sábado, 12 de novembro de 2016

Dia da Consciência Negra

História do Dia Nacional da Consciência Negra


Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

Você sabia?

- 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização em Prol da Saúde da População Negra.

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sexta-feira, 4 de novembro de 2016

AV2 - PEDAGOGIA - PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Questão 1

Nota: Não gerada
A proposta da EJA atualmente, sugere que a prática educativa deva ter íntima relação com a vida em sociedade. A dialogicidade no contexto, poderá instigar o aluno a expor suas ideias sobre o conteúdo tratado, com mais tranquilidade. Essa abordagem percebe o professor como:

Alternativas

  • 1 -
    Liderança revestida pelo caráter político partidário, assim, a partir das experiências culturais captadas, ressignifica a educação global.
  • 2 -
    Estimulador dos saberes necessários a prática educativa, contribuindo para a participação do aluno nas manifestações ligadas à exclusão social.
  • 3 -
    Incentivador da consciência ingênua com vistas a favorecer em sua metodologia a abordagem formativa.
  • 4 -
    Orientador do ensino, centrando seu trabalho em temas sociais e políticos, visando a ação transformadora sobre a realidade e seus problemas.
  • 5 -
    Professor é visto como um orador, que centraliza os debates em torno da alienação cultural e política dos alunos.

Sua resposta

4 -
Orientador do ensino, centrando seu trabalho em temas sociais e políticos, visando a ação transformadora sobre a realidade e seus problemas.

Questão 2

Nota: Não gerada
Ao se pensar na estruturação de uma prática pedagógica interdisciplinar, o diálogo passa a ser considerado peça chave diante da necessidade de envolver o coletivo da escola. Se a prática pedagógica interdisciplinar se caracteriza pela integração de conteúdos ligados a diferentes áreas do conhecimento, é correto afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    A complexidade do processo de alfabetização pouco contribui para a aprendizagem do aluno adulto, pois sua formação escolar já sofreu alguns processos.
  • 2 -
    A prática pedagógica também contribui para a formação intelectual, cognitiva e política dos sujeitos, sempre integrando,  complementando e  transformando a ação dos sujeitos.
  • 3 -
    O material didático gera um movimento de constante ampliação do conhecimento ou daquilo que se pretende investigar, porém sempre deve estar pautado nas questões de memorização.
  • 4 -
    Todos os conteúdos trabalhados de maneira fragmentada provocam a repetência e a evasão do aluno do espaço escolar. Ainda servem para causar discriminação e preconceito.
  • 5 -
    A função social da escola fica caracterizada principalmente pela padronização dos conteúdos, conceitos, ideologias e formação para o trabalho assalariado.

Sua resposta

2 -
A prática pedagógica também contribui para a formação intelectual, cognitiva e política dos sujeitos, sempre integrando,  complementando e  transformando a ação dos sujeitos.

Questão 3

Nota: Não gerada
Considerando os fragmentos indicados abaixo; identifique a afirmativa Correta:
I) O termo Cultura pode ser entendido como produto da atividade humana.
II) O currículo expressa o acervo da biblioteca, manifestado numa perspectiva futurista de intenções ligadas à educação.
III) ACultura compreende desde as ações rotineiras da dona de casa, até as contraditórias formas de destruição provocadas pelo homem no planeta.
IV) A proposta curricular da EJA, respeita os eixos:Cultura, Trabalho e Tempo.
Após realização da leitura, deve ser considerado que:

Alternativas

  • 1 -
    Apenas a afirmativa I, está Correta,
  • 2 -
    Apenas as afirmativas I e II, estão Corretas,
  • 3 -
    Apenas as afirmativas I, III e IV, estão Corretas,
  • 4 -
    A afirmativa III e IV estão Corretas.
  • 5 -
    Todas as afirmativas I, II, III e IV estão Corretas,

Sua resposta

3 -
Apenas as afirmativas I, III e IV, estão Corretas,

Questão 4

Nota: Não gerada
Alguns elementos, são imprescindíveis durante a elaboração de uma Prática Pedagógica Interdisciplinar. Sendo assim, observe os elementos indicados abaixo e destaque a alternativa que os apresenta, seguindo a maneira "sequenciada":

Alternativas

  • 1 -
    Fundamentação Teórica, Metodologia, Identificação da Instituição, Justificativa, Considerações Finais,
  • 2 -
    Objetivos, Fundamentação Teórica, Avaliação em grupo, Cronograma e Autoavaliação e Considerações Finais,
  • 3 -
    Identificação da Instituição,Objetivos,Justificativa,Fundamentação Teórica, Metodologia, Avaliação e Referências,
  • 4 -
    Cronograma,Identificação da Instituição, Objetivos, Fundamentação Teórica, Considerações Finais e Avaliação,
  • 5 -
     Objetivo Geral, Fundamentação Teórica, Objetivo Específico, Justificativa, Considerações Finais e Avaliação,

Sua resposta

3 -
Identificação da Instituição,Objetivos,Justificativa,Fundamentação Teórica, Metodologia, Avaliação e Referências,

Questão 5

Nota: Não gerada
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais que trata sobre a EJA, é dada ênfase à dimensão histórica de cada área do conhecimento. Os fatos que marcaram a história tornam-se componentes curriculares na escola. A relação desses conteúdos com outras áreas, acabam por gerar um movimento de constante ampliação do conhecimento ou daquilo que se pretende investigar. Retomando os objetivos da EJA é correto indicar que:

Alternativas

  • 1 -
    A prática pedagógica interdisciplinar éelemento redutor do processo de ensino e aprendizagem
  • 2 -
    Cabe ao professor, encontrar maneiras de obstaculizar o acesso do aluno a Cultura letrada durante o período de alfabetização.
  • 3 -
    A EJA, têm como finalidade o compromisso com a formação humana, principalmente da classe trabalhadora,
  • 4 -
    O trabalho na EJA deve favorecer a deterioração da consciência crítica do aluno e da sua emancipação humana.
  • 5 -
    As Diretrizes desarticulam a organização e os objetivos da Proposta Curricular da EJA, nas instituições de ensino,

Sua resposta

3 -
A EJA, têm como finalidade o compromisso com a formação humana, principalmente da classe trabalhadora,

AV1 - PEDAGOGIA - PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Questão 1

Nota: Não gerada
A disciplina Prática Pedagógica Interdisciplinar, surgiu no sentido de indicar aos acadêmicos que existem diferentes possibilidades de organização do trabalho no espaço escolar. Nesse contexto, a atuação do professor ganha mérito, quando consegue realizar a junção da teoria com a prática. Seguindo a reflexão é correto afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    O trabalho do professor ganha caráter pedagógico porque acaba envolvendo todo o processo de construção ligado ao ensino e a aprendizagem,
  • 2 -
    A prática adquire caráter interdisciplinar porque consegue fragmentar vários conteúdos ligados às diferentes áreas do conhecimento,
  • 3 -
    A organização curricular pouco tem a ver com a organização pedagógica, pois ambas possuem caráter distinto, devendo ser tratada individualmente,
  • 4 -
    A proposta pedagógica e a proposta curricular são aplicadas com êxito apenas nos anos iniciais do ensino regular, pois a EJA trabalha com adultos,
  • 5 -
    A elaboração da proposta pedagógica da escola deve ficar a cargo da secretaria de educação de cada município por se preocupar com homogeneidade no ensino. 

Sua resposta

1 -
O trabalho do professor ganha caráter pedagógico porque acaba envolvendo todo o processo de construção ligado ao ensino e a aprendizagem,

Questão 2

Nota: Não gerada
O Projeto Pedagógico, deve assegurar a organização do trabalho da escola como um todo e, de maneira mais específica, a organização da sala de aula, da ação educativa. Ainda sobre o P.P.P. é correto afirmar que:
I)O Projeto da escola, contribui para que os professores conheçam a realidade atendida pelo espaço educativo.
II)Os profissionais da escola, devem encontrar no Projeto Pedagógico, respaldo para incentivar conflitos, valorizar relações competitivas e autoritárias.
III) O contexto político do P.P.P. se torna explícito quando articulado ao compromisso da escola em auxiliar na formação de um determinado tipo de homem.
IV) Ao definir ações educativas, preservando-se a visão fragmentada dos conteúdos, o projeto da escola valoriza a interdisciplinaridade.
V) A escola possui autonomia para adequar conteúdos curriculares, seguindo exigências pontuais indicadas pelos alunos.
Após realização da leitura, pode ser considerado que:

