segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Av 2 - Pedagogia - Licenciatura - Seminário Interdisciplinar I

1)De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal". Nesse sentido, é incorreto afirmar que:
Alternativas:
  • a)
    Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil.
  • b)
    O objetivo da educação das crianças de 0 a 5 anos consiste na promoção da autonomia 
  • c)
    A autonomia pode ser uma referência nas tarefas de cuidar, educar e acolher.
  • d)
    A criança autônoma possui a capacidade de seguir suas próprias orientações na execução de uma tarefa. 
  • e)
    Autonomia é a possibilidade de decidir e saber por que realizar determinada ação. 
2)A fase em que a criança apresenta ausência total de regras denomina-se: 
Alternativas:
  • a)
    Autonomia
  • b)
    Anomia
  • c)
    Sincretismo subjetivo
  • d)
    Heteronomia
  • e)
    Sistema simbólico
3)Sobre a autonomia e a educação de crianças de 0 a 3 anos é incorreto afirmar que:
Alternativas:
  • a)
    Explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. 
  • b)
    O objetivo é que as crianças se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias. 
  • c)
    É desejável que os bebês ganhem independência progressiva para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem, quanto para o cuidado com a higiene e a alimentação. 
  • d)
    O caminho privilegiado para conseguir esse desenvolvimento são as atividades de interação, que possibilitam a criação de vínculos afetivos e o aprendizado das regras para a vida em sociedade.
  • e)
    A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia. 
4)Piaget (1999) indica-nos três conceitos fundamentais para a construção da moralidade infantil, são eles: 
Alternativas:
  • a)
    anomia, heteronomia e sistema simbólico.
  • b)
    Sincretismo subjetivo, heteronomia e autonomia.
  • c)
    anomia, heteronomia e autonomia.
  • d)
    interacionismo, heteronomia e autonomia.
  • e)
    anomia, heteronomia e dependência.
5)A roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar seus pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas torna-se uma atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa. Seu trabalho requer, exceto:

Alternativas:
  • a)
    Intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante. 
  • b)
    É importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador e participante, atribuindo sentido as mesmas. 
  • c)
    O professor deve ter um real interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo desde as mais simples enunciações. 
  • d)
    A Roda da Conversa deve ser muito demorada e a criança deve exercer uma liderança sutil.
  • e)
    Por meio da roda de conversa as crianças contam suas atividades cotidianas de sua casa, dividem seus sentimentos, elaboram regras e tomam decisões que afetam suas vidas nas salas de aula, entre outros objetivos. 

Av 2 - Pedagogia - Licenciatura - Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico

1)Em relação a chegada da idade moderna, pode-se dizer que esta se apresenta como uma revolução em muitos campos. Qual das alternativas abaixo está INCORRETA? 

Alternativas:
  • a)
    Político, afinal as relações de poder se alternam e se modificam nessa época da nossa história e o ponto central dessa revolução foi o nascimento do estado Moderno, que é um Estado centralizado, controlado pelo rei em todas as suas funções. O Estado Absolutista
  • b)
    Econômico, pois desaparece o sistema econômico baseado na agricultura e nasce o capitalismo, uma economia de intercambio baseada na mercadoria e no dinheiro
  • c)
    Geográfica, afinal o mar mediterrâneo deixa de ser o centro do mundo para ser substituído pelo oceano atlântico, o grande oceano das navegações.
  • d)
    Intelectual porque abandona conceitos e verdades trazidos da idade média e até da antiguidade e renova-os substancialmente
  • e)
    Social, pois promove a formação e afirmação de uma nova classe: a burguesia, que nasce nos centros urbanos e promove um novo processo econômico – o capitalismo – assim como determina uma nova concepção de mundo e novas relações de poder.
2)Na Modernidade a pedagogia e a educação vão sofrer grandes renovações. Por que isso acontece?

