quarta-feira, 13 de abril de 2016

AV2 - PEDAGOGIA - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

POR GENTILEZA CONFERI ANTES DO ENVIO, A MINHA FOI SEM ERROS

Questão 1

Nota: Não gerada
A Matemática pode ser trabalhada na Educação Infantil a partir da Literatura Infantil. Durante a contação de história, o professor pode trabalhar noções de contagem, sequência numérica, cálculo mental, comparação de quantidades e, principalmente, resolução de problemas.
Sobre a Literatura Infantil e a exploração da Matemática, é correto afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    Matemática e Literatura apresentam objetos de conhecimento de natureza bastante divergente, sendo inadequado criar essa integração em diversos momentos.
  • 2 -
    O ideal após a contação de história é realizar a interpretação textual oral e escrita e realizar o desenho do trecho favorito para certificar que o aluno compreendeu o texto e, ao envolver a Matemática, importuna-se esse processo.
  • 3 -
    Contribui-se para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos importantes no âmbito da Matemática, a partir da perspectiva de resolução de problemas. 
  • 4 -
    Estimula-se a maturidade das crianças ao envolver a Matemática na Literatura Infantil, pois a natureza retira exata e imutável da Matemática oportuniza a dissipação da magia da literatura infantil.

Sua resposta

3 -
Contribui-se para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos importantes no âmbito da Matemática, a partir da perspectiva de resolução de problemas. 

Questão 2

Nota: Não gerada
Os jogos e as brincadeiras são essenciais para o processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil. Sobre o ensino de Matemática na Educação Infantil integrando jogos e brincadeiras, julgue as afirmativas a seguir como V (verdadeira) ou F (falsa):
(     ) Por meio de jogos e brincadeiras é possível trabalhar muitos conceitos matemáticos, ainda que, muitas vezes, a criança não perceba que está aprendendo Matemática.
(     ) As atividades com jogos e brincadeiras são lúdicas e, portanto, garantem unicamente o caráter prazeroso que o ensino da Matemática precisa proporcionar ao aluno.
(     ) Como alternativas metodológicas, os jogos e as brincadeiras devem ultrapassar a ludicidade, necessitando de objetivos claros e sistematização do conceito matemático trabalhado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas

  • 1 -
    V – V – V
  • 2 -
    V – F – F
  • 3 -
    F – F – V
  • 4 -
    V – F – V

Sua resposta

4 -
V – F – V

Questão 3

Nota: Não gerada
Os jogos fazem parte do ato de educar, inclusive na Matemática. Os jogos e brincadeiras são muitos úteis no ensino da Matemática na Educação Infantil porque:
I – Por meio de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção;
II - A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança consegue criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, etc;
III - A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança desenvolve uma característica mais egocêntrica.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

  • 1 -
    I, II e III
  • 2 -
    II e III
  • 3 -
    I e III
  • 4 -
    I e II

Sua resposta

4 -
I e II

Questão 4

Nota: Não gerada
Segundo Piaget (1978), existem três tipos de jogos. Cada um desses tipos está relacionado a um tipo de estrutura mental que surge de maneira sucessiva durante as brincadeiras da criança.
Sobre esses três tipos de jogos, é correto afirmar:
I – Os jogos de exercício tem como principal característica o "faz de conta", em que a criança experimenta papéis sociais diferenciados, no intuito de reproduzir tais papéis no jogo;
II – Os jogos simbólicos tem como principal característica a repetição de ações e de movimentos. Sendo assim, a criança resolve problemas pelo ato reflexo;
III – Os jogos de regras têm como principal característica a compreensão da criança sobre a importância de normas e procedimentos de jogos, além de jogarem com o intuito de vencer.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas

  • 1 -
    I
  • 2 -
    II
  • 3 -
    III
  • 4 -
    II e III

Sua resposta

3 -
III

Questão 5

Nota: Não gerada
O jogo e a brincadeira são ferramentas de suma importância, pois permitem à criança criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, equivocar-se e, consequentemente, aprender.
À cerca do trabalho com jogos matemáticos na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:
I – O trabalho com jogos auxilia o professor a conseguir detectar os alunos que estão com dificuldades;
II – Por meio de jogos o aluno demonstra para seus colegas e professores se o assunto foi bem assimilado;
III – Durante o envolvimento com jogos existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois todos desejam vencer e, assim, o jogo provoca o aumento do individualismo e do egocentrismo.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

