sábado, 27 de janeiro de 2018

Mais de 10 pessoas foram mortas na madrugada deste sábado (27) no Bairro Cajazeiras - Fortaleza.

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Mais de 10 pessoas foram mortas na madrugada deste sábado (27). A chacina ocorreu na rua Madre Teresa de Calcutá, no Bairro Cajazeiras, em Fortaleza.
Um grupo armado em pelo menos três veículos invadiu uma festa chamada popularmente por “Forró do Gago” e atirou contra as vítimas.
Ainda não há um balanço oficial de quantas pessoas foram mortas. Feridos foram encaminhados ao Frotinha da Messejana.
Conforme a assessoria de imprensa do Instituto Doutor José Frota (IJF), seis pessoas chegaram ao local feridas. Dois meninos e duas menina de 16 anos, uma mulher de 19 e uma criança de 12 anos. Ele acompanhava o pai, um vendedor ambulante, que estava estava na festa trabalhando.
Os corpos ficaram espalhados no clube, nas calçadas e entre as vítimas muitas mulheres.
Fonte: O Povo Online

Sopa que elimina gordura da barriga

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Quem resiste a uma sopa saborosa e saudável?
Difícil, não é?
Pois bem, é o caso desta sopa, que contém cinco poderosos alimentos anti-inflamatórios e desintoxicantes: alecrim, cebola, gengibre, açafrão da terra e inhame.
O alecrim tem os potentes antioxidantes ácidos rosmarínico, carnosol e ácido carnósico.

Eles atuam combatendo e prevenindo inflamações.
A cebola é outro poderoso anti-inflamatório, além de ser ótima para "afinar" o sangue.
O gengibre é mais um ótimo anti-inflamatório natural, além de acelerar o metabolismo.
O açafrão da terra tem também seus agentes anti-inflamatórios e, inclusive, é considerado, por pesquisas científicas, um alimento anticâncer.
E o inhame, com reconhecida fama de excelente purificador do sangue, é mais um a enriquecer a sopa.
Por todas essas virtudes, esta sopa é ótima para compor o cardápio de qualquer pessoa, inclusive dos que querem emagrecer e alcançar saúde com a dose certa de calorias.
Como Fazer?

INGREDIENTES
1 xícara de abóbora descascada e picada
3 inhames pequenos
1 cenoura picada
1 tomate sem casca e sementes picado
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 colher (sopa) cheia de gengibre ralado
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de açafrão da terra
1 ramo de alecrim
1 colher (chá) de tomilho (opcional)
Sal marinho a gosto
MODO DE PREPARO
Refogar a cebola e alho no azeite até murcharem.
Acrescentar a cenoura, tomate, inhame e abóbora e refogue mais um pouco.
Coloque água e deixe ferver até amolecer.
Bata no liquidificador e leve de novo ao fogo para engrossar um pouco.
Ponha o açafrão, o gengibre, o alecrim e o sal.
Sirva em seguida.
Para uma desintoxicação, tome esta sopa no almoço e jantar por três dias.



quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Lula é condenado por maioria do TRF4.

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A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região já tem votos para confirmar, nesta quarta-feira (24), a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP). Já se manifestaram favoravelmente à condenação os desembargadores João Pedro Gebran Neto e Leandro Paulsen — ambos votaram para aumentar a pena de Lula para 12 anos e 1 mês de prisão. Ainda falta votar o desembargador Victor Laus, que disse que concluirá seu voto ainda hoje.
Com base na Lei da Ficha Limpa, a decisão que se desenha dificulta a candidatura de Lula à Presidência da República nas Eleições de 2018. Depois de oficializada a decisão, o petista depende de uma série de recursos no próprio TRF4 ou em tribunais superiores para ser elegível em outubro.
O petista, entretanto, não deve ser preso. Em suas manifestações, os dois desembargadores deixaram claro que a pena só vai começar a ser executada, ter início de fato, depois que esgotarem todos os recursos possíveis na própria corte. O procurador regional da República Mauricio Gotardo Gerum, que representa a acusação e pediu o aumento de pena, também havia se manifestado publicamente para dizer que não pediria a prisão do petista — pelo menos por enquanto.
O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator do processo no TRF4, votou pela condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Ele ampliou a pena imposta de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês de prisão.
“Há prova acima do razoável de que o ex-presidente foi um dos articuladores, senão o principal, do esquema de corrupção. No mínimo, tinha ciência e dava suporte ao esquema de corrupção na estatal, com destinação de boa parte da propina a campanhas políticas”, afirmou Gebran em seu voto, de mais de 400 páginas.
Revisor do processo, o desembargador Leandro Paulsen acompanhou seu colega. Ao falar de crimes cometidos por presidentes e ex-presidentes e da punição a eles, ele afirmou que o juiz Sergio Moro acertou ao escrever na sentença que condenou Lula em primeira instância que “não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você”.