Alternativas:
  • a)
    Porque a formação do homem vai acompanhar novos caminhos sociais, o que significa dizer, que será necessário mudar-se os fins da educação. Este novo homem será formado para ser ativo e produtivo na sociedade e não mais para ser um bom cristão. Mudam-se também os meios educativos e a escola se torna um elemento central para o desenvolvimento da sociedade moderna. 
  • b)
    Porque com a criação das universidades e a organização dos colégios, tanto a pedagogia como ciência, como a educação dela resultante, vão passar por transformações de ordem conceituais para que esta educação esteja apta a promover no individuo o autocontrole e a autodisciplina tão necessários na nova sociedade. 
  • c)
    Para que os novos modelos educacionais promovam a competição entre os alunos e a premiação pública como incentivos à aprendizagem e ao estabelecimento de relações civilizadas entre mestres e alunos.
  • d)
    Nenhuma das anteriores.
  • e)
    Porque era necessário alterar a dinâmica do sistema de ensino então vigente.
3)Diz-se que uma unanimidade em torno de propostas educacionais na idade moderna era impossível, sobretudo pela diversidade social que se constituiu nesse período. Contudo, pode-se identificar algumas predominâncias. Quais foram elas?
Alternativas:
  • a)
    A crise nas universidades, os colégios e a pedagogia humanista.
  • b)
    Os colégios protestantes e o humanismo.
  • c)
    A ampliação dos currículos.
  • d)
    Os colégios jesuítas e os colégios protestantes, a pedagogia humanista, a crise nas universidades e os poucos empreendimentos em favor da educação dos pobres.
  • e)
    A e D estão corretas.
4)Quais foram os principais agentes da educação na época colonial e por quê?

Alternativas:
  • a)
    Os franciscanos, afinal foram eles a rezar a primeira missa no Brasil.
  • b)
    Os jesuítas. A associação entre a colonização portuguesa e as iniciativas missionárias da Igreja, serviu tanto aos interesses econômicos e políticos de Portugal quanto as estratégias do Vaticano para impedir a propagação do protestantismo no novo mundo. Os jesuítas foram o mais importante grupo religioso na manutenção dos princípios da reação católica ao protestantismo e isso, evidentemente incluía a educação.
  • c)
    As irmandades, pois além de ensinarem uma profissão, muitas vezes também eram centros de educação e cultura. 
  • d)
    As famílias, como células da sociedade e detentoras do direito natural sobre a criança.
  • e)
    As escolas isoladas.
5)A necessidade de consolidar e tornar obrigatório o ensino elementar, ainda no império, evidencia que relações historicamente construídas?


Alternativas:
  • a)
    As relações entre os processos de estruturação do Estado e a educação escolar. 
  • b)
    Evidencia a relevância da escola como elemento principal na construção do Estado, assim como aconteceu na Europa.
  • c)
    Todas as alternativas estão corretas
  • d)
    O estabelecimento de normas e regulamentos deixa claro o caráter compulsório da alfabetização e suas relações com a construção do Estado Nação.
  • e)
    A partir da presença estatal, a proliferação de debates sobre a validade ou não de se escolarizar crianças, negros, índios, mulheres, quando se procurava afirmar a necessidade da escola como agente civilizadora.

Av 1 - Pedagogia - Licenciatura - Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico

1) O segundo grande momento do pensamento filosófico foi o socrático. Movimento liderado por Sócrates que mudou o eixo da filosofia – inaugurando a ética- e mudando o espaço de sua discussão. O pensamento deixou o interior dos palácios e ganhou a praça púbica, a ÁGORA. Criticando os sofistas e atraindo a admiração dos jovens, Sócrates provocou também o desafeto de outros que o combatem por considerá-lo um perigo para as tradições da pólis e uma má influência para a juventude. Admirado e criticado, Sócrates foi figura controversa e causou problemas à sociedade da época..

Assinale a alternativa que representa a postura filosófica de Sócrates.

Alternativas:
  • a)
    Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas
  • b)
    Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos
  • c)
    Porque passa a questionar somente a religião da época.
  • d)
    Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas.
  • e)
    Porque passa a questionar o agir do  homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza
2)Sócrates representou um divisor de águas no pensamento ocidental porque passou a investigar temas sobre o agir humano. Antes, os primeiros investigadores ou primeiros filósofos, ou, os pré-socráticos se ocupavam com outros aspectos relacionados à realidade. Ou seja, eles pesquisavam sobre os fenômenos da natureza ( origem do universo, chuva, sol, etc..), o mundo físico.

