sábado, 8 de julho de 2017

Eu te amo por inteiro

Tantos anos se passaram e aqui estamos nós. No começo, nos desentendíamos pois não nos comunicávamos com a mesma linguagem, até que percebemos que tínhamos diferentes formas de amar e de mostrar isso para o outro. E com o tempo fomos nos ajeitando, nos entendendo e realmente vendo um ao outro. E preciso dizer: que lição maravilhosa que tem sido estar contigo, minha companheira! Você sempre me apoia e me ajuda a ser uma pessoa melhor, você me ouve e sempre tem a intenção de me ajudar e de propor uma solução ou de fazer com que eu me sinta melhor. Com o passar dos anos, os desafios que enfrentamos e os inúmeros momentos de alegria, passei a te amar cada vez mais e de formas diferentes. Eu digo, com toda a certeza e amor do mundo, que te amo de diferentes formas, eu te amo por inteiro! Construímos uma vida e uma família linda com muito diálogo, respeito e espontaneidade. Eu sou muito feliz ao seu lado e espero que possamos passar mais tantos anos juntos!

quinta-feira, 6 de julho de 2017

QUANTO VALE A SUA LIBERDADE?

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Em todas as lutas promovidas pelos povos, a liberdade sempre foi um tema presente. Liberdade de expressão, de credo, de ideologias... Liberdade. Mas, o que o ser humano faz com sua liberdade? Ele realmente quer ser livre, ou teme a liberdade?
O filósofo francês Jean-Paul Sartre defendia a ideia de que o ser humano estava condenado a ser livre.  Na visão dele, ninguém é obrigado a tomar as decisões, quando escolhemos entre duas situações, independente de quaisquer motivos, exercemos o nosso poder de escolha e, portanto, usamos da nossa liberdade.
A ideia do filósofo se mostra condizente com a realidade, pois em todos os momentos da história da humanidade, o ser humano buscou elementos para cercear sua liberdade. Desde o homem primitivo houve uma busca por “algo” que restringisse essa liberdade. Por isso, a adoração de deuses, ídolos, reis, faraós, etc. As religiões funcionaram, desde os primórdios, como elemento controlador da sociedade. Ainda hoje, a religião tem essa finalidade, porém perdeu grande espaço para o Estado.
O Estado é investido do poder – dado pela própria sociedade – de restringir as liberdades de cada um. Ou seja, nós, míseros humanos, colocamos nossa liberdade nas mãos do Estado para que ele decida como devemos proceder. Mas quem é o Estado? Existe Estado sem seres humanos? Então, na verdade, entregamos nossa liberdade nas mãos de alguns seres humanos escolhidos para escolherem por nós.
Se a liberdade é um bem tão precioso e a entregamos ao Estado, de mãos beijadas, o que esse Estado deve nos dar em retribuição a nossa generosa doação?
Poderíamos dizer que em troca teríamos educação, saúde, segurança, habitação, provimentos para nossa existência... Mas, na realidade apenas entregamos a liberdade sem nada em troca, pois nem sempre o Estado zela de pela sociedade, ao contrário, impostos e taxações é o que mais ganhamos.
Retornamos ao início, o ser humano é livre e, sem dúvida, exerceu seu direito a liberdade quando dispôs desta a favor do Estado. Foi uma escolha. Portanto, a liberdade de cada um, até quando se imagina não tê-la, está sendo exercida. Não tem como, Sartre tinha razão! Estamos, todos, condenados a ser livres.
Viveremos com o peso da nossa liberdade de escolha e, reconheceremos o peso da escolha dos outros. O que não podemos é continuar a nos enganar de que não há escolha, que somos obrigados a essa ou aquela situação. Somos responsáveis por todas as nossas ações, as que praticamos e as que deixamos de praticar, pois ambas foram nossas escolhas.

O Trem Frutas

O Trem a Aventura do Alfabeto (BOB)

Bob, O Trem das fórmulas

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Av 2 - Fundamento Histórico Curltural da Educação de Surdos

1)
Qual é o principal objetivo do Oralismo?