Para Paulsen, Lula agiu por ação e omissão para prática criminosa e que o ex-presidente foi beneficiário direito da propina do tríplex. “O tríplex é relevante por uma razão importante: ele torna evidente o beneficio pessoal, que se sabia da conta geral de propinas, que o presidente tinha conhecimento dela e fazia uso”, disse o magistrado.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Av2 - PEDAGOGIA - Ensino de História e Geografia

1)
Após ter realizado a leitura do texto "Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental", de Helena Copetti Callai, aponte a alternativa correta para a função da Geografia na escola:

Alternativas:
  • a)
    Uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos homens.

  • b)
    Ler o mundo está restrito a leitura cartográfica, cujas representações refletem as realidades territoriais, por vezes distorcidas por conta das projeções cartográficas adotadas.
  • c)
    A Geografia ensina a refletir sobre as sociedades históricas e os patrimônios culturais apenas.
  • d)
    A leitura cartográfica é essencial para a compreensão do mundo e sem ela não estudo geográfico.
  • e)
    A leitura geográfica e cartográfica são antagônicas, logo ler o mundo é algo não relevante.
2)
Sabe-se que a alfabetização cartográfica de acordo com Simielli (1999), nos anos iniciais deve-se preparar os alunos, para que adquiram gradativamente a capacidade de ler e interpretar mapas. A alfabetização cartográfica constitui-se no trabalho com os seguintes aspectos:
I- projeção / imagem tridimensional e bidimensional, 
II- codificação e decodificação
III- alfabeto cartográfico e orientação
IV- proporção e escala

Alternativas:
  • a)
    I e II estão corretas.
  • b)
    I e III estão corretas

  • c)
    II e IV estão corretas.
  • d)
    I, II, III e IV estão corretas.
  • e)
    III, IV estão corretas.
3)
Referente ao fatorbidimensional e tridimensional, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:

Alternativas:
  • a)
    mapa está para bidimensional como Planalto da Borborema está para tridimensional.

  • b)
    maquete está para bidimensional como planta está para tridimensional.
  • c)
    museu está para bidimensional como Chapada dos Guimarães está para tridimensional.
  • d)
    Chapada dos Veadeiros está para bidimensional como mapa está para tridimensional.
  • e)
    museu está para bidimensional e também para tridimensional, devido sua função histórica.
4)
Referente ao texto "Um passeio histórico geográfico- Ensino de Geografia" de Leonardo de Menezes Moura e Péricles Gomes da Silva, disponível em sua web-aula, leias as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I-O papel da geografia como da história é de incentivar alunos e professores a pensar melhor, sobretudo o que ocorre em seu cotidiano, sendo em seu país ou no mundo;
II- O mundo contemporâneo nos demanda uma formação e uma atualização profissional permanente, que possa alcançar quase todos os aspectos produtivos, dentro de um mercado de trabalho complexo, mutável, flexível e imprevisível.
III- Precisamos partir de uma concepção de geografia como ciência exata, e do espaço geográfico como espaço histórico, resultado da progressiva humanização da natureza.

Alternativas:
  • a)
    I está correta.
  • b)
    I e II estão corretas.
  • c)
    III está correta.
  • d)
    I e III estão corretas.

