terça-feira, 29 de setembro de 2015

A ÁGUA

A Água

A água no planeta
Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido.
A água dos oceanos é salgada: contém muito cloreto de sódio, além de outros sais minerais.
Mas a água em estado líquido também aparece nos rios, nos lagos e nas represas, infiltrada nos espaços do solo e das rochas, nas nuvens e nos seres vivos. Nesses casos ela apresenta uma concentração de sais geralmente inferior a água do mar. É chamada de água doce e corresponde a apenas cerca de 2,6% do total de água do planeta.
Cerca de 1,8% da água doce do planeta é encontrado em estado sólido, formando grandes massas de gelo nas regiões próximas dos pólos e no topo de montanhas muito elevadas. As águas subterrâneas correspondem á 0,96% da água doce, o restante está disponível em rios e lagos.

Oceanos e mares - 97%
Geleiras inacessíveis - 2%
Rios, lagos e fontes subterrâneas - 1%

A presença de água nos seres vivos
Um dos fatores que possibilitaram o surgimento e a manutenção da vida na Terra é a existência da água. Ela é um dos principais componentes da biosfera e cobre a maior parte da superfície do planeta.
Na Biosfera, existem diversos ecossistemas, ou seja, diversos ambientes na Terra que são habitados por seres vivos das mais variadas formas e tamanhos. Às vezes, nos esquecemos que todos esses seres vivos têm em comum a água presente na sua composição. Veja alguns exemplos.
     
Água-viva                                           Melância

A água-viva chega a ter 95% de água na composição do seu corpo. A melancia e o pepino chegam a ter 96% de água na sua composição.
Portanto a água não está presente apenas nas plantas; ela também faz parte do corpo de muitos animais.
É fácil comprovar que o nosso corpo, por exemplo, contém água. Bebemos água várias vezes ao dia, ingerimos muitos alimentos que contém água e expelimos do nosso corpo vários tipos de líquidos que possuem água, por exemplo, suor, urina, lágrimas, etc.

O que é a água?
A água é uma das substâncias mais comuns em nosso planeta. Toda a matéria (ou a substância) na natureza é feita por partículas muito pequenas, invisíveis a olho nu, os átomos.
Cada tipo de átomo pertence a um determinado elemento químico. Os átomos de oxigênio, hidrogênio, carbono e cloro são alguns exemplos de elementos químicos que formam as mais diversas substâncias, como a água, o gás carbônico, etc.
Os grupos de átomos unidos entre si formam moléculas. Cada molécula de água, por exemplo, é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. A molécula de água é representada pela fórmula química H2O. Em cada 1 g de água há cerca de 30 000 000 000 000 000 000 000 (leia: "trinta sextilhões") de moléculas de água.

Representação da molécula de água com os dois átomos de hidrogânio e um de oxigênio. As cores são meramente ilustrativas e o tamanho não segue as proporções reais.

Estados físicos da matéria
Quando nos referimos à água, a ideia que nos vem de imediato à mente é a de um líquido fresco e incolor. Quando nos referimos ao ferro, imaginamos um sólido duro. Já o ar nos remete à ideia de matéria no estado gasoso.
Toda matéria que existe na natureza se apresenta em uma dessas formas - sólida, líquida ou gasosa. É o que chamamos de estados físicos da matéria.
No estado sólido, as moléculas de água estão bem "presas" umas às outras e se movem muito pouco: elas ficam "balançando", vibrando, mas sem se afastarem muito umas das outras. Não é fácil variar a forma e o volume de um objeto sólido, como a madeira de uma porta ou o plástico de que é feito uma caneta, por exemplo.
estado líquido é intermediário entre o sólido e o gasoso. Nele, as moléculas estão mais soltas e se movimentam mais que no estado sólido. Os corpos no estado líquido não mantém uma forma definida, mas adotam a forma do recipiente que os contém, pois as moléculas deslizam umas sobre as outras. Na superfície plana e horizontal, a matéria, quando em estado líquido, também se mantém na forma plana e horizontal.
No estado gasoso a matéria está muito expandida e, muitas vezes, não podemos percebê-la visualmente. Os corpos no estado gasoso não possuem volume nem forma próprios e também adotam a forma do recipiente que os contém. No estado gasoso, as moléculas se movem mais livremente que no estado líquido, estão muito mais distantes umas das outras que no estado sólido ou líquido, e se movimentam em todas as direções. Frequentemente há colisões entre elas, que se chocam também com a parede do recipiente em que estão. É como se fossem abelhas presas em uma caixa, e voando em todas as direções.


