terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Av2 - Ser Social - Pesquisa Social e Oficina de Formação

1)
Qual alternativa abaixo identifica as ações da segunda etapa da MP (Metodologia da Problematização) ?

Alternativas:
  • a)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema sem identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, independente dos critérios, somente os aspectos que não serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
  • b)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema e possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, com critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
    Alternativa assinalada
  • c)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema sem identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, com critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
  • d)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema e identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir pontos importantes da reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, com critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
  • e)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema sem identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, independente de critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
2)
A Metodologia da Problematização (MP) com o Arco de Maguerez é a nomenclatura dada por Berbel desde 1995 para denominar uma alternativa metodológica que procura problematizar a realidade, ou um recorte dela, com vistas à sua transformação, em algum grau. O Arco de Maguerez, utilizado na Metodologia da Problematização, é constituído de cinco etapas. Escolha entre as alternativas abaixo qual a que representa corretamente essas etapas. 

Alternativas:
  • a)
    Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização; Certeza de Solução e Aplicação à Realidade.
  • b)
    Observação da Teoria; Pontos-Chave, Analise; Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade.
  • c)
    Observação da Teoria; Pontos-Chave, Hipóteses de Solução, Cientificidade, e Aplicação à Realidade
  • d)
    Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização; Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade
    Alternativa assinalada
  • e)
    Observação da Teoria; Pontos-Chave, Teorização, Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade.
3)
A MP (Metodologia da problematização) prevê 5 etapas de desenvolvimento. Os processos da terceira, quarta e quinta etapas podem ser identificados, respectivamente como:

Alternativas:
  • a)
    Hipóteses de Solução, Teorização, Aplicação à Realidade.
  • b)
    Aplicação à Realidade, Hipóteses de Solução, Teorização.
  • c)
    Hipóteses de Análise, Teorização, Aplicação à Realidade.
  • d)
    Teorização, Hipóteses de Análise, Aplicação à Realidade.
  • e)
    Teorização, Hipóteses de Solução, Aplicação à Realidade.
    Alternativa assinalada
4)
Considere V para verdadeiro e F para falso para cada afirmativa abaixo e após relacione qual das alternativas corresponde a resposta correta:
I – A primeira etapa da MP se caracteriza pela observação da realidade e definição do problema. É nesse momento que o sujeito que utiliza essa metodologia inicia um olhar crítico sobre o foco da realidade escolhida.
II – A segunda etapa da MP é a definição dos pontos-chave, que consiste em dois momentos principais, refletir sobre os possíveis fatores associados e possíveis determinantes maiores.
III – Após refletir e redigir os possíveis fatores associados e os maiores determinantes do problema, o momento seguinte da segunda etapa da MP é a definição dos pontos-chave, que na verdade não serão os pontos de estudo, mas justamente o inverso.
IV – A partir dos saberes existenciais atuais o indivíduo percebe que não é possível realizar uma leitura criteriosa a partir de uma simples observação, sendo necessário apropriar-se de técnicas e instrumentos de caráter cientifico. 

Alternativas:
  • a)
    I – V; II – V; III – F; IV – V
    Alternativa assinalada
  • b)
    I – V; II – V; III – V; IV – V
  • c)
    I – V; II – V; III – V; IV – F
  • d)
    I – V; II – F; III – V; IV – V
  • e)
    I – F; II – V; III – V; IV – V
5)
O Arco de Maguerez indica um movimento que parte da realidade, percorre as etapas do Arco e retorna a ela com um novo olhar e com uma proposta de intervenção que busca transformá-la em algum grau. Tal caminho percorrido provoca um "novo" Arco que, por sua vez, ocasionará outro, e assim por diante. Quais afirmativas abaixo podem ser consideradas corretas na comparação com a dialética?
I – Se a realidade é um movimento constante e dialético, o método do materialismo histórico e o conceito de liberdade de pensamento como um de seus desdobramentos teórico-metodológicos está para a MP (Metodologia da Problematização) como uma opção para leitura da realidade.
II – Se a realidade é um movimento constante e dialético, o método do materialismo histórico e o conceito de práxis como um de seus desdobramentos teórico-metodológicos está para a MP (Metodologia da Problematização) como uma opção para leitura da realidade.
III – O processo de ação/reflexão do recorte da realidade, parte do concreto para o abstrato e retorna ao concreto, caracterizando a MP (Metodologia da Problematização).
IV – O processo de ação independente da reflexão, do recorte da realidade, parte do concreto para o abstrato e retorna ao concreto mas sem alteração, caracterizando a MP (Metodologia da Problematização).

