sábado, 24 de setembro de 2016

AV 2 - ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CURSOS LIVRES)

Questão 1

Nota: Não gerada
Na Constituição Federal Brasileira, datada de 1988, em seu Artigo 208, consta que "o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: Ensino Fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria". Na LDB 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que se refere à educação de Jovens e Adultos, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    A LDB 9394/96, desresponsabiliza os municípios no que diz respeito à gratuidade do Ensino Fundamental, aos jovens que não puderam efetuar seus estudos em tempo apropriado.
  • 2 -
    A LDB 9394/96, estabelece que; nem sempre cabe aos sistemas de ensino, garantir a gratuidade do ensino, aos jovens e adultos que não puderam concluir os seus estudos em idade regular.
  • 3 -
    A LDB 9394/96, mantém a EJA como ensino privado, e assegura sua obrigatoriedade disposta na Constituição Federal, inclusive àqueles sujeitos que não tiveram acesso à escola, em idade própria aos estudos.
  • 4 -
    Durante o Governo Collor houve maior valorização, de políticas de alfabetização, de jovens e adultos, a partir da extinção da Fundação Educar.
  • 5 -
    Na LDB 9394/96, constata-se a existência de recuos significativos em relação ao texto da Constituição, no sentido de quebra da obrigação do Estado para com essa modalidade de ensino, em especial por não conseguir manter o compromisso de eliminação do analfabetismo.

Sua resposta

5 -
Na LDB 9394/96, constata-se a existência de recuos significativos em relação ao texto da Constituição, no sentido de quebra da obrigação do Estado para com essa modalidade de ensino, em especial por não conseguir manter o compromisso de eliminação do analfabetismo.

Questão 2

Nota: Não gerada
Considere a alternativa INCORRETA:
Educação Formal, se caracteriza como:

Alternativas

  • 1 -
    Possibilidade de ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, seguindo determinada ordem sequencial.
  • 2 -
    Conteúdo normatizado por Lei (Base comum nacional e parte diversificada – LDB 9394/96).
  • 3 -
    Componente da Educação Básica que apresenta como intuito, auxiliar na formação do indivíduo como cidadão passivo, favorecendo-lhe assim; o desenvolvimento de certas habilidades e competências ligadas a resignação no trabalho.
  • 4 -
    Apresenta atributos que caracterizam um trabalho pedagógico-didático, além da existência de regras e padrões comportamentais definidos previamente, acaba por obedecer uma determinada estrutura, organização, bem como um planejamento intencional.
  • 5 -
    Aprendizagem mais efetiva, que ao final do curso é coroada com êxito através de uma certificação, (boletim, histórico escolar, diploma), ou titulação que capacite o indivíduo a prosseguir graus mais avançados em seus estudos.

Sua resposta

3 -
Componente da Educação Básica que apresenta como intuito, auxiliar na formação do indivíduo como cidadão passivo, favorecendo-lhe assim; o desenvolvimento de certas habilidades e competências ligadas a resignação no trabalho.

Questão 3

Nota: Não gerada
Considere as afirmativas abaixo:
I)A Educação de Jovens e Adultos, caracterizada na LDB 9394/96, como uma modalidade de ensino, oportuniza as pessoas que não tiveram acesso ou continuidade aos estudos em idade própria, a sequência no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
II)Adolescentes e adultos, inclusive da 3ª Idade, através da modalidade de ensino – EJA, têm a oportunidade de iniciar ou regressar a instituições que desenvolvem atividades ligadas a educação formal, ou seja, a escola, para dar continuidade aos seus estudos na Educação Básica.
III)Algumas instituições ligadas ao contexto da educação não formal, como por exemplo os Movimentos Sociais, também podem ofertar a Educação de Jovens e Adultos, quando voltada apenas para Alfabetização.
IV)Seguindo inclusive a legislação, alguns entendem a EJA como processo compensatório, no qual muitas vezes se desqualificam seus frequentadores, alunos trabalhadores que trazem para o ambiente da escola a marca da destituição de direitos e luta pela vida.
V)Devemos considerar a EJA, respeitando sua história indicada pelas experiências de seus organizadores e participantes. A EJA, sempre mereceu destaque, apoio, elogios, além de condecoração do governo brasileiro principalmente na década de 1960.
Após leitura e interpretação, podemos considerar como INCORRETA:

Alternativas

  • 1 -
    A alternativa I e V apresenta dados incorretos.
  • 2 -
    A alternativa I, II, III e IV apresentam dados incorretos.
  • 3 -
    A alternativa II apresenta dados incorretos.
  • 4 -
    A alternativa III e IV apresenta dados incorretos.
  • 5 -
    A alternativa V apresenta dados incorretos.