Assinale a alternativa correta que representa o tema central da investigação dos primeiros filósofos.
Alternativas:
  • a)
    Os primeiros filósofos, conhecidos também, como pré-socráticos investigavam a veracidade dos mitos.
  • b)
    Os primeiros filósofos investigavam a physis, o mundo físico.
  • c)
    Antes de Sócrates não havia pensamento filosófico considerável
  • d)
    ser é conhecido pelos sentidos;
  • e)
    nada sabemos sobre o ser.
3)Na busca pela verdade, Sócrates elaborou um método conhecido como MAÊUTICA que se divide em duas partes: ironia e a maiêutica. A ironia tem um duplo aspecto: a refutação e a maiêutica( que se repete aqui). A primeira significa não responder à pergunta formulada, mas retomar a resposta do interlocutor e demonstrar as contradições nela contidas. A função da refutação é a libertação do espírito preparando-o para encontrar a solução. Esse foi o método utilizado por Sócrates para ensinar porque ele considerava o ensino como uma missão da qual ele não podia fugir. 
Como se constituía esse método?

Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
  • a)
    Sócrates busca, através das perguntas, destruir o saber constituído para reconstruí-lo na busca da definição do conceito.
  • b)
    O método socrático ou a maiêutica consistia em decorar todos os ensinamentos de Sócrates.
  • c)
    Sócrates quer sobrepor-se aos seus adversários mostrando que só ele detém um grande conhecimento.
  • d)
    Não é intenção de Sócrates discutir suas teorias e sim aceitar as opiniões dos seus interlocutores;
  • e)
    Sócrates reconhece sua incapacidade de argumentar e apresenta respostas prontas que ele aprendeu nas suas "conversas";
4)Antes de Sócrates, o mundo grego conheceu os filósofos naturalistas ou pré-socráticos. Dentre eles podemos destacar Heráclito. Para ele, a realidade se constitui pelas mudanças porque nada é eterno ou fixo. Dele temos o fragmento registrado: ‘Ninguém se banha no mesmo rio duas vezes. O rio não é o mesmo e o homem também não’.
Assinale a resposta correta que representa o pensamento de Heráclito.
Alternativas:
  • a)
    Para Heráclito não se deve entrar no mesmo rio, duas vezes.
  • b)
    Para Heráclito tudo deveria permanecer, no mesmo modo. A verdade está na permanência
  • c)
    Para Heráclito, o mundo se constitui dos contrários e de movimento.
  • d)
    Heráclito era extremamente sistemático e por isso não gostava de ir duas vezes ao mesmo lugar.
  • e)
    Heráclito foi um poeta e gostava de criar frases de efeito
5)Filha dos gregos, a Filosofia tem data e local de nascimento específicos e também um “pai”, considerado o primeiro filósofo datado historicamente: Tales. Mileto, a cidade de Tales, ficava na Jônia, atual Turquia, uma das colônias micênicas desenvolvidas após a invasão dos dóricos. É exatamente aí, portanto, na Jônia, no século VI a. C. que surgiu a primeira proposta filosófica. 

Como ficou conhecida a primeira forma de conhecimento filosófico?

Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
  • a)
    Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas
  • b)
    Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos
  • c)
    Porque passa a questionar somente a religião da época.
  • d)
    Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas.
  • e)
    Porque passa a questionar o agir do  homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza

sábado, 17 de fevereiro de 2018

12 Benefícios da Farinha de Gengibre – Como Fazer, Como Usar



Raiz utilizada há milênios pelos povos asiáticos, o gengibre ganhou o Ocidente e se tornou um dos alimentos da moda graças às suas propriedades termogênicas e medicinais. Além de acelerar o metabolismo, há outros benefícios da farinha de gengibre, obtida a partir da secagem do gengibre seco, como a melhora da digestão, fortalecimento do sistema imunológico e redução de inflamações, entre outros.
Confira todos esses benefícios da farinha de gengibre e aproveite para saber como preparar a sua em casa e sugestões de receitas com o pó medicinal.

Propriedades da Farinha de Gengibre.

O gengibre é uma verdadeira farmácia em forma de raiz, já que contêm mais de 400 substâncias com propriedades termogênicas, digestivas, anti-inflamatórias, expectorantes, e até mesmo afrodisíacas.
Alguns dos principais nutrientes da farinha de gengibre incluem o potássio, magnésio, cálcio, cobre, manganês, ferro e as vitaminas E, A e B6. Uma colher de chá da farinha de gengibre fornece 18 calorias e 1 grama de fibra alimentar.

Para que serve a Farinha do Gengibre?

Numerosos estudos têm comprovado que o consumo de farinha de gengibre pode auxiliar na perda e manutenção do peso, diminuição das inflamações, combate às doenças cardíacas e ao diabetes, melhora na recuperação muscular pós-treino e diminuição dos sintomas da má-digestão.

Óleos Essenciais

Apesar dos óbvios benefícios das vitaminas e minerais, são os óleos essenciais que realmente garantem boa parte dos benefícios da farinha de gengibre. Substâncias como gingerol, shogaol e zingerona possuem atividade anti-inflamatória e atuam em conjunto para garantir a ação terapêutica da farinha de gengibre.

Benefícios da Farinha do Gengibre


– Acelera o Metabolismo

A farinha de gengibre emagrece porque acelera o metabolismo, acelerando a queima de gordura pelo organismo. De acordo com alguns estudos, o gengibre aumenta a termogênese, processo em que o corpo passa a produzir mais calor como resposta às variações de temperatura ambiental, prática de atividade física ou mesmo através do consumo de determinadas substâncias, como o gengibre.
Essa produção extra de calor irá demandar mais energia por parte do organismo, que irá retirá-la exatamente das reservas de gordura do corpo. Em um estudo realizado no Japão, ratos que receberam farinha de gengibre perderam peso mesmo consumindo uma dieta com alto teor de gordura.
– Elimina Toxinas
Outra atuação da farinha de gengibre sobre o peso se dá pela eliminação das toxinas e diminuição das inflamações, duas condições que causam inchaços e fazem o ponteiro da balança subir. O gengibre é um ótimo estimulante das funções naturais do fígado, órgão que atua literalmente como um grande filtro, sendo responsável por metabolizar praticamente tudo que ingerimos.
Um fígado saudável e eficiente significa menor acúmulo de compostos tóxicos (o que se traduz em menos inflamações), melhor digestão das gorduras dos alimentos e até uma melhora no humor.
– Inibe o Apetite
O gengibre é considerado um supressor natural de apetite e, ao contrário dos remédios utilizados para esse fim, não traz efeitos colaterais e não fará você engordar após interromper o consumo do alimento.
Um estudo realizado pelo Instituto de Nutrição Humana da Universidade de Columbia demonstrou que acrescentar um chá quente de gengibre à dieta pode aumentar a saciedade após as refeições e ajudar no controle da ingestão de alimentos ao longo do dia. 
– Inibe a produção de Cortisol
O bloqueio da produção exagerada do cortisol, hormônio liberado em situações de estresse e que pode levar ao ganho de peso, é mais um dos benefícios da farinha de gengibre. Quando em excesso, o cortisol diminui o metabolismo, aumenta o acúmulo de gordura abdominal e aumenta o inchaço, causando ganho de peso.
– É grande aliada de quem faz musculação  
A farinha de gengibre contém antioxidantes que combatem os radicais livres gerados durante o exercício e ainda por cima ajuda na recuperação pós-treino. Isso porque o gengibre combate as inflamações, acelerando a recuperação e deixando você pronto para malhar novamente em pouco tempo.
Um estudo com 74 voluntários desenvolvido na Universidade da Geórgia (EUA) revelou que a suplementação diária com farinha de gengibre foi responsável pela diminuição de 25% das dores musculares causadas pela prática de exercícios.
Já a propriedade termogênica da farinha de gengibre auxilia na definição muscular, ajudando a diminuir a camada de gordura e melhorando o aspecto geral dos músculos – e colaborando para seu pump muscular.

– É um excelente anti-inflamatório

Nossa alimentação atual rica em alimentos processados e carente de verduras e legumes frescos praticamente garante uma grande quantidade de inflamações em nosso corpo. Inflamações essas que podem causar uma série de problemas – desde dores nas articulações até doenças cardíacas.
Há alguns benefícios da farinha de gengibre para combater essas inflamações, já que ela é rica em grande quantidade de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, como o gingerol, betacaroteno, capsaicina, ácido cafeico, salicilato e curcumina.