  • 1 -
    I e II
  • 2 -
    II e III
  • 3 -
    I e III
  • 4 -
    I, II e III

Sua resposta

1 -
I e II

sexta-feira, 8 de abril de 2016

60% dos deputados são favoráveis ao impeachment, diz pesquisa Datafolha

Pesquisa do instituto Datafolha, publicada nesta sexta-feira (8) no jornal "Folha de S.Paulo", afirma que 60% dos deputados federais são favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo o Datafolha, esse índice representa 308 dos 513 deputados. Para que o impeachment seja aprovado na Câmara, são necessários 342 votos.

A pesquisa também apurou que 21% dos deputados declararam voto contrário à saída da presidente, o que representa 108 votos a favor de Dilma. Para se livrar do processo, a presidente precisa de 172 votos.
Os deputados indecisos, de acordo com o Datafolha, são 18% da Câmara. Esses votos decidirão o destino de Dilma.
O Datafolha ouviu 359 parlamentares entre 21 de março e 7 de abril de 2016: 291 deputados e 68 senadores. Eles deram resposta por telefone e na condição de anonimato. Os resultados, segundo o Datafolha, foram ponderados segundo as bancadas dos partidos. O instituto ressaltou que fatos novos podem mudar a tendência de votação.
O processo de impeachment tramita na comissão especial da Câmara formada para analisar o caso. Nesta quarta-feira (6), o relator, Jovair Arantes (PTB-GO), apresentou parecer pela cassação do mandato da presidente. A comissão deve realizar sessão inclusive no fim de semana para poder votar o parecer na próxima segunda-feira (11). Depois, o impeachment será votado no plenário da Casa.
Voto por bancada

A pesquisa investigou também como votam os deputados de cada bancada. No PP, partido da base cortejado pelo governo para reforçar o apoio a Dilma, 57% dizem que votarão pelo impeachment e 30% estão indecisos.

No PMDB, que era o maior partido da base ao lado do PT, mas deixou o governo recentemente, 59% dos deputados devem votar pelo afastamento e 38% não se posicionaram.
Senado

A pesquisa ouviu ainda os senadores. 55% disseram que votariam pelo afastamento definitivo de Dilma e 24% se posicionaram contra. Caso seja aprovado na Câmara, o impeachment tem que passar pelo Senado.

Eduardo Cunha

O instituto quis saber o posicionamento dos deputados sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu no Supremo Tribunal Federal acusado de irregularidades no esquema de corrupção na Petrobras. Entre os deputados, 61% disseram que defendem sua renúncia e  23% entendem que ele deveria permanecer no cargo.´


Também 61% disseram que votariam pela cassação dele caso o processo de casssação de Cunha chegue ao plenário da Casa. Atualmente, tramita no Conselho de Ética.

Fonte: Do G1, em Brasília

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Jovem de 17 anos se arrepende e devolve R$ 2,7 mil furtados de posto

Um estudante, de 17 anos, suspeito de ter furtado a quantia de R$ 3 mil de um posto de combustíveis, no dia 4 de abril, em Santa Filomena, no Sertão de Pernambuco, apresentou-se à polícia nesta quarta-feira (6), com parte do dinheiro furtado. O jovem estava acompanhado do irmão e disse que se arrependeu do crime que cometeu.
Antes de se apresentar à polícia, o estudante arrecadou dos demais envolvidos no crime, a quantia de R$ 2.720 dos R$ 3 mil furtados. De acordo com o adolescente, o crime foi praticado com a ajuda de mais três jovens, moradores do Povoado do Socorro.
O estudante disse aos policiais que um dos integrantes quebrou a janela do escritório do posto, entrou no local e pegou todo o dinheiro do caixa. O valor foi dividido entre os participantes. Após a confissão, o adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Ouricuri, no Sertão de Pernambuco.
De acordo com o delegado Robson Américo, como o crime ocorreu no dia 4, não existe mais flagrante. O adolescente prestou depoimento e foi liberado. “Ele foi ouvido, confessou o crime, disse que quebraram o vidro do posto e furtaram o dinheiro. Isso ocorreu por volta das 23h30. Ele devolveu apenas a quantia que restou. Eles gastaram a quantia de R$ 280 ”, explicou.
Em relação aos outros envolvidos, o delegado informou que tem 30 dias para concluir o inquérito policial. “Os outros envolvidos são maiores de idade e vão responder por furto qualificado. Estamos acompanhando o caso, mas não vamos divulgar nomes para não atrapalhar as investigações. Mas, o inquérito foi instaurado”, ressaltou Robson Américo.
O dinheiro recuperado foi devolvido para a administração do posto.