Em resumo: no estado sólido as moléculas de água vibram em posições fixas. No estado líquido, as moléculas vibram mais do que no estado sólido, mas dependente da temperatura do líquido (quanto mais quente, maior a vibração, até se desprenderem, passando para o estado gasoso, em um fenômeno conhecido como ebulição). Consequentemente, no estado gasoso (vapor) as moléculas vibram fortemente e de forma desordenada.
 Propriedades da água

A água é um solvente
No ambiente é muito difícil encontrar água pura, em razão da facilidade com que as outras substâncias se misturam a ela. Mesmo a água da chuva, por exemplo, ao cair, traz impurezas do ar nela dissolvidas.
Uma das importantes propriedades da água é a capacidade de dissolver outras substâncias. A água é considerada solvente universal, porque é muito abundante na Terra e é capaz de dissolver grande parte das substancias conhecidas.
Se percebermos na água cor, cheiro ou sabor, isso se deve a substâncias (líquidos, sólidos ou gases) nela presentes, dissolvidas ou não.
As substâncias que se dissolvem em outras (por exemplo: o sal) recebem a denominação de soluto. A substância que é capaz de dissolver outras, como a água, é chamada de solvente. A associação do soluto com o solvente é uma solução.
A propriedade que a água tem de atuar como solvente é fundamental para a vida. No sangue, por exemplo, várias substâncias - como sais minerais, vitaminas, açucares, entre outras - são transportadas dissolvidas na água.


Porcentagem de água em alguns órgãos do corpo humano.

Nas plantas, os sais minerais dissolvidos na água são levados das raízes às folhas, assim como o alimento da planta (açúcar) também é transportado dissolvido em água para todas as partes desse organismo.
No interior dos organismos vivos, ocorrem inúmeras reações químicas indispensáveis a vida, como as que acontecem na digestão. A maioria dessas reações químicas no organismo só acontece se as substâncias químicas estiverem dissolvidas em água.

A água como regulador térmico
A água tem a capacidade de absorver e conservar calor. Durante o dia, a água absorve parte do calor do Sol e o conserva até a noite. Quando o Sol está iluminando o outro lado do planeta, essa água já começa a devolver o calor absorvido ao ambiente.
Ela funciona, assim, como reguladora térmica. Por isso, em cidades próximas ao litoral, é pequena a diferença entre a temperatura durante o dia e à noite. Já em cidades distantes do litoral, essa diferença de temperatura é bem maior.
É essa propriedade da água que torna a sudorese (eliminação do suor) um mecanismo importante na manutenção da temperatura corporal de alguns animais.
Quando o dia está muito quente, suamos mais. Pela evaporação do suor eliminado, liberamos o calor excedente no corpo. Isso também ocorre quando corremos, dançamos ou praticamos outros exercícios físicos.
 Propriedades da água

Flutuar ou afundar?
Você já se perguntou por que alguns objetos afundam na água? Porque um prego afunda e um navio flutua na água? O que faz com que a água sustente alguns objetos, de forma que eles consigam flutuar nela?
Entender porque alguns objetos afundam na água enquanto outros flutuam é muito importante na construção de navios, submarinos etc. Se na água um prego afunda e um navio flutua, está claro que isso não tem nada a ver com o fato de o objeto ser leve ou pesado, já que um prego tem algumas gramas e um navio pesa toneladas.
Na água podemos erguer uma pessoa fazendo pouco esforço, enquanto fora da água não conseguiríamos nem movê-la do chão. Isso acontece porque a água empurra o corpo de uma pessoa para cima. A força que a água exerce nos corpos mergulhados de baixo para cima (como um "empurrão"), é denominadaempuxo.
A quantidade de água deslocada pelos corpos é um importante fator para a flutuação ou afundamento dos objetos. O prego, por ter pouco volume, desloca um mínimo de água quando mergulhado. Já o navio por ser muito volumoso, desloca uma grande quantidade de água. Então seu "peso" fica equilibrado pela força com que a água o "empurra", ou seja, pelo empuxo.

Quando o empuxo (E) é igual ao peso (P) o objeto flutua, porém quando o peso é maior que o empuxo o objeto afunda. O submarino quando quer afundar aumenta seu peso enchendo seus tanques de água do mar.

A água exerce pressão
Você já tentou segurar com o dedo o jato de água que sai de uma mangueira? O que aconteceu? A água impedida pelo dedo de fluir, exerce pressão e sai com mais força.
Todos os líquidos em geral exercem pressões. Uma maneira de demonstrar a pressão exercida por uma coluna de "líquido" é efetuar orifícios numa garrafa plástica de 2 litros (destas de refrigerante) e enchê-la de água.
  • A experiência ilustrada abaixo indica que a pressão exercida por um líquido aumenta com a profundidade, pois a vazão do primeiro furo é menor que a vazão dos outros dois. Pode-se verificar que quanto maior a profundidade ou altura de líquido, o filete de água atinge uma maior distância. Diz-se que a pressão é maior e depende da profundidade do orifício considerado.
 