Sua resposta

5 -
A alternativa V apresenta dados incorretos.

Questão 4

Nota: Não gerada
A elaboração das Fichas de Cultura, a partir de desenhos e fotos; no momento da alfabetização eram representadas em cartazes ou projetadas em slides, partindo sempre de situações existenciais, provocando assim, os primeiros debates. Tais Fichas eram criadas:

Alternativas

  • 1 -
    pela própria comunidade.
  • 2 -
    pelo educador.
  • 3 -
    pelo Ministério da Educação.
  • 4 -
    por Paulo Freire.
  • 5 -
    Nenhuma das Anteriores.

Sua resposta

1 -
pela própria comunidade.

Questão 5

Nota: Não gerada
Atualmente podemos observar que, pautada em legislação; uma das principais funções da escola, centra-se em procurar a melhor forma de democratizar conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. Nessa perspectiva, é sugerido que o trabalho dos professores seja ressignificado, bem como sua forma de organizar as atividades em Sala de Aula, para tanto é Correto afirmar que o professor deve:

Alternativas

  • 1 -
    Buscar o entendimento de que alunos da EJA possuem ainda não experiências significativas que contribuem para sua aprendizagem.
  • 2 -
    A condição de analfabeto, quando adulto, implica em patologia tais como; déficit ou deficiência que não possibilitaram sua aprendizagem em tempo oportuno.
  • 3 -
    O analfabetismo deve ser entendido como expressão individual de fracasso, do aluno que não conseguiu se adequar as regras do espaço escolar.
  • 4 -
    Mediar o universo da oralidade com o universo da língua escrita é atividade do professor. A mediação pode se realizar através da compreensão de que a leitura da palavra escrita não deve ser descontextualizada da leitura do mundo.
  • 5 -
    O universo vocabular dos alunos (linguagem falada), não deve ser valorizado pelo professor, haja vista que os alunos pronunciam palavras erradas e nem sempre de fácil entendimento.

Sua resposta

4 -
Mediar o universo da oralidade com o universo da língua escrita é atividade do professor. A mediação pode se realizar através da compreensão de que a leitura da palavra escrita não deve ser descontextualizada da leitura do mundo.

Petrolina 121 anos de emancipação

O município de Petrolina comemorou na última quarta-feira, dia 21, aniversário de 121 anos de emancipação política. 
Para celebrar, a prefeitura realizarou o tradicional desfile cívico na Avenida Guararapes, no Centro, além de shows musicais. As festividades começaram às 5h, com a Alvorada Festiva, com participação da Orquestra Philarmônica 21 de setembro pelas principais ruas.
O desfile cívico teve inicio às 18h20min, reunindo 50 pelotões, entre escolas públicas municipais, estaduais, com carros alegóricos, bem como fanfarra, instituições e representantes da segurança pública.
As apresentações musicais iniciam às 20h30min com o DJ Rhuan, na Orla da cidade. A banda Aviões do Forró sobe ao palco às 21h30min, para encerrar as comemorações do aniversário do município.
Desfile Cívico celebrou os 121 anos de Petrolina (Foto: Felipe Perreira / TV Grande Rio)




quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Miguel lidera disputa para Prefeitura de Petrolina com 33%, diz Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (22) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Prefeitura de Petrolina.

- Miguel Coelho (PSB) – 33 %- Odacy Amorim (PT) – 23%- Adalberto Cavalcanti (PTB) – 17%- Edinaldo Lima (PMDB) – 15%- Perpertua Rodrigues (PSOL) – 1%- Branco/nulo – 6%- Não sabe/não respondeu – 5%

A pesquisa foi encomendada pela TV Grande Rio.

O Ibope ouviu 504 eleitores entre os dias 18 e 20 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), sob o protocolo 05558/2016.