Fonte: G1 Petrolina

07 DE ABRIL — DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma DOENÇA, porém, a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.
Em 1946, a Organização Mundial de Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida.
De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
Percebe-se, portanto, que todos os fatores, por mais irrelevantes que possam parecer, afetam a vida de um indivíduo e, consequentemente, a sua saúde. O papel do Estado para garantir o bem-estar da população é fundamental, pois é ele o responsável por garantir a qualidade de vida de cada indivíduo.
No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.
Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. Essas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.
É fundamental que, além de cuidarmos da nossa saúde, participemos da luta por melhorias em nosso país. Vale destacar que não devemos procurar melhorias apenas em hospitais, devemos lutar por mais segurança, educação, lazer, cultura, entre vários outros direitos básicos e fundamentais para o nosso completo bem-estar.

A MOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O processo de aprendizagem é muito complexo porque envolve sistemas e habilidades diversas, inclusive as motoras. Sendo assim, devemos entender a importância em adquirir determinados conceitos e movimentos que irão viabilizar e facilitar todo o processo de aprendizagem nesse período da educação infantil, facilitando a aprendizagem da leitura e da escrita.
Na maioria das vezes, quando a criança apresenta uma dificuldade de aprendizagem, a causa do problema não está relacionada ao nível escolar que está frequentando no momento, mas está relacionada ao fato de ter havido alguma falha no início desse processo, que é iniciado na educação infantil.
As habilidades básicas são condições mínimas para uma boa aprendizagem, e constituem a estrutura da educação psicomotora que é tão importante no processo de ensino-aprendizagem.
Para que ocorra esse desenvolvimento psicomotor, o professor precisa construir e reconstruir o seu saber, a partir de meios e estratégias para estimular suas crianças no desenvolvimento desse processo.
Os principais aspectos a serem destacados são: esquema corporal, lateralidade, organização espacial e estruturação temporal. Também é importante trabalhar as percepções e a motricidade ampla e fina.
O educador deve desenvolver atividades significativas com crianças de 0 a 6 anos com o objetivo de promover o processo ensino-aprendizagem na educação infantil. Para isso o professor e demais profissionais que atuam na educação infantil devem conhecer o desenvolvimento das crianças para atuarem de acordo com suas faixas etárias e dentro de seus limites.
Um esquema corporal mal constituído resultará em uma criança que não coordena bem seus movimentos, veste-se ou despe-se com lentidão, as habilidades manuais lhe são difíceis, a caligrafia é feia, sua leitura é inexpressiva, não harmoniosa. (MORAIS, 2002)
Um bom trabalho com a motricidade proporciona à criança realizar com facilidade atividades do dia a dia para se tornarem mais independentes, além de passar pelo processo de alfabetização com um desempenho significativo, com mais segurança e destreza.
É muito importante termos conhecimento de que o processo de linguagem escrita na criança não se inicia na alfabetização. Sendo assim, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos com o corpo todo, e consequentemente com as mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para usar a motricidade fina com o uso do lápis, entre outros.


