sábado, 24 de fevereiro de 2018

Av 1 - Libras: Aspectos Linguístico - Estruturas Gramaticais

1)
Sabemos que verbos são representados por palavras que indicam uma ação ou acontecimento que se passa em um determinado tempo. Assim, podemos afirmar que em LIBRAS os verbos:

Alternativas:
  • a)
    São flexionados, assim como na língua portuguesa
  • b)
    Possuem afixos que indicam sua variabilidade
  • c)
    Não se flexionam e são indicados separadamente por outros elementos
    Alternativa assinalada
  • d)
    Variam em pessoa, modo e tempo através das flexões verbais
  • e)
    Não expressam um acontecimento representado no tempo
2)
Para traduzirmos uma determinada frase doa Língua Portuguesa para a LIBRAS, precisamos estar atentos às diferenças gramaticais existentes entre a língua de partida e a língua de chegada. Assim, uma das questões a serem observadas diz respeito ao uso de verbos, que diferentemente do português, em LIBRAS é caracterizado por:

Alternativas:
  • a)
    Flexão verbal a partir da conjugação em tempo, modo e pessoa
  • b)
    Uso de afixos que indicam a sua variabilidade de tempo e pessoa
  • c)
    Uso equivalente ao da língua portuguesa, sem variação gramatical
  • d)
    Construção de frases sem o uso de elementos verbais
  • e)
    Inflexão verbal, uso de advérbios de tempo e pronomes pessoais
    Alternativa assinalada
3)
Os verbos em LIBRAS podem ser classificados de diferentes formas, sendo estas:

Alternativas:
  • a)
    Sem e com concordância, espaciais e de negação
    Alternativa assinalada
  • b)
    Sem concordância, visuais e de negação
  • c)
    Espaciais, não espaciais e de afirmação
  • d)
    Sem e com concordância, visuais e de afirmação
  • e)
    Com concordância, de afirmação e negação
4)
Ao construirmos uma frase em LIBRAS podemos utilizar de categorias verbais diferentes. Analise a frase abaixo e indique a classificação adequada para o verbo destacado: "EU AVISAR VOCÊ SOBRE A PROVA"

Alternativas:
  • a)
    Sem concordância
  • b)
    Espacial
  • c)
    Visual
  • d)
    Com concordância
    Alternativa assinalada
  • e)
    De negação
5)
Em relação aos verbos classificados em LIBRAS como verbos com concordância podemos afirmar:
I.Possuem movimentos direcionais que permitem identificar sujeito e objeto
II.Sempre usam pronome pessoal para identificar sujeito e objeto
III.Não se flexionam em relação à pessoa, número e aspecto usam afixos
IV.Se flexionam em pessoa, número e aspecto sem incorporar afixos locativos
São corretas as afirmações:

Alternativas:
  • a)
    I, II e IV
  • b)
    I e IV
    Alternativa assinalada
  • c)
    II e III
  • d)
    I, II e III
  • e)
    I, III e IV

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Av2 - Ser Social - Pesquisa Social e Oficina de Formação

1)
Qual alternativa abaixo identifica as ações da segunda etapa da MP (Metodologia da Problematização) ?

Alternativas:
  • a)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema sem identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, independente dos critérios, somente os aspectos que não serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
  • b)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema e possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, com critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
    Alternativa assinalada
  • c)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema sem identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, com critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
  • d)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema e identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir pontos importantes da reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, com critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
  • e)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema sem identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, independente de critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
2)
A Metodologia da Problematização (MP) com o Arco de Maguerez é a nomenclatura dada por Berbel desde 1995 para denominar uma alternativa metodológica que procura problematizar a realidade, ou um recorte dela, com vistas à sua transformação, em algum grau. O Arco de Maguerez, utilizado na Metodologia da Problematização, é constituído de cinco etapas. Escolha entre as alternativas abaixo qual a que representa corretamente essas etapas. 

Alternativas:
  • a)
    Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização; Certeza de Solução e Aplicação à Realidade.
  • b)
    Observação da Teoria; Pontos-Chave, Analise; Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade.
  • c)
    Observação da Teoria; Pontos-Chave, Hipóteses de Solução, Cientificidade, e Aplicação à Realidade
  • d)
    Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização; Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade
    Alternativa assinalada
  • e)
    Observação da Teoria; Pontos-Chave, Teorização, Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade.
3)
A MP (Metodologia da problematização) prevê 5 etapas de desenvolvimento. Os processos da terceira, quarta e quinta etapas podem ser identificados, respectivamente como:

Alternativas:
  • a)
    Hipóteses de Solução, Teorização, Aplicação à Realidade.
  • b)
    Aplicação à Realidade, Hipóteses de Solução, Teorização.
  • c)
    Hipóteses de Análise, Teorização, Aplicação à Realidade.
  • d)
    Teorização, Hipóteses de Análise, Aplicação à Realidade.
  • e)
    Teorização, Hipóteses de Solução, Aplicação à Realidade.
    Alternativa assinalada
4)
Considere V para verdadeiro e F para falso para cada afirmativa abaixo e após relacione qual das alternativas corresponde a resposta correta:
I – A primeira etapa da MP se caracteriza pela observação da realidade e definição do problema. É nesse momento que o sujeito que utiliza essa metodologia inicia um olhar crítico sobre o foco da realidade escolhida.
II – A segunda etapa da MP é a definição dos pontos-chave, que consiste em dois momentos principais, refletir sobre os possíveis fatores associados e possíveis determinantes maiores.
III – Após refletir e redigir os possíveis fatores associados e os maiores determinantes do problema, o momento seguinte da segunda etapa da MP é a definição dos pontos-chave, que na verdade não serão os pontos de estudo, mas justamente o inverso.
IV – A partir dos saberes existenciais atuais o indivíduo percebe que não é possível realizar uma leitura criteriosa a partir de uma simples observação, sendo necessário apropriar-se de técnicas e instrumentos de caráter cientifico. 

Alternativas:
  • a)
    I – V; II – V; III – F; IV – V
    Alternativa assinalada
  • b)
    I – V; II – V; III – V; IV – V
  • c)
    I – V; II – V; III – V; IV – F
  • d)
    I – V; II – F; III – V; IV – V
  • e)
    I – F; II – V; III – V; IV – V
5)
O Arco de Maguerez indica um movimento que parte da realidade, percorre as etapas do Arco e retorna a ela com um novo olhar e com uma proposta de intervenção que busca transformá-la em algum grau. Tal caminho percorrido provoca um "novo" Arco que, por sua vez, ocasionará outro, e assim por diante. Quais afirmativas abaixo podem ser consideradas corretas na comparação com a dialética?
I – Se a realidade é um movimento constante e dialético, o método do materialismo histórico e o conceito de liberdade de pensamento como um de seus desdobramentos teórico-metodológicos está para a MP (Metodologia da Problematização) como uma opção para leitura da realidade.
II – Se a realidade é um movimento constante e dialético, o método do materialismo histórico e o conceito de práxis como um de seus desdobramentos teórico-metodológicos está para a MP (Metodologia da Problematização) como uma opção para leitura da realidade.
III – O processo de ação/reflexão do recorte da realidade, parte do concreto para o abstrato e retorna ao concreto, caracterizando a MP (Metodologia da Problematização).
IV – O processo de ação independente da reflexão, do recorte da realidade, parte do concreto para o abstrato e retorna ao concreto mas sem alteração, caracterizando a MP (Metodologia da Problematização).

Alternativas:
  • a)
    Apenas IV está correta
  • b)
    Apenas I está correta
  • c)
    II e III estão corretas
    Alternativa assinalada
  • d)
    Apenas III está correta
  • e)
    I e III estão corretas

Av1 - Ser Social - Pesquisa Social e Oficina de Formação

1)
Observando as afirmativas abaixo assinale a alternativa que corresponde as afirmativas corretas
I - Os cientistas sociais, que pesquisam os significados das ações sociais de outros indivíduos e deles próprios, são sujeitos e objeto de suas pesquisas.
II – A visão positivista de objetividade e de separação radical entre sujeito e objeto da pesquisa, é natural que cientistas sociais se interessem por pesquisar aquilo que valorizam.
III – Os cientistas sociais, que pesquisam os significados das ações sociais de outros indivíduos e deles próprios, são sujeitos mas não objetos de suas pesquisas.
IV – Os cientistas sociais buscam compreender os valores, crenças, motivações e sentimentos humanos, compreensão que só pode ocorrer se ação é colocada dentro de um contexto significado.

Alternativas:
  • a)
    I, II e III estão corretas.
  • b)
    I, III e IV estão corretas.
  • c)
    II, III e IV estão corretas.
  • d)
    Somente a III está correta.
  • e)
    I, II e IV estão corretas.
    Alternativa assinalada
2)
Existe uma discussão que se dá na disputa por definir se pesquisa qualitativa tem maior validade científica ou a pesquisa quantitativa, no entanto, de acordo com o material da web é possível verificar que "nenhuma das pesquisas é mais ou menos ____________ que a outra..." (Minayo e Sanches, 1993, p.247) Complete a lacuna com a expressão abaixo que corretamente completa a sentença.

Alternativas:
  • a)
    Importante.
  • b)
    Científica
    Alternativa assinalada
  • c)
    Relevante
  • d)
    Questionadora
  • e)
    Verdadeira
3)
A concretização de um projeto de pesquisa passa por etapas das mais diversas, e torna-se uma construção a partir de referenciais teórico-metodológicos ao longo do percurso acadêmico. Somos impelidos a refletir e dialogar com nossas concepções socialmente construídas, e travamos um verdadeiro combate com nossas "certezas e dúvidas" presentes em nosso mundo interior. Considerando que toda pesquisa prevê motivações à sua realização. Quais das alternativas abaixo corresponde a motivações possíveis à pesquisa em Serviço Social?

Alternativas:
  • a)
    Transformação social da realidade para além de sua descrição.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Trabalhar a realidade em si.
  • c)
    Colaborar a partir de uma visão completa e total da realidade.
  • d)
    Descrição da realidade social.
  • e)
    Mediação da realidade sem intenção de transformação.
4)
De acordo com Goldenberg, existem dois principais conceitos que diferenciam o método da ciências naturais, que busca as generalizações e a descoberta de regularidade, do das ciências sociais que visa a compreensão interpretativa das experiências dos indivíduos dentro do contexto em que foram vivenciadas. Assim pode-se afirmar que: 

Alternativas:
  • a)
    Para as ciências sociais, cabe o estudo de casos particulares e a formulação de leis generalizantes como nas ciência físicas e matemáticas.
  • b)
    Para as ciências sociais, não compete o estudo de casos particulares e sim a formulação de leis generalizantes como nas ciências físicas e matemáticas.
  • c)
    Para as ciências sociais, cabe o estudo de questões gerais e a formulação de leis generalizantes assim como nas ciências físicas e matemáticas.
  • d)
    Para as ciências sociais, cabe o estudo de casos particulares e não a formulação de leis generalizantes como nas ciências físicas e matemáticas.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Para as ciências sociais, cabe o estudo de casos particulares e não formulação de leis específicas como nas ciências físicas e matemáticas.
5)
A metodologia da pesquisa científica nas ciências humanas e sociais segundo Demo se estabelece por três principais aspectos. Dentre as afirmativas abaixo quais podem representar esses aspectos?
I – Os grandes cientistas, reconhecidos por sua produtividade e criatividade no campo teórico e até da prática, não se preocuparam com a questão do método.
II – A exigência acadêmica de professores e pesquisadores quanto o domínio e correto uso da metodologia científica dos alunos/pesquisadores.
III – A questão do método é sem dúvida, um crivo central na definição do que é ou não ciência.

Alternativas:
  • a)
    Apenas II está correta
  • b)
    Apenas I está correta
  • c)
    II e III estão corretas
    Alternativa assinalada
  • d)
    Apenas III está correta
  • e)
    I e III estão corretas

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Av 2 - Pedagogia - Licenciatura - Seminário Interdisciplinar I

1)De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal". Nesse sentido, é incorreto afirmar que:
Alternativas:
  • a)
    Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil.
  • b)
    O objetivo da educação das crianças de 0 a 5 anos consiste na promoção da autonomia 
  • c)
    A autonomia pode ser uma referência nas tarefas de cuidar, educar e acolher.
  • d)
    A criança autônoma possui a capacidade de seguir suas próprias orientações na execução de uma tarefa. 
  • e)
    Autonomia é a possibilidade de decidir e saber por que realizar determinada ação. 
2)A fase em que a criança apresenta ausência total de regras denomina-se: 
Alternativas:
  • a)
    Autonomia
  • b)
    Anomia
  • c)
    Sincretismo subjetivo
  • d)
    Heteronomia
  • e)
    Sistema simbólico
3)Sobre a autonomia e a educação de crianças de 0 a 3 anos é incorreto afirmar que:
Alternativas:
  • a)
    Explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. 
  • b)
    O objetivo é que as crianças se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias. 
  • c)
    É desejável que os bebês ganhem independência progressiva para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem, quanto para o cuidado com a higiene e a alimentação. 
  • d)
    O caminho privilegiado para conseguir esse desenvolvimento são as atividades de interação, que possibilitam a criação de vínculos afetivos e o aprendizado das regras para a vida em sociedade.
  • e)
    A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia. 
4)Piaget (1999) indica-nos três conceitos fundamentais para a construção da moralidade infantil, são eles: 
Alternativas:
  • a)
    anomia, heteronomia e sistema simbólico.
  • b)
    Sincretismo subjetivo, heteronomia e autonomia.
  • c)
    anomia, heteronomia e autonomia.
  • d)
    interacionismo, heteronomia e autonomia.
  • e)
    anomia, heteronomia e dependência.
5)A roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar seus pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas torna-se uma atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa. Seu trabalho requer, exceto:

Alternativas:
  • a)
    Intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante. 
  • b)
    É importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador e participante, atribuindo sentido as mesmas. 
  • c)
    O professor deve ter um real interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo desde as mais simples enunciações. 
  • d)
    A Roda da Conversa deve ser muito demorada e a criança deve exercer uma liderança sutil.
  • e)
    Por meio da roda de conversa as crianças contam suas atividades cotidianas de sua casa, dividem seus sentimentos, elaboram regras e tomam decisões que afetam suas vidas nas salas de aula, entre outros objetivos. 

Av 2 - Pedagogia - Licenciatura - Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico

1)Em relação a chegada da idade moderna, pode-se dizer que esta se apresenta como uma revolução em muitos campos. Qual das alternativas abaixo está INCORRETA? 

Alternativas:
  • a)
    Político, afinal as relações de poder se alternam e se modificam nessa época da nossa história e o ponto central dessa revolução foi o nascimento do estado Moderno, que é um Estado centralizado, controlado pelo rei em todas as suas funções. O Estado Absolutista
  • b)
    Econômico, pois desaparece o sistema econômico baseado na agricultura e nasce o capitalismo, uma economia de intercambio baseada na mercadoria e no dinheiro
  • c)
    Geográfica, afinal o mar mediterrâneo deixa de ser o centro do mundo para ser substituído pelo oceano atlântico, o grande oceano das navegações.
  • d)
    Intelectual porque abandona conceitos e verdades trazidos da idade média e até da antiguidade e renova-os substancialmente
  • e)
    Social, pois promove a formação e afirmação de uma nova classe: a burguesia, que nasce nos centros urbanos e promove um novo processo econômico – o capitalismo – assim como determina uma nova concepção de mundo e novas relações de poder.
2)Na Modernidade a pedagogia e a educação vão sofrer grandes renovações. Por que isso acontece?

Alternativas:
  • a)
    Porque a formação do homem vai acompanhar novos caminhos sociais, o que significa dizer, que será necessário mudar-se os fins da educação. Este novo homem será formado para ser ativo e produtivo na sociedade e não mais para ser um bom cristão. Mudam-se também os meios educativos e a escola se torna um elemento central para o desenvolvimento da sociedade moderna. 
  • b)
    Porque com a criação das universidades e a organização dos colégios, tanto a pedagogia como ciência, como a educação dela resultante, vão passar por transformações de ordem conceituais para que esta educação esteja apta a promover no individuo o autocontrole e a autodisciplina tão necessários na nova sociedade. 
  • c)
    Para que os novos modelos educacionais promovam a competição entre os alunos e a premiação pública como incentivos à aprendizagem e ao estabelecimento de relações civilizadas entre mestres e alunos.
  • d)
    Nenhuma das anteriores.
  • e)
    Porque era necessário alterar a dinâmica do sistema de ensino então vigente.
3)Diz-se que uma unanimidade em torno de propostas educacionais na idade moderna era impossível, sobretudo pela diversidade social que se constituiu nesse período. Contudo, pode-se identificar algumas predominâncias. Quais foram elas?
Alternativas:
  • a)
    A crise nas universidades, os colégios e a pedagogia humanista.
  • b)
    Os colégios protestantes e o humanismo.
  • c)
    A ampliação dos currículos.
  • d)
    Os colégios jesuítas e os colégios protestantes, a pedagogia humanista, a crise nas universidades e os poucos empreendimentos em favor da educação dos pobres.
  • e)
    A e D estão corretas.
4)Quais foram os principais agentes da educação na época colonial e por quê?

Alternativas:
  • a)
    Os franciscanos, afinal foram eles a rezar a primeira missa no Brasil.
  • b)
    Os jesuítas. A associação entre a colonização portuguesa e as iniciativas missionárias da Igreja, serviu tanto aos interesses econômicos e políticos de Portugal quanto as estratégias do Vaticano para impedir a propagação do protestantismo no novo mundo. Os jesuítas foram o mais importante grupo religioso na manutenção dos princípios da reação católica ao protestantismo e isso, evidentemente incluía a educação.
  • c)
    As irmandades, pois além de ensinarem uma profissão, muitas vezes também eram centros de educação e cultura. 
  • d)
    As famílias, como células da sociedade e detentoras do direito natural sobre a criança.
  • e)
    As escolas isoladas.
5)A necessidade de consolidar e tornar obrigatório o ensino elementar, ainda no império, evidencia que relações historicamente construídas?


Alternativas:
  • a)
    As relações entre os processos de estruturação do Estado e a educação escolar. 
  • b)
    Evidencia a relevância da escola como elemento principal na construção do Estado, assim como aconteceu na Europa.
  • c)
    Todas as alternativas estão corretas
  • d)
    O estabelecimento de normas e regulamentos deixa claro o caráter compulsório da alfabetização e suas relações com a construção do Estado Nação.
  • e)
    A partir da presença estatal, a proliferação de debates sobre a validade ou não de se escolarizar crianças, negros, índios, mulheres, quando se procurava afirmar a necessidade da escola como agente civilizadora.