Alternativas:
  • a)
    A comunicação entre os surdos.
  • b)
    A comunicação entre surdos e não surdos.
  • c)
    Possibilitar que o surdo seja usuário proficiente da língua oral.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Curar a deficiência dos surdos em falar.
  • e)
    Incluir o surdo na sociedade.
2)
O uso de formas de comunicação auditivas manuais e orais associadas é utilizada na:

Alternativas:
  • a)
    Comunicação verbal.
  • b)
    Comunicação total.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Comunicação não verbal.
  • d)
    Comunicação oralista.
  • e)
    Comunicação por sinais.
3)
Trata-se de uma filosofia de ensino que utiliza duas línguas no contexto escolar. A Língua de Sinais é compreendida como língua natural e através dela é ensinada a língua escrita. A que filosofia nos referimos?

Alternativas:
  • a)
    O bimodalismo.
  • b)
    LIBRAS.
  • c)
    O oralismo.
  • d)
    A cultura surda.
  • e)
    A educação bilíngue.
    Alternativa assinalada
4)
Leia as frases abaixo e assinale (V) verdadeiro ou (F) falso sobre o Programa Nacional de Educação de Surdos:
( ) Um dos objetivos do programa é promover cursos para formação de professores/instrutores surdos para ministrarem cursos de Língua de Sinais.
( ) Um dos objetivos do programa é promover cursos para formação de tradutores/intérpretes de Língua de Sinais e Língua Portuguesa.
( ) Um dos objetivos do programa é promover cursos para formação de professores de Literatura, História e Geografia para surdos.
( ) Os principais parceiros do Ministério da Educação para o desenvolvimento deste programa são a UNESCO, a ONU e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD).
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:

Alternativas:
  • a)
    V – V – F – F.
    Alternativa assinalada
  • b)
    V – F – V – F.
  • c)
    F – V – V – F.
  • d)
    V – F – F – V.
  • e)
    F – V – F – V.
5)
Qual é o significado da sigla LSCB?

Alternativas:
  • a)
    Língua de Sinais dos Central do Brasil.
  • b)
    Linguagem de Sinais Comunitários do Brasil.
  • c)
    Linguagem de Sinais da Comunidade de Surdos do Brasil.
  • d)
    Língua de Sinais da Comunidade Estudantil do Brasil.
  • e)
    Língua de Sinais dos Centros Urbanos Brasileiros.
    Alternativa assinalada

Av 1 - Fundamento Histórico Curltural da Educação de Surdos

Segundo as leis judaicas de 2000 a 1500 a.C., os surdos não tinham direito à:

Alternativas:
  • a)
    Cidadania.
  • b)
    Saúde.
  • c)
    Vida.
  • d)
    Proteção.
  • e)
    Educação.
    Alternativa assinalada
2)
Em qual século se encontram os primeiros registros de tentativas reais para educação dos surdos?

Alternativas:
  • a)
    XIII.
  • b)
    XVI.
    Alternativa assinalada
  • c)
    X.
  • d)
    XX.
  • e)
    XXI.
3)
Charles-Michel de l'Épée descobriu que os surdos desenvolviam uma boa comunicação através do canal "visogestual" e, através dessa observação, ele criou o método educacional denominado:

Alternativas:
  • a)
    Língua dos sinais.
  • b)
    Método dos sinais.
  • c)
    Sinais metódicos.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Comunicação visual.
  • e)
    Comunicação não verbal.
4)
Complete o trecho exposto abaixo assinalando alternativa correta.
A primeira medida educacional para proibir o uso da língua de sinais foi obrigar os alunos surdos a:

Alternativas:
  • a)
    Sentarem sobre suas mãos.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Usarem o oralismo em tempo integral.
  • c)
    Não conviverem em grupos.
  • d)
    Permanecerem sozinhos na sala de aula.
  • e)
    Participarem do treinamento auditivo.
5)
A Língua Brasileira de Sinais, estabelecida por Hernest Het, recebeu forte influência:

Alternativas:
  • a)
    Americana.
  • b)
    Inglesa.
  • c)
    Espanhola.
  • d)
    Alemã.
  • e)
    Francesa.
    Alternativa assinalada