TRABALHAR COM ARGILA DESENVOLVE MUITAS HABILIDADES PSICOMOTORAS. 


quinta-feira, 31 de março de 2016

STF confirma decisão de tirar da primeira instância processos relacionados a Lula na Lava Jato


O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira a decisão liminar do ministro Teori Zavascki que tirou do juiz federal Sérgio Moro os processos ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na operação Lava Jato e determinou que os autos fossem enviados ao Supremo.
Os ministros do STF decidiram que caberá ao Supremo definir que trechos dos autos das investigações relacionadas a Lula devem permanecer no STF e quais devem ser devolvidos a Moro, na primeira instância. O STF irá definir esse desmembramento após uma manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a questão.
Ao defender sua decisão liminar, Teori afirmou que cabe ao STF decidir como lidar com as interceptações telefônicas de conversas do ex-presidente, que incluem áudios de telefonemas entre Lula e pessoas com prerrogativa de foro, como a presidente Dilma Rousseff, e ministros de Estado.
O relator também criticou a divulgação desses áudios, que foi autorizada pelo juiz federal do Paraná, e afirmou que é “descabida” a alegação de interesse público para a divulgação dessas conversas.
“Não há como conceber, portanto, a divulgação... no modo como se operou”, disse o relator. “A essa altura são irreversíveis os efeitos práticos decorrentes da divulgação”.
Em um dos áudios anexados a um processo da primeira instância, Dilma avisa Lula que está enviando um emissário com o termo de posse do ex-presidente na Casa Civil para que use "em caso de necessidade".
O diálogo gerou interpretações de que o documento poderia ser usado pelo ex-presidente para evitar uma eventual prisão no âmbito da Lava Jato. Dilma rejeitou essa interpretação e disse ter enviado o termo para que Lula o assinasse, pois havia risco de ele não poder comparecer à cerimônia de posse no Planalto.
A nomeação de Lula foi posteriormente suspensa por decisão liminar do ministro do STF Gilmar Mendes, que não estava presente no julgamento desta quinta-feira. O plenário do Supremo ainda vai analisar, sem data definida, a liminar que suspendeu a posse de Lula.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Presidente e estudantes da Facape pedem apoio do vice-governador para continuidade do Proupe

Segundo Raul Henry, o Proupe foi um dos programas afetados pela crise.
​O presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, conversou nesta terça-feira (22) com o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, sobre a suspensão e os atrasos do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). Também participaram do encontro, três lideranças do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da autarquia. Todos reforçaram a importância das bolsas para os alunos do interior do Estado, como forma de acesso e fortalecimento do Ensino Superior.

sábado, 19 de março de 2016

Paixão de Cristo​ começa neste sábado após pré-estreia emocionante

Cerca de oito mil pessoas estão sendo esperadas na primeira apresentação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que começa neste sábado (19). Na sexta-feira, a cidade-teatro recebeu autoridades, convidados, jornalistas e blogueiros na pré-estreia do espetáculo. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, juntamente com os secretários Felipe Carreras, (Turismo) e Marcelino Granja (Cultura), inauguraram o novo painel turístico da Paixão em frente à cidade-teatro e, em seguida, assistiram ao espetáculo que emocionou as cerca de 1 mil pessoas presentes.
Após a apresentação, os artistas convidados deram entrevistas aos jornalistas e blogueiros e falaram sobre a emoção de estarem nos palcos do maior teatro ao ar livre do mundo.
Paixao26
image-49512
“A emoção está sempre presente. Sou suspeito para falar qualquer coisa pois gosto, amo e sou feliz por estar aqui. Nova Jerusalém é um lugar especial pois sempre que venho aqui saiu transformado. Se dependesse de mim, não deixaria mais de participar do espetáculo”, disse Igor Rickli.
“Já fiquei muito emocionada na pré-estreia, imagina no dia”, afirmou Bianca Rinaldi. Ela conta que, para compor o seu papel, procura expressar toda a dor e sofrimento de uma mãe que perdeu um filho. Bianca considera que o importante não é procurar deixar sua marca pessoal na interpretação do personagem, mas sim buscar dar tudo si na interpretação do personagem.
Para o governador Paulo Câmara, a Paixão de Cristo é um evento essencial para movimentar a economia da região. “Trata-se de um espetáculo muito bonito, que traz tanta gente de Pernambuco e de fora. Que tem uma tradição e além disso, é muito bem feito e cuidado. Por isso nós esperamos que continue atraindo muitos turistas”, afirmou
Paixao8
image-49513
PAINEL TURÍSTICO
O painel turístico inaugurado sexta-feira tem sido uma atração à parte. Os turistas e visitantes fazem fila para tirar fotos a fim de registrar a passagem pelo maior teatro ao ar livre do mundo. Além do Painel, foi inaugurada a nova iluminação das muralhas da cidade-teatro que agora tem sua área frontal totalmente livre para o trânsito dos pedestres.

A Paixão de Cristo​, que este ano traz em seu elenco os artistas convidados Igor Rickli, Bianca Reinaldi, Antônio Callone, Odilon Wagner e Caroline Correa, ​vai até o próximo sábado (26). As entradas para o espetáculo, que estão à venda em agências de viagens, shoppings centers do Recife e Caruaru e também pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br), custam de R$ 100,00 a R$ 140,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de crédito.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Câmara elege membros de comissão que analisará impeachment de Dilma

A Câmara dos Deputados elegeu na tarde desta quinta-feira (17), em votação aberta, os 65 integrantes da comissão especial que primeiro analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O prazo inicial para apresentar os nomes era até 12h, mas foi prorrogado até 13h (veja a lista com os integrantes da comissão ao final desta reportagem).
A comissão foi eleita por 433 votos a favor e apenas 1 contrário, do deputado José Airton Cirilo (PT-CE). "Está eleita a comissão especial destinada a dar parecer quanto à denúncia contra a senhora presidente da República", anunciou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), às 15h48.
Pela proporcionalidade das bancadas, PT e PMDB serão os dois partidos com mais integrantes na comissão, 8 cada. O PSDB terá 6 representantes.
Cunha também anunciou que está convocada para as 19h desta quinta uma sessão em um dos plenários das comissões para a eleição de presidente e relator da comissão do impeachment. Segundo o presidente da Câmara, 45 dias é um “prazo razoável” para concluir toda a tramitação do processo de impeachment na Casa.
A criação da comissão ocorre um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitar, por maioria, embargos apresentados por Cunha contra o julgamento do tribunal sobre rito de impeachment.
A eleição dos integrantes da comissão do impeachment é uma exigência do regimento. Na primeira votação para o colegiado, ocorrida em dezembro do ano passado, participaram da disputa uma chapa oficial formada pela indicação dos líderes partidários e uma chapa alternativa, de defensores do impeachment de Dilma.
A chapa avulsa acabou derrotando a oficial, mas essa eleição foi anulada pelo Supremo, que entendeu que só poderiam compor a comissão do impeachment deputados indicados diretamente pelo líder partidário.
Assim, só houve uma chapa na eleição e, em busca de acordo, os líderes partidários com divergências nas bancadas buscaram fazer indicações que representassem tanto o grupo contra quanto pró-Dilma.
Foi o caso, por exemplo, do PMDB, que tem entre os integrantes o líder do partido, Leonardo Picciani (RJ), considerado aliado do Planalto, e o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), um dos líderes do grupo que defende o afastamento de Dilma.
Como só poderia haver uma chapa disputando, de acordo com a decisão do STF, os partidos entraram em acordo para votar “sim” às indicações e poder, com isso, instalar a comissão do impeachment. É por este motivo que a votação foi quase unânime.
O processo
A partir da instalação da comissão especial, a presidente Dilma terá dez sessões do plenário da Câmara para apresentar sua defesa e o colegiado terá cinco sessões depois disso para votar parecer pela continuidade ou não do processo de impeachment.