Alternativas

  • 1 -
    Apenas as proposições I e II, estão Corretas,
  • 2 -
    Apenas as proposições II e III, IV, estão Corretas,
  • 3 -
    Apenas as proposições I, III e V, estão Corretas,
  • 4 -
    Apenas as proposições  III e IV, estão Corretas,
  • 5 -
    Apenas as proposições II, IV e V estão Corretas,

Sua resposta

3 -
Apenas as proposições I, III e V, estão Corretas,

Questão 3

Nota: Não gerada
A Proposta Curricular deve respeitar uma base comum nacional de conteúdos e uma parte diversificada. Tanto a base comum nacional quanto a parte diversificada devem estar intimamente integradas à proposta curricular com o objetivo de estabelecer a relação entre a educação fundamental e a realidade social. Diante da formação humana, a Cultura no currículo:

Alternativas

  • 1 -
    Sugere que o analfabeto é uma pessoa sem cultura,
  • 2 -
    Transforma-se em elemento de desavença entre professor e aluno,
  • 3 -
    É transformada na escola em Ensino e Aprendizagem,
  • 4 -
    Concebe prioritariamente as relações entre patrão e empregado,
  • 5 -
    Tem a ver apenas com pratos típicos, música e dança,

Sua resposta

3 -
É transformada na escola em Ensino e Aprendizagem,

Questão 4

Nota: Não gerada
A expressão "Ensinar" envolve tanto os conhecimentos que a humanidade acumulou durante sua história como também, atitudes e comportamentos que vão sendo indicados pela sociedade, seguindo novas exigências sociais e culturais. Ainda sobre o conceito, podemos inferir que; Ensinar:

Alternativas

  • 1 -
    Exige coerção e punição do professor diante de determinadas respostas do aluno.
  • 2 -
    Indica criar condições adequadas, para que a aprendizagem se efetive de maneira prazerosa.
  • 3 -
    Induz à avaliação constante sobre a proposta do professor, com vistas a classificar os alunos.
  • 4 -
    Compreende muito mais a maneira como o aluno aprende, do que como o professor o adestra.
  • 5 -
    Acompanha o prescrito em parâmetros legais, sendo pouco necessário aliá-lo ao pedagógico.

Sua resposta

2 -
Indica criar condições adequadas, para que a aprendizagem se efetive de maneira prazerosa.

Questão 5

Nota: Não gerada
Observe a frase: "Não se deve negligenciar ensino, em nome das dificuldades do sujeito; deve-se, sim, modificar as formas de mediação entre o ensino e a aprendizagem, para que o sujeito aprenda". Isso significa que:

Alternativas

  • 1 -
    O aluno que não consegue aprender deve se evadir da escola, antes que a escola o discrimine
  • 2 -
    O professor necessita modificar sua metodologia, com vistas a alcançar as necessidades do aluno,
  • 3 -
    Toda matrícula efetivada no espaço escolar significa integração do aluno ao contexto da aprendizagem,
  • 4 -
    Os conteúdos escolares devem ser tratados de forma aligeirada no espaço da sala de aula,
  • 5 -
    Maioria dos alunos mesmo permanecendo muito tempo no espaço escolar, sabem muito pouco,

Sua resposta

2 -
O professor necessita modificar sua metodologia, com vistas a alcançar as necessidades do aluno,

