intercaladas por várias falas de líderes, que podem pedir a palavra durante as sessões.
A ordem das manifestações é da legenda com maior bancada para a menor. O primeiro foi o PMDB. Apesar de ter se manifestado contra o impeachment, o líder Leonardo Picciani (RJ) afirmou que a maioria da bancada é favorável ao processo e, por isso, vai orientar o voto dos integrantes da legenda pelo afastamento de Dilma.
Parlamentares do PT defenderam a presidente repetindo o argumento de que o processo é  um “golpe” e que a Constituição não prevê “recall” de presidente por baixa popularidade.
Neste sábado, devem seguir as manifestações dos partidos. Na etapa seguinte, serão abertas as falas individuais dos parlamentares que estão inscritos. A presidência da Câmara tenta manter a previsão de realizar a votação do impeachment no domingo (17).

quarta-feira, 13 de abril de 2016

AV1 - PEDAGOGIA - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

OBS.: CONFERI ANTES DO ENVIO, AS MINHAS FORAM SEM ERROS

Questão 1

Nota: Não gerada
Sobre a teoria cognitivista de Jean Piaget (1896-1980), criador da Epistemologia Genética, pode-se afirmar que:
I – O desenvolvimento é basicamente um processo de equilibrações sucessivas, a partir de dois mecanismos: assimilação e acomodação;
II – Os esquemas são estruturas que se modificam com o desenvolvimento mental e, essas estruturas cognitivas, se tornam cada vez mais refinadas à medida que a criança se torna mais apta a generalizar os estímulos;
III – As atividades biológicas e intelectuais são compreendidas como parte de um processo por meio do qual o organismo adapta-se ao ambiente e organiza as suas experiências.
É correto afirmar que são corretas as afirmativas constantes na opção:

Alternativas

  • 1 -
    I e II
  • 2 -
    II e III
  • 3 -
    I e III
  • 4 -
    I, II e III

Sua resposta

4 -
I, II e III

Questão 2

Nota: Não gerada
Para Jean Piaget (1896-1980), o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz. 
Sobre a teoria piagetiana, analise as afirmativas a seguir:
I – Na teoria piagetiana, a inteligência, a aprendizagem e o processo de construção do conhecimento aparecem inter-relacionados e interdependentes;
II – Assimilação é a reorganização e modificação dos esquemas assimilatórios anteriores do indivíduo para ajustá-los a cada nova experiência;
III – Acomodação é a aplicação dos esquemas ou experiências anteriores do indivíduo a uma nova situação, incorporando os novos elementos aos seus esquemas anteriores;
IV – A aprendizagem é a mobilização dos esquemas mentais do indivíduo, que o leva a participar ativa e efetivamente da ação de adaptar-se ao meio quer pela assimilação, quer pela acomodação.
Expressam aspectos da teoria piagetiana sobre a aprendizagem as afirmativas:

Alternativas

  • 1 -
    I e IV
  • 2 -
    I e III
  • 3 -
    I e II
  • 4 -
    II e IV

Sua resposta

1 -
I e IV

Questão 3

Nota: Não gerada
Piaget apresenta estágios de desenvolvimento cognitivo da criança, sendo no estágio pré-operacional que, em geral, se encontram as crianças na fase da Educação Infantil. Esse estágio ainda é subdivido em três subestágios.
Faça a relação correta entre cada subestágio e suas características:
I – De 2 a aproximadamente 4 anos;
II – De 4 a 5 anos e meio;
III – De 5 anos e meio a 7 anos.
A – Início do processo de ligação entre estados e transformações, iniciando a articulação entre elementos essenciais para a construção do conceito de número;
B – Revelam-se as interrogações a respeito dos objetos manipulados e inicia-se o processo de exteriorização de representações mentais por meio de desenhos;
C – Surgimento de diferentes funções simbólicas: linguagem, imitação diferenciada, etc. Apresenta dificuldades de aplicação ao espaço não próximo e tempo não presente.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta:

Alternativas

  • 1 -
    I-B; II-A; III-C
  • 2 -
    I-C; II-B; III-A
  • 3 -
    I-A; II-C; III-B
  • 4 -
    I-B; II-C; III-A

Sua resposta

2 -
I-C; II-B; III-A

Questão 4

Nota: Não gerada
Além das subcategorias do estágio pré-operacional de desenvolvimento cognitivo da criança, existem algumas características da criança nesse estágio que são marcantes. São algumas dessas características:

Alternativas

  • 1 -
    Centralizadoras; Transdutivas; Egocêntricas.
  • 2 -
    Centralizadoras; Reversíveis; Egocêntricas.
  • 3 -
    Centralizadoras; Antitransformadoras; Transdutivas; Conservadoras.
  • 4 -
    Centralizadoras; Irreversíveis; Altruístas; Transdutivas.

Sua resposta

3 -
Centralizadoras; Antitransformadoras; Transdutivas; Conservadoras.