Rejeição

O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é a de Edinaldo Lima (40%). Na sequência, aparecem Adalberto Cavalcanti (39%), Perpétua Rodrigues (35%), Miguel Coelho (29%), Odacy Amorim (23%). Poderia votar em todos 2%. Não sabe ou não respondeu 7%.

Avaliação da administração de Julio Lossio

Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito Julio Lossio (PMDB). Veja os números:

- Ótima – 6%- Boa – 17%- Regular – 38%- Ruim – 11%- Péssima – 26%- Não sabe/não respondeu - 2%.




Do G1 Petrolina

APAC diz que Petrolina tem baixa umidade do ar

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu alerta sobre a baixa umidade do ar em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O mesmo efeito ainda foi registrado em Ouricuri, também no Sertão do Estado. Os índices enquadram as cidades em estado de alerta e a população deve ficar atenta aos cuidados necessários para o tipo de situação. Para os próximos dias a umidade deve permanecer abaixo dos 20%  e a temperatura acima de 34ºC.
De acordo com a Apac, a presença de uma massa de ar seco sobre o Estado de Pernambuco está inibindo a formação de nuvens, elevando a temperatura na região e provocando valores baixos da umidade relativa do ar. Em Petrolina foi registrado 17% e em Ouricuri a umidade relativa do ar ficou em 14%.
Em caso de registros entre 12% e 20%, o órgão classifica a situação como estado de alerta. Entre os principais problemas decorrentes da baixa umidade do ar estão as complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, além do aumento do potencial de incêndios em pastagens.
Enquanto a cidade estive em estado de alerta, a Apac recomenda ficar atento aos exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10h e 16h; evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Do G1 Petrolina

AV2 - LICENCIATURAS - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Questão 1

Nota: Não gerada
Esta corrente teórica da Psicologia tem como um de seus fundamentos a existência do Inconsciente enquanto região mental que contém diversos conteúdos aos quais não temos acesso, mas que influenciam nossos comportamentos. Busca compreender o funcionamento psíquico e os processos inconscientes que influenciam a conduta normal ou patológica do indivíduo. Assinale a alternativa que representa esta teoria

Alternativas

  • 1 -
    Behaviorismo.
  • 2 -
    Psicologia humanista.
  • 3 -
    Psicologia cognitiva.
  • 4 -
    Psicanálise.
  • 5 -
    Construtivismo.

Sua resposta

4 -
Psicanálise.

Questão 2

Nota: Não gerada
Segundo Piaget, a criança nasce com um conjunto de mecanismos sensório-motores, os quais comportam funções e estruturas. As funções consistem nos modos biologicamente herdados de interação do indivíduo com o ambiente, e, entre elas, duas são básicas: a função de organização e a função de adaptação. Ao longo do desenvolvimento, enquanto as funções permanecem inalteradas, as estruturas se inserem num movimento ininterrupto de mudanças. Esse movimento de passagem é designado como processo

Alternativas

  • 1 -
    de acomodação.
  • 2 -
    de maturação.
  • 3 -
    de equilibração.
  • 4 -
    da centralização.
  • 5 -
    reflexo.

Sua resposta

3 -
de equilibração.

Questão 3

Nota: Não gerada
A teoria histórico-cultural de Vigotski é baseada no pressuposto de que a qualidade do trabalho pedagógico está relacionada com as interações sociais que são a base para que o indivíduo consiga compreender as representações mentais de seu grupo social e tenha um aprendizado.Do ponto de vista de Vigotski, que papel desempenha o educador, aqui compreendido como: pais, professores, parceiros mais experientes, no processo de desenvolvimento?

Alternativas

  • 1 -
    Explorador.
  • 2 -
    Detentor do conhecimento.
  • 3 -
    Mediador.
  • 4 -
    Transmissor de conteúdo.
  • 5 -
    Amigo.

Sua resposta

3 -
Mediador.

Questão 4

Nota: Não gerada
Segundo Skinner, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito resultante, no sentido de satisfazer-lhe alguma necessidade, ou seja, a relação que se estabelece entre ação e seu efeito. O comportamento que tem como consequência um estímulo que afeta sua frequência é chamado

Alternativas

  • 1 -
    reflexo.
  • 2 -
    reforçado. 
  • 3 -
    secundário. 
  • 4 -
    operante. 
  • 5 -
    condicionado negativamente.

Sua resposta

4 -
operante. 

Questão 5

Nota: Não gerada
Para Freud, na sua teoria do desenvolvimento psicossexual, a gratificação passa por uma série ordenada de fases: oral, anal, fálica, latência e genital, definidas em termos de partes do corpo que as pessoas usam para satisfazer seus impulsos. Analise as sentenças abaixo sobre as fases do desenvolvimento psicossexual e assinale a alternativa correta.

Alternativas

  • 1 -
    Na fase fálica, a atenção da criança dirige-se da zona oral para a zona anal, acompanhando a maturidade fisiológica para controlar os esfíncteres (2-3 anos de idade).
  • 2 -
    Na fase de latência, a libido concentra-se nos órgãos genitais, sendo uma organização da sexualidade muito próxima àquela do adulto.
  • 3 -
    Na fase oral, a necessidade de satisfação oral pode vir independente da necessidade de alimento, mesmo sem fome, a criança chupa o dedo, leva objetos à boca, porque busca o alívio das tensões internas.
  • 4 -
    A fase anal tem sua origem na dissolução do Complexo de Édipo, onde a figura do pai não tem relevância para o filho.
  • 5 -
    A fase genital é o estágio inicial do desenvolvimento libidinal instintual e a satisfação erógena encontra-se na região oral.

Sua resposta

3 -
Na fase oral, a necessidade de satisfação oral pode vir independente da necessidade de alimento, mesmo sem fome, a criança chupa o dedo, leva objetos à boca, porque busca o alívio das tensões internas.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Escola em Petrolina faz festa de aniversário para aluno com modelo inclusivo

A Escola Eduardo Coelho em Petrolina-PE faz festa de aniversário para aluno com modelo inclusivo.

O aluno Cleiton foi o protagonista neste dia (20), os professores e gestores, reuniram - se para homenagear o aluno, todo o corpo docente do período vespertino e alunos cantaram os parabéns para o aluno.

A Escola Eduardo Coelho, tem uma excelente estrutura organizacional para atender todos os alunos, com acessibilidade, com rapas, salas arejadas, e professores capacitados.






segunda-feira, 19 de setembro de 2016

AV1 - LICENCIATURAS - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Questão 1

Nota: Não gerada
Assinale V para verdadeiro e F para falso.
Cada uma das teorias do desenvolvimento: inatista ou ambientalista, apoiam-se em diferentes concepções de homem e do modo como ele aprende. Essas teorias dependem, também, da visão de mundo existente em determinada situação.As expressões a seguir apresentam, na sua origem, concepções de desenvolvimento humano e a abordagem teórica de desenvolvimento correspondente:
I. (  ) "A criança é como uma folha de papel em branco." - Ambientalista
II. (  ) "Pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto." - Inatista
III. (  ) "José é muito inteligente, puxou ao pai." – Ambientalista
Assinale a alternativa correta.

Alternativas

  • 1 -
    apenas a I é verdadeira.
  • 2 -
    I e II apenas são verdadeiras.
  • 3 -
     I e III apenas são verdadeiras.
  • 4 -
    II e III apenas são verdadeiras.
  • 5 -
    apenas a III é verdadeira.

Sua resposta

2 -
I e II apenas são verdadeiras.

Questão 2

Nota: Não gerada
A Psicologia contribui para a compreensão do desenvolvimento e dos processos de aprendizagem do ser humano. A Psicologia da Educação é uma área de atuação da Psicologia e tem a finalidade de

Alternativas

  • 1 -
    compreender que o pensamento humano é formado pelas aptidões geneticamente determinadas.
  • 2 -
    explicar porque, como e para que o ser humano desenvolve e manifesta seus comportamentos baseados em intuições.
  • 3 -
    utilizar e aplicar os conhecimentos, os princípios e os métodos da Psicologia para a análise e o estudo dos fenômenos educativos.
  • 4 -
    planejar programas de educação em prevenção e promoção de saúde da criança, relativos à educação sexual  e da mulher, nos cuidados com a gravidez e com os filhos.
  • 5 -
    organizar atividades de lazer, eventos contra estresse e atividades relativas à qualidade de vida na terceira idade.

Sua resposta

3 -
utilizar e aplicar os conhecimentos, os princípios e os métodos da Psicologia para a análise e o estudo dos fenômenos educativos.

Questão 3

Nota: Não gerada
Na Psicologia da Educação existem vários paradigmas sobre a aprendizagem que influenciam muito a educação, destacando-se: Psicologia Cognitiva,  Behaviorismo, Psicologia Humanista, Psicanálise e Psicologia Histórico-Cultural. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, conforme segue:
1. Psicologia cognitiva
2. Behaviorismo
3. Psicologia humanista
4. Psicanálise
5. Psicologia histórico-cultural
(  ) corrente europeia da Psicologia, traz para a Educação diversas colaborações, dentre elas as ideias de que educadores devem promover fortalecimento e equilíbrio do Ego de seus alunos, de que devem levar em consideração relações entre professores e alunos como potencialmente transferenciais e de que o modo de educar deve ser adequado aos diferentes estágios do desenvolvimento da personalidade.
(  ) segundo essa abordagem americana da Psicologia, cabe aos educadores organizar aquilo que denominam como contingências (relações entre estímulos ambientais e comportamentos) favoráveis para a manifestação de comportamentos funcionais (aqueles que funcionam bem por possibilitar o melhor ajuste possível entre a pessoa e os ambientes em que ela vive).
(  ) corrente que traz muitas colaborações para a Educação, uma vez que se debruça sobre a maneira como as pessoas em diferentes idades e sob diversas e diferentes circunstâncias fazem para coletar informações, trabalhar essas informações, produzir e aprender respostas para solucionar problemas e adaptar-se aos ambientes.
(  ) sua importância para a Educação parte da ideia de que a relação histórico-dialética de transformação mútua entre homem e ambiente, cujo objetivo último é a manutenção da vida do homem, não seria uma relação direta, mas sim mediada por ferramentas culturais (tecnologias) e instrumentos psicológicos (linguagem) que aprendemos a usar graças à internalização provocada pela intervenção cultural.
(  ) sua principal colaboração para a Educação é a ideia de que a escola deve favorecer a autorrealização dos alunos e para isso deve possibilitar condições para que livremente todos possam escolher e determinar seus próprios caminhos de formação, buscando aquilo que lhes dá seu sentido próprio de vida. 
Assinale a alternativa com a sequência correta.

Alternativas

  • 1 -
    1-2-3-4-5.
  • 2 -
    5-4-3-2-1.
  • 3 -
    2-4-5-1-3.
  • 4 -
    4-2-1-5-3.
  • 5 -
    2-4-1-5-3.

Sua resposta

4 -
4-2-1-5-3.

Questão 4

Nota: Não gerada
Sobre as questões relacionadas ao desenvolvimento e à aprendizagem, estudadas pela Psicologia da Educação, marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Para a abordagem interacionista, o ser humano não é produto apenas de seus genes nem produto apenas dos estímulos do ambiente. Ele é uma construção de ambos.
( ) As teorias interacionistas da Psicologia abordam a questão do desenvolvimento humano, dando explicações ao processo por conta da ênfase dada somente ao fator biológico.
( ) Para a abordagem interacionista, é na interação entre crescimento orgânico e estímulos ambientais, que o ser humano se desenvolverá nas dimensões Físico-Perceptiva, Cognitiva, Linguística, Social e da Personalidade, todas interdependentes.
( ) Por aprendizagem entende-se que é a aquisição ou mudança (quantitativa ou qualitativa) de comportamentos e processos mentais, de acordo com a Psicologia da Educação.
( ) Aprendizagem é um complexo processo neuropsicológico que não envolve mais nenhum outro processo, como percepção, atenção, memória, motivação.

Alternativas

  • 1 -
    V-V-V-F-F.
  • 2 -
    V-F-V-F-V.
  • 3 -
    V-F-V-V-F.
  • 4 -
    F-F-V-V-F.
  • 5 -
    F-V-F-V-F.

Sua resposta

3 -
V-F-V-V-F.

Questão 5

Nota: Não gerada
Sobre as questões relacionadas a Psicologia, marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O "pai" da Psicologia científica se chamava Wilhelm Wundt.
( ) Charles Darwin foi o fundador da Psicologia experimental.
( ) Sigmund Freud é considerado o pai da Psicologia histórico-cultural.
( ) O termo Psicologia é derivado do grego e significa psykhè (alma) + logos (estudo). 

Alternativas

  • 1 -
    V-V-F-F.
  • 2 -
    V-F-V-F.
  • 3 -
    V-F-F-V.
  • 4 -
    F-V-F-V.
  • 5 -
    F-F-V-V.

Sua resposta

3 -
V-F-F-V.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O corpo do ator Domingos Montegner é encontrado a 30 metros de profundidade

Equipes de buscas estão trabalhando no rio São Francisco (Foto: Helcio Eduardo Lima Gomes)Equipes de buscas trabalharam no resgate (Foto: Helcio Eduardo Lima Gomes)












O Corpo do ator Domingos Montagner mergulhou no Rio São Francisco, na divisa entre Sergipe e Alagoas, é considerado um dos mais perigosos segundo o delegado da cidade. O corpo foi encontrado a 18 metros de profundidade e a 35 metros da prainha de Candindé do São Francisco, onde ele foi visto pela última vez.
Segundo o delegado, os atores que estavam de folga das gravações da novela procuravam o lugar para mergulhar. “Eles acharam que o local escolhido era o mais seguro, mas na verdade era um dos mais perigosos para o banho. Esta é uma parte do rio em Canindé que não é comum ser utilizada pelos banhistas”, disse o delegado Antônio Francisco Filho.

O delegado disse ainda que no depoimento da atriz Camila Pitanga ela contou que o acidente aconteceu por volta das 14 horas. “Ela disse que foram mergulhar na beira do rio quando Domingos foi arrastado por uma correnteza. O ator ainda tentou nadar, mas cansado veio a submergir”, declarou. Além da atriz, o delegado ouviu duas pessoas que tentaram socorrer o ator e o motorista que acompanhava a equipe.
Foi montada uma operação com mais de 50 pessoas entre Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Grupamento Tático Aéreo (GTA), composta por um helicóptero e um avião bimotor, além de uma equipe de mergulhadores realizam as buscas pelo ator.
Montagner tinha 54 anos e começou sua carreira artística trabalhando no teatro e em circos. Além de "Velho Chico", ele atuou em seriados como "Força Tarefa", seu primeiro papel na Globo, e "Cordel Encantado", sua estreia em novelas.
Equipes do Samu estão no local  (Foto: Helcio Eduardo Lima Gomes)Mais de 50 profissionais participaram das buscas pelo ator  (Foto: Helcio Eduardo Lima Gomes)
Buscas estão sendo realizadas no Rio São Francisco (Foto: Dênison Paiva)Moradores da região acompanharam buscas (Foto: Dênison Paiva)


AV1 - LICENCIATURAS - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Questão 1

Nota: Não gerada
Para planejar temos que ter claro o educando que queremos formar e a escola que temos e queremos, ter clareza quanto a nossa concepção de escola e sociedade. Implica em uma tomada de decisão, onde precisamos saber o que pretendemos (objetivos).
Considerando o ponto de vista didático, analise as asserções abaixo:
I. O conteúdo deve ser contextualizado e partir dos saberes prévios dos alunos;
II. Objetivos são elementos não utilizados em planos de ensino;
III. No planejamento de ensino deve haver uma relação direta entre objetivos, conteúdo e avaliação;
IV. A relação professor e aluno não influencia a qualidade do processo ensino-aprendizagem;
V. O conhecimento dos instrumentos de avaliação é fator determinante na elaboração de provas e testes.

Assinale a sequência que apresenta somente afirmações CORRETAS.

Alternativas

  • 1 -
    Apenas as afirmações II,  III e V estão corretas.
  • 2 -
    Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
  • 3 -
    Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.
  • 4 -
    Apenas as afirmações I , II e IV estão corretas.
  • 5 -
    Apenas as afirmações I e III estão corretas.

Sua resposta

3 -
Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.

Questão 2

Nota: Não gerada
Na organização do trabalho pedagógico deve ser apreciada a ação de planejar, nesta situação, alguns aspectos básicos devem permear o planejamento de uma boa aula, para que aconteça o desenvolvimento e a aprendizagem.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas

  • 1 -
    Saber cuidar dos alunos e conhecer as suas famílias.
  • 2 -
    Conhecer o aluno e conhecer o conteúdo que ensina.
  • 3 -
    Saber educar os alunos e conhecer a direção escolar.
  • 4 -
    Conhecer as famílias e saber cuidar dos alunos.
  • 5 -
    Conhecer a equipe escolar e a comunidade escolar.

Sua resposta

2 -
Conhecer o aluno e conhecer o conteúdo que ensina.

Questão 3

Nota: Não gerada
É sabido que a avaliação precisa estar contida na organização do trabalho pedagógico, uma vez que demonstra as aprendizagens e as dificuldades do aluno, a fim de orientar o trabalho do docente.
Face ao exposto, assinale a alternativa que apresenta o tipo de avaliação que o educador deve utilizar no seu planejamento diário para formar novos conhecimentos e novas aprendizagens em seus alunos.

Alternativas

  • 1 -
    Avaliação terapêutica.
  • 2 -
    Avaliação quantitativa.
  • 3 -
    Avaliação formativa.
  • 4 -
    Avaliação somativa.
  • 5 -
    Avaliação prognóstica.

Sua resposta

3 -
Avaliação formativa.

Questão 4

Nota: Não gerada
O processo de avaliação faz parte da organização do trabalho pedagógico do educador, o que é preciso é que ele compreenda qual é a sua finalidade.
Assinale a alternativa que descreve, o objetivo da avaliação da aprendizagem na ação do educador.

Alternativas

  • 1 -
    Apontar as dificuldades dos alunos.
  • 2 -
    Apontar as aprendizagens dos alunos.
  • 3 -
    Demonstrar para os pais e para a direção o que o educador trabalhou.
  • 4 -
    Distinguir a capacidade do educador.
  • 5 -
    Auxiliar o educador ensinar melhor e o educando a aprender mais.

Sua resposta

2 -
Apontar as aprendizagens dos alunos.

Questão 5

Nota: Não gerada
O projeto político-pedagógico, indica um avanço quando verificamos, consensualmente, que sua elaboração se deu de forma participativa. Participação essa que abrangeu conflitos e negociações, resolvidas a partir de decisões majoritárias, recomendando uma nova forma de organização escolar, que rejeita o caráter hierárquico historicamente estabelecido.
Marques L. R. O projeto político-pedagógico e a construção da autonomia e da democracia nas representações dos conselheiros. In: Educação e Sociedade, 83(24): 577-97, 2003 (com adaptações).
Assinale a alternativa que não corresponde as finalidades do Projeto político-pedagógico.

Alternativas

  • 1 -
    Ser elemento estruturante da identidade da instituição.
  • 2 -
    Possibilitar a gestão democrática da escola: ser um canal de participação efetiva.
  • 3 -
    Mobilizar pessoas em torno de uma causa comum, gerando solidariedade e parceria.
  • 4 -
    Possibilitar a delegação de responsabilidades somente para ao diretor e a não transparência em suas ações.
  • 5 -
    Ajudar a conquistar e consolidar a autonomia da escola.

Sua resposta

4 -
Possibilitar a delegação de responsabilidades somente para ao diretor e a não transparência em suas ações.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Em uma perseguição policial, três homens atropelam um casal em Petrolina-PE.


Um homem e uma mulher, de 51 anos, ficaram em estado grave após um atropelamento durante uma perseguição policial na noite desta terça-feira (13), em  Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O acidente ocorreu na Rua Tobias Barreto, no Centro da cidade.
Segundo a Polícia Militar, a perseguição começou quando três homens foram flagrados furtando produtos de um estabelecimento comercial. Durante a fuga, o carro dos assaltantes bateu em um outro veículo, atropelando duas pessoas.

O homem atingido foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mulher ficou presa embaixo do carro e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de traumatismo craniano. As duas vítimas foram encaminhadas para o Hospital Universitário.
Dois suspeitos, um de 31 anos e outro de 21 anos foram presos. O terceiro envolvido conseguiu fugir. Com eles a polícia encontrou um notebook, três aparelhos de celular, duas carteiras, uma câmera digital, a quantia de R$ 731 e 12 gramas de maconha pronta para o consumo. A ocorrência foi registrada na 1ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro Ouro Preto.






Fonte: Do G1 Petrolin