Cunha disse que tentará fazer sessões todos os dias da semana, inclusive segundas e sextas. Para valer na contagem do prazo, será preciso haver quórum de 51 deputados. Após ser votado na comissão, o parecer sobre o pedido de impeachment segue para o plenário da Câmara, que decide se instaura ou não o processo.
Para a instauração é preciso o voto de 342 deputados. O Senado pode invalidar essa decisão da Câmara. Se avalizar, a presidente da República é afastada por 180 dias, enquanto durar a análise do mérito das acusações contidas no pedido de impeachment. 
O presidente da Câmara também destacou que os protestos realizados nos últimos dias contra o governo Dilma e a indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o comando da Casa Civil terão peso no processo de impeachment.
“Qualquer que seja o resultado na comissão vai ser submetido o voto ao plenário. Há uma consciência de que a comissão é um mero rito de passagem. Sem dúvida, a Casa tem que estar em sintonia [com a população]. Claro que a decisão será técnica e política, mas sempre influencia quem é detentor de mandato popular”, disse.
Painel da Câmara exibe resultado da votação que elegeu os integrantes da comissão especial do impeachment (Foto: Fernanda Calgaro/G1)Painel da Câmara exibe resultado da votação que elegeu os integrantes da comissão especial do impeachment (Foto: Fernanda Calgaro/G1)
Discursos contra e a favor do impeachment
Durante a votação, deputados da oposição discursaram em defesa do impeachment, enquanto governistas defenderam a legitimidade da eleição de Dilma. A sessão foi marcada por bate-boca e empurra-empurra entre deputados da base e da oposição.
Houve provocações dos dois lados durante a votação da chapa com os nomes indicados pelos líderes partidários para ocupar as 65 cadeiras do colegiado.
“A normalidade das instituições, do seu funcionamento, deve ser garantida. O voto popular deve ser sagrado. Esse impeachment é golpe”, disse o líder do PT, Afonso Florence, que também afirmou ter havido “excessos” nos protestos realizados no último domingo (13) contra o governo Dilma e o ex-presidente Lula.
Já o líder do PPS, Rubens Bueno (RJ), disse que o golpe foi foi "cometido por Dilma na eleição de 2014". "A presidente cometeu estelionato eleitoral. Só com o seu marqueteiro João Santana, ela gastou R$ 80 milhões. Marqueteiro que, por acaso, está preso hoje", afirmou.
Confira a lista dos indicados pelos partidos para a comissão do impeachment:
PMDB
8 vagas titulares
Leonardo Picciani (PMDB-RJ)
Leonardo Quintão (PMDB-MG)
João Marcelo Souza (PMDB-MA)
Washington Reis (PMDB-RJ)
Valtenir Pereira (PMDB-MT)
Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA)
Osmar Terra (PMDB-RS)
Mauro Mariani (PMDB-SC)
Suplentes
Elcione Barbalho (PMDB-PA)
Alberto Filho (PMDB-MA)
Carlos Marun (PMDB-MS)
Hildo Rocha (PMDB-MA)
Marx Beltrão (PMDB-AL)
Vitor Valim (PMDB-CE)
Manoel Junior (PMDB-PB)
Lelo Coimbra (PMDB-ES)
PT
8 vagas titulares
Zé Geraldo (PT-PA)
Pepe Vargas (PT-RS)
Arlindo Chinaglia (PT-SP)
Henrique Fontana (PT-RS)
José Mentor (PT-SP)
Paulo Teixeira (PT-SP)
Vicente Candido (PT-SP)
Wadih Damous (PT-RS)
Suplentes
Padre João (PT-MG)
Benedita da Silva (PT-RJ)
Carlos Zarattini (PT-SP)
Luiz Sérgio (PT-RJ)