Pressão e mergulho
Quando uma pessoa mergulha, pode sentir dor na parte interna da orelha. Você sabe por que isso acontece? Novamente, a explicação está relacionada à pressão que a água exerce.
Quando mergulhamos, à medida que nos deslocamos para o fundo, aumenta a altura da coluna líquida acima de nós. Quanto maior a altura dessa coluna, maior será a pressão exercida pelo líquido sobre nós. Por essa razão, nas profundezas dos oceanos a pressão da água é grande e o homem não consegue chegar até lá sem equipamentos de proteção contra a pressão.

Usinas Hidrelétricas
Os engenheiros levam em consideração esse comportamento da água quando planejam as usinas hidrelétricas.
Essas usinas aproveitam o potencial hidráulico existente num rio, utilizando desníveis naturais como quedas de água, ou artificiais, produzidos pelo desvio do curso original do rio.
Nelas, a força das águas represadas dos rios é utilizada para a produção de energia elétrica. Essas usinas são responsáveis por mais de 70% de toda a energia elétrica gerada no país e cerca de 20% da eletricidade mundial. Alem disso não é poluente, é renovável, e permite controlar a vazão dos rios através das barragens, minimizando os efeitos das enchentes.

Você sabe como funciona uma hidrelétrica?
Inicialmente represa-se uma grande quantidade de água em um imenso tanque, cuja base é bem mais larga que a parte de cima. As usinas são construídas abaixo do nível das represas, já que, quanto maior for a profundidade, maior será a pressão exercida pela água. Quando as comportas são abertas, a água sai sob grande pressão. Sob as comportas são colocadas as turbinas, grandes máquinas cuja parte principal é uma roda imensa. A queda da água faz com que as rodas girem, esse movimento gera energia elétrica que é distribuída para as cidades.

Quais são as desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica?
 
As desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica são:

- Desapropriação de terras produtivas pela inundação;
- impactos ambientais (fauna e flora) - perda de vegetação e da fauna terrestres;
- impactos sociais (realocação e desapropriação de moradores);
- interferência na migração dos peixes;
- alterações na fauna do rio; e
- perdas de heranças históricas e culturais, alterações em atividades econômicas e usos tradicionais da terra.

Quais são os impactos ambientais na construção de uma usina?
Para construir represas e usinas é preciso alagar uma área enorme para formar o lago, e muitas vezes mexer no caminho que o rio faz. O lago, também chamado de reservatório, é formado pelo represamento das águas do rio, através da construção de uma barragem. Essa alteração do meio ambiente atrapalha a vida dos bichos e das plantas da região, além de mudar radicalmente a paisagem, muitas vezes destruindo belezas naturais. Também saem prejudicadas as pessoas que moram por perto e têm que se mudar por causa da inundação.

Usina Hidroelétrica de Itaipu
 Propriedades da água

 
Tensão superficial

Uma outra característica da água no estado líquido é a tensão que ela representa em sua superfície. Isso acontece porque as moléculas da água se atraem, mantendo-se coesas (juntas), como se formassem uma finíssima membrana da superfície. Olhe a figura abaixo.




O princípio de Pascal
Pascal foi um cientista frânces que viveu de 1623 a 1662. Entre muitas colaborações para a ciência, formulou o seguinte princípio: "A pressão exercida sobre um líquido é transmitida integralmente para todos os pontos do líquido". Observe a figura a baixo:
Quando empurramos fortemente uma rolha para dentro de uma garrafa que contém líquido, essa pressão é transmitida integralmente ao líquido existente no recipiente. A pressão da água dentro da garrafa aumenta e empurra a outra rolha para fora.
O ciclo da água
A água no estado líquido ocupa os oceanos, lagos, rios, açudes etc. De modo contínuo e lentamente, à temperatura ambiente, acontece a evaporação, isto é, a água passa do estado líquido para o gasoso.
Quanto maior for a superfície de exposição da água (por exemplo, um oceano ou nas folhas de árvores de uma floresta), maior será o nível de evaporação. Quando o vapor de água entra em contato com as camadas mais frias da atmosfera, a água volta ao estado líquido, isto é, gotículas de água ou até minúsculos cristais de gelo se concentram formando nuvens.
O vapor de água, quando resfriado, pode também formar a neblina (nevoeiro), ou seja, aquela "nuvem" que se forma perto do solo.

Ao se formar nas nuvens um acúmulo de água muito grande, as gotas tornam-se cada vez maiores, e a água se precipita, isto é, começa a chover. Em regiões muito frias da atmosfera, a água passa do estado gasoso para o estado líquido e, rapidamente, para o sólido, formando a neve ou os granizos (pedacinhos de gelo).
A água da chuva e da neve derretida se infiltra no solo, formando ou renovando os lençóis freáticos. As águas subterrâneas emergem para a superfície da terra, formando as nascentes dos rios. Assim o nível de água dos lagos, açudes, rios etc. é mantido.
A água do solo é absorvida pelas raízes das plantas. Por meio da transpiração, as plantas eliminam água no estado de vapor para o ambiente, principalmente pelas folhas. E na cadeia alimentar, as plantas, pelos frutos, raízes, sementes e folhas, transferem água para os seus consumidores.
Além do que é ingerido pela alimentação, os animais obtêm água bebendo-a diretamente. Devolvem a água para o ambiente pela transpiração, pela respiração e pela eliminação de urina e fezes. Essa água evapora e retorna à atmosfera. No nosso planeta, o ciclo de água é permanente.

Ciclo da água
 A qualidade da água

A vida humana, assim como a de todos os seres vivos depende da água.
Mas a nossa dependência da água vai além das necessidades biológicas: precisamos dela para limpar as nossas casas, lavar as nossas roupas e o nosso corpo. E mais: para limpar máquinas e equipamentos, irrigar plantações, dissolver produtos químicos, criar novas substâncias, gerar energia.
É aí que está o perigo: a atividade humana muitas vezes comprometa a qualidade da água. Casas e indústrias podem despejar em rios e mares substâncias que prejudicam a nossa saúde. Por isso, escolher bem a água que bebemos e proteger rios, lagos e mares são cuidados essenciais à vida no planeta.
Água potável
A água potável é aquela popularmente chamada água pura. Para ser bebida por nós, a água deve serincolorinsípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). Ela deve estar livre de materiais tóxicos e microorganismos, como bactérias, protozoários etc., que são prejudiciais, mas deve conter sais mineraisem quantidade necessária à nossa saúde.
A água potável é encontrada em pequena quantidade no nosso planeta e não está disponível infinitamente. Por ser um recurso limitado, o seu consumo deve ser planejado.

Água destilada
A água potável deve ter certa quantidade de alguns sais minerais dissolvidos, que são importantes para a nossa saúde. A água sem qualquer outra substância dissolvida é chamada de água destilada. Veja como se consegue água destilada.
Para retirar sais minerais e outros produtos dissolvidos na água, utiliza-se um processo chamadodestilação. O produto dessa destilação, a água destilada, é usado em baterias de carros e na fabricação de remédios e outros produtos. Não serve para beber, já que não possui os sais minerais necessários ao nosso organismo.
Veja como funciona o aparelho que produz água destilada, o destilador:

Observe que a água ferve (1) com ajuda do (2) Bico de Bunsen (chama que aquece a água), transformando-se em vapor (3), e depois se condensa (4), voltando ao estado líquido. Os sais minerais não vaporizam, mas ficam dentro do vidro onde a água foi fervida (chamado balão de destilação).

Água mineral
A água do mar é salgada porque tem muito cloreto de sódio, que é o sal comum usado na cozinha. Justamente por ter tanto sal, não é potável. Se bebermos água do mar, o excesso de sal nos fará eliminar mais água na urina do que deveríamos, e começamos então a ficar desidratados.
 
Já a água doce, dos rios, lagos e fontes, tem menos sal que a água do mar e pode ser bebida - desde que esteja sem micróbios e produtos tóxicos ou que tenha sido tratada para eliminar essas impurezas.
A chamada água mineral é água que brota de fontes do subsolo. Ela costuma ter alguns sais minerais em quantidade um pouco maior que a água utilizada nas residências e, às vezes outros sais.
A água mineral é, em geral potável e pode ser bebida na fonte ou engarrafada - desde que a fonte esteja preservada da poluição e da contaminação ambiental e que o processo de engarrafamento seja feito com higiene.


O mar pode "morrer"?
Na Ásia, há o famoso mar Morto, que é um exemplo de que um mar pode "morrer". O mar "morre" e os lagos também quando o nível de salinidade, isto é, a concentração de sais da sua água, é tão alto que não permite que os peixes, a flora e outros seres vivam nele. Esse fenômeno ocorre por vários fatores, entre eles: pouca chuva aliada à evaporação intensa (clima quente e seco) e corte ou diminuição do regime de escoamento de rios.

Açude no Acre secando.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

POLÍCIA PRENDE HOMEM QUE GUARDAVA EM UM FREEZER 21 VAGINAS CORTADAS

 Sua primeira suposta vagina foi em 2010.


Um homem que possuía 21 vaginas cortadas em seu freezer foi preso pela polícia.Peter Frederiksen, um dinamarquês de 63 anos de idade que morava na África do Sul, teve sua casa invadida pela polícia após sua esposa alegar ter sido drogada e ter a genitália cortada.

As autoridades encontraram o que buscavam (a vagina da vítima) e muito mais. Havia partes genitais de corpos de 21 mulheres em sacos plásticos congelados e rotulados.

A polícia investiga o caso para saber de quem são as outras 20 genitálias, e confiscou os equipamentos cirúrgicos, anestésicos e uma grande coleção de fotografias, todos no local.


De acordo com Masilela Langa, porta-voz da polícia, não se sabe quantas supostas vítimas Peter fez.Legistas investigam se as partes dos corpos foram retiradas enquanto as mulheres estavam vivas ou mortas.


O suposto agressor, que é dono de uma loja de armas em Bloemfontein, no mesmo país em que reside, gabou-se a jornalistas dinamarqueses sobre a realização de mutilação genital. Masilela disse que Peter fugiu da Dinamarca para a África do Sul para evitar um julgamento por posse ilegal de armas em 2006. Jorn Ege foi acusado de desfigurar seus pacientes


AÇÃO CONJUNTA DESBARATA QUADRILHA DE TRAFICANTES E APREENDE 3 TONELADAS DE MACONHA



Na manhã deste domingo (27) uma ação conjunta envolvendo a Polícia Militar da Bahia, Polícia Federal, Polícia Civil e a Superintendência de Inteligência da SSP/BA culminou na apreensão de uma carreta que transportava, aproximadamente, 3 toneladas de maconha no município de Canarana no sertão baiano. A droga, acondicionada em um fundo falso no compartimento de carga, estava sendo transportada por Carlos Alberto Vieira, que conduzia a carreta e foi preso em flagrante pelas equipes policiais. Um segundo veículo que transportava dois homens que eram responsáveis pela escolta da carga ilícita e também pelo armazenamento e distribuição foi localizado e Edmilson da Silva Lopes, vulgo ‘Jovem’, e Paulo Pereira Amorim, vulgo ‘Paulo de Magnólia’, foram presos em flagrante. Um quarto integrante da quadrilha ainda foi preso no município de Irecê, em um hotel, este identificado como Thyago Basso Bueno. Destaque para a prisão de Paulo de Magnólia, que é procurado em quatro estados brasileiros por ser acusado de crimes vinculados ao tráfico de entorpecentes e também crimes contra instituições financeiras.

Todo o material apreendido e os presos estão sendo conduzidos para Superintendência da Polícia Federal em Salvador onde as medidas de polícia judiciária serão adotadas.

VASCO VIRA SOBRE O FLAMENGO QUE VIRA O FREGUÊS EM 2015

O Vasco segue vivo na luta para tentar escapar do rebaixamento. Em franca recuperação no Campeonato Brasileiro, o Cruzmaltino superou o Flamengo por 2 a 1 neste domingo, no Maracanã, e chegou ao quinto jogo de invencibilidade na competição. De quebra, o time de São Januário ainda afastou o rival da briga pelo G-4. Emerson Sheik abriu o placar para o Rubro-negro, enquanto Rodrigo, de falta, e Nenê, de pênalti, comandaram a virada vascaína.
Com o resultado, o Vasco chegou aos 26 pontos e agora está a cinco pontos da Chapecoense – primeiro time fora da zona da degola. Já o Flamengo ficou estacionado nos 41 pontos, caindo para a sétima colocação e ficando quatro pontos do Palmeiras, quarto colocado.
A vitória vascaína ainda ampliou a freguesia estabelecida em 2015: são quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota em jogos oficiais nesta temporada.
Data: 27/09/2015 (domingo)
Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: José Javel Silveira (RS) e Rafael da Silva Alves (RS)
Público: 40.240 pagantes / 44.361 presentes
Renda: R$ 1.986.400,00
Cartões amarelos: Márcio Araújo, Emerson Sheik, Paulo Victor, Jorge e Guerrero (FLA); Luan, Nenê, Madson, Júlio dos Santos, Lucas e Júlio César (VAS)
Gols: Emerson Sheik, aos 11 minutos do primeiro tempo; Rodrigo, aos 12, e Nenê, aos 16 do segundo tempo

Flamengo
Paulo Victor; Pará (Ayrton), César Martins, Samir e Jorge; Márcio Araújo, Canteros (Marcelo Cirino) e Alan Patrick; Paulinho (Ederson), Emerson Sheik e Paolo Guerrero
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Vasco
Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Bruno Gallo, Julio dos Santos (Guiñazu), Andrezinho e Nenê (Lucas); Jorge Henrique (Rafael Vaz) e Leandrão

Técnico: Jorginho

FASES DO JOGO

  • 1º tempo
    Após três derrotas seguidas para o rival, o Flamengo não quis saber de dar chances para o Vasco no início do jogo. O Rubro-negro dominou as primeiras ações, sufocou o adversário e não demorou para transformar a superioridade em vantagem no placar. Aos 11 minutos, Paolo Guerrero aproveitou cruzamento de Jorge pela esquerda e escorou para Emerson Sheik chutar para o fundo da rede. O gol fez o Cruzmaltino passar a sair mais para o jogo, ao mesmo tempo que, sem volante, dava espaços no meio. Apesar do jogo aberto, o placar de 1 a 0 do time da Gávea não se alterou até o intervalo.
  • 2º tempo
    Se no início do jogo o Flamengo tratou de sufocar o Vasco, o time de São Januário assumiu esse papel na volta para o segundo tempo. E bem como o rival, conseguiu chegar ao seu gol. Mais do que isso, foi buscar a virada. Com dois gols de bola parada - Rodrigo, de falta, e Nenê, de pênalti - em menos de cinco minutos, o Cruzmaltino chegou aos 2 a 1 no placar e passou a mandar completamente na partida. O Flamengo bem que tentou se lançar ao ataque, mas a defesa vascaína segurou a vantagem e a vitória até o apito final.

DESTAQUES

  • "Overdose" de Fla x Vasco
    Flamengo e Vasco não se enfrentavam tanto em uma mesma temporada desde 1973. Com o jogo deste domingo, o "Clássico dos Milhões" teve sua oitava edição em 2015: um amistoso em Manaus, três jogos no Estadual, dois jogos na Copa do Brasil e mais dois no Brasileiro: 4 vitórias do Vasco, 2 empates e 2 triunfos do Flamengo
  • Gramado castigado
    Com a decisão do Vasco de mandar seus jogos no Maracanã, o número de jogos no local subiu consideravelmente. Além do Cruzmaltino, Flamengo e Fluminense também atuam no estádio. Somado aos eventos em que o lugar é alugado, o gramado acabou sofrendo bastante com o excesso de atividades. Neste domingo, a área onde ficam os goleiros se mostrou bastante castigada.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

MULHER DETIDA COM MACONHA EM JUAZEIRO - BA


Policiais Civis do SI da Regional dando continuidade no combate ao trafico de drogas, realizaram uma operação onde foi presa a noite dia 23 de setembro a pessoa Brenda com 2 Kg de cocaína e dando continuidade pela manha do dia 24 quinta feira foi presa a pessoa de Gabriela Valério de Lima, 19 anos, residente na Rua Luis Estarquino em Juazeiro, com aproximadamente 1.042 Kg de maconha onde Gabriela vulgo "Gabi ou Bibiu" disse que essa droga também pertencia a Brenda. 

JÁ PASSA DE 700 NÚMERO DE PISOTEADOS E MORTOS DURANTE CELEBRAÇÃO RELIGIOSA EM MECA



Pelo menos 717 pessoas morreram nesta quinta-feira e 805 ficaram feridas em um tumulto envolvendo peregrinos que acabaram pisoteados na cidade Sagrada de Meca, onde 3 milhões de pessoas participam do Hajj, o rito muçulmano da peregrinação, informou a Defesa Civil da Arábia Saudita.

O tumulto aconteceu na área de Mina, que fica a cerca de 10 quilômetros ao leste de Meca, às 7h05 locais (2h05 de Brasília). Segundo a Defesa Civil saudita, o número de vítimas ainda não é definitivo.

Além disso, o órgão explicou que suas equipes estão separando as pessoas em grupos e dirigindo-as por caminhos alternativos, e que cerca de 4 mil homens estão participando das operações de resgate com mais de 200 ambulâncias e outros veículos.

A tragédia aconteceu quando os fiéis se dirigiam de seus acampamentos para o lugar onde cumpririam hoje o rito do apedrejamento das três colunas que simbolizam as tentações do diabo, durante o terceiro dia da peregrinação.

Os peregrinos tinham retornado da área próxima de Muzdalifah, onde passaram a noite e recolheram as pedras que são lançadas contra os pilares de Satanás.

Além disso, participaram da reza comunitário matinal que marca o início do "Eid al Adha", a Festa do Sacrifico na religião islâmica.

Com este ritual, os muçulmanos lembram o sacrifício de Ibrahim (Abraão), que por amor a Alá (Deus) ofereceu, segundo a tradição muçulmana, a vida de seu filho primogênito Ismael.

O incidente de hoje acontece depois que 107 fiéis morreram e 238 ficaram feridos no último dia 11 após a queda um guindaste no interior da Grande Mesquita de Meca.

A peregrinação a Meca é um dos cinco pilares do Islã, junto com a "shahada" (profissão de fé), a esmola, a oração e o jejum no mês do Ramadã. (Via: Terra)

'Velho Chico' é tema do desfile de aniversário dos 120 anos de Petrolina

Escola lembraram a importância do Rio São Francisco (Foto: Taisa Alencar / G1)Escolas lembraram a importância do Rio São Francisco (Foto: Taisa Alencar / G1)
A comemoração em homenagem aos 120 anos de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, que aconteceu nesta segunda-feira (21), pela primeira vez fugiu à regra. O tradicional desfile cívico, antes realizado sempre nas primeiras horas do dia, este ano foi à noite. A celebração reuniu centenas de moradores na Avenida Gurarapes, Zona Central da cidade, além do prefeito, Julio Lossio e demais autoridades políticas locais e regionais.