Alternativas:
  • a)
    Apenas IV está correta
  • b)
    Apenas I está correta
  • c)
    II e III estão corretas
    Alternativa assinalada
  • d)
    Apenas III está correta
  • e)
    I e III estão corretas

Av1 - Ser Social - Pesquisa Social e Oficina de Formação

1)
Observando as afirmativas abaixo assinale a alternativa que corresponde as afirmativas corretas
I - Os cientistas sociais, que pesquisam os significados das ações sociais de outros indivíduos e deles próprios, são sujeitos e objeto de suas pesquisas.
II – A visão positivista de objetividade e de separação radical entre sujeito e objeto da pesquisa, é natural que cientistas sociais se interessem por pesquisar aquilo que valorizam.
III – Os cientistas sociais, que pesquisam os significados das ações sociais de outros indivíduos e deles próprios, são sujeitos mas não objetos de suas pesquisas.
IV – Os cientistas sociais buscam compreender os valores, crenças, motivações e sentimentos humanos, compreensão que só pode ocorrer se ação é colocada dentro de um contexto significado.

Alternativas:
  • a)
    I, II e III estão corretas.
  • b)
    I, III e IV estão corretas.
  • c)
    II, III e IV estão corretas.
  • d)
    Somente a III está correta.
  • e)
    I, II e IV estão corretas.
    Alternativa assinalada
2)
Existe uma discussão que se dá na disputa por definir se pesquisa qualitativa tem maior validade científica ou a pesquisa quantitativa, no entanto, de acordo com o material da web é possível verificar que "nenhuma das pesquisas é mais ou menos ____________ que a outra..." (Minayo e Sanches, 1993, p.247) Complete a lacuna com a expressão abaixo que corretamente completa a sentença.

Alternativas:
  • a)
    Importante.
  • b)
    Científica
    Alternativa assinalada
  • c)
    Relevante
  • d)
    Questionadora
  • e)
    Verdadeira
3)
A concretização de um projeto de pesquisa passa por etapas das mais diversas, e torna-se uma construção a partir de referenciais teórico-metodológicos ao longo do percurso acadêmico. Somos impelidos a refletir e dialogar com nossas concepções socialmente construídas, e travamos um verdadeiro combate com nossas "certezas e dúvidas" presentes em nosso mundo interior. Considerando que toda pesquisa prevê motivações à sua realização. Quais das alternativas abaixo corresponde a motivações possíveis à pesquisa em Serviço Social?

Alternativas:
  • a)
    Transformação social da realidade para além de sua descrição.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Trabalhar a realidade em si.
  • c)
    Colaborar a partir de uma visão completa e total da realidade.
  • d)
    Descrição da realidade social.
  • e)
    Mediação da realidade sem intenção de transformação.
4)
De acordo com Goldenberg, existem dois principais conceitos que diferenciam o método da ciências naturais, que busca as generalizações e a descoberta de regularidade, do das ciências sociais que visa a compreensão interpretativa das experiências dos indivíduos dentro do contexto em que foram vivenciadas. Assim pode-se afirmar que: 

Alternativas:
  • a)
    Para as ciências sociais, cabe o estudo de casos particulares e a formulação de leis generalizantes como nas ciência físicas e matemáticas.
  • b)
    Para as ciências sociais, não compete o estudo de casos particulares e sim a formulação de leis generalizantes como nas ciências físicas e matemáticas.
  • c)
    Para as ciências sociais, cabe o estudo de questões gerais e a formulação de leis generalizantes assim como nas ciências físicas e matemáticas.
  • d)
    Para as ciências sociais, cabe o estudo de casos particulares e não a formulação de leis generalizantes como nas ciências físicas e matemáticas.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Para as ciências sociais, cabe o estudo de casos particulares e não formulação de leis específicas como nas ciências físicas e matemáticas.
5)
A metodologia da pesquisa científica nas ciências humanas e sociais segundo Demo se estabelece por três principais aspectos. Dentre as afirmativas abaixo quais podem representar esses aspectos?
I – Os grandes cientistas, reconhecidos por sua produtividade e criatividade no campo teórico e até da prática, não se preocuparam com a questão do método.
II – A exigência acadêmica de professores e pesquisadores quanto o domínio e correto uso da metodologia científica dos alunos/pesquisadores.
III – A questão do método é sem dúvida, um crivo central na definição do que é ou não ciência.