Questão 5

Nota: Não gerada
O estágio pré-operatório é o período da preparação e da organização da inteligência operatória concreta da criança. Nesse período, a criança apresenta algumas características específicas desse estágio como, por exemplo, o egocentrismo que corresponde a:

Alternativas

  • 1 -
    Incapacidade de pensar de maneira lógica, misturando causa e efeito em seu diálogo.
  • 2 -
    Incapacidade de generalização de acontecimentos.
  • 3 -
    Incapacidade de ver as coisas do ponto de vista do outro.
  • 4 -
    Incapacidade de pensar, simultaneamente, em diversos aspectos de uma mesma situação.

Sua resposta

4 -
Incapacidade de pensar, simultaneamente, em diversos aspectos de uma mesma situação.

AV2 - PEDAGOGIA - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

POR GENTILEZA CONFERI ANTES DO ENVIO, A MINHA FOI SEM ERROS

Questão 1

Nota: Não gerada
A Matemática pode ser trabalhada na Educação Infantil a partir da Literatura Infantil. Durante a contação de história, o professor pode trabalhar noções de contagem, sequência numérica, cálculo mental, comparação de quantidades e, principalmente, resolução de problemas.
Sobre a Literatura Infantil e a exploração da Matemática, é correto afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    Matemática e Literatura apresentam objetos de conhecimento de natureza bastante divergente, sendo inadequado criar essa integração em diversos momentos.
  • 2 -
    O ideal após a contação de história é realizar a interpretação textual oral e escrita e realizar o desenho do trecho favorito para certificar que o aluno compreendeu o texto e, ao envolver a Matemática, importuna-se esse processo.
  • 3 -
    Contribui-se para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos importantes no âmbito da Matemática, a partir da perspectiva de resolução de problemas. 
  • 4 -
    Estimula-se a maturidade das crianças ao envolver a Matemática na Literatura Infantil, pois a natureza retira exata e imutável da Matemática oportuniza a dissipação da magia da literatura infantil.

Sua resposta

3 -
Contribui-se para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos importantes no âmbito da Matemática, a partir da perspectiva de resolução de problemas. 

Questão 2

Nota: Não gerada
Os jogos e as brincadeiras são essenciais para o processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil. Sobre o ensino de Matemática na Educação Infantil integrando jogos e brincadeiras, julgue as afirmativas a seguir como V (verdadeira) ou F (falsa):
(     ) Por meio de jogos e brincadeiras é possível trabalhar muitos conceitos matemáticos, ainda que, muitas vezes, a criança não perceba que está aprendendo Matemática.
(     ) As atividades com jogos e brincadeiras são lúdicas e, portanto, garantem unicamente o caráter prazeroso que o ensino da Matemática precisa proporcionar ao aluno.
(     ) Como alternativas metodológicas, os jogos e as brincadeiras devem ultrapassar a ludicidade, necessitando de objetivos claros e sistematização do conceito matemático trabalhado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas

  • 1 -
    V – V – V
  • 2 -
    V – F – F
  • 3 -
    F – F – V
  • 4 -
    V – F – V

Sua resposta

4 -
V – F – V

Questão 3

Nota: Não gerada
Os jogos fazem parte do ato de educar, inclusive na Matemática. Os jogos e brincadeiras são muitos úteis no ensino da Matemática na Educação Infantil porque:
I – Por meio de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção;
II - A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança consegue criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, etc;
III - A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança desenvolve uma característica mais egocêntrica.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

  • 1 -
    I, II e III
  • 2 -
    II e III
  • 3 -
    I e III
  • 4 -
    I e II

Sua resposta

4 -
I e II

Questão 4

Nota: Não gerada
Segundo Piaget (1978), existem três tipos de jogos. Cada um desses tipos está relacionado a um tipo de estrutura mental que surge de maneira sucessiva durante as brincadeiras da criança.
Sobre esses três tipos de jogos, é correto afirmar:
I – Os jogos de exercício tem como principal característica o "faz de conta", em que a criança experimenta papéis sociais diferenciados, no intuito de reproduzir tais papéis no jogo;
II – Os jogos simbólicos tem como principal característica a repetição de ações e de movimentos. Sendo assim, a criança resolve problemas pelo ato reflexo;
III – Os jogos de regras têm como principal característica a compreensão da criança sobre a importância de normas e procedimentos de jogos, além de jogarem com o intuito de vencer.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas

  • 1 -
    I
  • 2 -
    II
  • 3 -
    III
  • 4 -
    II e III

Sua resposta

3 -
III

Questão 5

Nota: Não gerada
O jogo e a brincadeira são ferramentas de suma importância, pois permitem à criança criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, equivocar-se e, consequentemente, aprender.
À cerca do trabalho com jogos matemáticos na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:
I – O trabalho com jogos auxilia o professor a conseguir detectar os alunos que estão com dificuldades;
II – Por meio de jogos o aluno demonstra para seus colegas e professores se o assunto foi bem assimilado;
III – Durante o envolvimento com jogos existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois todos desejam vencer e, assim, o jogo provoca o aumento do individualismo e do egocentrismo.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

  • 1 -
    I e II
  • 2 -
    II e III
  • 3 -
    I e III
  • 4 -
    I, II e III

Sua resposta

1 -
I e II

sexta-feira, 8 de abril de 2016

60% dos deputados são favoráveis ao impeachment, diz pesquisa Datafolha

Pesquisa do instituto Datafolha, publicada nesta sexta-feira (8) no jornal "Folha de S.Paulo", afirma que 60% dos deputados federais são favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo o Datafolha, esse índice representa 308 dos 513 deputados. Para que o impeachment seja aprovado na Câmara, são necessários 342 votos.