– Combate a Celulite

Um dos principais benéficos da farinha de gengibre, o combate às inflamações, é também responsável pela sua contribuição à estética feminina. Você já sabe: como o próprio nome já diz, as celulites são inflamações das células, que causam alteração no padrão da disposição da gordura acumulada.
Ao combater essas inflamações, a farinha de gengibre pode auxiliar no controle e prevenção do surgimento de novas áreas afetadas pela condição.

– Melhora a digestão

Os compostos fenólicos encontrados na farinha de gengibre ajudam a melhorar a irritação gastrointestinal, aumentar a produção de saliva e de bile (auxiliares da digestão) e a diminuir as contrações gástricas, desacelerando a passagem dos alimentos pelo trato intestinal.
Isso significa que o gengibre pode amenizar os sintomas da má digestão, como gases, enjoos, azia e cólicas abdominais.

– Fortalece o Sistema Imune

Não é à toa que as avós recomendavam tomar chá quente de gengibre para curar a gripe: o gengibre fortalece as funções das células de defesa do organismo, e também possui atividade antiviral e antibacteriana. O chá de farinha de gengibre pode curar gripes e resfriados e também prevenir o surgimento da febre.
O gengibre também tem atuação anti-histamínica, sendo assim um ótimo aliado no combate às alergias.

– Estimula a circulação e diminui o colesterol

Pesquisas recentes têm sugerido que um dos benefícios da farinha de gengibre pode ser a diminuição dos níveis de colesterol. Quando consumido de maneira regular o gengibre atua na redução do colesterol originado a partir da alimentação e também do colesterol produzido pelo fígado.
Como a farinha de gengibre melhora a circulação, ela tem atuação anticoagulante (pode afinar o sangue) e anti- hipertensiva (pode reduzir os níveis de pressão arterial).

– Aumenta a libido

O gengibre aumenta a libido masculina e feminina porque melhora a circulação sanguínea, prolongando a função erétil e melhorando a lubrificação feminina.

– Auxilia no controle das taxas de glicose

Um estudo realizado por pesquisadores australianos sugere que mais um dos benefícios da farinha de gengibre seja melhorar o controle da glicemia, evitando picos de insulina e colaborando para a diminuição do risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2.
Ingerir um pouco de farinha de gengibre pode ajudar a controlar a vontade de comer doces que costuma aparecer quando a glicose está lá embaixo. 

Como fazer

Agora que você já sabe para que serve a farinha de gengibre, que tal aprender a prepará-la em casa?
Ingredientes:

·         300 gramas de gengibre.

Preparo:

1.   Corte o gengibre em fatias bem finas;
2.   Coloque as fatias para secar na sombra por uma semana;
3.   Bata as fatias secas no liquidificador até obter um pó bem fino;
4.   Guarde a farinha em recipiente bem tampado.

Como usar

Como possui sabor forte você deve utilizar a farinha em pequenas quantidades – até encontrar a porção ideal para obter os benefícios da farinha de gengibre sem deixar a receita muito “ardida”.
Algumas sugestões de consumo incluem polvilhar frutas picadas, dar sabor a sopas, caldos, sucos de fruta, carnes, legumes grelhados, pães e massas. Uma colher de chá de farinha de gengibre também cai muito bem no suco detox e no shake de whey.
Você também pode diluir uma colher de sobremesa de farinha de gengibre em 1,5 litros de água e tomar ao longo do dia. Outras dicas para utilizar a farinha de gengibre:

·         Molho para salada: junte uma colher de chá de farinha de gengibre, o caldo de dois limões, 1 colher de chá de azeite, 1 colher de chá de shoyu light (com pouco sódio) e sementes de mostarda a gosto. Misture bem e coloque sobre a salada;
·         Chá: você pode fazer um delicioso chá termogênico de gengibre- basta levar ao fogo 1 xícara de água e deixar ferver. Desligue e junte 1 colher de chá de farinha de gengibre, 1 pitada de canela em pó e raspas de limão;
·         Tapioca: adicione 1 colher de café de farinha de gengibre à farinha de tapioca e siga o preparo habitual.