Alternativas:
  • a)
    Apenas II está correta
  • b)
    Apenas I está correta
  • c)
    II e III estão corretas
    Alternativa assinalada
  • d)
    Apenas III está correta
  • e)
    I e III estão corretas

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Av 2 - Pedagogia - Licenciatura - Seminário Interdisciplinar I

1)De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal". Nesse sentido, é incorreto afirmar que:
Alternativas:
  • a)
    Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil.
  • b)
    O objetivo da educação das crianças de 0 a 5 anos consiste na promoção da autonomia 
  • c)
    A autonomia pode ser uma referência nas tarefas de cuidar, educar e acolher.
  • d)
    A criança autônoma possui a capacidade de seguir suas próprias orientações na execução de uma tarefa. 
  • e)
    Autonomia é a possibilidade de decidir e saber por que realizar determinada ação. 
2)A fase em que a criança apresenta ausência total de regras denomina-se: 
Alternativas:
  • a)
    Autonomia
  • b)
    Anomia
  • c)
    Sincretismo subjetivo
  • d)
    Heteronomia
  • e)
    Sistema simbólico
3)Sobre a autonomia e a educação de crianças de 0 a 3 anos é incorreto afirmar que:
Alternativas:
  • a)
    Explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. 
  • b)
    O objetivo é que as crianças se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias. 
  • c)
    É desejável que os bebês ganhem independência progressiva para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem, quanto para o cuidado com a higiene e a alimentação. 
  • d)
    O caminho privilegiado para conseguir esse desenvolvimento são as atividades de interação, que possibilitam a criação de vínculos afetivos e o aprendizado das regras para a vida em sociedade.
  • e)
    A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia. 
4)Piaget (1999) indica-nos três conceitos fundamentais para a construção da moralidade infantil, são eles: 
Alternativas:
  • a)
    anomia, heteronomia e sistema simbólico.
  • b)
    Sincretismo subjetivo, heteronomia e autonomia.
  • c)
    anomia, heteronomia e autonomia.
  • d)
    interacionismo, heteronomia e autonomia.
  • e)
    anomia, heteronomia e dependência.
5)A roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar seus pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas torna-se uma atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa. Seu trabalho requer, exceto:

Alternativas:
  • a)
    Intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante. 
  • b)
    É importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador e participante, atribuindo sentido as mesmas. 
  • c)
    O professor deve ter um real interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo desde as mais simples enunciações. 
  • d)
    A Roda da Conversa deve ser muito demorada e a criança deve exercer uma liderança sutil.
  • e)
    Por meio da roda de conversa as crianças contam suas atividades cotidianas de sua casa, dividem seus sentimentos, elaboram regras e tomam decisões que afetam suas vidas nas salas de aula, entre outros objetivos. 

Av 2 - Pedagogia - Licenciatura - Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico

1)Em relação a chegada da idade moderna, pode-se dizer que esta se apresenta como uma revolução em muitos campos. Qual das alternativas abaixo está INCORRETA? 

Alternativas:
  • a)
    Político, afinal as relações de poder se alternam e se modificam nessa época da nossa história e o ponto central dessa revolução foi o nascimento do estado Moderno, que é um Estado centralizado, controlado pelo rei em todas as suas funções. O Estado Absolutista
  • b)
    Econômico, pois desaparece o sistema econômico baseado na agricultura e nasce o capitalismo, uma economia de intercambio baseada na mercadoria e no dinheiro
  • c)
    Geográfica, afinal o mar mediterrâneo deixa de ser o centro do mundo para ser substituído pelo oceano atlântico, o grande oceano das navegações.
  • d)
    Intelectual porque abandona conceitos e verdades trazidos da idade média e até da antiguidade e renova-os substancialmente
  • e)
    Social, pois promove a formação e afirmação de uma nova classe: a burguesia, que nasce nos centros urbanos e promove um novo processo econômico – o capitalismo – assim como determina uma nova concepção de mundo e novas relações de poder.
2)Na Modernidade a pedagogia e a educação vão sofrer grandes renovações. Por que isso acontece?

