terça-feira, 7 de março de 2017

Av2 - PED - Lic - Ensino de História e Geografia

1)
Após ter realizado a leitura do texto "Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental", de Helena Copetti Callai, aponte a alternativa correta para a função da Geografia na escola:

Alternativas:
  • a)
    Uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos homens.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Ler o mundo está restrito a leitura cartográfica, cujas representações refletem as realidades territoriais, por vezes distorcidas por conta das projeções cartográficas adotadas.
  • c)
    A Geografia ensina a refletir sobre as sociedades históricas e os patrimônios culturais apenas.
  • d)
    A leitura cartográfica é essencial para a compreensão do mundo e sem ela não estudo geográfico.
  • e)
    A leitura geográfica e cartográfica são antagônicas, logo ler o mundo é algo não relevante.
2)
Sabe-se que a alfabetização cartográfica de acordo com Simielli (1999), nos anos iniciais deve-se preparar os alunos, para que adquiram gradativamente a capacidade de ler e interpretar mapas. A alfabetização cartográfica constitui-se no trabalho com os seguintes aspectos:
I- projeção / imagem tridimensional e bidimensional, 
II- codificação e decodificação
III- alfabeto cartográfico e orientação
IV- proporção e escala

Alternativas:
  • a)
    I e II estão corretas.
  • b)
    I e III estão corretas.
  • c)
    II e IV estão corretas.
  • d)
    I, II, III e IV estão corretas.
    Alternativa assinalada
  • e)
    III, IV estão corretas.
3)
Referente ao fatorbidimensional e tridimensional, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:

Alternativas:
  • a)
    mapa está para bidimensional como Planalto da Borborema está para tridimensional.
    Alternativa assinalada
  • b)
    maquete está para bidimensional como planta está para tridimensional.
  • c)
    museu está para bidimensional como Chapada dos Guimarães está para tridimensional.
  • d)
    Chapada dos Veadeiros está para bidimensional como mapa está para tridimensional.
  • e)
    museu está para bidimensional e também para tridimensional, devido sua função histórica.
4)
Referente ao texto "Um passeio histórico geográfico- Ensino de Geografia" de Leonardo de Menezes Moura e Péricles Gomes da Silva, disponível em sua web-aula, leias as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I-O papel da geografia como da história é de incentivar alunos e professores a pensar melhor, sobretudo o que ocorre em seu cotidiano, sendo em seu país ou no mundo;
II- O mundo contemporâneo nos demanda uma formação e uma atualização profissional permanente, que possa alcançar quase todos os aspectos produtivos, dentro de um mercado de trabalho complexo, mutável, flexível e imprevisível.
III- Precisamos partir de uma concepção de geografia como ciência exata, e do espaço geográfico como espaço histórico, resultado da progressiva humanização da natureza.

Alternativas:
  • a)
    I está correta.
  • b)
    I e II estão corretas.
    Alternativa assinalada
  • c)
    III está correta.
  • d)
    I e III estão corretas.
  • e)
     II está correta.
5)
Agora que você assistiu ao vídeo da web aula sobre globalização, indique a alternativa que apresenta a conceituação correta:
I- A maior parte dos autores trabalha com o início da globalização com a colonização dos portugueses e espanhóis.
II- A globalização é um processo dividido em quatro fases, sendo a primeira do século XV até a Revolução Industrial.
III- A quarta fase está relacionada com a Nova Ordem Mundial.
IV- O conceito de globalização é sinônimo de Fetiche.

Alternativas:
  • a)
    I e II estão corretas.
  • b)
    I e III estão corretas
  • c)
    II e IV estão corretas.
  • d)
    I, II e III estão corretas.
    Alternativa assinalada
  • e)
    III, IV estão corretas.

Adição e subtração de frações algébricas

Para que você possa ingressar nas operações de adição e subtração de frações algébricas, será necessária uma breve revisão dessas mesmas operações, mas desta vez com frações numéricas.

Adição e subtração de frações numéricas

São dois os casos em que ocorre adição ou subtração de frações numéricas. Veja-os:
Caso 1denominadores iguais.
Para adicionar ou subtrair frações numéricas com denominadores iguais, conserve o denominador e adicione (ou subtraia) os numeradores.
Caso 2denominadores diferentes.
Para adicionar ou subtrair frações numéricas com denominadores diferentes, encontre o m.m.c. dos denominadores, divida-o pelo denominador das frações iniciais e multiplique o quociente pelo numerador das mesmas.  Depois é só somar os numeradores obtidos.

Adição e subtração de frações algébricas

Da mesma forma que ocorre com as frações numéricas, as frações algébricas são somadas ou subtraídas obedecendo dois casos diferentes.
Caso 1denominadores iguais.
Para adicionar ou subtrair frações algébricas com denominadores iguais, as mesmas regras aplicadas às frações numéricas aqui são aplicadas também.

Caso 2denominadores diferentes.
Para adicionar ou subtrair frações algébricas com denominadores diferentes, siga as mesmas orientações dadas na resolução de frações numéricas de denominadores diferentes.
 

segunda-feira, 6 de março de 2017

Av1 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar II

1)
Seguindo os princípios colocados por Vitrúvio, um arquiteto romano, ainda no século I antes de Cristo: a essência da arquitetura é:

Alternativas:
  • a)
    a estética
  • b)
    a solidez, utilidade e beleza.
  • c)
    a beleza da fachada
  • d)
    A fachada exclusivamente.
2)
Sobre Comenius, pensador do século XVI, analise as afirmativas a seguir:
  • I.defendeu a separação dos alunos em diversas salas de aula de acordo com a idade.
  • II.foi o pensador que melhor representou a superação da escola tipo medieval para a escola moderna, na qual tudo deve ser ensinado para todos.
  • III.Defendeu os modelos medievais de educação.
  • São corretas:

Alternativas:
  • a)
    apenas I
  • b)
    apenas II
  • c)
    I e II
  • d)
    I, II e III
3)
O que regia as orientações sobre construções escolares do século XIX e do início do XX era a questão da:

Alternativas:
  • a)
    estética
  • b)
    beleza
  • c)
    fachada
  • d)
    higiene
4)
Tais construções eram determinadas, em parte, pelas limitações técnicas que exigiam que as paredes fossem largas e com janelas pequenas; além disso, utilizavam-se pedras, taipa de pilão ou adobe. Do ponto de vista do estilo, esses colégios/igrejas representavam os valores do barroco, no contexto da contrarreforma, que podem ser percebidos pelo exterior simples – com suas paredes nuas – e algum enfeite nas portas e janelas, que simbolizava os votos de pobreza; o que não impedia que o interior das igrejas fosse ricamente decorado.
  • O fragmento acima diz respeito:

Alternativas:
  • a)
    A preponderância da fachada nas preocupações arquitetônicas educacionais.
  • b)
    A influência dos jesuítas na educação brasileira no período colonial.
  • c)
    A ascensão das escolas modernas.
  • d)
    Aos estilos arquitetônicos laicos brasileiros
5)
Com a Proclamação da República, a construção de escolas passou a simbolizar a nova ordem brasileira. Apesar de já alguns existirem edifícios escolares desde o Segundo Reinado, o Estado republicano tratou de construir edifícios escolares caracterizados pela _______________; muitos deles em frente a praças públicas.
  • Qual a característica que o trecho faz menção:

Alternativas:
  • a)
    estética modernista
  • b)
    laicidade
  • c)
    monumentalidade
  • d)
    existência de pavilhões

Av2 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar II

1)
Estilo arquitetônico que estava estreitamente vinculado ao governo Vargas, podemos compreender a sua adoção na construção dos edifícios escolares na década de 30 e parte dos anos 40 no Brasil. Estamos nos referindo aos estilos:

Alternativas:
  • a)
    Neoclássico;
  • b)
    Novocolonialismo;
  • c)
    Art Deco;
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.
2)
Paralelamente ao desenvolvimento da arquitetura moderna no Brasil, outra tendência disputava o espaço da representação do que deveria ser a arquitetura nacional. O estilo neocolonial era visto pelos seus defensores como sendo a afirmação de nossas origens, mas não um saudosismo vazio. Por isso, muitas escolas de concepção neocolonial possuem os espaços previstos pelos princípios da: 

Alternativas:
  • a)
    Escola Marxista;
  • b)
    Escola Nova;
  • c)
    Escola Ultrareformista;
  • d)
    Escola Progressita;
3)
Com a abertura política do final dos anos 80, novos tempos poderiam começar para a educação. No que se refere à legislação, tivemos a aprovação da nova LDB. No campo da alfabetização, tivemos a progressiva, mas insatisfatória, implantação do construtivismo. Na arquitetura escolar, algumas iniciativas do governo federal e de alguns governos estaduais primaram pela construção de grandiosas escolas, enquanto a maioria dos estabelecimentos escolares continua à míngua. Foi o caso, por exemplo, dos:

Alternativas:
  • a)
    Regentes, em São Paulo;
  • b)
    Cieps, em São Paulo;
  • c)
    Regentes, no Rio de Janeiro;
  • d)
    Cieps, no Rio de Janeiro.
4)
Com a massificação da educação, que não foi acompanhada pela melhora na qualidade do ensino, os edifícios escolares tiveram sua arquitetura cada vez mais empobrecida. Soluções pré-fabricadas, modelos projetados para terem o menor custo possível, foram sendo implantados. Durante os governos militares, o destaque foram os colégios polivalentes. Construídos para fornecerem paralelamente formação humana e técnica, possuíam um estilo arquitetônico definido na própria proposta governamental, resultante dos (as):

Alternativas:
  • a)
    Acordos Mec- Usaid;
  • b)
    Acordos Mac Donalds;
  • c)
    Tratados Use day;
  • d)
    Todas as alternativas corretas;
5)Ao discutir a realidade física das escolas estaduais brasileiras no país, podemos apontar que:

Alternativas:
  • a)
    Grande parte das escolas públicas no Brasil não tem biblioteca. 
  • b)
    Muitas escolas apresentam apenas a estrutura mais primitiva em termos de arquitetura. 
  • c)
    Muitas escolas tem problemas em relação a acessibilidade e inclusão.
  • d)
    Todas as alternativas estão corretas.

Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade

1)
Ao tratarmos sobre Prática Pedagógica Interdisciplinar destacamos que torna-se importante para a formação dos sujeitos, conhecimentos que favoreçam, entre outras, sua participação política. A socialização política pode ser entendida como conjunto de experiências e interações vivenciadas que, com o tempo podem ser traduzidas em expectativas. Alguns autores comentam que a efetivação das diferentes práticas quando desenvolvidas de maneira reflexiva, contribuem para a Formação do Profissional Reflexivo. Ainda sobre a formação e atitude do Profissional Reflexivo é CORRETO, inferir que:

Alternativas:
  • a)
    A socialização não consegue selecionar atitudes e experiências, ligadas à determinado padrão de comportamento social,
  • b)
    Toda ação é única, mesmo quando provocada por situações semelhantes,
  • c)
    A formação do professor deve encontrar equilíbrio que limite o aprendizado pessoal, o profissional e o social,
  • d)
    Todas as alternativas apresentam dados Corretos,
2)
A revolução científica e tecnológica, permite que as pessoas estejam em outros lugares virtualmente, sem mesmo nunca ter estado lá pessoalmente. Paralelo a isso, os meios de comunicação de massa desempenham um papel primordial diante da socialização política. Além da informação sobre acontecimentos imediatos, utilizando-se de técnicas emocionais; incentivam tanto a formação de ideias como a formação de crenças ligadas à política. Incentivam tanto a partilha de sentimentos coletivos de indignação, quanto um novo modelo de participação cidadã. Sendo assim, de acordo com a Web Aula – Unidade I, no contexto escolar, a ação docente deve valorizar três saberes que se complementam de maneira sequencial:

Alternativas:
  • a)
    O saber dinâmico-alienante, o saber ideológico e o saber acumulado pela sociedade,
  • b)
    O saber crítico, o saber defasado que induz ao estudo e o conjunto de saberes indicado pelos primeiros filósofos,
  • c)
    O saber da experiência socialmente acumulada, o saber científico adquirido e o saber pedagógico,
  • d)
    O saber político alienante que consolida a democracia, o saber do discurso que complementa a linguagem pragmática,
3)
O professor que procura entender qual público atende, quem a escola acolhe, provavelmente percebe a escola em seu entorno social. Entender como se compõe a comunidade que a escola atende, deixa o trabalho do professor mais fácil. Ele passa a entender as atitudes, reações e participação de cada aluno, no contexto coletivo da escola e da sala de aula, na maneira de estudar e nas brincadeiras no pátio. A compreensão do professor sobre a realidade atendida, amplia sua visão no que se refere a própria organização do trabalho teórico e prático a ser desenvolvido. Possibilita inclusive, planejamento de um trabalho Interdisciplinar. Possibilita problematização de resultados. Na escola, paralelo aos conteúdos, planejamento e avaliação dos resultados também é indicada a necessidade de um comportamento adequado de todos os alunos, tais regras ganham visibilidade Legal no:

Alternativas:
  • a)
    Registro de Práticas Pedagógicas referentes ao contexto histórico anterior aos anos de Ditadura Militar
  • b)
    Histórico Escolar do aluno, que trata sobre avaliação comportamental,
  • c)
    Deliberação do Conselho Estadual de Educação,
  • d)
    Regulamento Interno da Escola,
4)
A educação é uma atividade social, não é uma mera transmissão de conhecimentos. A educação abrange vários modos de formação do ser humano tais como: o trabalho, as manifestações culturais, o aprendizado nas instituições escolares, entre outros. A educação, se integra, se complementa e se consolida durante todo o período de formação do sujeito, envolvendo desde a formação familiar, escolar e outros espaços. Ainda sobre a educação escolar consta na LDB n. 9394/96 que:

Alternativas:
  • a)
    A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na família, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos ligados à sociedade civil e nas manifestações culturais,
  • b)
    A educação deve formar apenas para o trabalho, complementando a educação indicada pela família,
  • c)
    A educação necessita qualificar para o trabalho; como maneira de fomentar a competitividade social,
  • d)
    A educação prioriza princípios voltados à integração social no que concerne a valorização da submissão e da "minoridade" política.
5)
Atualmente para desenvolver o exercício da profissão, a formação docente inclui prática de ensino (Estágio Obrigatório) de, no mínimo trezentas horas. Valoriza também o aproveitamento de formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades. A formação também privilegia:

Alternativas:
  • a)
    Fragmentação de conteúdos seguindo diferentes áreas do conhecimento,
  • b)
    Associação entre teoria e prática, incentivando o trabalho de pesquisa e investigação científica e pensamento reflexivo,
  • c)
    Valorização do setor profissional seguindo apenas a Base Comum Nacional prescrita na Proposta Curricular do Curso.
  • d)
    A questão indica mais de uma alternativa Correta.

Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade

1)
O trabalho de pesquisa se justifica pelo potencial de mudança que propicia, tornando-se indispensável para a formação do pesquisador. E o pesquisador por sua vez deve evitar

Alternativas:
  • a)
    Desenvolver a humildade suficiente para tentar, para expor-se, errar, recomeçar, modificar, experimentar;
  • b)
    Observar além de tornar-se multiplicador do conhecimento;
  • c)
    Instigar os demais a questionarem novas situações.Trabalhar suas relações e dimensões de valores éticos em vários contextos
  • d)
    Trabalhar individualmente a fim de não ser influenciado por hipóteses diferentes da sua.
2)
O exercício da integração entre a Teoria e a Prática, propicia maior segurança diante da efetivação trabalho do professor pesquisador. No contexto da pesquisa no ambiente da escola podemos afirmar que:
I - Ao falar sobre um episódio, cada pessoa que participou da ação reflete de forma diferenciada ou tem algo de diferente a destacar sobre um mesmo objeto, contudo basta ouvir o mais afetado dos envolvidos no problema.
II - As formas de tratar sobre um episódio podem caminhar da Especulação à Sabedoria, depende do exercício de Reflexão realizada sobre a Ação.
III - No contexto da ação-reflexão-ação, várias possibilidades podem contribuir para se chegar a uma hipótese, a uma das possíveis respostas para a situação.
IV – O profissional da educação não deve ser reflexivo e sim racional, limitando-se às teorias aprendidas na academia. 

Alternativas:
  • a)
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • b)
    Estão corretas somente as alternativas II e III.
  • c)
    Estão corretas as alternativas II, III e IV
  • d)
    Estão corretas as alternativas III e IV
3)
Coloque F para Falso e V para Verdadeiro:
( ) A qualidade da pesquisa, se torna transparente quando seus dados são apresentados sob forma de análise. Sua abrangência, clareia o tema, na medida em que se lança luz sobre aquilo que estava oculto.
( ) A principal relevância da pesquisa está no mérito e reconhecimento do professor como pesquisador.
( )O Trabalho de Pesquisa deve ser individual, pois facilita a observação sobre como cada pessoa apresenta uma forma diferente de lidar com as situações, de observar e criticar diferentes contextos.
( )É importante destacar que mesmo aqueles colegas de trabalho que pensam muito diferente de nós, também contribuem com suas críticas, também deve ser respeitados em sua individualidade.

Alternativas:
  • a)
    V, V, F, V
  • b)
    V, F, V, V
  • c)
    V, F, F, V
  • d)
    F, F, V, V
4)
A escola reflexiva pode ser entendida como uma instituição que continuamente pensa sobre si própria, pensa sua missão social e sua organização. Sobre isso assinale a resposta incorreta:

Alternativas:
  • a)
    A escola se confronta com o desenrolar de suas atividades seguindo um processo avaliativo e formativo na qual seus profissionais se tornam os atores principais.
  • b)
    Após uma avaliação, ou seja uma reflexão sobre a própria prática, ao ser detectado pelos profissionais da escola a necessidade de realizar uma capacitação docente, deve ser apontado pelo pedagogo somente aquele que deve realizá-la.
  • c)
    Buscar capacitação significa olhar-se para si mesmo, analisar e aceitar suas dificuldades e criar soluções para executar com responsabilidade as ações definidas através de diálogo, reflexão, iniciativa, participação e experimentação.
  • d)
    A mudança do clima escolar se concretiza quando todos a entendem e a assumem como um organismo vivo, dinâmico, capaz de atuar em situação de conflito.
5)
Ambientes formativos favorecem o cultivo de atitudes saudáveis e o desabrochar das capacidades de cada um com vistas ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade, conviver e intervir em interação com os outros cidadãos. Sobre os desafios que perpassam pela formação do professor, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas:
  • a)
    Trabalhar o sentido e as finalidades da escola como uma missão do professor, personificando um modelo de excelência.
  • b)
    Trabalhar a pessoa do professor e sua relação com o outro sem pretender assumir o papel de terapeuta.
  • c)
    Trabalhar os não ditos e as contradições da profissão e da escola sem decepcionar seus atores.
  • d)
    Ajudar a construir competências e exercer a mobilização dos saberes. Combater as resistências à mudança e à formação sem desprezá-las.