Bohn Gass (PT-RS)
Paulo Pimenta (PT-RS)
Assis Carvalho (PT-PI)
Valmir Assunção (PT-BA)
PSDB
6 vagas titulares
Bruno Covas (PSDB-SP)
Carlos Sampaio (PSDB-SP)
Jutahy Junior (PSDB-BA)
Nilson Leitão (PSDB-MT)
Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG)
Shéridan (PSDB-RR)
Suplentes
Izalci (PSDB-DF)
Fábio Sousa (PSDB-GO)
Mariana Carvalho (PSDB-RO)
Bruno Araújo (PSDB-PE)
Rocha (PSDB-AC)
Rogério Marinho (PSDB-RN)
PP
5 vagas titulares
Jerônimo Goergen (PP-RS)
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)
Júlio Lopes (PP-RJ)
Paulo Maluf (PP-SP)
Roberto Britto (PP-BA)
Suplentes
André Fufuca (PP-MA)
Fernando Monteiro (PP-PE)
Luiz Carlos Heinze (PP-RS)
Macedo (PP-CE)
Odelmo Leão (PP-MG)
PR
4 vagas titulares
Maurício Quintella Lessa (PR-AL)
Édio Lopes (PR-RR)
José Rocha (PR-BA
Zenaide Maia (PR-RN)
Suplentes
Gorete Pereira (PR-CE)
Aelton Freitas (PR-MG)
João Carlos Bacelar (PR-BA)
Wellington Roberto (PR-PB)
PSD
4 vagas titulares
Rogério Rosso (PSD-DF)
Júlio César (PSD-PI)
Paulo Magalhães (PSD-BA)
Marcos Montes (PSD-MG)
Suplentes
Irajá Abreu (PSD-TO)
Goulart (PSD-SP)
Evandro Roman (PSD-PR)
Fernando Torres (PSD-BA)
PSB
4 vagas titulares
Fernando Coelho Filho (PSB-PE)
Bebeto (PSB-BA)
Danilo Forte (PSB-CE)
Tadeu Alencar (PSB-PE)
Suplentes
Joao Fernando Coutinho (PSB-PE)
JHC (PSB-AL)
Paulo Foletto (PSB-ES)
José Stédile (PSB-RS)
DEM
3 vagas titulares
Mendonça Filho (DEM-PE)
Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Elmar Nascimento (DEM-BA)
Suplentes
Mandetta (DEM-MS)
Moroni Torgan (DEM-CE)
Francisco Floriano (PR-RJ) - vai migrar para o DEM
PTB
3 vagas titulares
Benito Gama (PTB-BA)
Jovair Arantes (PTB-GO)
Luiz Carlos Busato (PTB-RS)
Suplentes
Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP)
Paes Landim (PTB-PI)
Pedro Fernandes (PTB-MA)
PRB
2 vagas titulares
Jhonatan de Jesus (PRB-RR)
Marcelo Squassoni (PRB-SP)
Suplentes
Ronaldo Martins (PRB-CE)
Cleber Verde (PRB-MA)
SD
2 vagas titulares
Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força) (SD-SP)
Fernando Francischini (SD-PR)
Suplentes
Genecias Noronha (SD-CE)
Laudívio Carvalho (SD-MG)
PSC
2 titulares
Eduardo Bolsonaro (PSC-SP)
Pastor Marco Feliciano (PSC-SP)
Suplentes
Irmão Lázaro (PSC-BA)
Professor Victório Galli (PSC-MT)
PROS
2 titulares
Eros Biondini (PROS-MG)
Ronaldo Fonseca (PROS-DF)
Suplentes
Odorico Monteiro (PROS-CE)
Toninho Wandscheer (PROS-PR)
PDT
2 titulares
Flavio Nogueira (PDT-PI)
Weverton Rocha (PDT-MA)
Suplentes
Flávia Morais (PDT-GO)
Roberto Góes (PDT-AP)
PSOL
1 titular
Chico Alencar (PSOL-RJ)
Suplente
Glauber Braga (PSOL-RJ)
PTdoB
1 titular
Silvio Costa (PTdoB-PE)
Suplente
Franklin Lima (PTdoB-MG)
REDE
1 titular
Aliel Machado (REDE-PR)
Suplente
Alessandro Molon (REDE-RJ)
PMB
1 titular
Welinton Prado (PMB-MG)
Suplente
Fábio Ramalho (PMB-MG)
PHS
1 titular
Marcelo Aro (PHS-MG)
Suplente
Pastor Eurico (PHS-PE)
PTN
1 titular
Bacelar (PTN-BA)
Suplente
Aluisio Mendes (PTNMA)
PEN
1 titular
Junior Marreca (PEN-MA)
Suplente
Erivelton Santana (PSC-BA) - deve migrar de partido
PCdoB
1 titular
Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
Suplente
Orlando Silva (PCdoB-SP)
PPS
1 titular
Alex Manente (PPS-SP)
Suplente
Sandro Alex (PPS-PR)
PV
1 titular
Evair de Melo (PV-ES)
Suplente
Leandre (PV-PR)