Alternativas:
  • a)
    Porque a formação do homem vai acompanhar novos caminhos sociais, o que significa dizer, que será necessário mudar-se os fins da educação. Este novo homem será formado para ser ativo e produtivo na sociedade e não mais para ser um bom cristão. Mudam-se também os meios educativos e a escola se torna um elemento central para o desenvolvimento da sociedade moderna. 
  • b)
    Porque com a criação das universidades e a organização dos colégios, tanto a pedagogia como ciência, como a educação dela resultante, vão passar por transformações de ordem conceituais para que esta educação esteja apta a promover no individuo o autocontrole e a autodisciplina tão necessários na nova sociedade. 
  • c)
    Para que os novos modelos educacionais promovam a competição entre os alunos e a premiação pública como incentivos à aprendizagem e ao estabelecimento de relações civilizadas entre mestres e alunos.
  • d)
    Nenhuma das anteriores.
  • e)
    Porque era necessário alterar a dinâmica do sistema de ensino então vigente.
3)Diz-se que uma unanimidade em torno de propostas educacionais na idade moderna era impossível, sobretudo pela diversidade social que se constituiu nesse período. Contudo, pode-se identificar algumas predominâncias. Quais foram elas?
Alternativas:
  • a)
    A crise nas universidades, os colégios e a pedagogia humanista.
  • b)
    Os colégios protestantes e o humanismo.
  • c)
    A ampliação dos currículos.
  • d)
    Os colégios jesuítas e os colégios protestantes, a pedagogia humanista, a crise nas universidades e os poucos empreendimentos em favor da educação dos pobres.
  • e)
    A e D estão corretas.
4)Quais foram os principais agentes da educação na época colonial e por quê?

Alternativas:
  • a)
    Os franciscanos, afinal foram eles a rezar a primeira missa no Brasil.
  • b)
    Os jesuítas. A associação entre a colonização portuguesa e as iniciativas missionárias da Igreja, serviu tanto aos interesses econômicos e políticos de Portugal quanto as estratégias do Vaticano para impedir a propagação do protestantismo no novo mundo. Os jesuítas foram o mais importante grupo religioso na manutenção dos princípios da reação católica ao protestantismo e isso, evidentemente incluía a educação.
  • c)
    As irmandades, pois além de ensinarem uma profissão, muitas vezes também eram centros de educação e cultura. 
  • d)
    As famílias, como células da sociedade e detentoras do direito natural sobre a criança.
  • e)
    As escolas isoladas.
5)A necessidade de consolidar e tornar obrigatório o ensino elementar, ainda no império, evidencia que relações historicamente construídas?


Alternativas:
  • a)
    As relações entre os processos de estruturação do Estado e a educação escolar. 
  • b)
    Evidencia a relevância da escola como elemento principal na construção do Estado, assim como aconteceu na Europa.
  • c)
    Todas as alternativas estão corretas
  • d)
    O estabelecimento de normas e regulamentos deixa claro o caráter compulsório da alfabetização e suas relações com a construção do Estado Nação.
  • e)
    A partir da presença estatal, a proliferação de debates sobre a validade ou não de se escolarizar crianças, negros, índios, mulheres, quando se procurava afirmar a necessidade da escola como agente civilizadora.

Av 1 - Pedagogia - Licenciatura - Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico

1) O segundo grande momento do pensamento filosófico foi o socrático. Movimento liderado por Sócrates que mudou o eixo da filosofia – inaugurando a ética- e mudando o espaço de sua discussão. O pensamento deixou o interior dos palácios e ganhou a praça púbica, a ÁGORA. Criticando os sofistas e atraindo a admiração dos jovens, Sócrates provocou também o desafeto de outros que o combatem por considerá-lo um perigo para as tradições da pólis e uma má influência para a juventude. Admirado e criticado, Sócrates foi figura controversa e causou problemas à sociedade da época..