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

EXERCÍCIOS SOBRE ESPAÇO GEOGRÁFICO

“O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade”.
(SILVA, A. C. et. al. Geografia contextos e redes 01. 1º ed. São Paulo: Moderna, 2013. p.19).
No trecho acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:
a) ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos.
b) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se reproduz.
c) à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do passado.
d) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem subjetividades.
e) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades.
Ver Resposta
QUESTÃO 2
“No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”.
(GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34).
Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.
c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.
Ver Resposta
QUESTÃO 3
Assinale, a seguir, a alternativa que melhor indica o conceito atual de espaço geográfico:
a) Compreende o substrato superficial onde habitam os seres vivos terrestres.
b) Abrange o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o clima, o relevo e a vegetação.
c) É o resultado da interação mediada pelas técnicas entre as práticas humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.
d) É tudo aquilo que pode ser contemplado pela visão em um ambiente imediatamente próximo.
e) É o “palco” das práticas sociais, caracterizando-se por ser um receptáculo das ações antrópicas.
Ver Resposta
QUESTÃO 4
(UFU) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.
Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.
b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.
c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.
Ver Resposta
RESPOSTAS
Questão 1
No trecho citado, o autor ressalta que o espaço é construído e transformado ao longo do tempo pelas diferentes técnicas desenvolvidas pela sociedade, sendo, portanto, o reflexo sobre como essas populações modificavam a realidade por meio de seu trabalho.
Alternativa correta: letra E
Questão 2
O conceito de espaço geográfico, ao ser visto como a relação entre a sociedade e os sistemas naturais, faz com que a ciência geográfica porte-se como a área que estrutura a interação entre esses elementos naturais e sociais, com todas as suas respectivas complexidades.
Alternativa correta: letra B
Questão 3
O espaço geográfico é, em grande parte, compreendido pela construção humana e sua relação com o meio natural, em que o emprego das técnicas permite a edificação física e intelectual de um meio de vivência.
Alternativa correta: letra C
Questão 4
A paisagem pode ser composta por elementos visíveis e também “não visíveis” do espaço, não correspondendo somente ao sentido da visão. Além disso, ela engloba aspectos naturais e também sociais. O espaço geográfico, por sua vez, é a construção e reconstrução das atividades humanas por meio das técnicas, de modo a integrar aspectos físicos e antrópicos do mundo.
Alternativa incorreta: letra A

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

AV2 - PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Questão 1

Nota: Não gerada
Paulo Freire apresenta a reflexão de que a escola não é a única produtora de conhecimentos. Com esta afirmação ele não desvaloriza a escola, mas apenas a desmistifica.
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    Paulo Freire propôs uma educação a partir de uma prática aristocrática, fundamentada no convívio político partidário, com vistas à participação do cidadão nas eleições governamentais.
  • 2 -
    Para Paulo Freire a alfabetização é entendida como ato criador, ato político, problematizador e permite a leitura do mundo e da realidade transformada em palavra.
  • 3 -
    Paulo Freire entende a Educação Bancária como uma prática que inibe o poder criador dos alunos, porém de caráter autenticamente reflexivo. Essa tendência pedagógica favorece o constante ato de desvelar a realidade.
  • 4 -
    A educação se torna "domesticadora" na medida em que incentiva a reflexão e a ação consciente e criativa das classes oprimidas em relação ao seu próprio processo de libertação.
  • 5 -
    Para Paulo Freire a Educação Bancária refere-se à educação na formação profissional do aluno para atuar na realidade em que estão inseridos.

Sua resposta

2 -
Para Paulo Freire a alfabetização é entendida como ato criador, ato político, problematizador e permite a leitura do mundo e da realidade transformada em palavra.

Questão 2

Nota: Não gerada
Atualmente a Educação de Jovens e Adultos se pauta no discurso em que se afirma a necessidade de restaurar um direito negado ao cidadão. Leia as proposições abaixo, relacionadas ao aluno da Educação de Jovens e Adultos, e assinale a alternativa correta:
I – Tem o direito de ter acesso e frequentar o espaço escolar.
II – Tem direito a um modelo de educação que atenda às suas reais e específicas necessidades de aprendizagem.
III – Tem direito a uma educação que ignore seus conhecimentos prévios de forma permanente.
IV – Tem direito a uma educação que favoreça sua inserção no mundo do trabalho, na vida social e cultural.

Alternativas

  • 1 -
    Estão corretas as alternativas I, II, e III, apenas.
  • 2 -
    Estão corretas as alternativas II e III, apenas.
  • 3 -
    Estão corretas as alternativas I e III, apenas.
  • 4 -
    Estão corretas as alternativas I, II e IV, apenas.
  • 5 -
    Estão corretas as alternativas III e IV, apenas.

Sua resposta

4 -
Estão corretas as alternativas I, II e IV, apenas.

Questão 3

Nota: Não gerada
Ao tratar a educação da escola tradicional, numa concepção autoritária, Paulo Freire apresenta reflexões acerca da postura do professor, permeada de autoritarismo. Nesse direcionamento, baseando-se nessa perspectiva de ensino, as pessoas são consideradas objetos e não sujeitos no processo de construção do conhecimento.
Preencha a lacuna e em seguida assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
Paulo Freire reitera que é condição importante para o diálogo que aqueles que dialogam estejam numa relação de _________________ e nunca verticalidade, sem que se perca a riqueza das diferenças entre educador e educando.

Alternativas

  • 1 -
    hierarquia
  • 2 -
    dominação
  • 3 -
    horizontalidade
  • 4 -
    poder
  • 5 -
    superioridade

Sua resposta

3 -
horizontalidade

Questão 4

Nota: Não gerada
Paulo Freire defendeu o conhecimento popular e reconheceu sua importância como elemento educativo.
Sobre o conhecimento, assinale a alternativa correta de acordo com o posicionamento de Paulo Freire:

Alternativas

  • 1 -
    Paulo Freire defendeu o conhecimento já adquirido pelo aluno como base para a construção de outro conhecimento.
  • 2 -
    Paulo Freire propôs que o conhecimento científico e artístico não tinha validade para o processo de construção do conhecimento dos alunos.
  • 3 -
    Paulo Freire defendeu que apenas o conhecimento popular deveria ser considerado na Educação de Jovens e Adultos.
  • 4 -
    Paulo Freire defendeu os conteúdos programáticos desenvolvidos no Sistema Educacional Brasileiro.
  • 5 -
    Paulo Freire propôs que o professor é quem determina os conteúdos a serem estudados, para eficácia do processo de aquisição e desenvolvimento do conhecimento, sem compreender a realidade dos alunos.

Sua resposta

1 -
Paulo Freire defendeu o conhecimento já adquirido pelo aluno como base para a construção de outro conhecimento.

Questão 5

Nota: Não gerada
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) necessitam de uma prática correspondente às suas necessidades. Desta forma, cabe ao professor conhecer sua realidade, as experiências de vida, enfim compreender as histórias de vida do aluno e de seu (re) ingresso no espaço escolar.
Sobre a EJA na perspectiva Freireana, assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    A EJA é um local de ensino e aprendizagem e que não necessita de metodologias adequadas.
  • 2 -
    A EJA se consolida por meio da escolarização, e não deve auxiliar o aluno em seu preparo para a prática social.
  • 3 -
    A EJA, entendida como modalidade educacional, atende principalmente a elite e tem como finalidade o compromisso com a formação humana.
  • 4 -
    A EJA não se pauta em aprimoramento da consciência crítica, atitudes éticas e compromisso político para o desenvolvimento de autonomia intelectual.
  • 5 -
    A  EJA deve ser entendida como uma prática educativa não autoritária, crítica, e que pode transformar a sociedade.

Sua resposta

5 -
A  EJA deve ser entendida como uma prática educativa não autoritária, crítica, e que pode transformar a sociedade.

AV1 - PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Questão 1

Nota: Não gerada
Segundo Ferraro (2002, p.27) "o analfabetismo, portanto, emergiu no Brasil como uma questão política, não como uma questão econômica". Diante desta citação, leia as proposições apresentadas abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso, sobre a história da educação em nosso país.
FERRARO, A. R. Analfabetismo e níveis de letramento no Brasil: o que dizem os censos?. Educação & Sociedade (Impresso), Campinas, SP, v. 23, n.81, p. 21-47, 2002.
( ) O modelo educacional brasileiro carrega historicamente, em seus princípios, "a segregação". Ou seja, há a marca da desigualdade para diferentes grupos e em diferentes tempos.
( ) A partir do período Republicano começam inúmeras campanhas, normalmente de curta duração, descontínuas, sem grande sistematização e buscando sempre o apoio e a parceria das diferentes instâncias da sociedade civil.
( ) No Brasil, desde a Colônia até a Primeira República, verifica-se uma grande preocupação do governo, ligada ao atendimento das classes populares, no que se refere principalmente à educação.
( ) Com a ditadura militar, em 1964, os movimentos de conscientização popular são desativados e seus líderes punidos por serem considerados subversivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas

  • 1 -
    V, V, V, F
  • 2 -
    F, F, V, V
  • 3 -
    F, F, F, V
  • 4 -
    V, V, F, V
  • 5 -
    V, F, V, F

Sua resposta

4 -
V, V, F, V

Questão 2

Nota: Não gerada
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), após a segunda Guerra Mundial (1945), divulgou uma proposta de educação de jovens e adultos como possibilidade de contribuir com o desenvolvimento das nações que eram consideradas atrasadas.
Complete as lacunas, em seguida assinale a alternativa que preenche corretamente a frase a seguir:
A partir de uma concepção  educativa, a UNESCO defendia a educação como forma de ________________, mas ainda sem visão crítica. Suas posteriores sugestões contribuíram para a discussão e implementação de ações referentes ao __________________, à educação de adultos e às __________________ mundiais.

Alternativas

  • 1 -
    integração social – analfabetismo – desigualdades sociais.
  • 2 -
    opressão– processo educativo – desigualdades sociais.
  • 3 -
    opressão – analfabetismo – desigualdades sociais.
  • 4 -
    integração social - aluno – condições econômicas.
  • 5 -
    opressão – analfabetismo – condições econômicas.

Sua resposta

1 -
integração social – analfabetismo – desigualdades sociais.

Questão 3

Nota: Não gerada
A partir da década de 1950, surge um novo paradigma pedagógico sendo referência Paulo Freire. Sobre a proposta de educação de Paulo Freire é correto afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    Considera a educação popular uma saída longínqua para a sociedade reprimida.
  • 2 -
    Considera o analfabetismo um caminho sem volta, mesmo com o envolvimento popular.
  • 3 -
    Considera que a Educação de Jovens e Adultos não precisa se diferenciar da educação de crianças.
  • 4 -
    Considera o papel do professor mais importante que a atuação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
  • 5 -
    Considera a educação um ato político, podendo servir para a submissão ou libertação de um povo.

Sua resposta

5 -
Considera a educação um ato político, podendo servir para a submissão ou libertação de um povo.

Questão 4

Nota: Não gerada
Durante os 21 anos de ditadura militar no Brasil, as músicas foram uma importante forma de resistência. Apesar da censura sofrida a partir do AI-5, os artistas continuaram a tentar burlar a repressão e dar seus recados".
Nesse contexto da Ditadura Militar, os movimentos de conscientização popular foram desativados, extintos, dando lugar para:

Alternativas

  • 1 -
    A Conferência Nacional de Educação.
  • 2 -
    O Plano Nacional de Educação para o Desenvolvimento Nacional.
  • 3 -
    O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral.
  • 4 -
    O Fundo Nacional de Assistência ao Estudante Brasileiro.
  • 5 -
    O Movimento Nacional de Analfabetos.

Sua resposta

3 -
O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral.

Questão 5

Nota: Não gerada
Na década de 1930 o entendimento era que o adulto analfabeto representava, naquele momento histórico, uma doença ou vergonha que deveria ser banida da sociedade. De acordo com esta concepção, sobre o adulto analfabeto, na década de 1930, é correto afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    Era um sujeito desprovido de religiosidade, por falta de afinidade com sua cultura.
  • 2 -
    Era um sujeito que não possuía a habilidade de codificar o próprio nome.
  • 3 -
    Era um indivíduo que ignorava regras básicas de higiene, contraindo malária frequentemente.
  • 4 -
    Era um cidadão culto, cuja religiosidade era demonstrada de maneira aparente.
  • 5 -
    Era um cidadão de condição econômica abastada, que não fazia diferença ser alfabetizado ou não.

Sua resposta

2 -
Era um sujeito que não possuía a habilidade de codificar o próprio nome.

AV 1 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Questão 1

Nota: Não gerada
Implica em leitura e interpretação daquilo que se lê, não só na escola, em exercícios de aprendizagem, como também na leitura de mundo. Implica atenção em diferentes lugares e sob condições e contextos diferenciados. É informar-se através da leitura, é interpretar notícias nos jornais, é interagir com fatos indicados pela imprensa, é fazer uso dela.
O trecho acima descreve o que? Assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    A alfabetização.
  • 2 -
    O trabalho do aluno.
  • 3 -
    O Ensino.
  • 4 -
    O letramento.
  • 5 -
    O trabalho do professor.

Sua resposta

4 -
O letramento.

Questão 2

Nota: Não gerada
O Programa Brasil Alfabetizado, visava a superação do analfabetismo, pela Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade – SECAD. Surge daí um Departamento de Educação de Jovens e Adultos que se torna responsável pelo fomento de políticas educacionais de formação de professores, incentivo à produção do livro didático e coordenação de projetos. Em que governo tal programa foi proposto e implementado?

Alternativas

  • 1 -
    Governo de Fernando Collor de Melo.
  • 2 -
    Governo de Fernando Henrique Cardoso.
  • 3 -
    Governo de Luís Inácio Lula da Silva.
  • 4 -
    Governo de José Sarney. 
  • 5 -
    Governo de Dilma Rousseff.

Sua resposta

3 -
Governo de Luís Inácio Lula da Silva.

Questão 3

Nota: Não gerada
Leia e analise o trecho abaixo:
Para Paulo Freire, a educação não é apenas um trabalho técnico e pedagógico, a alfabetização de adultos não é algo _______________. Toda educação se apresenta carregada de intenção ________________. O trabalho de alfabetizar (parte do trabalho de educar) prepara o sujeito ________________, instrumentalizando-o através da leitura e escrita.
A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas:

Alternativas

  • 1 -
    Fácil; libertadora; completamente.
  • 2 -
    Legal; pedagógica; racionalmente.
  • 3 -
    Satisfatório; educacional; indefinidamente. 
  • 4 -
    Neutro; política; político.
  • 5 -
    Partidário; opressora; sabiamente.

Sua resposta

1 -
Fácil; libertadora; completamente.

Questão 4

Nota: Não gerada
Sobre palavras geradoras, considere as afirmações abaixo:
I. Cada palavra associa um núcleo de questões existenciais (ligadas à vida) e políticas (ligadas aos determinantes sociais das condições da vida).
II. Precisam ser muitas, no mínimo 100.
III. Contribui para o desvelamento da realidade.
IV. Incluem-se, além dos fonemas da Língua Portuguesa, todas as dificuldades gramaticais, ligadas à pronúncia e escrita, tais como: s, ss, ch, x, lh.
Estão CORRETAS somente as afirmações:

Alternativas

  • 1 -
    I, II, III e IV.
  • 2 -
    I, III e IV.
  • 3 -
    I e II.
  • 4 -
    II, III e IV.
  • 5 -
    I, II e III.

Sua resposta

3 -
I e II.

Questão 5

Nota: Não gerada
Podem ser entendidos como toda a forma de mobilização e organização de pessoas das classes populares diretamente vinculadas ao processo produtivo, tanto na cidade quanto no campo. Também são lugares de educação política do povo. O texto acima refere-se ao que?

Alternativas

  • 1 -
    Movimentos populares.
  • 2 -
    Alfabetização social.
  • 3 -
    Realidade escola.
  • 4 -
    Formação de agente social.
  • 5 -
    Educação dialógica.

Sua resposta

1 -
Movimentos populares.