Com o tema 'Rio São Francisco: Pai e Mãe de uma civilização singular, fonte de vida de um povo destemido. Rio das lendas e da identidade de um povo', o desfile começou pontualmente às 18h, saindo da Praça Presidente Kennedy e seguindo por toda a extensão da Gurarapes. Desfilaram 18 escolas, entre municipais, estaduais e particulares, além de outras instituições e entidades. Ao todo, 50 pelotões passaram pela avenida e em alusão ao tema, todos levaram uma mensagem ligada ao rio, destacando a importância e necessidade de preservar o Velho Chico.
 
Orquestra Philarmônica fez apresentação durante o desfile (Foto: Taisa Alencar / G1)Orquestra Philarmônica fez apresentação durante o desfile (Foto: Taisa Alencar / G1)
O secretário de educação de Petrolina, Heitor Leite, responsável pela organização do desfile, lembrou da necessidade de preservar a tradição. “Petrolina é uma cidade que educa, que prioriza a educação e aqui nos temos basicamente a representação da educação de Petrolina, por meio do desfile das nossas escolas e com um tema significativo e apropriado em defesa do Rio São Francisco. Um rio que devemos cuidar”, disse.
A manicure Ana Cristina foi ao desfile com a filha, de 3 anos e a vizinha, que também levou a filha de 5 anos. Para ela, é emocionante fazer parte deste momento. “Eu amo isso aqui desde criança. Hoje estou assistindo e trazendo a minha filha para acompanhar também. É importante para a sociedade, para nosso conhecimento, o conhecimento dos nossos filhos. Todos os anos eu participo, porque acho muito bonito e importante para nossa cultura” argumentou.
 
Lavandeiras foram representadas por estudantes (Foto: Taisa Alencar / G1)Lavandeiras foram representadas por estudantes (Foto: Taisa Alencar / G1)
Sobre a mudança de horário do desfile, o prefeito Julio Lossio, disse que foi uma ideia que começou a ser estudada ainda no ano passado, passou por uma análise e foi aprovada. Devido ao resuldado, em 2016 a tendência é de que o horário permaneça o mesmo. “Nessa época temos o calor que muito maltrata a população. São os meses mais quentes historicamente. Portanto, eu vejo que esse horário trouxe muito mais alegria, mais tranquilidade e até mais segurança para a população, por incrível que pareça, porque elas conseguiram se organizar para vir. Inclusive, o horário do transporte coletivo foi ampliado justamente para poder atender toda a população”, destacou.
 

PM estima que 50 mil pessoas estiveram no desfile (Foto: Taisa Alencar / G1)PM estima que 50 mil pessoas estiveram no
desfile (Foto: Taisa Alencar / G1)
O prefeito ainda falou que além dos 120 da cidade, Petrolina tem conquistas para comemorar. “Temos sobretudo, resultados. Hoje temos o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado de Pernambuco. Isso significa que nossas crianças estão aprendendo mais do que qualquer outra do estado, o que é um avanço extraordinário. Temos ainda muitos programas em andamento e estamos felizes de apesar da crise, está vivenciando um momento bom no município”, ressaltou Julio Lossio.
Segundo o efetivo do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), da Polícia MIlitar (PM), cerca de 50 mil pessoas estiveram presentes do evento.
 

Homem que vendia drogas para alunos de escola em Petrolina é preso

Um homem suspeito de praticar o crime de tráfico de drogas, foi preso nesta quinta-feira (24), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. No momento da prisão, ele estava com seis pedras de crack e uma quantia em dinheiro, proveniente do tráfico de drogas.
A Polícia Civil (PC), chegou até o traficante após investigações feitas pela equipe de roubos e furtos da 214ª Delegacia de Polícia Civil (DPC). Os policias monitoraram a casa do suspeito, localizada na  Travessa João Barracão, na Vila Mocó, Zona Central da cidade. No local, funcionava um ponto de venda de drogas.
Durante as investiagações os policiais descobriram que parte da droga era comercializada para alunos da Escola Estadual João Barracão.
O suspeito foi preso e encaminhado para a Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes.