Assinale a alternativa que representa a postura filosófica de Sócrates.

Alternativas:
  • a)
    Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas
  • b)
    Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos
  • c)
    Porque passa a questionar somente a religião da época.
  • d)
    Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas.
  • e)
    Porque passa a questionar o agir do  homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza
2)Sócrates representou um divisor de águas no pensamento ocidental porque passou a investigar temas sobre o agir humano. Antes, os primeiros investigadores ou primeiros filósofos, ou, os pré-socráticos se ocupavam com outros aspectos relacionados à realidade. Ou seja, eles pesquisavam sobre os fenômenos da natureza ( origem do universo, chuva, sol, etc..), o mundo físico.

Assinale a alternativa correta que representa o tema central da investigação dos primeiros filósofos.
Alternativas:
  • a)
    Os primeiros filósofos, conhecidos também, como pré-socráticos investigavam a veracidade dos mitos.
  • b)
    Os primeiros filósofos investigavam a physis, o mundo físico.
  • c)
    Antes de Sócrates não havia pensamento filosófico considerável
  • d)
    ser é conhecido pelos sentidos;
  • e)
    nada sabemos sobre o ser.
3)Na busca pela verdade, Sócrates elaborou um método conhecido como MAÊUTICA que se divide em duas partes: ironia e a maiêutica. A ironia tem um duplo aspecto: a refutação e a maiêutica( que se repete aqui). A primeira significa não responder à pergunta formulada, mas retomar a resposta do interlocutor e demonstrar as contradições nela contidas. A função da refutação é a libertação do espírito preparando-o para encontrar a solução. Esse foi o método utilizado por Sócrates para ensinar porque ele considerava o ensino como uma missão da qual ele não podia fugir. 
Como se constituía esse método?

Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
  • a)
    Sócrates busca, através das perguntas, destruir o saber constituído para reconstruí-lo na busca da definição do conceito.
  • b)
    O método socrático ou a maiêutica consistia em decorar todos os ensinamentos de Sócrates.
  • c)
    Sócrates quer sobrepor-se aos seus adversários mostrando que só ele detém um grande conhecimento.
  • d)
    Não é intenção de Sócrates discutir suas teorias e sim aceitar as opiniões dos seus interlocutores;
  • e)
    Sócrates reconhece sua incapacidade de argumentar e apresenta respostas prontas que ele aprendeu nas suas "conversas";
4)Antes de Sócrates, o mundo grego conheceu os filósofos naturalistas ou pré-socráticos. Dentre eles podemos destacar Heráclito. Para ele, a realidade se constitui pelas mudanças porque nada é eterno ou fixo. Dele temos o fragmento registrado: ‘Ninguém se banha no mesmo rio duas vezes. O rio não é o mesmo e o homem também não’.
Assinale a resposta correta que representa o pensamento de Heráclito.
Alternativas:
  • a)
    Para Heráclito não se deve entrar no mesmo rio, duas vezes.
  • b)
    Para Heráclito tudo deveria permanecer, no mesmo modo. A verdade está na permanência
  • c)
    Para Heráclito, o mundo se constitui dos contrários e de movimento.
  • d)
    Heráclito era extremamente sistemático e por isso não gostava de ir duas vezes ao mesmo lugar.
  • e)
    Heráclito foi um poeta e gostava de criar frases de efeito
5)Filha dos gregos, a Filosofia tem data e local de nascimento específicos e também um “pai”, considerado o primeiro filósofo datado historicamente: Tales. Mileto, a cidade de Tales, ficava na Jônia, atual Turquia, uma das colônias micênicas desenvolvidas após a invasão dos dóricos. É exatamente aí, portanto, na Jônia, no século VI a. C. que surgiu a primeira proposta filosófica. 

Como ficou conhecida a primeira forma de conhecimento filosófico?

Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
  • a)
    Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas
  • b)
    Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos
  • c)
    Porque passa a questionar somente a religião da época.
  • d)
    Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas.
  • e)
    Porque passa a questionar o agir do  homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza