quinta-feira, 12 de maio de 2016

Av1 - Pedagogia - Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais - Libras


1)
O termo correto para designar uma pessoa que apresenta alguma forma de deficiência é "Pessoa com Deficiência", conforme foi instituído na Constituição Federal de 1988. Em que isso implica?

Alternativas:

Av2 - Pedagogia - Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais - Libras



1)
De acordo com o Código de Ética do intérprete de Libras (FENEIS), diante de uma situação em que o intérprete precisa realizar a interpretação de um assunto polêmico, a atitude mais adequada é :

Alternativas:

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Entenda as regras da votação do impeachment no plenário do Senado

O plenário do Senado inicia sessão nesta quarta-feira (11) para decidir se aprova ou rejeita parecer pela admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para que o processo siga na Casa e a presidente seja afastada, dando início à fase de produção de provas e, posteriormente, ao julgamento, é preciso que haja aprovação do parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) por maioria simples.

Canal do São José acumula lixo e serve para proliferação de mosquito

Bem na entrada do bairro São José, na região central de Petrolina, Sertão pernambucano, um canal a céu aberto por onde passa esgoto, acumula também lixo e é um ambiente adequado para a proliferação de insetor e bichos, como ratos. Os moradores dizem que não aguentam mais ter que conviver nesta situação.
A dona de casa, Maria Auxiliadora da Silva Santana, há 25 anos sofre com os transtornos causados por este canal. “É muito mau cheiro. À noite ninguém dorme com excesso de mosquito. Os meus filhos menores não dormem aqui e vão para a Vila Esperança por causa da muriçoca”, disse Maria Auxiliadora.

No Sertão de PE segue com 30 bebês confirmados com microcefalia

Segunda etapa de mutirão da Secretaria de Saúde de Pernambuco para avaliação de bebês com suspeita de microcefalia (Foto: Miva Filho/Divulgação)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou o novo boletim nesta terça-feira (10) com os casos de microcefalia no Sertão de Pernambuco. Segundo o levantamento são 30 bebês confirmados com a malformação, número igual ao do último boletim, que saiu na última terça (3).

O município de Petrolina segue com 8 casos confirmados e 18 suspeitos. A cidade de Ouricuri possui 5 confirmados e 24 suspeitas. Enquanto que Exu tem 14 casos suspeitos e 4 confirmações feitas pela Secretaria de Saúde. Em Araripina, são 11 suspeitas e 3 bebês confirmados com a malformação. Os municípios de Moreilândia e Salgueiro, cada um tem duas confirmações, e respectivamente, 5 e 13 suspeitas. Já Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita e Parnamirim, cada um tem um caso confirmado, e respectivamente: 4,2,6 e 9 bebês com suspeitas.

De acordo com o boletim as seguintes cidades ainda não apresentam casos confirmados, apenas suspeitas. Afrânio (1), Belém do São Francisco (2), Cabrobó (3), Cedro (4), Dormentes (1), Granito (1), Ipubi (10), Lagoa Grande (0), Orocó (2), Santa Maria da Boa Vista (5) e Terra Nova (2).

De 1º de agosto de 2015 até o dia 7 de maio de 2016, foram notificados 1.930 casos de microcefalia foram notificados em Pernambuco. Desse total, 813 casos (42%) atendem aos parâmetros da organização mundial de saúde (OMS) para microcefalia. Ao todo, 351 foram confirmados como microcefalia e 997 foram descartados.

Fonte extraída do G1 Petrolina

sábado, 7 de maio de 2016

Av 01- Especialização em Educação Inclusiva- Deficiência Auditiva

1)


Sabemos que, em virtude da crença no modelo de normalização das pessoas com deficiência que marcou o século XX, as línguas de sinais estiveram, de certa forma, ameaçadas. No entanto, apesar da proibição dessa língua nas escolas de surdos, ela nunca foi extinta. Um dos fatores, que contribuiu para que as línguas de sinais continuassem circulando entre os surdos durante esse período foi:



Alternativas:
  • a) A existência de associações de surdos que foram fundamentais no uso e difusão da língua de sinais e da cultura dos surdos.
  • b) A proposta de ensino “oralista”, a qual entendia que a língua de sinais serviria de base ao aprendizado da língua oral.
  • c) A luta das escolas em articulação com as famílias de surdos pela manutenção da língua de sinais.
  • d) A constatação de que os surdos não eram capazes de emitir sons da fala.
  • e) A ineficácia dos métodos de oralização.
2)


As pessoas surdas são caracterizadas pelo decreto nº 5626/ 05 como “aquela que por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras”. É correto afirmar que essa definição para a surdez vem ao encontro de concepções da própria comunidade de surdos, pois:



Alternativas:
  • a) As pessoas surdas entendem sua surdez como uma doença que precisa ser tratada.
  • b) A surdez é concebida pelo decreto 5626/05 como deficiência múltipla, visto que afeta também o aparelho fonador.
  • c) Os surdos percebem sua surdez como um empecilho à aprendizagem e lutam constantemente pela cura da deficiência.
  • d) Atualmente, não encontra espaço nos estudos culturais.
  • e) Os surdos procuram enfatizar o aspecto cultural e lingüístico da surdez.

SOBRE SURDOS, LIBRAS, ACESSIBILIDADE E NOTÍCIAS EQUIVOCADAS SOBRE SURDEZ

Me corta o coração quando um jornalista, escritor ou qualquer outra pessoa cujo trabalho atinge milhares de outras pessoas publica informações equivocadas a respeito do assuntosurdos e surdez. É tanta generalização que não sei nem por onde começar. Em primeiro lugar, a parte mais desgastante (e isso é por preguiça de pesquisar o assunto) é ter que ler asseguintes bobagens:
  • todo surdo é mudo
  • todo surdo se comunica através de LIBRAS
  • a lingua de sinais é a língua do surdo
  • crianças surdas devem estudar em escolas especiais para surdos
  • todo surdo precisa de intérprete
  • acessibilidade para surdos é a janelinha com o intérprete na TV
  • quem nasce surdo vai continuar surdo até o fim da vida e nunca terá a chance de ouvir
  • todo surdo faz parte da ‘comunidade surda’
Pelo amor de Deus, gente!! Afirmar esse tipo de coisa é um absurdo, em pleno ano de 2011. Vamos esclarecer, então?
Eu sou surdaEu NÃO me comunico através de Libras. Eu faloEu escuto com aparelhos auditivos. Nunca estudei em escola especial. Não preciso de intérprete. Acessibilidade pra mim tem a ver com legendas nos programas de TV, avisos luminosos em certos locais, atendimento via chat, SMS e coisas assim – aquela janelinha de Libras na TV e chinês pra mim são a mesma coisa. Não faço e nem quero fazer parte de nenhuma ‘comunidade surda‘.
Dá até vontade de perguntar: “entendeu ou quer que eu desenhe??”
Existem surdos sinalizados (estes sim podem se enquadrar nas informações descritas lá em cima no início do post) e surdos oralizadosSurdos oralizados usam aparelhos auditivos ou implantes cocleares (ou não usam nenhum dos dois, inclusive) e são experts em leitura labial. Surdos oralizados falam como qualquer pessoa ‘normal’ (ou melhor, ouvinte). Alguns surdos oralizados também conhecem a Libras e se comunicam com seus amigos/colegas/parentes que são sinalizados através dela – e são considerados bilíngues.Surdos oralizados são pessoas independentes, dominam o português falado e escrito e não necessitam de uma terceira pessoa envolvida na sua comunicação (um intérprete). Surdos oralizados NÃO vivem em função da surdez e NÃO vivem presos a um grupo pequeno de pessoas (a chamada “comunidade surda”).
A sensação que eu tenho quando leio qualquer notícia sobre surdos/surdez que envolva também a Libras é de que a pessoa que escreveu sentiu pena. “Ai, coitadinhos“. Raríssimos são os jornalistas/escritores IMPARCIAIS quando se trata desse assunto. Se existem dois tipos de surdos e os mais variados graus de surdez, vamos esclarecer isso, pôxa! Hoje em dia, ser surdo não significa viver no silêncio – os aparelhos auditivos de última geração  e os implantes cocleares estão aí para provar!!
Agora, me digam:
  • Onde está o futuro e as perspectivas profissionais de alguém que não domina a língua do país no qual vive – e não estou falando do português falado, mas sim do português escrito??
  • Porque o governo não investe dinheiro em uma educação intensiva e de qualidade direcionada a surdos sinalizados para que eles dominem TAMBÉM o português escrito e não sejam eternamente dependentes de alguém??
  • Como alguém pode achar que um pai ou uma mãe que querem dar ao seu filho surdo a opção de ouvir estão aniquilando a criança?
  • Como alguém pode julgar os pais que querem que seu filho surdo conviva com todos os tipos de crianças e não viva em função de uma deficiência?
A propósito: essa ladainha e essa lavagem cerebral toda só acontecem em função da militância incessante da ‘comunidade surda’ e seus simpatizantes para que as pessoas acreditem que todas as informações erradas são certas. Para que o mundo não saiba da existência dos surdos ORALIZADOS. Para que o mundo continue acreditando que não háalternativa ao silêncio. Existe diversidade dentro da surdez, por mais que esse grupo queira fingir que não.
Ou alguém já viu um deficiente visual dizer que um deficiente visual que usa óculos ou faz uma cirurgia para recuperar a visão está se submentendo ao mundo dos que enxergam? Ah,me poupe, vai!
Eu admiro muito os surdos bilíngues. E não consigo ver vantagem alguma em se comunicar somente através de Libras e sequer dominar o português escrito. Na verdade, penso que isso é o mesmo que viver trancado dentro de uma bolha. E eu quero o mundo!!!
PS: antes de publicar seja lá o que for sobre surdos e surdez, PESQUISE!!! Se informe, e não publique bobagens.
PS.2: para saber tudo sobre Implante Coclear, leia o Desculpe, Não Ouvi!
E por último, às pessoas que têm vindo aqui me atacar e mandar emails com desaforos, leiam o post. E aceitem o fato de que

EXISTE DIVERSIDADE DENTRO DA SURDEZ! Surdos oralizados não são MENOS SURDOS do que surdos sinalizados.