Médicos residentes do HU e HDM paralisam atividades em Petrolina

Residentes do HDM aderiram a greve (Foto: Residentes / Arquivo pessoal)Residentes do HDM aderiram a greve
(Foto: Residentes / Arquivo pessoal)
Os médicos residentes do Hospital Dom Malan (HDM) e do Hospital Universitário (HU), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, resolveram aderir ao Movimento Nacional pela Valorização Médica, e paralisaram as atividades nesta quinta-feira (24). Foram mantidos apenas os serviços essenciais de urgência e emergência.
No HDM, os residentes pararam às 10h, depois que evoluiram os pacientes das enfermarias e das cirurgias eletivas da manhã. Os atendimentos de emergência obstétrica e pediátrica, não foram paralisados. No Hospital Dom Malan atuam 16 residentes de pediatria e 10 de ginecologia e obstetrícia.
No Hospital Universitário (HU) os residentes também só pararam as atividades às 10h, quando todos os pacientes foram evoluídos. Aderiram ao movimento os residentes de Clínica Médica, Cirurgia e Anestesiologia. Os profissionais disseram que a adesão ao ato foi uma forma de chamar a atenção das autoridades para o sucateamento do hospital, onde cirurgias estão sendo canceladas por falta de material. Eles disseram ainda que metade dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estão paralisados por falta de técnico de enfermagem suficiente.
Ao todo, o Hospital Universitário dispõe de 25 residentes, das especialidades de Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Anestesiologia, Cardiologia e Neurocirurgia.
O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação do HU, mas até o momento não obteve retorno.

Já a assessoria do HDM informou que dos 26 médicos residentes, 23 aderiram a paralisação. Segundo a nota, o ato faz parte de um movimento nacional e não ocasionou nenhum prejuízo aos pacientes do hospital, pois todos foram atendidos e avaliados.

Homem suspeito de praticar quatro homicídios é preso no Sertão de PE

Um homem de 46 anos, suspeito de praticar quatro homicídios, foi preso na quinta-feira (24), em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. Ele ainda é suspeito de ter participado de um arrombamento em uma escola no município, de onde levou diversos materiais.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), ele confessou que arrombou e furtou os objetos da escola, assim como praticou os quatro homicídios. O último crime ocorreu em maio de 2015, quando um jovem de 22 anos foi morto à pauladas.
O homem ainda disse a polícia que possuia muita habilidade e que não precisava de armas para matar. Com ele foram encontrados dois projetores, um microfone de lapela, uma bolsa de notebook e uma caixa de som portátil.
O suspeito foi encaminhando para a Delegacia de Polícia Civil de Floresta, junto com o material apreendido.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Av1 - Pedagogia - Arte, Educação e Música - UNOPAR

1) Segundo Martins (1998), a arte é um tipo de representação simbólica de objetos e ideias, que também podem ser visuais, sonoros, gestuais ou corporais. De acordo com essa concepção, quais as linguagens artísticas da arte?

Alternativas:
  • a)
    Música, teatro, ginástica e dança.
  • b)
    Música, artes visuais, teatro e escultura.
  • c)
    Música, artes visuais, teatro e dança.
  • d)
    Música, expressão corporal, teatro e pintura.
2)
Assinale a alternativa que contém afirmações corretas sobre o desenho no ambiente escolar.
I. O professor deve interferir no desenho da criança, para que ela aprenda os modelos adequados para a sua faixa etária;
II. O professor não deve interferir no desenho da criança;
III. Ao pedir um desenho, o professor precisa se certificar que a criança tenha um repertório imagético sobre o tema a ser trabalhado.
IV. Os desenhos prontos, para colorir, são indicados para desenvolver a criatividade da criança.

Alternativas:
  • a)
    As alternativas I e III estão corretas.
  • b)
    As alternativas II e III estão corretas.
  • c)
    As alternativas III e IV estão corretas.
  • d)
    As alternativas II, III e IV estão corretas.
3)
As orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) sobre o trabalho com arte na escola, se baseiam na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. Essa proposta apresenta a articulação de três Eixos ou Campos Conceituais, quais são esses eixos?

Alternativas:
  • a)
    Produção, fruição e reflexão.
  • b)
    Produção, memorização e reflexão.
  • c)
    Fruição, reflexão e apreciação.
  • d)
    Fruição, apreciação e reflexão.
4)
De acordo com Penna (1990), o processo de musicalização está relacionado com o desenvolvimento das percepções necessárias para que o indivíduo possa ser sensível à música. Qual das alternativas abaixo apresenta outra afirmação correta sobre o assunto.

Alternativas:
  • a)
    A vivência musical promovida pela musicalização, permite apenas o desenvolvimento de práticas musicais. Não há um desenvolvimento de outras habilidades ou competências.
  • b)
    A musicalização infantil pode ser compreendida como um processo de educação musical, por meio de um conjunto de ações, inclusive, ações lúdicas.
  • c)
    O desenvolvimento musical acontece somente de acordo com a aptidão da criança, ou seja, somente algumas crianças podem se desenvolver.
  • d)
    Somente as crianças podem ser musicalizadas.
5)
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), o trabalho com música deve desenvolver que tipo de capacidades?

Alternativas:
  • a)
    Reconhecer manifestações artísticas de outras culturas, já que a cultura do outro é considerada sempre como uma cultura melhor.
  • b)
    Copiar modelos existentes, estipulados pelo professor, já que as crianças ainda não conseguem criar.
  • c)
    Descobrir-se como ser capaz ou incapaz de desenvolver-se musicalmente.
  • d)
    Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros e produções musicais.