  • e)
     II está correta.
5)
Agora que você assistiu ao vídeo da web aula sobre globalização, indique a alternativa que apresenta a conceituação correta:
I- A maior parte dos autores trabalha com o início da globalização com a colonização dos portugueses e espanhóis.
II- A globalização é um processo dividido em quatro fases, sendo a primeira do século XV até a Revolução Industrial.
III- A quarta fase está relacionada com a Nova Ordem Mundial.
IV- O conceito de globalização é sinônimo de Fetiche.

Alternativas:
  • a)
    I e II estão corretas.

  • b)
    I e III estão corretas
  • c)
    II e IV estão corretas.
  • d)
    I, II e III estão corretas.
  • e)
    III, IV estão corretas.

Av1 - PEDAGOGIA - Ensino de História e Geografia

2)
Para o ensino de história nas séries iniciais uma importante estratégia é a visita à museus, pois os objetos presentes nos museus permitem que o aluno estabelece um diálogo com o passado. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    A visita ao museu em si basta para que o aluno construa seu conhecimento histórico sobre o passado.
  • b)
    Compreender a mensagem proposta pela exposição do museu pouco contribui para que o aluno compreenda o papel dos objetos no passado.
  • c)
    A exposição do museu transmite mensagens aos visitantes, por isso, é importante que o professor se informe sobre o conteúdo antes de levar os alunos e realize um trabalho que prepare os alunos para compreender a exposição.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Na visita ao museu o aluno deve ficar solto para observar o que quiser, pois assim poderá elencar o que achar mais importante.
  • e)
    A visita ao museu serve para divertir os alunos das séries iniciais, é uma forma de tirá-los de sala de aula sem a preocupação com os fins pedagógicos.
3)
Sabe-se que o trabalho com documentos históricos em sala de aula, desde as séries iniciais do ensino fundamental. Sobre esse tema, julgue as afirmações a seguir:
( ) O trabalho do professor com documentos em sala de aula é o mesmo do historiador em seu ofício.
( ) O professor ao trabalhar com o documento em sala de aula, não trabalha com a fonte histórica, já que este não é o documento original.
( ) O aluno ao participar da atividade com documentos históricos não domina o contexto histórico, ou seja, o momento em que o documento foi produzido.
( ) É necessário que o professor transforme o documento histórico em material didático para ser utilizado com alunos das séries iniciais do ensino fundamental.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    V – V – V – F.
  • b)
    F – F – V – V.
  • c)
    V – V – F – V.
  • d)
    F – F – F – V.
  • e)
    F – V – V – V.
    Alternativa assinalada
4)
Entende-se que o processo de ensino e aprendizagem em história deve considerar as ideias prévias dos alunos e que o professor deve atuar como mediador entre essas ideias e os novos conhecimentos adquiridos nas aulas.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem em História, julgue as afirmações a seguir:
( ) O professor deve elaborar atividades problematizadoras que considerem os conhecimentos prévios dos alunos e possibilitem a aquisição de novos conhecimentos.
( ) O aluno é visto como um receptor de novos conhecimentos que irão substituir todas suas ideias prévias sobre o tema estudado.
( ) O conhecimento histórico só pode ser adquirido no espaço da sala de aula. O que é aprendido fora desse espaço consiste em senso comum e, portanto, deve ser descartado.
( ) Ao considerarmos as ideias prévias dos alunos sobre o tema estudado, estamos colocando-os como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem de História.

Alternativas:
  • a)
    F – V – V – F.
  • b)
    F – F – V – V.
  • c)
    V – V – V – F.
  • d)
    V – F – F – V.
    Alternativa assinalada
  • e)
    F – V – F – V.
5)
São sugeridas algumas etapas para o desenvolvimento do conhecimento histórico em crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. São elas: a investigação dos conhecimentos prévios, o recorte temático, o uso de documentos históricos e o trabalho com o conceito de tempo histórico.Sobre essas etapas, julgue os itens a seguir:
I- Ao investigarmos os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema a ser estudado é importante também buscar informações que possam auxiliar no entendimento das percepções dos alunos relacionados ao ensino e aprendizagem da História.
II- Definir o recorte temático e a temporalidade é essencial para o que desenvolvimento do conhecimento histórico seja possível, visto que direciona o aluno em seus estudos e possibilita que o mesmo conheça diferentes sociedades em diferentes períodos.
III- O trabalho com documentos históricos nas aulas deve contemplar apenas documentos escritos, visto que esses são considerados oficiais, portanto, inquestionáveis.
Agora assinale a alternativa que apresenta os itens CORRETOS:

Alternativas:
  • a)
    I e II.
    Alternativa assinalada
  • b)
    I e III.
  • c)
    II e III.
  • d)
    II.
  • e)
    III.
6)
Sabe-se que para o ensino de história nas séries iniciais uma importante estratégia é a visita à museus, pois os objetos presentes nos museus permitem que o aluno estabelece um diálogo com o passado. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    A visita ao museu em si basta para que o aluno construa seu conhecimento histórico sobre o passado.
  • b)
    Compreender a mensagem proposta pela exposição do museu pouco contribui para que o aluno compreenda o papel dos objetos no passado.
  • c)
    A exposição do museu transmite mensagens aos visitantes, por isso, é importante que o professor se informe sobre o conteúdo antes de levar os alunos e realize um trabalho que prepare os alunos para compreender a exposição.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Na visita ao museu o aluno deve ficar solto para observar o que quiser, pois assim poderá elencar o que achar mais importante.
  • e)
    A visita ao museu serve para divertir os alunos das séries iniciais, é uma forma de tirá-los de sala de aula sem a preocupação com os fins pedagógicos.

sábado, 9 de dezembro de 2017

Atividades de basquete divertidas

Um jogo de basquete de verdade precisa de uma quadra inteira, juízes e vários jogadores em cada time, mas existem várias atividades de basquete que apenas requerem uma bola, um garrafão e dois jogadores. Jogos como "Porco", "21" e "Ao redor do mundo" podem ajudar a criança a desenvolver habilidades de basquete e são ideais como jogos rápidos, dado que eles precisam de pouco equipamento e organização.

Porco

Porco é uma atividade de basquete que foca no arremesso da bola de diferentes partes da quadra. Para jogar, um jogador arremessa a bola de qualquer local da quadra e se ele acertar o arremesso, o jogador seguinte deve tentar converter o mesmo arremesso. Se o segundo jogador errar, ele pega a primeira letra da palavra "Porco". Assim o segundo jogador passa a ter a letra "P". Se o segundo jogador converter o arremesso, o terceiro deve tentar o tiro e assim por diante. Se qualquer jogador errar um arremesso, a pessoa seguinte deve fazer o arremesso de qualquer lugar da quadra. Após cada arremesso errado que o jogador anterior fizer, uma nova letra é dada para soletrar a palavra "Porco". Por exemplo, se o segundo jogador erra dois arremessos que o jogador anterior converteu, ele terá as letras "PO". Se um jogador errar cinco vezes, completando a palavra "Porco", ele será eliminado do jogo. A palavra "Cavalo" também pode ser usada para substituir "Porco" e aumentar o tempo de jogo.

21

O jogo 21 é uma atividade de basquete em grupo que foca em arremessos de lance livre, rebote e defesa. Para jogar 21, um jogador deve se posicionar na linha de lance livre e todos os outros jogadores ficam debaixo da cesta. O jogador da linha de lance livre faz o arremesso. Ele continua arremessando até que erre o arremesso ou acerte três vezes consecutivas para ganhar 1 ponto a cada lance livre convertido. Se ele acertar três arremessos seguidos, ele deve começar com a bola no centro da quadra e tentar marcar uma cesta enquanto os outros jogadores defendem. Se o arremessador errar um lance livre, os outros jogadores podem pegar o rebote e arremessar de qualquer posição da quadra enquanto os outros jogadores jogam como defensores. Qualquer jogador que fizer uma cesta ganha 2 pontos e então vai para a linha de lance livre e se torna o arremessador. O primeiro jogador a atingir 21 pontos ou mais ganha.