A pesquisa também apurou que 21% dos deputados declararam voto contrário à saída da presidente, o que representa 108 votos a favor de Dilma. Para se livrar do processo, a presidente precisa de 172 votos.
Os deputados indecisos, de acordo com o Datafolha, são 18% da Câmara. Esses votos decidirão o destino de Dilma.
O Datafolha ouviu 359 parlamentares entre 21 de março e 7 de abril de 2016: 291 deputados e 68 senadores. Eles deram resposta por telefone e na condição de anonimato. Os resultados, segundo o Datafolha, foram ponderados segundo as bancadas dos partidos. O instituto ressaltou que fatos novos podem mudar a tendência de votação.
O processo de impeachment tramita na comissão especial da Câmara formada para analisar o caso. Nesta quarta-feira (6), o relator, Jovair Arantes (PTB-GO), apresentou parecer pela cassação do mandato da presidente. A comissão deve realizar sessão inclusive no fim de semana para poder votar o parecer na próxima segunda-feira (11). Depois, o impeachment será votado no plenário da Casa.
Voto por bancada

A pesquisa investigou também como votam os deputados de cada bancada. No PP, partido da base cortejado pelo governo para reforçar o apoio a Dilma, 57% dizem que votarão pelo impeachment e 30% estão indecisos.

No PMDB, que era o maior partido da base ao lado do PT, mas deixou o governo recentemente, 59% dos deputados devem votar pelo afastamento e 38% não se posicionaram.
Senado

A pesquisa ouviu ainda os senadores. 55% disseram que votariam pelo afastamento definitivo de Dilma e 24% se posicionaram contra. Caso seja aprovado na Câmara, o impeachment tem que passar pelo Senado.

Eduardo Cunha

O instituto quis saber o posicionamento dos deputados sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu no Supremo Tribunal Federal acusado de irregularidades no esquema de corrupção na Petrobras. Entre os deputados, 61% disseram que defendem sua renúncia e  23% entendem que ele deveria permanecer no cargo.´


Também 61% disseram que votariam pela cassação dele caso o processo de casssação de Cunha chegue ao plenário da Casa. Atualmente, tramita no Conselho de Ética.

Fonte: Do G1, em Brasília

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Jovem de 17 anos se arrepende e devolve R$ 2,7 mil furtados de posto

Um estudante, de 17 anos, suspeito de ter furtado a quantia de R$ 3 mil de um posto de combustíveis, no dia 4 de abril, em Santa Filomena, no Sertão de Pernambuco, apresentou-se à polícia nesta quarta-feira (6), com parte do dinheiro furtado. O jovem estava acompanhado do irmão e disse que se arrependeu do crime que cometeu.
Antes de se apresentar à polícia, o estudante arrecadou dos demais envolvidos no crime, a quantia de R$ 2.720 dos R$ 3 mil furtados. De acordo com o adolescente, o crime foi praticado com a ajuda de mais três jovens, moradores do Povoado do Socorro.
O estudante disse aos policiais que um dos integrantes quebrou a janela do escritório do posto, entrou no local e pegou todo o dinheiro do caixa. O valor foi dividido entre os participantes. Após a confissão, o adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Ouricuri, no Sertão de Pernambuco.
De acordo com o delegado Robson Américo, como o crime ocorreu no dia 4, não existe mais flagrante. O adolescente prestou depoimento e foi liberado. “Ele foi ouvido, confessou o crime, disse que quebraram o vidro do posto e furtaram o dinheiro. Isso ocorreu por volta das 23h30. Ele devolveu apenas a quantia que restou. Eles gastaram a quantia de R$ 280 ”, explicou.
Em relação aos outros envolvidos, o delegado informou que tem 30 dias para concluir o inquérito policial. “Os outros envolvidos são maiores de idade e vão responder por furto qualificado. Estamos acompanhando o caso, mas não vamos divulgar nomes para não atrapalhar as investigações. Mas, o inquérito foi instaurado”, ressaltou Robson Américo.
O dinheiro recuperado foi devolvido para a administração do posto.

Fonte: G1 Petrolina

07 DE ABRIL — DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma DOENÇA, porém, a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.
Em 1946, a Organização Mundial de Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida.
De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
Percebe-se, portanto, que todos os fatores, por mais irrelevantes que possam parecer, afetam a vida de um indivíduo e, consequentemente, a sua saúde. O papel do Estado para garantir o bem-estar da população é fundamental, pois é ele o responsável por garantir a qualidade de vida de cada indivíduo.
No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.
Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. Essas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.
É fundamental que, além de cuidarmos da nossa saúde, participemos da luta por melhorias em nosso país. Vale destacar que não devemos procurar melhorias apenas em hospitais, devemos lutar por mais segurança, educação, lazer, cultura, entre vários outros direitos básicos e fundamentais para o nosso completo bem-estar.